Boa tarde...
Há cerca de um ano comprei uma iguana de boa saude e comportamento um pouco agressivo... (Não sei exactamente o sexo da iguana... suspeito que seja uma femea).
Hoje comprei outra iguana com a ideia de a inserir com a outra no mesmo terrario e obti um comportamento bastante agressivo (como morder, abanar a cabeça de cima para baixo com papo inchado) da parte da iguana mais velha...
A Pequenina que comprei hoje deve ter cerca de 3 meses no maximo... Ainda é muito pequenina...
Devo metê-la num terrário á parte ou insistir na junção das duas no mesmo terrário?
Agradeço todas as respostas...Abraços
Tiago
[Iguanas] Será Território?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado dez 30, 2006 1:49 am
Última edição por LupusInsanus em sábado nov 24, 2007 11:19 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm
Meta a num terrário À parte...
pelo que sei elas não gostam muito de companhia, gostam do terrário só para elas, ainda por cima sendo mais pequena... a mais velha vai andar sempre em cima dela...
pelo que sei elas não gostam muito de companhia, gostam do terrário só para elas, ainda por cima sendo mais pequena... a mais velha vai andar sempre em cima dela...
-
- Membro Júnior
Desde ja obrigado pela resposta...
eu ja a tenho num terrario á parte...
Esse comportamente é natural das femeas?
Aconteceria o mesmo se pusesse duas iguanas do mesmo sexo?
(Um aparte:O Homem da loja disse que era um macho de Factor Azul... Alguem me sabe explicar o que isso quer dizer?)
Obrigado a todos
Tiago
Aconteceria o mesmo se pusesse duas iguanas do mesmo sexo?
(Um aparte:O Homem da loja disse que era um macho de Factor Azul... Alguem me sabe explicar o que isso quer dizer?)
Obrigado a todos
Tiago
As iguanas são territoriais, mesmo sendo do mesmo sexo ou de sexos opostos, a menos dominante tem tendencia a stressar muito e pode até deixar de comer com medo da mais dominante. Num terrario uma iguana sózinha é sempre mais saudavel menos stressada e consequentemente menos agressiva.LupusInsanus Escreveu:Desde ja obrigado pela resposta...
Aconteceria o mesmo se pusesse duas iguanas do mesmo sexo?(Um aparte:O Homem da loja disse que era um macho de Factor Azul... Alguem me sabe explicar o que isso quer dizer?)
Obrigado a todos
Tiago
Quanto ao sexo, só com mais alguma idade sendo sexado com sonda ou com cerca dos 3 anos de idade se consegue saber ao certo o sexo pela morfologia e comprotamento. Quanto ao factor azul é historia de vendedor. Todas as crias de iguana iguana ou iguana verde, têm, umas mais que outras tons de azul...mas desaparecem com a idade.
-
- Membro Júnior
Obrigado Ophi pela resposta...
Pois, também me pareceu conversa do vendedor...
É por ser mais velha, certo?
Eu tou a preparar-me para fazer um terrario com 2mx2mx2m... Sendo assim vou ter que encurtar o terrario para por as duas separadas... Visto que a mais pequena nem sequer se mexia junto da outra...
Aconselhas a fazer isso? Ou existirá outra solução para alem dessa?
Era muito mais bonito tê-las juntas, faria mais vista sem nada de confusões...
Muito obrigado pelas respostas e pela paciencia...
Tiago
Pois, também me pareceu conversa do vendedor...
É por ser mais velha, certo?
Eu tou a preparar-me para fazer um terrario com 2mx2mx2m... Sendo assim vou ter que encurtar o terrario para por as duas separadas... Visto que a mais pequena nem sequer se mexia junto da outra...
Aconselhas a fazer isso? Ou existirá outra solução para alem dessa?
Era muito mais bonito tê-las juntas, faria mais vista sem nada de confusões...
Muito obrigado pelas respostas e pela paciencia...
Tiago
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm
Por muito mais bonito que ficassem as 2 juntas, o melhor para ambas é mesmo separadas...
Dão-se melhor sozinhas e a pequena ia sofrer se ficasse no mesmo terrário da mais adulta...
Separadas é como ficam melhor, sem dúvida...
Dão-se melhor sozinhas e a pequena ia sofrer se ficasse no mesmo terrário da mais adulta...
Separadas é como ficam melhor, sem dúvida...
-
- Membro Júnior
Claro NhamNham...
Nem eu estou a pensar juntá-las agora... Nem quero ficar sem a pequenina...
Ela é tão mansinha...
Tenho que arranjar bastante tempo para construir o tal terrário...
Será que quando crescerem elas se consiguirão dar bem? (quando a mais pequenina crescer).
Já agora... tenho a pequenina num aquario... Onde a com mais idade ficou quando era pequenina... mas ela parece estar muito molinha... :S Terá algum problema?
Obrigado pelas respostas...
Nem eu estou a pensar juntá-las agora... Nem quero ficar sem a pequenina...
Ela é tão mansinha...

Será que quando crescerem elas se consiguirão dar bem? (quando a mais pequenina crescer).
Já agora... tenho a pequenina num aquario... Onde a com mais idade ficou quando era pequenina... mas ela parece estar muito molinha... :S Terá algum problema?
Obrigado pelas respostas...
Ó pá o mestre Vell tem um casal junto são da mesma idade e desde sempre viveram juntas, mas o espaço que têm é quase de um quarto pequeno sendo assim elas conseguem criar cada um o seu territorio dentro desse grande espaço. mas sendo um casal corres o risco de cruzamentos precoces que não são muito saudaveis para a jovem femea.
Quanto á pequena estar mole, tens aquecimento e luzes ubv nos terrarios?
Leste sobre a alimentação, ou tambem foste na conversa geral dos vendedores da alface e da cenoura ou apenas da raçaõ?
Quanto á pequena estar mole, tens aquecimento e luzes ubv nos terrarios?
Leste sobre a alimentação, ou tambem foste na conversa geral dos vendedores da alface e da cenoura ou apenas da raçaõ?
-
- Membro Júnior
Ophi,
[Edit] Pois, são da mesma "ninhada" suponho... [/Edit]
Tenho tudo no terrario...
Não vou em conversas dos vendedores... lol
Hoje dei-lhe cenoura, penino e maçã... Mas ela não comeu... Só comeu na minha mão...
Meti um pouco de comida na mão e aí ela "atacou" a comida... (Não forcei)
Fiquei mais calmo após isso...
[Quanto tempo dura a Luz UVB? Dura até fundir ou apenas dura 6 meses? (Fiquei na cabeça que a lampada só durava 6 meses... é verdade?)]
Obrigado...
Tiago
[Edit] Pois, são da mesma "ninhada" suponho... [/Edit]
Tenho tudo no terrario...
Não vou em conversas dos vendedores... lol
Hoje dei-lhe cenoura, penino e maçã... Mas ela não comeu... Só comeu na minha mão...
Meti um pouco de comida na mão e aí ela "atacou" a comida... (Não forcei)
Fiquei mais calmo após isso...
[Quanto tempo dura a Luz UVB? Dura até fundir ou apenas dura 6 meses? (Fiquei na cabeça que a lampada só durava 6 meses... é verdade?)]
Obrigado...
Tiago
As lampadas duram (deixam de emitir UBV´s) entre 6 a 9 meses depende da marca...
Aposta nas folhas verdes escuras e legumes e evita a fruta
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
http://fall.phpwebhosting.com/~iguanade ... allery.htm
Aposta nas folhas verdes escuras e legumes e evita a fruta

http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
http://fall.phpwebhosting.com/~iguanade ... allery.htm
-
- Membro Júnior
Ophi,
Sim, vou fazer isso...
Tenho que ir ás compras primeiro...
A couve que tenho plantada não tá a dar folhas.. lol
Quanto aos Sites já conhecia o 1º... O Segundo também dá muito jeito
O que estou a estranhar é que ela é mesmo muito mansinha... Não incha o papo com muita facilidade e nem sequer foge se lhe meto a mão... (não sei se é bom ou mau... Já que a outra era muito hiperactiva...)
Obrigado
Tiago
Sim, vou fazer isso...
Tenho que ir ás compras primeiro...
A couve que tenho plantada não tá a dar folhas.. lol
Quanto aos Sites já conhecia o 1º... O Segundo também dá muito jeito

O que estou a estranhar é que ela é mesmo muito mansinha... Não incha o papo com muita facilidade e nem sequer foge se lhe meto a mão... (não sei se é bom ou mau... Já que a outra era muito hiperactiva...)
Obrigado
Tiago