mais um iniciante.... algumas duvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

pinguimcc
Membro Júnior
Registado: segunda dez 17, 2007 7:12 pm

quarta dez 26, 2007 8:30 pm

bem, começo por me apresentar, chamo-me Carlos, tenho 20anos, sou da marinha Grande, e sou aquariofilista e finalmente consegui adquirir o guecko que ha muito cobiçava....

gostava que me dessem umas dicas e me esclarececem umas duvidas

1-» estou a construir um terrario embutido numa estante(tambem ela construida por mim) com 62compx25porfx50alt, e tenho para la colocar um cordao de aquecimento de 25W e uma lampada da aquecimento vermelha de 40We irei comprar uma pedra de aquecimento, para substrato irei colocar areia de coral, decoraçao/esconderijos, umas tocas feitas em poliresina e de fundo uma heras artificiais.... o que acham...?

2-» quando adquiri o guecko, foi-me dito que de aquecimento bastava a lampada vermelha, isto na batalha(nao sei o nome do stand), noutro stand disseram-me que era necessaria uma lampadauv branca que estimulava a produçao de vitamina D3 e calcio pelo proprio animal, por outro lado pelo que tenho pesquizado, existe um pó que se pode meter nos grilos antes de os dar aos animais que providencia as vitaminas e o calvio...perguntas: essa lampada ceramica substitui a vermelha de aquecimento ou têm de ficar as duas? qual é o espetro dessa lampada, UV-A ou UV-B? é melhor/mais pratico/mais barato, a lampada de ceramica ou o po?

3-» sera que alguem me pode indicar uma loja on-line que envie grilos ou baratas?

logo ha noite(apos a 1 da manha) vou tentar colocar umas fotos do guecko e do terrario...

desculpem eu me ter esticado logo no meu preimeiro topico, mas gosto de dar o melhor aos meus animais(que nao sao poucos) e assim fiz todas as perguntas que me lembrei de uma vez so

obrigado
cumps
Carlos Couceiro
ruben91
Membro
Registado: quinta dez 13, 2007 6:17 pm

quarta dez 26, 2007 8:37 pm

boas por mais calcio que des e nao tenhas a lampada UVA/B o animal nao absorve esse calcio, sem essa mesma luz ele nao tera apetite para comer..
basta teres uma fonte de aquecimento que aconselho lampada de ceramica ligada a um termostasto..

deveras ter tambem hidrometos pa controlar a humidade..

nao conheço loja nenhuma que venda online grilos

esperp ter ajudado
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

quarta dez 26, 2007 8:52 pm

O que eq uma lampada de ceramica tema ver com o pó de calcio?depois outra coisa..Os geckos são animais nocturnos nao necessitam de lampada uvb..ha pessoas que as usam mas para regular o ciclo dia/noite!

Substracto aconselho te papel de cozinha...é pratico e o teu animal nao corre o risco de impactação devido a substractos soltos!A pedra de aquecimento esqece, pode provocar qeimaduras graves no animal, e uma despesa desnecessária!

Quanto ao aqecimento, uma lampada de cerâmica ligada a um termostato é suficiente para aqecer o terrario inteiro!

Ja agora em que condiçoes tens o animal?temperaturas?

Tens PM e desculpem se me falha alguma coisa mas estou com pressa:P

Alguem me complete ou me corriga se me falhou alguma coisa!

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
ruben91
Membro

quarta dez 26, 2007 8:58 pm

pois eu essa parte tambem nao percebi
penso que o dono da loja nao percebe muito sobre o animal em questao..
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quarta dez 26, 2007 9:25 pm

Boas.

Como foi dito, os geckos são animais nocturnos e como tal não precisas de lâmpada de UVB's. Há, de facto, quem as instale com o intuito de fazer a regulação dia-noite (mas depois nunca mais as substituem). Substrato, como dica da prache: papel de cozinha, tem uma série de vantagens, das quais a mais imediata é prevenir a ingestão de substrato. Não precisas de ter duas fontes de aquecimento, podes fazer tudo só com uma (mas a lâmpada de IV's é útil para veres os geckos, uma vez vez que são noctívagos).

Atenção: a lâmpada de cerâmica é uma lâmpada que tem como função única e exclusiva aquecer e irradiar calor, não tem UV's.
. Vantagens da lâmpada de cerâmica: raramente funde.
. Vantagens da lâmpada de IV's: ilumina os geckos sem que os animais detectem a luz (portanto não interfere com o ciclo dia-noite deles e podes observá-los tranquilamente).
<p>
</p>
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

quarta dez 26, 2007 10:10 pm

ola a todos
1º que tipo de geckos é?
2º uma lampada de IV pode trazer stress ao animal eu digo isto pk aconteceu comigo!
3º quanto ao papel de cozinha é um opcao porque ha outras como por exemplo plastico que imita relva daquele plastico maçio.
Mas antes dos esclarecimentos que gecko é? porque a muitos geckos!

abarcos
fUmiguinha
Membro Veterano
Registado: quinta out 28, 2004 2:35 am

quarta dez 26, 2007 10:31 pm

Não percebo nada de répteis mas estas empresas vendem grilos (e os outros animais) vivos e entregam ao domícilio:

http://www.alimento-vivo.com
http://www.ornicare.com

Boa sorte!
<p>"Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez s&oacute; porque podia fazer muito pouco." Edmund Burke&nbsp;</p>
<p><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.facebook.com/blogdosbichos"> ... chos</a><a href="http://www.facebook.com/pages/Blog-dos- ... 5"></a></p>
<p>&nbsp;</p>
paulopinho
Membro Júnior
Registado: quarta fev 21, 2007 5:21 pm

quarta dez 26, 2007 10:36 pm

viva

Existem lampadas para repteis de baixo consumo?
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quarta dez 26, 2007 10:37 pm

partindo do principio que se trata de um gecko leopardo..

1o de tudo, como já foi dito, nao gastes dinheiro em pedra de aquecimento, é completamente desnecessária

2o, como fonte de aquecimento, eu utilizo uma lampada de cerâmica de 100w ligada a um termostato.. nada mais simples e prático.. E lampada IV, pa, se tens cerâmica não precisas dela, há que diga que os repteis não vêm IV, ha quem diga que sim, portanto a veu ver, é preferivel teres uma de ceramica..

3º Para simular ciclo dia/noite, utiliza uma UVB 2.0 durante o dia, e caso queiras, utiliza uma lampada noturna, ficas mais que bem servido.

4º Muita atenção ao substrato que usas, nao utilizes areia pois podes fazer com que o gecko a ingira e cause graves danos no sistema digestivo, o que o pode levar inclusive a morte.. Papel de cozinha é mt prático pa limpar, apesar de nao ser muito atrativo, mas e sem duvida o melhor no inicio..

5º varia a alimentação do gecko entre tenébrio (o meu preferido), grilos e barata argentina, sempre com adição do complemento vitaminico( eu uso um da ZooMed, o REPTIVITE, segundo sei é mt bom, mas há outros)

bem, acho que é tudo.. Abraço
ruben91
Membro

quarta dez 26, 2007 10:38 pm

baixo consumo como assim??
se tas a falar em wats existem..

por exemplo uma lampada de ceramica de 100 wates gasta mais que uma de 75wates

tu deves e tar a falas em lampadas economizadoras, mas nao sei se existem ao nao..

cumps
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quarta dez 26, 2007 10:39 pm

há, outra coisa, se tiveres tempo, podes tu mesmo criar o teu alimento vivo..

Neste momento eu tenho uma criação e tenébrio e tou a começar a criar grilos.. isto claro, se nao preferires gastar uns euritos, mas gastar um pouco de tempo.. no meu caso é mais como um hobby do que necessidade :wink: :wink:
paulopinho
Membro Júnior
Registado: quarta fev 21, 2007 5:21 pm

quarta dez 26, 2007 10:57 pm

sim baixo consumo daquelas ecológicas que gastam menos energia!!! tao a ver tipo de 10 ou 15 w mas que equivalem a 40 e 60w existe paras as casas iluminaçao normal kero saber é se há para répteis

:wink:
pinguimcc
Membro Júnior

quinta dez 27, 2007 2:03 am

epah, frequento outros foruns e nunca vi tantas respostas em tao pouco tempo, estou a ver que esta comunidade é bem unida....gostei, fiquei bastante surpreendido pela positiva

agora falando nas respostas..

obrigado a todos os que deram a sua opiniao, a ver se entendi, para fundo, posso utilisar aquela carpete verde tipo velcro(na parte aveludada), nao gosto muito da ideia do papel pois queria criar um habitat o mais proximo possivel da natureza.....a lampada entao, posso utilizar uma de ceramica (por que nome a procuro nas lojas?)para o aquecimento em conjunto com o tapete de aquecimento(so por segurança) ambos ligados a um termostato que estou a construir apartir de um termo velho de aquario(obrigado jmangelico) e utilizar a lampada vermelha(que sera a tal IV, certo?) so para a visualizaçao do animal....

em relaçao ao alimento, tenho alguns grilos e tenebrios de molitor(criaçao propria)

ate ver nao tem tido problemas de apetite, comendo a volta de 3/4 grilos pequenos por dia....

o guecko é um leopardo

deixo algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em prencipio, será uma femea pois nao vejo nenhum tipo de bolbo na zona genital, mas como ainda é novo....depois meto uma foto para me ajudarem nessa identificaçao...

mais uma vez obrigado por toda a ajuda
cumps
Carlos Couceiro
pinguimcc
Membro Júnior

quinta dez 27, 2007 2:09 am

PeaceandLove Escreveu: Quanto ao aqecimento, uma lampada de cerâmica ligada a um termostato é suficiente para aqecer o terrario inteiro!
entao para o tamanho do meu terrario qual a potencia que aconselhas?

ja fiz a pergunta em cima, mas pergunto novamente, por que nome a procuro nas lojas? qual será +/- o seu preço?
Ja agora em que condiçoes tens o animal?temperaturas?
talvez um pouco aquem do desejado, admito, esta num aquario de 20l transformado em terrario com porta de correr em cima e uma barra esburacada para a ventilaçao e a tal lampada vermelha, as temp rondam os 19º de noite e os 26º de dia(sei que é pouco, mas comprei o cordao de aquecimento e ainda nao o liguei por ter 3.30m)

Tens PM e desculpem se me falha alguma coisa mas estou com pressa:P
ja li, muito obrigado pela tua ajuda
pinguimcc
Membro Júnior

quinta dez 27, 2007 2:12 am

ruben91 Escreveu: penso que o dono da loja nao percebe muito sobre o animal em questao..
eu nao comprei em nenhuma loja, foi na exposalao na Batalha, o rapaz, deu-me a sensaçao de querer vender, tentado dar a entender que seria tudo um mar de rosas, mas eu sabia que nao podia ser so aquilo....
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”