Info, Testudo Horsfieldii

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
kirk
Membro
Registado: terça mar 13, 2007 1:10 am

quarta dez 26, 2007 8:57 pm

Boas pessoal, como alguns sabem adquiri recentemente um destes fabulosos animais, ela tem um terrário com 50cmx50x50cm tem 1 lampada de spot onde faz 28º de dia, lampada UVB, (ambas ligadas 12h por dia) e uma lampada night light para mander a zona quente da toca por volta dos 22º durante a noite, o bichinho tem a volta de 10cm.

Ela desde que está comigo tem comido bem pêra, couve, salsa e granulado p/ tartarugas terrestres da ZooMed e da JBL (granulado que ela não come muito bem...) e algum feno, tenho deixado um pratinho com a salada dela dentro do terrário e ela tem-se alimentado apesar de deixar sempre alguma comida no prato (mas eu também encho aquilo de salada e ela é quase do tamanho do prato lol, tem também estádo bastante activa(tendo em conta o bicho que é), escava buracos no substrato banha-se bastante debaixo da lampada de spot etc..

O que queria saber é se é normal elas não defecarem todos os dias e qual a consistência das fezes?
Nos ultimos dias tem feito pouco, mas não sei se é normal ou não era mais para me informar e não estar preocupado.

Desde já os meus cumprimentos

Imagem
Imagem

Rui
ruben91
Membro
Registado: quinta dez 13, 2007 6:17 pm

quarta dez 26, 2007 9:12 pm

boas..
ja verificast a temperatura e a humidade para ver se estao nos valores que a tartatuga necessita??

outra coisa aquele esconderijo foi desinfectado??

oia amigo podes dizer porque fizeste um terrario tao alto sendo ele pa uma tartaruga??lol

cumps
kirk
Membro

quarta dez 26, 2007 9:27 pm

ruben91 Escreveu:boas..
ja verificast a temperatura e a humidade para ver se estao nos valores que a tartatuga necessita??

outra coisa aquele esconderijo foi desinfectado??

oia amigo podes dizer porque fizeste um terrario tao alto sendo ele pa uma tartaruga??lol

cumps
A temp é de 28º na zona quente e 23º na zona fria, durante a noite é 21/22º

humidade é cerca de 38%.

não desinfectei por acaso, tinha medo de meter quimicos ou coisas assim dentro do terrário, o terrário foi um bocado a pancada de ter espaço lol mas vou arrajar outro mais pequeno mas com mais 10cm de comprimento.
Última edição por kirk em quarta dez 26, 2007 9:29 pm, editado 1 vez no total.
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quarta dez 26, 2007 9:29 pm

n precisas de ter o spot 12h bastam 4h/6h nesta epoca do ano .
corta o night glo pois n é de todo necessario , respeita a temperatura nocturna .
salsa é venenosa para as tartarugas alem de contem elevado teor de acido oxalico impedindo o bom metabolismo do animal .
pera tb deves cortar pois devido aos acucaress gera a formaçao de colonias de bacterias nos tractos digestivo e intestinal .
couve da coraçao de boi .
mais alimentos da agriao,rucola,couve coraçao de boi, dente de leao , cacto opuntia(piteira) dente de leao , alfafa , serralha,trevo,feno com camomila,videira,courgette, milho e ervilhas - granulado come tu :P
defecam consoante o q comem e alimentando-se de forma equilibrada as fezes sao consistentes , diarias e de cor esverdeada .
analisa as patas anteriores em busca de bolsas , verifica a cor q n deve ter um aspecto rosado nessa zona e da-lhe banhos de agua tepida diarios para facilitar a mudança de pele e a regulaçao intestinal .
cheira a cloaca - sim cheira , para verificares se tem um cheiro acido q pode ser sintoma de bacterias , podes tambem decompor as fezes em busca de parasitas q se devem assemelhar a pequenos ovos brancos/acizentados e minhoquinhas .
é nojento ? é a vida de quem se interessa .
estou a tentar redimir-me de ter usado a expressao mariquices lol
para finalizar e ja q so agora vi as fotos
medidores de temp/humidade onde o animal n anda n fazem sentido , a n ser q tenha asa e eu desconheça - coloca tudo ao nivel pulmonar do animal q neste caso serao uns 5cm
coloca umaa compacta uvb 10.0 a 5/10cm do bicho a ver se corrige essas imperfeiçoes da carapaça - deveria ser lisa :P
desce o spot a 10cm do animal
o terrario esta feio mas eu gosto pois revela q tens maos , e quem tem maos e cabeça vai longe ;)
se fosse a ti colocava uma prateleira no meio disso ja q , como te disse , parece uma gailoa para pombos , e ja da para teres 2 terrarios . alem disso uns respiradores assimetricos n fazia nada mal .
boa sorte com tudo
ruben91
Membro

quarta dez 26, 2007 9:38 pm

amigo neste topico podes ver como desinfectar esse esconderijo..
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=45

ve se é util..
e isso pode ser sim 2 terrarios tem espaço para isso
cumps
kirk
Membro

quarta dez 26, 2007 10:03 pm

Vou esta semana começar a tratar tratar das melhorias, estou preocupado porque ela nao tem defecado simplesmente apesar de parecer saudavel, já lhe dei 2 banhos mas ela não gosta muito de agua lol, a compacta de que falas é isto?

Imagem

Mais uma coisa, quanto tempo devo deixar ela de molho?
Mais outra coisa, quantidades de comida? Pode ser salada à descrição não é?

Muitissimo obrigado pela ajuda prestada.

:wink:
ruben91
Membro

quarta dez 26, 2007 10:08 pm

sim as lampadas de UV`s compactas sao essas sim..
eu penso que podes dar a descriçao mas tbm nao des mta que acaba sempre por se estragar

cumps
paulopinho
Membro Júnior
Registado: quarta fev 21, 2007 5:21 pm

quinta dez 27, 2007 12:05 am

essas lampadas sao dakelas ecologicas nao sao?
e tb parecem de baixo consumo!!! 13w e26w

onde é que se arranja dessas lampadas nao encontro aqui nas petshops preciso de obter uma lampada UV e interessava essas de consumos reduzidos (isto se forem msm de consumos reduzidos)

cumps :wink:
turtleboy007
Membro Veterano
Registado: quarta set 26, 2007 7:56 pm

quinta dez 27, 2007 12:31 am

Tens PM Paulopinho! :wink:
<strong>Cumprimentos de:<u> Turtleboy007 </u></strong>0.0.2 Graptemys Kohnii
kirk
Membro

quinta dez 27, 2007 12:11 pm

Já tomei algumas acções rápidas, hoje dei-lhe apenas couve coração pulvilhada com pó de calcio da T-Rex, já baixei mais a lampada de spot, ela comeu algumas folhas, e depois dei-lhe um banho com agua morna, deixei-a dentro de um pratinho com agua durante uns 10 min e ela lá se lavou e tirou as pelinhas soltas todas e fez coco, mas estou muito assustado porque voces dizem que deveria ser de cor esverdeada, mas saiu tudo branquinho, e saiu bastante(coitada da bixa), estive a pensar, e não pode ser do cálcio em pó?
Eu não meto muito mas mesmo assim...

:| tenho que dar um salto no veterinário com ela estou a ver :cry:
paulopinho
Membro Júnior

quinta dez 27, 2007 1:33 pm

lampada UV no porto!!!!

indiquem-me uma loja p.f. as que ja fui nao tem mas tb nao tinhas repteis a venda á excepçao das tartarugas aquaticas....

gostava de comprar igual acima demontrada a economizadora/ecologica para a minha iguana

:wink:
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quinta dez 27, 2007 1:36 pm

tens pm.. ai encontas de certeza..

abraço
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta dez 27, 2007 1:41 pm

kirk , sem stress , isso branco é ureia ;)
qd isso n sair ai sim deves preocupar-te
olha esqueci-me de nabiças , tb mt bom .
kirk
Membro

quinta dez 27, 2007 1:43 pm

kirk Escreveu:Já tomei algumas acções rápidas, hoje dei-lhe apenas couve coração pulvilhada com pó de calcio da T-Rex, já baixei mais a lampada de spot, ela comeu algumas folhas, e depois dei-lhe um banho com agua morna, deixei-a dentro de um pratinho com agua durante uns 10 min e ela lá se lavou e tirou as pelinhas soltas todas e fez coco, mas estou muito assustado porque voces dizem que deveria ser de cor esverdeada, mas saiu tudo branquinho, e saiu bastante(coitada da bixa), estive a pensar, e não pode ser do cálcio em pó?
Eu não meto muito mas mesmo assim...

:| tenho que dar um salto no veterinário com ela estou a ver :cry:

Bem, depois de muito procurar na net encontrei neste forum uma explicação para o "coco" branco :lol: que não é coco, e por isso axo que está OK a minha menina, a cena branca é bem mole e liquida por isso ela tem muita agua no sistema.

De qualquer das maneiras ainda não vi fezes apenas esta substancia branca, mas nos foruns dizem também que por vezes nas lojas sao mal alimentadas e o comer demora muito tempo a passar todo o tracto intestinal e que por vezes é normal elas não fazerem nada durante varios dias...
he semi-solid, white deposits are expelled urates. Tortoises are programmed not to use water in the bladder and to eliminate urates only if replenishment is available. Depriving the tortoise of water will result in urates being accumulated and quite often to dangerous levels. During a rain tortoises will often drink and urinate simultaneously. This behavior can be stimulated in hot weather by lightly spraying the tortoise with a garden hose.
paulopinho
Membro Júnior

quinta dez 27, 2007 6:45 pm

viva

comprei 2 LAMPADAs DAY GLO t10 DA EXO TERRA é boa? precisava de uma UV e comprei essas conhecem?

tenho esta UV para de dia e 1 red glo (IV) para a noite?

tenho isto num terrário da minha iguana e igual noutro para a tartaruga russa!!!

cumps :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”