Construção de Terrário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

LupusInsanus
Membro Júnior
Registado: sábado dez 30, 2006 1:49 am

quarta jan 02, 2008 7:55 pm

Boa Tarde,

Estou a fazer um projecto para um Terrário... Mas tenho algumas dúvidas...
gostava que alguém me ajudasse...

Imagem

Estas vão ser as medidas do terrário...

1- Tenho duas iguanas... e como são territoriais não as posso juntar... Com essas medidas acham que conseguem criar territórios dentro do terrário?
2- As lampadas IV e UVB:
- A Infra-Vermelhos fica no topo..certo? E onde fica o Termostato? No lugar mais afastado da lampada no cimo ou no lugar mais afastado da lampada em baixo?
- A lampada de UVB tem que ficar a 30cm do solo, certo?
- Se as poder juntar necessito 2 lampadas IV e UVB? Ou um Só chegará?
3- Os materiais que vou usar são:
- Vidro na parte da frente e numa parte de lado...
- Madeira nas partes que vão ficar encostadas á parede e parte de baixo e parte de cima...
- Vai ter que se usar aluminio nas junções mas as iguanas não lhe vão conseguir tocar :wink:

Se acham que as medidas são erradas digam ;) Posso sempre aumentar mais um pouco as medidas...

Obrigado antes de mais :P
Agradeço as ajudas :)

Tiago
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta jan 02, 2008 8:34 pm

LupusInsanus Escreveu: (...)
- A lampada de UVB tem que ficar a 30cm do solo, certo?
(...)
A lampada de nâo pode ficar a mais de 30cm da iguana e nao do solo, elas sendo arboriculas pouco tempo passam no solo.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
LupusInsanus
Membro Júnior

quarta jan 02, 2008 8:43 pm

Sendo assim tenho que dormir dentro do terrario para andar sempre atras delas.. pois elas não param quietas...

Quando eu fiz essa pergunta queria que me referissem +/- um ponto para por a lampada ...

E obrigado :)
Espero mais respostas...

Tiago
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta jan 02, 2008 9:26 pm

Existe um ponto geralmente alto, possivelmente num ramo onde o spot incide, que é onde a iguana devido á segurança da altura e a temperatura do spot, vai escolher para passar mais tempo a digerir os alimentos e a relaxar.......pois é justamente a menos de 30cm desse local que colocas a lampada de UBV
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
LupusInsanus
Membro Júnior

quarta jan 02, 2008 9:29 pm

Tens razão... Obrigado então 8)

Tenho agora que esperar dicas em relação as outras coisas que perguntei ;)

Obrigado pessoal =)

tiago
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta jan 03, 2008 8:56 am

Se as iguanas forem adultas parece ter umas boas medidas, se forem pequenas n sei como é , so entendo de tartarugas e estas literalmente perdem-se em espaços grandes .
Espero q tenhas consciencia q sozinho n vais conseguir fazer isso , por melhor carpinteiro q sejas ; espero tb q saibas q vais ter grandes dificuldades em encontrar chapas dessa largura e q vai ser impossivel encontrares chapas desse comprimento , pelo q vais ter de montar um "esqueleto" interno para poderes unir chapas , o q é uma tarefa bastante dificil e trabalhosa .
Que tambem saibas q vais ter de montar isso no local pois dificilmente vais conseguir mover a estrutura , de tao pesada q será .
Visto ser para animais de clima humido vais ter de desembolsar bastante $$$ e iluminaçao e calor vais ter de pensar no plural , espero q isso n seja um problema .
Colocadas estas dificuldades , e outras mais q virao , e falo por experiencia propria , ja q ainda recentemente fiz um triplo de 450cmx125cmx150cm , muito boa sorte (vais precisar dela :D ) .
LupusInsanus
Membro Júnior

quinta jan 03, 2008 1:29 pm

Obrigado shanebeschen pela resposta...

Sim, eu sei... Vou ter bastante ajuda do meu pai que trabalha precisamente com esses materiais e é ja um "expert" nesse genero de trabalhos...
Quanto ás iluminações, aquecimento e questão de dinheiro não há problema, devagar se vai ao longe e não espero acabar o Terrario num só dia (claro)...
Os materiais como já disse, vão ser madeira e vidro na maioria... Se não conseguisse arranjar esses materiais não estava sequer a pensar construí-lo... E sim, tenho espaço suficiente no local para o construir lá
:wink: .
As iguanas, uma tem cerca de 1 ano e a outra 4 meses... (Não sei a idade que elas tinham quando vieram para cá... :? )

É por isto que estou aqui a fazer estas questões... Para que qualquer erro não seja um desastre :wink: Tanto para mim (que vou ter o terrário no quarto), como para as iguanas...

Espero que me possam ajudar mais... :)

Obrigado...

Tiago
shanebeschen
Membro Veterano

quinta jan 03, 2008 3:13 pm

eu aconselhava contraplacado maritimo de folha à escolha ou o mesmo material mas de construçao civil q apesar de feio é igualmente bom e resistente .
madeira vai dar mt mais trabalho em isolamento e a estrutura em si vai ficar mt pesada .
qt às junçoes em aluminio , se puderes dar-me indicaçoes sobre isso agradecia pois n estou a ver como vao servir .
relativa/ a iluminaçao eu apostaria em tubulares para melhor distribuir os uv e tvz uma compacta numa hipotetica zona de tronco vertical .
aquecimento colocaria um cabo de aquecimento terreo em metade do terrario e uma ceramica 250w ou uma grande de galinheiro de 300 ou mais watts montada na zona 1/3 do terrario .
tem atençao ao isolamento termico(uma caixa de ar seria uma boa ideia) e à circulaçao assimetrica de ar q tb é importante .
temperaturas,humidades , gradientes termicos e ciclo dia/noite quem as mantem ha mt tempo e entenda q se pronuncie - eu n sou bom exemplo pq as minhas sofrem de MBD e acho q nem crescem mais por asneiras de n00b .
boa sorte
LupusInsanus
Membro Júnior

quinta jan 03, 2008 6:57 pm

eu aconselhava contraplacado maritimo de folha à escolha ou o mesmo material mas de construçao civil q apesar de feio é igualmente bom e resistente .
madeira vai dar mt mais trabalho em isolamento e a estrutura em si vai ficar mt pesada .
Pois... tenho que ver isso... Porque é muito caro o contraplacado maritimo... :?
qt às junçoes em aluminio , se puderes dar-me indicaçoes sobre isso agradecia pois n estou a ver como vao servir .
Vão servir para "juntar" os vidros... Pois acho que não cosigo arranjar um vidro de 3mx2m... lol
relativa/ a iluminaçao eu apostaria em tubulares para melhor distribuir os uv e tvz uma compacta numa hipotetica zona de tronco vertical .
Eu tenho agora duas tubulares de 15w... Penso que chega, não?
temperaturas,humidades , gradientes termicos e ciclo dia/noite quem as mantem ha mt tempo e entenda q se pronuncie
Pois, também gostava que sim... :?

Espero respostas.. e mais uma vez obrigado :wink:

Tiago
LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

quinta jan 03, 2008 7:17 pm

LupusInsanus Escreveu:Pois acho que não consigo arranjar um vidro de 3mx2m... lol
Até consegues maiores se quiseres...
Recomendo para essas medidas, vidro de segurança porque os normais se partirem são guilhotinas auténticas. Vais é gastar um balúrdio em vidros, sejam eles normais ou de segurança. Visita vidraceiras (várias) e pergunta-lhes o que é melhor e o que recomendam :wink:
<p>1.1.0 Melopsittacus undulatus
1.1.0 Estrilda astrild
1.3.0 Cavia porcellus
1.2.0&nbsp; Mesocritetus auratus
0.0.1 Pantherophis guttattus guttattus
0.0.1 Lampropeltis getulus californiae
0.1.0 Phodopus Sungorus
0.1.0 Passer domesticus</p>
shanebeschen
Membro Veterano

quinta jan 03, 2008 8:41 pm

eu n colocaria vidros alguns a ser uma zona abrigada de temperatura media e sem correntes de ar , optaria por rede mosquiteira por exemplo.
Em alternativa colocaria uma placa de acrilico ou vidro apenas do lado quente para criar tipo estufa .
o acesso fazer-se-ia por uma porta de homem , normal como qq porta convencional .
LupusInsanus
Membro Júnior

sexta jan 04, 2008 7:35 pm

eu n colocaria vidros alguns a ser uma zona abrigada de temperatura media e sem correntes de ar , optaria por rede mosquiteira por exemplo.
Achas que as temperaturas ficariam boas? Não havia problema?

Sim, a porta normal já tinha pensado em fazer... Facilita a manutenção do terrario... :wink:

Obrigado pelas respostas...

Tiago
waju
Membro Júnior
Registado: sexta jan 04, 2008 5:37 pm

sábado jan 05, 2008 6:53 pm

boas noites se fosse eu poria o terrario na horizontal sendo eles animais arboricolas, punha tanbem alguns spots em sitios diferentes sendo um dominante, para o outro nao ficar sem spot, poria vidros para manter a humidade e nao esquecendo de ventilaçao para circulaçao de ar e as lanpadas uvb 5.0 um no topo e outro no meio para dar o terrario todo.
um abraço
LupusInsanus
Membro Júnior

sábado jan 05, 2008 7:43 pm

waju Escreveu:boas noites se fosse eu poria o terrario na horizontal sendo eles animais arboricolas, punha tanbem alguns spots em sitios diferentes sendo um dominante, para o outro nao ficar sem spot, poria vidros para manter a humidade e nao esquecendo de ventilaçao para circulaçao de ar e as lanpadas uvb 5.0 um no topo e outro no meio para dar o terrario todo.
um abraço
Sabes que 2 metros de altura chega perfeitamente para elas... E se puser o terrario na horizontal iria ficar sem espaço para elas andarem também no chão... Por causa das Banheiras e da comida....
Eu vou meter 2 Spots e 2 lampadas UVB ao pé de cada spot...

Boa noite.
waju
Membro Júnior
Registado: sexta jan 04, 2008 5:37 pm

sábado jan 05, 2008 7:53 pm

desculpa-me nao tinha visto bem as medidas, esta muito bom assim.
o resto nao percebi dos spots e uvb
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”