Fisionomia e crescimento de Geochelone Pardalis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

sexta jan 18, 2008 6:35 pm

Boa noite.

Tenho duas Geochelone Pardalis (Tartaruga Leopardo) bébés à algo mais de meio ano. Medem 4,5 e 4,7cm, e tenho-as (durante o inverno) num terrário de madeira (construído a partir de um "passo-a-passo" aqui do fórum, obrigado velliki ou lá qual é o teu nick) dentro de casa com aquecimento a partir de fio térmico, um esconderijo e uma lampada compacta reptiglo 5.0 (acho que é esta a terminologia).

O "problema", é que a fisionomia das bichas começou a alterar-se de forma estranha... em vez de crescerem uniformemente, as junções das placas do plastrão começaram a ficar muito salientes. Será falta de cálcio, ou calcio a mais? Eu dou-lhes uns pós de Reptivite misturados na dieta de legumes duas vezes ao dia... também lhes dou um banho morno todos os dias...

Alguem sabe se este crescimento é normal?

Podem ver os petsites das Pardalis nos links seguintes (nessas fotos ainda era verão e estavam num terrário que tenho num alpendre coberto):
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=17901
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=17907
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

sábado jan 19, 2008 9:48 am

Um banho morno todos os dias ? para ?
As tuas tartarugas sofrem de piramidismo , alguma coisa esta errada na forma como habitam/vivem .
Pode ser tanta coisa q o melhor é googlares .
De qq forma as causas mais comuns sao excesso de fosforo , normalmente originado por excesso de alimentaçao - partindo do pressuposto q é correcta ; proteina em demasia e poucas fibras .
o aquecimento q tens n me parece correcto : um cabo para dar temperatura geral e uma lampada uvb - distribui o cabo em apenas 1/3 do terrario ou no maximo a 1/2 na zona quente ; ou distribui o cabo em 3/4 do terrario restando 1/4 para a toca fria e em 1/3 ou 1/4 usa um spot ; depois n te esqueças q o uvb , sendo ela desertica , convem ser 10.0 e estar , atendendo ao seu tamanho, a uma distancia maxima de 10cm da sua carapaça .
Hakuma
Membro Veterano

sábado jan 19, 2008 7:26 pm

Obrigado pela resposta.

O banho morno, pelo que pesquisei, ajuda o funcionamento do aparelho digestivo... e realmente elas "aliviam-se" várias vezes na água. Para além disto, também ouvi dizer que ajuda a libertar pequenas peles que se soltam com o crescimento.

Eu pensava que o piramidismo só se verificava na carapaça, e não no plastrão (não é plastrão que se chama à parte de baixo das tartarugas?)... e estas não serão muito novas para sofrerem já desse mal?

Quando falaste do excesso de alimentação, fez-se uma luz na minha cabeça que talvez tenha alguma lógica. Como elas são bébés, o "plastrão" ainda é um pouco flexivel... não será que quando elas comem demais, este tem tendência a embolar para fora (estilo barriga cheia)? É que as saliências de que falei nem sempre estão iguais... umas vezes mais salientes, outras menos.

A alimentação das ditas cujas é à base de agrião, couve branca e Taraxacum officinale (http://www.tlady.clara.net/edible/dand.htm), que é algo que encontro no jardim... não domino os nutrientes nem as vitaminas destas plantas, mas acho que é algo comum na alimentação destas tartarugas terretres. Também lhes dou por vezes abóbora, mas raramente. Como disse anteriomente, junto-lhe sempre um pouco (mesmo pouco) de Reptivite.

O aquecimento, admito que não é o mais correcto. Aproveitei o fio de aquecimento que tinha comprado para o terrário exterior (que também aquece com a luz solar que lhe incide em parte do dia), e quando fui para comprar uma lampada cerâmica e disse que ja tinha um cabo de aquecimento o dono da loja quase que não me queria deixar trazer a lampada dizendo que o aquecimento do cabo era mais que bastante para o terrário de +- 70x40cm... e realmente consigo temperaturas muito boas, mesmo admitindo que a fonte de calor não é a mais correcta. O cabo já está distribuido em metade do terrário (debaixo da lampada UVB).

Quanto à lampada... relamente, na caixa desta dizia que era para animais tropicais e na de 10.0 dizia que era para deserticos... mas como eu também ja tinha visto que para a Pardalis recomendavam a 5.0 (por exemplo aqui: http://www.turtle-land.com/availability.html) e o homem da loja também me disse o mesmo... veio mesmo a de 5.0.

Hoje por acaso foi dia de limpeza do terrário interior, e elas não comeram de manhã... o plastrão já não está tão saliente, nem nada que se pareça com o que tinha estado nos ultimos dias.
Ora, ja que limpei o dito terrário tirei-lhe umas fotos... e aproveito para postar aqui... podem criticar a terra no fundo (estava com relva artificial, mas cansei-me dela)!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
shanebeschen
Membro Veterano

sábado jan 19, 2008 9:00 pm

Fazes bem em lhes dar banhos de agua tepida , para as hidratar e ajudar na evacuaçao bem como na regulaçao do aparelho digestivo mas todos os dias n é necessario .

Nao se chamará propriamente piramidismo mas o plastrao é parte integrante da carapaça.Agora q vejo a foto do plastrao n me parece nada de grave , tem os elos um pouco vincados q revela crescimento acelerado mas de resto parece-me bem . O q n me parece bem e partindo da mesma foto é q parece ter pequenas bolsas o q pode ser sintoma de acumulaçao de ureia nos rins ou outra anomalia renal - analisa a urina delas , n pode ser viscosa , tem de ser liquida ; fica atento tb a pequenas massas brancas expelidas pela cloaca , a ureia (ve se soltam ureia ou nao).

Nao serao propriamente bebes , elas nascem um pouco maiores q uma moeda de 1 aereo - qt ao plastrao ser flexivel, n o deverá ser , tem de estar rijo ; testa apertando com o polegar ligeiramente . isso de estarem os elos diferentes é estranho , pode ser o q referes mas n é normal .

Taraxacum Oficinale é o nome cientifico de dandelion ou dente de leao ;) muito bom , desde o caule as folhas e as flores ; se lhes deres alimento fresco basta colocares reptivite 2 ou 3x por semana - vitaminas a mais tb lhes faz mal aos rins e ao figado .

Aquecimento penso q esta ok , se tiveres mais duvidas e eu puder ajudar ..

Iluminaçao ..do q sei uma lampada uvb 12h ligada "equivale" a miseras 2h de luz solar , e tartarugas africanas deserticas precisam especialmente de uvb para a vit d3 e se desenvolverem convenientemente .Li o artigo do site mencionado e concordo na generalidade se bem q os ptos q n concordo sao no minimo discutiveis .

Qt ao terrario é bastante discutivel a escolha dos materiais por isso n vale a pena acrescentar mais nada .No entanto convem q tenhas respiraçao suficiente e assimetrica para o ar circular e n acumular humidade .
O substrato na minha opiniao vais ter mesmo de o tirar - isso é turfa correcto ? qd elas urinam e defecam tu n ves nada e acumulam-se residuos q formarao colonias de bacterias.Alem disso esse substrato acumula humidade e essa especie é particularmente sensivel : Usualmente sofrem de runny nose syndrome aka RNS e sofrendo disto podem recuperar mas raramente passa de vez - checka no google .
Ve se tem as narinas molhadas , se soltam bolhinhas a respirar , se fazem algum tipo de som .

De resto tenho a dizer q exposiçoes deste tipo , duma forma adulta responsavel coerente e concisa tenho todo o prazer em ajudar e debater ideias .
fica bem e boa sorte
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sábado jan 19, 2008 9:45 pm

Sem dúvida uma questão bem colocada e explicada.
E claro uma espécie ainda mais excelente. Uma das minhas favoritas, não fosse o tamanhão com que ficam.
Eu substituiria o cordão por uma lâmpada de cerâmica sem dúvida, mas isso sou eu.
Pelas fotos quer-me parecer que ela poderá estar com algo a acumular-se.
Se quiseres posso dar-te o nome de um Vet em Setubal que percebe bastante de tartarugas...
Mas seguindo aqui os conselhos do "Mestre" Shane, de certeza que as tartaruguinhas vão a bom porto.
Parabéns
Hakuma
Membro Veterano

sábado jan 19, 2008 10:37 pm

Os banhos, para além dos benefícios com que concordámos, servem também para eu analisá-las minimamente. E como mal não fazem… enquanto tiver esta paciência vou continuar.

As bolsas de que falas são na junção das patas com o plastrão?
Quanto à urina, eu de vez em quando pouso-as numa toalha no chão depois do banho e como elas ainda não aprenderam boas maneiras, de vez em quando lá mudam a água às azeitonas. Já reparei que a urina se espalha rapidamente, logo não pode ser viscosa. Quanto a coisas sólidas que expelem, nunca reparei em nada branco, apenas verde escuro… e umas vezes bóia e outras não. :lol:

Uma delas, (o ET) tem todo o exterior algo flexível (a carapaça e o plastrão). Por isso é que eu carrego um pouco mais na dose do Reptivite, dando-lhes um pouco todas as refeições (2 diárias). Tento com isso fornecer-lhe a vitamina D3 para juntamente com o UVB lhe fortalecer a estrutura (parece-me que tem resultado)… mas realmente posso estar a exagerar, vou reduzir.
Vi por aí por uma pesquisa, que o cuttlefish (mais um termo que não conheço em português), também lhes pode ser disponibilizado para elas darem umas dentadinhas (mais um suplemento de cálcio). Concordam? Qualquer dia vou à praia ver se encontro algum.

O dente de leão (termo que não conhecia) é algo que nasce no meio do meu jardim e desde que descobri que é o que as Pardalis melhor comem (e como não lhes faz mal), já não os arranco como fazia… pelo contrário… qualquer dia começo a fazer vasos deles. :wink:

A lâmpada tem estado ligada em média 14 a 15 horas por dia … sei que assim a validade dela deve acabar mais depressa (seria menor do que um ano se as tivesse sempre neste terrário), mas como quando o tempo quente vier as passo para fora, esta deve dar para este ano à vontade. Como dizes, as 12h da UVB equivalem a 2 de luz solar… até nisso há benefícios de as ter fora de casa.

Quanto ao substrato do terrário (terra para plantas), já observei ser uma má opção. As tartarugas gostam de ir ao banho várias vezes, e quando saem enchem-se de terra, o que lhes causa grande incómodo, principalmente nos olhos. A isto somam-se os defeitos que apontaste. Ainda amanhã colocarei algum tipo de tela ou voltarei à relva artificial.
O terrário já tem a respiração assimétrica (já tinha acompanhado essa discussão noutro tópico).

As narinas estão secas… normais, parece-me. No entanto vou ver ao certo o que é isso do RNS, que o conhecimento pode ser útil no futuro.

O que não sei se estará normal é a boca, que está preta. Será da dieta ser só de vegetais? É normal?

jpmf,
Pelas fotos quer-me parecer que ela poderá estar com algo a acumular-se.
Podes especificar melhor?
Quanto ao "vet que percebe bastante de tartarugas", dava-me imenso jeito um mas era na zona centro/norte. O vet da minha cadela, que domina completamente os canídeos, saiu-se com uma na semana passada engraçada quando tentei tirar algumas dúvidas com ele: “Essas tartarugas não podem comer só camarõeszitos…” :lol: . Logo de seguida disse que não era a especialidade dele e sugeriu-me um colega (que ainda não procurei). Foi uma situação engraçada, mas não levei nada a mal porque para aquilo que o quero (para me vigiar o estado da cadela) ele é muito bom. No entanto, em caso de aperto, não hesitarei em ir aí acima caso não tenha mais ninguém e não me esquecerei de te perguntar pelo dito vet. :wink:

Obrigado pelas respostas.
Hakuma
Membro Veterano

sábado jan 19, 2008 10:43 pm

No entanto, em caso de aperto, não hesitarei em ir aí acima caso não tenha mais ninguém e não me esquecerei de te perguntar pelo dito vet.
Que grande bug... se eu sou do centro, não subo para ir para Santarém! :lol:

"No entanto, em caso de aperto, não hesitarei em ir aí abaixo caso não tenha mais ninguém e não me esquecerei de te perguntar pelo dito vet."
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 19, 2008 10:49 pm

Olá Hakuma, só uma pequena achega já que o meu conhecimento em tartas não se compara nada ao vosso, penso que o cuttlefish de que falas é pura e simplesmente o "osso" dos chocos, o mesmo que se costuma dar a certas aves para bicarem.

E, belas tartarugas! :D
Hakuma
Membro Veterano

sábado jan 19, 2008 11:08 pm

Obrigado dinonade. :wink:

É esse mesmo o termo do cuttlefish... osso dos chocos! Quando eu era miudo realmente dava disso aos piriquitos em casa dos meus pais.

No caso das tartarugas acho que o "osso" tem que ser aparado em algumas partes para ficar preparado para elas mandarem as dentadas.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 19, 2008 11:36 pm

Hakuma Escreveu:Obrigado dinonade. :wink:

É esse mesmo o termo do cuttlefish... osso dos chocos! Quando eu era miudo realmente dava disso aos piriquitos em casa dos meus pais.

No caso das tartarugas acho que o "osso" tem que ser aparado em algumas partes para ficar preparado para elas mandarem as dentadas.
Se das raptivite nem sequer precisas do cuttlefish. Chega perfeitamente o Reptivit.
Eu dou-te o contacto dele na boa, mesmo não vindo a Setubal (e não Santarém), odes sempre falar com ele pelo telefone e ele poderá recomendar-te alguma coisa...

Elas podem estar a desenvolver compactação. Se dizes que está inchado, pode acontecer, embora seja estranho, pois se defecam bem, a compactação não tem razão de ser.

Quanto ao referires que as fezes por vezes flutuam e outras vezes afunda, repara se não é quando mudas de comida, ou se é quando comem algo específico, de certeza que deve ser da "densidade" do alimento que ingeriram.

Já agora vou aproveitar o teu tópico Hakuma e lançar uma pergunta...
Nos anfíbios damos um complexo de calcio, mais vitamina D3 (vitamina essa responsável pela fixação do Cálcio nos ossos e produzida pela exposição aos UVB's na pele). Poder-se-à substituir o uso das lâmpadas de UVB, pelo uso continuo de Calcio+D3, como se faz nos anfíbios?
shanebeschen
Membro Veterano

domingo jan 20, 2008 9:10 am

Agora vou tentar mandar alta bacorada
A maioria dos anfibios n sao nocturnos/crepusculares ?
Isto para tentar justificar a impossibilidade dessa substituiçao dos uvb por calcio+d3 .

cuttlefish é efectivamente choco e como sao pequenas e estas a complementar com reptivit n ha necessidade de daress ambos - podes no entanto desfazer o osso e polvilhares , como tb podes deixar secar as cascas de ovo desfazeres num almofariz e igualmente polvilhares , nesta ultima pelo calcio e albumina(proteina do ovo) .
Qd forem "mais crescidas" lol podes colocar os ossos inteiros para elas morderem q alem dos beneficios para a saude ja descritos , treinarem a mandibula - um animal habituado a comer "papa" depois n consegue triturar coisas mais rijas como caules e cactos por exemplo .

As bolsas de q falo sao nas patas anteriores , parecem ligeiras bolsas mas tb como n tem alteraçao da cor de pele e segundo tu , urinam bem e liquido , n deve ser nada .

Se no teu "jardim"(coloquei entre aspas pq em jardim cuidado n nasce dente de leao lol) tens dente de leao tb deves ter serralha e trevo(serralha tem +- a forma duma rama de nabo mais pequena e lisa-sem pelo e sem frisos) q tb é mt bom para elas .
Se bem que , mas ainda é mt cedo, as pardalis como deves ja saber em adultas ou sub-adultas comem essencialmente ervas secas de todos os tipos , e friso , secas .

Qt à iluminaçao deves respeitar as horas nocturnas - eu inclusive gosto de respeitar as saisons criando 2 periodos solares anuais conforme a especie .Atençao as correntes de ar no exterior , sao sensiveis devido à precoce idade e como te disse sao particularmente sensiveis a humidade - desenvolvem RNS depois n sai mais e vai arrastando-se se n for bem cuidado e batem as botas .

a boca negra , tipo uns labios negros , penso ser mesmo da sua coloraçao natural nao ?

Olha gosto particularmente deste artigo AQUI e sigo atentamente o site nos seus desenvolvimentos - penso ser dos mais crediveis e completos em termos n superficiais .

Eu n colocaria relva artificial , alem de horrivel , elas podem sentir-se tentadas a comer e olha q as tartarugas sao teimosas , como sabes - se o quiserem mais cedo ou mais tarde vao comer . N colocaria nada - ficas com perfeita consciencia do q evacuam e qd o fazem e tens perfeita noçao de qd é necessario limpar .Forra a toca com feno q gostam de se esconder la para dormir .
Hakuma
Membro Veterano

domingo jan 20, 2008 10:45 am

Acho que quanto ao cálcio para a estrutura das pardalis, está tudo mais ou menos acente.

Quanto ao dente de leão... bem, realmente parece-me que o que dou é o mesmo da foto de Taraxacum Oficinale… mas aqui vão algumas fotos de onde isso nasce no meu jardim!

Imagem

Imagem

Imagem

Trevo também tenho e hoje vou experimentar… na primeira foto também podem ver uma folha de "dente de leão" isolada da planta.

Imagem

Imagem

Quanto à serralha (costuma dar-se aos coelhos), na minha terra é isto:

Imagem

… já experimentei, mas elas não gostam…

Em 500m2 de jardim há espaço para crescer um pouco de tudo... :lol:

Quanto às ervas secas… já experimentei comprar pasto para coelhos e elas nem lhe tocaram…

Mesmo no terrário exterior, não existem grandes correntes de ar. O terrário, para além de ser coberto e a respiração ser pelo topo, está num alpendre razoavelmente abrigado. Ontem considerei mandar o terrário de interior às malvas... enquanto o limpava coloquei-as no exterior e elas pareceram-me muito "felizes" (seja lá o que for o estado de felicidade nas tartarugas) :lol:. O terrário exterior é muito maior (para aí o triplo do de interior) tem mais esconderijos, e bate-lhe o sol. No entanto, como não consigo manter-lhe sempre temperaturas aceitáveis elas voltaram para dentro.

A boca negra é coloração natural?... pois é capaz… as minhas sempre a tiveram. Perguntei porque nunca reparei nisso em fotos de outras por aí pela net.

O artigo que referiste está realmente muito completo. Apesar de já o ter nos favoritos, nunca o li todo… vou procurando conforme as necessidades. :wink:

Quanto ao substrato… desde que chegaram aqui a casa sempre tiveram relva artificial… nunca reparei que a tentassem comer! Mas também já não lhe acho muita piada e por isso mudei para a terra.
Não por nada no fundo, também não me parece, já que depois a urina e as fezes mancham a madeira e até se podem entranhar… Para além de que como o terrário tem aquela trave de fundo na frente, a visibilidade delas ficaria reduzida.
Vou ter que pensar bem no assunto, mas talvez me vire para aquela tela que tenho à volta da taça da água (podem vê-la nas fotos do terrário), por cima da maioria da terra. É uma tela plástica grossa coberta de pedras minúsculas encrostadas.

A ver vamos...
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 20, 2008 11:06 am

Hakuma

Ao que tu chamas dente de leão eu chamo serralha.
Imagem
Como podes ver a flor é exactamente a mesma que tu dás...

Imagem
Que é a planta Sonchus oleraceus

Dente de leão é isto:
Imagem
Taraxacum oficinalis

Repara bem na diferença das folhas e na das pétalas das flores. à primeira vista são muito semelhantes...
Hakuma
Membro Veterano

domingo jan 20, 2008 11:13 am

Bem.... realmente as semelhanças são muitas, e não estava a chamar "os bois pelos nomes".

Obrigado pela clarificação.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 20, 2008 11:14 am

Hakuma Escreveu:Bem.... realmente as semelhanças são muitas, e não estava a chamar "os bois pelos nomes".

Obrigado pela clarificação.
De nada. estamos cá é para ajudar...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”