apresentação CalKing + terrário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

terça jan 22, 2008 4:21 pm

Boas

Este tópico não pretende ser um passo a passo, até porque, por norma, só me lembro de tirar fotos, quando já tenho as coisas feitas :P .

É somente uma apresentação da minha CalKing e respectivo terrário, bem como, o aproveitamento que fiz de um aquário de 120 x 40 x 50 cm.

Este aquário está transformado em terrário, mas de modo temporário, já que, pretendo reactivar o mesmo para um aquário plantado, sendo que, irei daqui a uns tempos, construir um novo terrário para esta Californiana.

Mas vamos ao que interessa:

O objectivo desta decoração, foi o lado estético, mas sobretudo, foi com o objectivo de reter o calor que se dispersava fácilmente num terrário totalmente em vidro.

Assim, resolvi, com a ajuda de umas placas de esferovite, cimento cola e umas tintas acrilicas de artes plásticas, fazer algo que me resolvesse o problema da perda de calor e que desse algum aspecto mais estético a algo que se encontra numa sala.

O resultado foi este:

Utilizando placas de esferovite com 2 cm de espessura, cortei pequenos pedaços de forma irregular, colei-os com silicone e com a ajuda de calor, dei-lhes uma forma irregular.

Posteriormente, cobri tudo com cimento cola e depois de seco, pintei com tintas acrílicas.

Para dar um acabamento mate e impermeabilizar, utilizei um verniz, também de artes gráficas, à base de água.

Imagem

Imagem

Aqui podem ver-se as laterais e a parte de trás, já pintadas e com o acabamento em verniz
Imagem

Para esconderijos, utilizei 2 suportes distintos.

Meia cana em cortiça, que ficou no lado quente do terrário e outro, que aqui apresento, também construído em esferovite e cimento cola.

Aproveitei uns restos de esferovite que haviam sobrado, colei-os uns aos outros e voilá:

Ainda somente com a cobertura de cimento cola
Imagem

A primeira passagem com tinta
Imagem

Uns verdes para dar um ar mais natural
Imagem

Aspecto final (ainda não estando seco)
Imagem

Os troncos utilizados foram/são de sobreiro.

Foram lavados com a máquina de pressão, posteriormente desinfectados com uma solução de água e lixívia e no final, borrifados com água oxigenada

Imagem

Após isto, chega a hora de colocar tudo dentro do aquário/terrário

Imagem

Imagem

Como se pode ver nas fotos, como substrato, utilizo aparas (chips) de faia
Imagem

Imagem

O resultado final, depois de introduzidos os troncos e mais algumas plantas, é este:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bom, e isto é a moradia de uma Lampropeltis getula californiae com 97 cm, medidos há cerca de 2 semanas atrás.

Venham de lá opiniões, criticas, conselhos e sugestões.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jan 22, 2008 4:28 pm

Epá tá munta fixe, tás contratado para vir fazer o meu terrário cá a casa :D :D :D

A sério, já to tinha dito, mas já que abriste o tópico digo-o aqui, o teu terrário está um espectáculo, parabéns ;)

Xuga
colubridae
Membro Veterano
Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm

terça jan 22, 2008 4:29 pm

olha 5*****, ve se comecas a fazer produção propria acho que esta muito bonito e muito natural..parabens
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
PaulloSantos
Membro Veterano

terça jan 22, 2008 4:31 pm

texuga Escreveu:Epá tá munta fixe, tás contratado para vir fazer o meu terrário cá a casa :D :D :D

A sério, já to tinha dito, mas já que abriste o tópico digo-o aqui, o teu terrário está um espectáculo, parabéns ;)

Xuga
Admito que realmente, me agrada o lado estético da "coisa", mas muito posso agradecer às ideias que fui trocando contigo, com a Kitten e sobretudo com o Cold/Native. ;)
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

terça jan 22, 2008 4:39 pm

mt fixe :)

agora eu conheço esses aquarios, e as tampas sao mt leves, ela n se escapa?
<p> </p>
<p> </p>
PaulloSantos
Membro Veterano

terça jan 22, 2008 4:54 pm

gezzmo Escreveu:mt fixe :)

agora eu conheço esses aquarios, e as tampas sao mt leves, ela n se escapa?
Entre a tampa e o aquário, eu meti um acrilico, que impossibilita que ela chegue à tampa ;)

Esse acrilico, foi forrado com vinil translúcido, de modo a que a luz não fosse tão intensa e fica preso quando se baixa a calha de suporte das lâmpadas flurescentes, impossibilitando desse modo que ela tenha acesso à parte superior da tampa.

Esse era o meu dilema no inicio, mas ficou resolvido.

Imagem

Imagem
<p> </p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jan 22, 2008 5:00 pm

Cabecinha pensadoira 8)
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

terça jan 22, 2008 5:04 pm

mas ficas com a respiraçao comprometida?
<p> </p>
<p> </p>
PaulloSantos
Membro Veterano

terça jan 22, 2008 5:17 pm

gezzmo Escreveu:mas ficas com a respiraçao comprometida?
Comprometida não fica, porque na parte de trás da tampa, numa zona que é fixa, tenho 2 respiradores, mas não se pode dizer que é o ideal.

O problema dos respiradores é serem simétricos, o que não permite grande circulação do ar, daí que, eu também pretenda fazer um terrário próprio para ela, de modo a resolver de vez essa situação.

Imagem

Imagem
<p> </p>
Snake87
Membro
Registado: sábado set 22, 2007 12:50 pm

terça jan 22, 2008 5:29 pm

Muito bom!!
Gostei dessas construções em esferovite :D
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça jan 22, 2008 5:35 pm

Se é util(o mais importante) n sei , pq n entendo de cobras .
Agora q ficou bonito ficou , parabens .
Existem esses blocos ja feitos nos mesmos materiais e com a mesma aparencia nas grandes casas de materiais de construçao .
De resto todo o trabalho na esferovite prefiro faze-lo com soprador de calor, n preciso de colar nada nem recortar alguma coisa .
Relativamente ao cimento cola n tenho certeza mas penso q a composiçao do branco e do cinza n é exactamente a mesma , sempre trabalhei com branco .
Se pudesses referenciar exactamente as tintas q usaste ficaria agradecido - alem disso se puderes informa-me se é viavel em espuma de poliuretano , outro dos materiais mt usados por mim .
Relativamente a este ponto das tintas costumo misturar diversos pigmentos e faseados no cimento cola para lhe conferir as tonalidades necessarias , n preciso pintar nada .(mais uma vez na secçao de materiais de construçao das grandes casas da especialidade).
A toca mais uma vez usaria outros metodos mt menos trabalhosos mas o resultado final está mt bom do meu pto de vista .
obrigado pela partilha .
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

terça jan 22, 2008 6:12 pm

Tirando a questão da ventilação que não é de facto a ideal, eu diria que está perfeito!

Esteticamente Excelente.

Deixo aqui uma dúvida: já ouvi falar aqui de quem faça a ventilação com ventoinhas de PC.
Nunca experimentei tal coisa e não faço ideia se é um bom método e qual o consumo de energia das tais ventoinhas.
Mas, se pusesses uma em cada respirador a rodar em sentidos opostos, uma chuparia o ar para fora do terrário e a outra faria o contrário, o que permitia uma constante circulação de ar, certo?
Aliás, provavelmente bastava por uma num respirador a meter ar dentro do terrário que o que lá estava seria obrigado a sair pelo outro respirador.
Já alguém experimentou?

Se calhar estou a dizer uma grande bacorada, mas acho que seria uma alternativa.
Que acham?

Um abraço
PaulloSantos
Membro Veterano

terça jan 22, 2008 6:14 pm

shanebeschen Escreveu: Existem esses blocos ja feitos nos mesmos materiais e com a mesma aparencia nas grandes casas de materiais de construçao .
Sim existem, mas relativamente caros.

Além do prazer que tirei de ter sido eu próprio a fazer, posso dizer-te que gastei cerca de 10 ou 15 euros e sobrou-me bastante esferovite e tinta.

shanebeschen Escreveu: De resto todo o trabalho na esferovite prefiro faze-lo com soprador de calor, n preciso de colar nada nem recortar alguma coisa .
Sim, se comprares placas de esferovite mais espessas, fazes isto muito bem com um soprador de calor e poupas trabalho de colagem e claro, silicone... e fica com efeitos espectaculares.
shanebeschen Escreveu: Relativamente ao cimento cola n tenho certeza mas penso q a composiçao do branco e do cinza n é exactamente a mesma , sempre trabalhei com branco .
Também desconheço a composição de um e de outro, mas nunca trabalhei com o branco
shanebeschen Escreveu: Se pudesses referenciar exactamente as tintas q usaste ficaria agradecido.
As tintas que utilizei, foram compradas numa loja de artes plásticas e são da marca "gato preto", que tem uma enorme diversidade de tintas e vernizes que são as mais indicadas para este efeito.

As tintas foram relativamente baratas, entre 2 e 2,5 euros frascos de 60 a 100 ml e chegaram perfeitamente para o efeito

http://www.gatopreto.com.br/
shanebeschen Escreveu: - alem disso se puderes informa-me se é viavel em espuma de poliuretano , outro dos materiais mt usados por mim .
Quanto fizer o terrário definitivo, também irei utilizar a espuma de poliuretano.

O unico senão da espuma, é que, depois de seca, fica com a superficie demasiadamente lisa e na qual, o cimento cola não adere muito bem, sendo necessário que raspes ou lixes essa superficie.

Mas com a espuma que, sem dúvida, conseguem-se efeitos fabulosos.
shanebeschen Escreveu: Relativamente a este ponto das tintas costumo misturar diversos pigmentos e faseados no cimento cola para lhe conferir as tonalidades necessarias , n preciso pintar nada .(mais uma vez na secçao de materiais de construçao das grandes casas da especialidade).
Para te ser sincero, o trabalho de pintura, foi do tipo, experiência... fui pintando, tonalidade em cima de tonalidade, sem deixar a anterior secar completamente de modo a que se misturassem e dessem um ar mais natural.

No fundo, este trabalho, foi mais um teste, para perceber como ficavam efeitos e cores, qual o melhor tipo de material a utilizar, etc etc.. para que, quando fizer o terrário definitivo, tenha já uma ideia mais definida daquilo que pretendo e que vou fazer.

Embora eu esteja habituado a alguns trabalhos de bricolage, este tipo de trabalho com cimento cola e esferovite, foi uma novidade para mim.

Gostei do resultado final, para primeira vez, mas acho que posso fazer uma coisita melhor, com um aspecto mais natural.
<p> </p>
PaulloSantos
Membro Veterano

terça jan 22, 2008 6:19 pm

Zomba Escreveu: Deixo aqui uma dúvida: já ouvi falar aqui de quem faça a ventilação com ventoinhas de PC.
Sim, já pensei nisso e já tenho uma ventoinha preparada para o efeito... é só metê-la lá.

Liguei essa ventoinha a um transformador de 4,5V, que lhe confere uma rotação mais lenta, de modo a não despentear a cobra toda :lol:

Só ainda não montei, porque tenho andado a pesquisar informação para tentar perceber se a situação é ou não viável e se não trará nenhum tipo de consequência nefasta para o animal.

Essa poderá ser uma solução, pelo menos até construir outro terrário.
<p> </p>
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça jan 22, 2008 6:40 pm

@Zomba
N estas a dizer bacorada alguma . Eu ja experimentei - n consome grande coisa , a n ser q coloques daquelas maiores .
Nesta situaçao particular tvz fizesse sentido , é uma questao de avaliar a renovaçao de ar existente .
Em situaçoes normais n justifica , tvz em animais q precisem de mta circulaçao de ar como camaleoes p.ex. mas ai faz-se em rede de jardinagem e n se esta a perder tempo com ligaçoes e testes etc

@Paullo
Antes de mais obrigado pela partilha de informaçao , vou ver das tintas e experimentar .
Qt à espuma , isso daria muito trabalho(lixar) , experimenta dares a massa antes da espuma secar completamente - adere muito bem , se bem q n expande tanto pois "n respira" .
Da proxima vez experimenta blocos de esferovite de construçao para isolamento de telhados(13cm de espessura p.ex) e da-lhe com o soprador(ou um secador forte dos 300, ja q vai dar o berro) - podes moldar literalmente o q bem entenderes e a massa adere na perfeiçao.
Valorizo o trabalho pelo trabalho , q calculo ter sido imenso , mas fica com uma aparencia "brick" amador - e as placas n sao assim tao caras ,desde 20 aereos o m2 .
De novo os meus parabens, reforçados pq resultou mt bem para 1ª experiencia , olha q as minhas 1ªs experiencias(no plural) n resultaram nem nada parecido lol
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”