Eutanasia para ratos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Snake87
Membro
Registado: sábado set 22, 2007 12:50 pm

quinta jan 24, 2008 2:29 pm

Bem neste tutorial vou explicar como matar ratos de forma indolor, não é um assunto agradável mas quem tem cobras sabe que é necessário.
Para isso vamos precisar de vinagre, bicarbonato de sódio, um deposito para por os ratos, um deposito para fazer a mistura do vinagre e do bicarbonato de sódio e por fim uma mangueira pra unir os dois recipientes.

A mangueira, pode ser facilmente encontrada em lojas de material de jardinagem.
Imagem

O recipiente para os ratos, deve ser algo que de para fechar de preferência hermeticamente.
Imagem

Vinagre.
Imagem

Um recipiente para a mistura, pode ser uma garrafa de água.
Imagem

E o bicarbonato de sódio eu utilizei fermento porque era o que estava à mão e tem bastante bicarbonato.
Imagem

Bem para por isto a funcionar é simples.
Faz-se um buraco no topo da garrafa de mistura, um buraco na parte de baixo do recipiente onde vão ficar os ratos e outro no topo em seguida unem-se os dois com a mangueira, no recipiente dos ratos liga-se no furo de baixo e isola-se as conexões para não haver fugas.
Em seguida fazemos a mistura do fermento com o vinagre (dentro da garrafa), a mistura deve ser uma parte de fermento para duas de vinagre depois de ter tudo dentro da garrafa, fecha-se e agitamos para a reacção se completa e produzirmos bastante co2.
Desta forma o co2 vai passar pela mangueira entrar no deposito dos ratos e vai-se depositando no fundo passados alguns segundos tapamos o buraco de cima de forma a não deixar entrar oxigénio nem sair o co2.
Passado alguns minutos tudo estará acabado...

Imagem

Eu utilizei recipientes bastante pequenos porque foi a minha primeira experiência como correu bem decidi partilhar.
Neste caso bastou uma colher de sobremesa de fermento e duas de vinagre, quanto maior os recipientes forem maior terá de ser a mistura como é óbvio.

Cumprimentos.
colubridae
Membro Veterano
Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm

quinta jan 24, 2008 2:39 pm

Muito bom...quem nao quiser matar, pode metelos num recipiente e mete-los no congelador...morrem ao frio..
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

quinta jan 24, 2008 2:42 pm

colubridae Escreveu:Muito bom...quem nao quiser matar, pode metelos num recipiente e mete-los no congelador...morrem ao frio..
pois eu compro os mortos!! :cry: :cry: nem quero saber como morreram...
Snake87
Membro

quinta jan 24, 2008 2:43 pm

Sim mas ficam cerca de uma hora a sofrer até morrer acho que essa é a pior de todas :?
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

quinta jan 24, 2008 2:44 pm

Isto é uma verdadeira "CÂMARA DE GÁS"!

Ainda bem que não tenho cobras...
Ia-me custar bastante fazer isto.

Mas quem tem não tem muito mais soluções não é?

Um abraço
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
colubridae
Membro Veterano
Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm

quinta jan 24, 2008 2:46 pm

pois e furanita..tbm nao gosto de os matar e ate agora ainda nao matei nenhuns felizmente...mas daqui a uns tempos irei ter de o fazer..o mais provavel e pedir Éter a minha mae (trabalha num hospital) e ela quando trouxer ponho um ouco em frente ao focinho e enquanto estao "anestesiados" ficam no congelador morrendo...a vantagem e que nao somos nos a dar pancadas ate morrerem.....
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quinta jan 24, 2008 4:57 pm

podem usar outra receita, uma saqueta de FERMIPAN (fermento para pao à venda em qq supermercado), duas colherzinhas de bicarbonato de sodio, e agua da torneira (ate encher um pc mais de 1/3 da garrafa de litro e meio. agitar bem e esperar q comece a fermentar, passado pouco tempo começa a mandar CO2 q nunca mais para.
a meu ver possivelmente é a maneira mais indolor de matar.
<p> </p>
<p> </p>
Snake87
Membro

quinta jan 24, 2008 5:44 pm

Sim a água também pode ser utilizada mas o vinagre sendo acido tem uma reacção mais forte é apenas por isso...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jan 24, 2008 6:48 pm

Este tópico devia estar nos exóticos 8) :twisted:

Brincadeirinha...

Este é sempre um trabalho "sujo" mas alguém tem de o fazer, e custará certamente muito menos a quem mata usar este método, indolor, do que a pancada na nuca ou outro qq método.
Só uma curiosidade, o éter não se torna tóxico para as cobras quando comem os ratos mortos com éter?

Xuga
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quinta jan 24, 2008 7:01 pm

Pelo que li... Sim, torna.se
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta jan 24, 2008 7:46 pm

colubridae Escreveu:Muito bom...quem nao quiser matar, pode metelos num recipiente e mete-los no congelador...morrem ao frio..
Isso faz-se com pinkies, ratos adultos nao se congelam vivos ;)

A maneira mais "humana" de os matar é mesmo esta do CO2 pois é indolor.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
eltags
Membro Veterano
Registado: terça jul 11, 2006 11:14 pm

quinta jan 24, 2008 9:01 pm

Boas

Sem duvida um topico muito bom,nao me canso de dizer isto e voltarei a dizer as vezes que forem percisas,a arca esta ficar realmente com 1 bom nivel de topicos.

Quanto ao sistema,acho que e bom para quem cria ratos,mas como ainda tenho poucos animais para pensar em começar a fazer criaçao,assim nao iria tirar algum proveito,porque cuidar deles sai mais caro do que compra-los congelados.
para quem tem muitas cobras sem duvida que e 1 a boa opçao,alem disso nao a nada como ser-mos nos a criar o nosso proprio alimento e como a expressao diz "nos somos o que come-mos"sem duvida que quem te muitas cobras este e o metodo mais acertado,pelo que ja vi e muitos sabem das pessoas daqui que criam ratos para as suas cobras,tem notado uma grande drifrença!!!

Nao e assim TMSurfer ?

Mais uma vez parabens pelo exelente topico,e continue-mos assim pessoal!

Cumps,
1.0.0 Iguana Iguana<br>
1.0.0 Gecko Leopardo Het.Blazing Blizzard<br>
0.0.1 Lampropeltis Triangulum Campbelli Apricot<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Desertica<br>
1.0.0 Lampropeltis Getula Californae Banana-Aberrant<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Albina <br>
0.0.1 Elaphe Teinura Friesei<br>
Cumprimentos,<br>
Tiago Lourenço<br>
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta jan 24, 2008 10:07 pm

N coloco em causa a acçao de matar os ratos ja q para este efeito n constituem mais q alimento vivo , mas o metodo :
Sufocar por falta de oxigenio é indolor ? isso está documentado ?
Parece-me mais facil uma carolada no rato , n da trabalho nenhum e matar por matar parece-me mais intantanea a carolada .
Melhor ainda é coloca-lo dentro dum alguidar a snifar os bafos dum bud e depois de anestesiado dar-lhe uma carolada . :o :lol:
Nao, mas a serio, ja estou como o zomba , isso parece Auschwitz para ratos .
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

quinta jan 24, 2008 10:10 pm

exelente topico ;) obrigado
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

quinta jan 24, 2008 10:32 pm

De facto o método não é totalmente indolor...

O aumento da concentração de CO2 (pelo menos nos humanos) provoca dores de cabeça, confusão mental, taquicárdia, dispneia (falta de ar) e leva ao coma e depois morte.

Neste caso, como a caixa é tão pequena, a concentração de CO2 deve subir muito rapidamente quase (mas não acredito que totalmente) que se contornam os sintomas desagradáveis até ao coma e a seguir morte.

A cacetada na cabeça, se for bem dada, provavelmente é menos indolor, mas corre-se sempre o risco de falhar à primeira e ai o bicho vai sofrer bastante, para além de que deve espirrar um bocado de sangue.

Pessoalmente custar-me-ia utilizar qualquer uma das técnicas, mas reconheço que a câmara de gás é, aparentemente, menos violenta e mais asseada :S
Só tenho uma curiosidade: o bicho quando está na caixinha esperneia ou adormece tranquilamente? É que para mim isso poderia fazer toda a diferença...

Um abraço
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”