Eu adquiri um Jabuti Piranga há cerca de 6 meses. Ele era bem pequeno, tinha só 3 meses... Agora ele tem por volta de 9 e mede pouco mais de 8cm de comprimento (casco).
Mas a questão é a seguinte: Assim que ele chegou, eu não tinha idéia de que ele teria de ter contato obrigatório com o sol com a freqüência que me foi apontada em minhas primeiras pesquisas. Então, durante os primeiros meses passei a levá-lo para tomar sol cerca de 4 vezes por semana e nessas ocasiões deixava-o em contato direto com a luz durante uma hora, aproximadamente. Mas nunca obtive informações específicas sobre as questões de iluminação, tendo sido informada por um colega que já cria o animal há 10 anos. Mas o fato é que começou a me faltar tempo para dedicar a essas "saídas", nas quais eu ia até o portão do meu prédio durante o período da tarde (podendo variar entre as 15:00h e as 16:30h, que foi um horário que achei mais apropriado, visto que estudo no período da manhã).
Houve épocas em que acabei me "desleixando" um pouco, admito, até que um dia resolvi me aprofundar a fim de corrigir erros na criação desse animal.
A alimentação, as caminhadas e o solo com o qual ele tem contato nunca foram problema, pois foram bem estudados e fornecidos da forma mais correta que pude. Mas julgo que a iluminação tenha se tornado deficitária com o passar dos meses...
Mas pretendo me focar no básico: A questão é que comecei a observar que, no seu sétimo mês de vida, começaram a aparecer "manchas" brancas entre as "placas" na parte superior do casco dele. Com o passar dos dias elas foram se expandindo e isso tem me assustado muito. Com a chegada das minhas férias pude levá-lo ao sol com mais freqüência, proporcionando-lhe um contato quase diário com o mesmo (durante cerca de meia hora) no período da tarde (a partir das 15:00h). Como aqui faz sol quase sempre, não tive muito problema e o tempo me "abençoou" xDDD durante certo período.
Só que o problema das manchas brancas no casco dele (situadas nas partes baixas do casco, pois não chegam às "placas" que ele possui nas costas) não diminuíram, ainda que não tenha notado o aumento delas.
Acontece que, em relação ao dia de hoje, já faz quase duas semanas que ele não tem contato com o sol devido primeiramente a um problema de saúde que tive e à conseqüente falta de tempo para cuidar disso (já que meus pais só põem comida para ele) e depois porque não tem feito sol aqui há pouco mais de uma semana... Não sei mais o que fazer, porque pela primeira vez desde quando o adquiri percebo nele um aspecto adoentado, distante, talvez simplesmente porque a temperatura mais fria o deixe assim, talvez pela falta de sol que ele enfrentou dias antes da frente fria chegar aqui.
Sei que existem variedades de lâmpadas UVB para répteis diurnos como ele, só que até então não tive como obtê-las, já que são difíceis de encontrar aqui e andei enfrentando certos problemas financeiros. =/
Resumindo: Estou preocupada com ele, porque agora que tinha conseguido organizar meus horários para dar prioridade à sua saúde no que diz respeito à iluminação (o que, envergonho-me em dizer, por desinformação e erro, não forneci da forma adequada num determinado período, já que tomei por suficiente, a julgar pelo clima da região brasileira em que vivo, uma menor exposição ao sol do que seria a ideal).
Contudo, só me resta por opção de "salvamento", já que não quero mais correr risco de fazê-lo carecer de luz solar por tantos dias, as lâmpadas de UVB.
Pelo que sei, elas são uma forma artificial de fornecer-lhes luz nos terrários, ainda que tenham uma intensidade mais fraca que a luz do sol sobre o animal. Uma dessas seria para mim um complemento, para os casos em que não houvesse luz solar disponível para ele ou que, por qualquer motivo, não pudesse deixá-lo em contato com ela.
O que acham? Pensam que seria uma opção, visto que répteis diurnos como ele necessitam de UV para realizar a síntese da vitamina D3?
Considerando que adquirir uma dessas lâmpadas seria o caminho ideal, gostaria de tirar umas dúvidas a respeito das mesmas:
1 - Qual é a potência recomendada para um jabuti de pouco mais de 8 cm (tamanho do casco)?
2 - Li que existem dois tipos de lâmpadas (uma delas é a compacta, a outra longa e florescente). Qual é a diferença entre elas? Qual delas vocês recomendam?
3 - Qual seria as distâncias mínima e máxima que um jabuti de 8... cm deveria ficar de uma lâmpada de UVB?
4 - Há algum risco de essas lâmpadas lhes serem prejudiciais à saúde?
5 - Por quanto tempo um filhote de jabuti de 9 meses deve ficar exposto a ela?
6 - Finalmente, em que tipo de loja deveria procurá-las? Creio que sejam específicas para animais, e por isso não devo encontrá-las em lojas de lâmpadas e eletrônica. É mais aconselhável consultar Pet Shops de grande porte, por exemplo?
-------------------------------------------------------------------------------
Desde já, agradeço pela ajuda e peço para que se souberem o que pode estar havendo com o casco dele, me ajudaria muito. Aproveito até para deixar claro que até os últimos dias, em que pela primeira vez ele ficou sem contato com a luz solar incidindo diretamente por tanto tempo, ele não teve perda de apetite, ou mesmo dispensou suas caminhadas pelo terrário (forrado com jornal e um "papel" chamado E.V.A lavável por baixo). Foi só nesses últimos dias que tem ficado assim, mais ou menos após a primeira semana sem sol. Portanto creio que o problema possa ainda não estar relacionado à falta de luz, o que não me isenta do fato de ter de providenciar períodos mais longos e mais freqüentes em contato com a luz solar ou, na ausência desta, com a luz UVB (se esta for a melhor opção).
Espero que compreendam a situação pela qual passo, já que não fazia idéia de muita coisa a esse respeito e esse é meu primeiro réptil e, de certa forma, minhas maiores preocupações acabaram por ser sua alimentação e o que diz respeito à sua locomoção. Sei que não sou uma criadora que forneça ao meu animal o melhor, mas quero pelo menos vê-lo bem dentro de minhas possibilidades.
Mais uma vez, obrigada, e desculpe pelo post longo (extremamente longo xD). É que estou com um peso danado na consciência e tenho medo de fazê-lo viver mal. Acho que o pessoal aqui deve entender isso!

Valeu!
PS: Se vocês não compreenderem alguma coisa que eu perguntei, seja pelas tênues diferenças entre o português brasileiro e o de Portugal, seja por eu ter escrito algo um tanto confuso mesmo (já que escrevi com certa pressa), não hesitem em perguntar! xD
-Snow-