Dragão Barbudo, boca aberta/defecar

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

xptovar
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2008 3:31 pm

segunda jan 28, 2008 8:13 pm

Olá,

Pessoal este é o meu primeiro post aqui.. já aprendi muitas coisas por este lado.. Então é o seguinte...

Tenho um DB à uma semana em casa, uma coisa que me mete um pouco de confusão é o facto de ele defecar 2 em 2 dias e desta ultima vez só ao 4 dia é que defecou, mas talves por culpa minha devido a alimentalo basicamente à base de tenebrios, já lhe começei a dar grilos e verdes e até fruta.. usando suplementos de calcio e vitamina.. ele a comer n é muito esquezito mas o problema de defecar com grandes entrevalos nao me agrada muito visto que o meu cunhado tem um e todos os dias está a defecar( o meu é bebe o dele já tem uns 5 meses.. O que poderá ser? Motivo para alarme?

Agora o que me assuta é que particularmente hoje (dia que defecou, apos 4 dias sem o fazer) o animal está sempre de boca aberta debaixo da lampada de aquecimento.. geralmente dp de lhe dar qq coisa para comer lá fica ele alguns segundos de boca aberta.. algum problema? (não é o abrir de boca e aumentar a "barba" para meter medo) é apenas abrir a boca para a lampada..

Espero de uma ajudazita..

Abraço,
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

segunda jan 28, 2008 8:15 pm

boas

sera que ele ingere bem o alimento??nao tenho nenhum db,mas ja tive uma iguana que tambem ficava de boca aberta quando nao conseguia engolir o alimento...

cumps
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
xptovar
Membro Júnior

segunda jan 28, 2008 8:18 pm

Sim sim ele engole uns com mais outros com menos mas todos moles.. mas ele abre a boca é apos un 5 minutos de comer.. e as vezes até já comeu à umas horitas.. nao é todos os dias mas principalmente hoje.. e reparei pq estava presente quando ele estava a defecar estava de boca aberta
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jan 28, 2008 8:26 pm

Há aí um topico muito bom sobre comportamentos do dragão barbudo...fala la sobre isso.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
xptovar
Membro Júnior

segunda jan 28, 2008 8:29 pm

ainda n encontrei.. podes me dar o link?
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

segunda jan 28, 2008 9:25 pm

:o Pura preguiça em procurar...

Dicas e conselhos úteis (Está inamovível.)

Informativo: Dragões Barbudos

E agora: comidinha à boca ou massagem tailandesa?
<p>
</p>
Skhisma
Membro
Registado: quarta out 03, 2007 11:35 am

terça jan 29, 2008 1:05 am

Já escrevi a resposta a isso noutro tópico, como disseram basta procurar... de qualquer maneira, não é motivo para preocupar; consiste apenas numa forma de termo-regular - por outras palavras, como dá muito trabalho ir para um sítio mais frio, abre a boca para libertar calor.

Quanto ao intervalo entre as fezes... o tenébrio, como disseste, não é de todo o alimento ideal para um dragão barbudo, principalmente um assim tão jovem. Vai-lhe dando uns banhos de água morna (mede a temperatura com o pulso; a temperatura deverá ser como a que se usa em banhos de bebés) para estimular o processo digestivo, e fica atento à consistência das mesmas. Já agora, que substrato usas, e quais são as tuas temperaturas?
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

terça jan 29, 2008 5:22 pm

exacto o facto de ele estar com a boca aberta n é alarmante, simplesmente está a regular a temperatura. agora qt ao resto, se fores sovina a dar comida como mt gente q vem aqui perguntar se 15 grilos chega, acho q é normal ele só fazer de 4 em 4 dias :twisted:
<p> </p>
<p> </p>
xptovar
Membro Júnior

quarta jan 30, 2008 2:31 pm

Boas pessoal,

Desde já obrigado pela resposta.. Bem uso uma areia da zoomed (com calcio) a unica apropriada, pois se ele comer um pouco n lhe faz mal é mesmo propria e cara ;) qt a temp estou a medir a temp no solo debaixo da areia ou seja no lado quente ronda sempre 30º e no frio 23º.. mais precisamente uso uma basking light da zoomed 100w, 1 uvb da exoterra 5.0 e outra de 10.0 nos extremos do aquario e no meio uma night glo durante a noite..

qt à comida hoje dei-lhe uma baratas pequeninas ele come aquilo que meu deus.. mas ele é tao pequeno q só lhe dei 6 demanha mas agora secalhar vou lhe dar uns grilitos.. sera que lhe dar tanta comida assim de pequenino nao faz mal? :roll:

tks
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta jan 30, 2008 2:37 pm

xptovar Escreveu:Boas pessoal,

Desde já obrigado pela resposta.. Bem uso uma areia da zoomed (com calcio) a unica apropriada, pois se ele comer um pouco n lhe faz mal é mesmo propria e cara ;) qt a temp estou a medir a temp no solo debaixo da areia ou seja no lado quente ronda sempre 30º e no frio 23º.. mais precisamente uso uma basking light da zoomed 100w, 1 uvb da exoterra 5.0 e outra de 10.0 nos extremos do aquario e no meio uma night glo durante a noite..

qt à comida hoje dei-lhe uma baratas pequeninas ele come aquilo que meu deus.. mas ele é tao pequeno q só lhe dei 6 demanha mas agora secalhar vou lhe dar uns grilitos.. sera que lhe dar tanta comida assim de pequenino nao faz mal? :roll:

tks
Tomei a liberdade de colocar uma parte a bold. Mais uma vez se verifica que andamos aqui a pregar aos peixes.
Andamos todos aqui a dizer que todo o tipo de substrato é perigoso para os DB, há "n" tópicos sobre o assunto e NOVAMENTE se verifica que não vale a pena aconselhar.

Eu por mim desisto. :evil: :evil:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
jmangelico
Membro Veterano

quarta jan 30, 2008 2:38 pm

Com a ingestão de comida não tens de te preocupar, tens é de preocupar com a ingestão da areia. Uma vez que:
xptovar Escreveu:ele é tao pequeno
Equação simples:
Substrato solto e facilmente ingerível + espécie de aguçada curiosidade e voraz apetite + indivíduo jovem e de diminutas dimensões = risco estupidamente elevado de impactação.
<p>
</p>
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

quarta jan 30, 2008 2:38 pm

Primeiro remove ja essa areia, dentro das areias comercializadas para o suposto efeito essa é a pior!

Depois medes a temperatura debaixo da areia?para que? deves medir a temperatura um pouco acima do nivel do solo(2,3 dedos)!
Para que usas duas lamapadas uvb sendo uma 5.0 e outra 10.0?basta usares a 10.0!

As temperaturas devem ser: 37 a 43 graus no spot, lado quente 32 a 35 graus, lado frio 23 a 29 graus e a noite a rondar os 20graus!

Deixa o dragão comer a vontade;) estas a dar vitaminas ao dragão?

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
xptovar
Membro Júnior

quarta jan 30, 2008 2:49 pm

yhap.. calcio e vitamina.. leva sempre isso em td que lhe dou..

Em relação à areia tipo uso pq o meu cunhado tem um à meio ano e sempre usou arei e o dragao está fixe.. (nao é q o meu esteja mal)... o Dragão é um animal do deserto certo?? entao eles no meio ambiente deles têm o quê? areia... não me parece que tenham papel de cozinha ou carpetes.. A areia é um substrato facil de limpar é uma das razoes pela qual a uso.. mas digam lá o que acham

edit:

a descrição da areia:
zoomed vita sand -
All Natural Vitamin-Fortified Calcium Carbonate Substrate • No artificial colors or color sealers. • Excellent substrate for bearded dragons, uromastyx lizards, monitors, geckos (including leopard geckos), and desert tortoises. • Increases calcium delivery in all desert species of reptiles. • Fortified with vitamins and beta carotene for increased health benefits.

Does not contain fat-soluble vitamins which can be toxic in large doses.

• Ultra fine grade to help prevent impaction from overconsumption.
jmangelico
Membro Veterano

quarta jan 30, 2008 3:01 pm

Como dissemos e dizemos sempre, substrato solto é um risco, não uma certeza que o animal vai ingerir doses suficientes para sofrer impactação. Enquanto dono de um dragão barbudo prefiro diminuir o risco, durante uns meses usar papel de cozinha, quiçá até sempre e depois sim mudar para um substrato que até pode nem ser solto e de dimensões ingeríveis. São pequenos cuidados e adaptações que não nos custa fazer e que não representam risco nenhum para o animal. Ainda por cima os dragões crescem rápido, rapidamente trocam dum terrário provisório para um definitivo onde se pode meter um substrato e de preferência não solto. Mas isto são conselhos, não leis, segue-os quem quer, (desculpem o termo) caga quem não está para aí virado. Não sei que idade tem o dragão, mas certamente notarás que ele vai crescendo a olhos vistos, o meu, em pouco mais de 6 meses passou de 14cm para 48/50cm, por isso, quando era mais pequenino, tinha mais cuidado com a ingestão de substrato, à medida que ele foi crescendo, pude ir mudando o terrário e até acabei por nem meter propriamente substrato solto, neste momento está a caminho do definitivo que é com troncos e pedras grandes que ele não consegues ingerir, óptimo para escalar, umas mais escuras que aquecem mais e com espaço q.b. para ele passear.

Tudo isto são opiniões (por acaso corroboradas por quem tem mais experiência), no entanto, na altura da verdade, cada um faz o que quer.
xptovar Escreveu:• Ultra fine grade to help prevent impaction from overconsumption.
Isto só prova que até por parte do fabricante há reconhecimento do risco.
Última edição por jmangelico em quarta jan 30, 2008 3:03 pm, editado 1 vez no total.
<p>
</p>
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

quarta jan 30, 2008 3:01 pm

Primeiro o teu animal como o de muitas pessoas e de cativeiro...Os dragões que sao selvagens nao duram tanto tempo como os de cativeiro!

Se quiseres usar a areia tu é que sabes! se o dragão fosse adulto, ainda percebia, agora num dragão bebé é mesmo pedir uma impactação!Essa areia como contém calcio faz com que os dragoes ou outros animais "cheirem" ainda mais a areia devido a presença do calcio!Ah, e no seu meio ambiente eles nao andam muito tmepo em cima de areia como pensas!

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”