Antes de me "meter" no mundo dos répteis, para mim completamente novo e desconhecido, andei a massacrar os meus amigos e conhecidos com perguntas atrás de perguntas, e ainda hoje o faço, pois não me considero ainda minimamente informada sobre estes animaizinhos para tomar algumas decisões sozinha...
Mas não vou enrolar mais, o que aqui me trás são para já 2 perigos:
- As Rochas de aquecimento
- Alimento vivo para cobras.
Sempre me disseram que as rochas de aquecimento eram péssimas para os répteis. Assumi esse conselho como regra sagrada, não queria nem imaginar que um animal meu iria sofrer de queimaduras por negligência minha...
Como sempre estes "sabichões" até têm razão...

"Death rocks" (hot rocks may cause lethal thermal burns and provide inadequate usable heat for most reptiles)
Iguana:

O outro assunto que me levou a abrir este tópico, e quem sabe abrir algumas cabeças, é o do alimento vivo...
Ainda há quem insista em dar ratos vivos às cobras, e pior que isso é fazê-lo sem supervisão.
O resultado de uma Boa que foi deixada durante uma noite com uma ratazana viva, dentro do terrário, supostamente para se alimentar, e sem qualquer tipo de supervisão:

E agora ainda acham que vale a pena questionar quem aconselha a não usar alimento vivo?
Gostava que completassem este tópico com imagens de problemas que PODEM acontecer aos nossos répteis se insistirmos em contrariar quem sabe e nos aconselha o melhor possível. Eu peço imagens porque estou a ver que há aqui muita gente que é como diz o outro "ver para crer", por isso bora lá mostrar para que não aconteça aos répteis o que nos ultimos anos tem acontecido aos cães e aos gatos, cada vez há mais negligência, todo o tipo de gente tem cão ou gato, não se interessando sequer se dão aos animais o que eles precisam e MERECEM.
Xuga