Colocação das lampadas no terrario DB

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
progressive
Membro Veterano
Registado: domingo jan 13, 2008 3:50 pm

quinta jan 31, 2008 9:37 pm

Boas

Vou amanha buscar um terrario com as seguintes medidas : 100cm*50cm*50cm (C*L*P).
A lampada Uvb vou coloca-la, obviamente, dentro do terrario. Quanto ao aquecimento tou a pensar colocar uma lampada de ceramica de 60w e uma sun glo( basking spot lamp) de 75w. Acham demais ? E onde as coloco ?? Dentro ou fora do terrario? Por dentro tenho medo de ficarem muito proximas do dragao e ficar calor a mais.. ( tendo em conta a altura do terrario as lampadas ficariam a cerca de 30cm do animal)

Amanha de qualquer modo experimento e logo vejo as temperaturas que ficam...

De qualquer modo agradecia uma ajuda, no sentido de perceber se serao necessarias as 2 lampadas de aquecimento e o melhor local para as colocar( dentro ou fora do terrario).
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta jan 31, 2008 9:53 pm

Se P for para profundidade é o mesmo q largura .
Entao
Lampada uvb centrada no pto medio quer de largura quer de comprimento
Depois na zona quente q sera a area de 50x50cm a serem 2 lampadas colocaria na diagonal a ceramica mais exterior e o spot mais interior .
A ceramica parace fraca para esse volume e o spot excessivamente forte - colocaria antes uma ceramica 100w ligada a um termostato e o spot dos mais fracos(penso ser 40w) ligado umas 3-4h diarias .
Se o terrario tiver boa retençao de calor e estiver bem isolado(o desejavel) desligaria tudo ao fim de 12-14h .
progressive
Membro Veterano

sexta fev 01, 2008 12:27 am

A luz de spot tambem nao acaba por servir de aquecimento? nao pode estar 12 horas ligada?? Assim compensava o facto de a ceramica ser fraca demais para o volume do terrario.
Ou não conveem o spot estar tantas horas ligadas?
shanebeschen
Membro Veterano

sexta fev 01, 2008 8:53 am

Eu pessoalmente n gosto de ter o spot muitas horas ligado
o spot simula o pico do calor emanado pelo sol (n estao 30 e tal graus 12h,apenas aproximado e durante um periodo sazonal)
os spots 12h ligados n duram muito tempo

Mas sim é uma soluçao se bem q depois possivelmente irá haver uma grande concentraçao de calor na zona quente e um grande contraste entre zona quente e zona fria .
Eu parto do principio q ja tens tudo comprado pq teria antes optado por um cabo para dar calor geral e depois um spot mais potente q o q sugeri na zona quente , dada a dimensao reduzida do terrario .
progressive
Membro Veterano

sexta fev 01, 2008 12:28 pm

Antes de mais obrigado pelas dicas...vou ter isso em conta... é assim...tenho algumas lampadas em casa ...ainda nao sei como vou fazer...mas vou.te dizer o que tenho e aguardo por uma sugestao tua.
Tenho duas lampadas de spot ( uma de 75 e outra de 50w), uma de ceramica de 60w, e uma infravermelhos de 100w. Tenho tambem um tapete de aquecimento. Vou experimentar varias soluções e ver qual a melhor.... mas, tendo em conta a tua experiencia, aguardo por sugestões, combinando o material que referi em cima.

Não queria comprar mais material....queria chegar a uma solução eficaz com o que tenho...hehe :)

Cumps
shanebeschen
Membro Veterano

sexta fev 01, 2008 12:53 pm

Nestas coisas so mesmo praticando e testando , teoricamente podem funcionar as sugestoes mas depois na pratica nao .
Vem ai o fds , tens tempo , aproveita para testares algumas horas como actua o calor no terrario e aquilo q é mais apropriado para o animal .
Podes usar varios termometros , uns no chao outros suspensos para ver como se distribui o calor nas diversas opçoes q dispoes .
Boa sorte
ruibd
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 9:36 pm

sexta fev 01, 2008 10:05 pm

E porque não uma Power Sun? Emite calor, cria um basking spot e emite bem mais UVA/B que uma lâmpada tubular, e para a noite, um tapete/cabo de aquecimento(colocado numa lateral ou traseira) para manter uma boa temperatura?

O meu deverá ser assim.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta fev 01, 2008 10:34 pm

ruibd Escreveu:E porque não uma Power Sun? Emite calor, cria um basking spot e emite bem mais UVA/B que uma lâmpada tubular, e para a noite, um tapete/cabo de aquecimento(colocado numa lateral ou traseira) para manter uma boa temperatura?

O meu deverá ser assim.
A power sun emite ubv´s??
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
ruibd
Membro

sexta fev 01, 2008 10:44 pm

Product Details

Manufacturer
Zoo Med

Powersun UV 100 watt

* The PowerSun UV™ is a self-ballasted mercury vapor lamp which emits UVA, UVB and heat all in one lamp!
* Fits into a standard ceramic socket. (No ballast needed.)
* The 160 Watt projects UVB up to several feet from the lamp’s surface and is ideal for large terrariums or bird aviaries.
* Features include quality nickel plated threads to prevent against corrosion, and a full one year warranty!

The PowerSun UV™ is a high intensity source of UVB, UVA, heat and visible light. Because the PowerSun UV is a self-ballasted bulb it can be used in any ceramic socket that is rated to handle the wattage. The PowerSun UV has nickel-plated threads to ensure that it will not corrode in humid reptile habitats. These lamps project useable UVB radiation greater distances (up to 6 feet) than conventional fluorescent tubes. This makes them ideal for large enclosures and reptiles with high UV demands. The PowerSun UV has all of the benefits of our award winning ReptiSun bulbs with the added benefit of increased intensity, heat and a one year guarantee.

The PowerSun UV™ is a self-ballasted mercury vapor bulb with two main components. The first is a standard incandescent filament, which is the first to light. The second is a mercury vapor arc tube, which takes a few minutes to heat up. There will be a noticeable change in hue (or color) when the bulb is completely warm and fully functioning. Because the PowerSun UV is a self-ballasted bulb it can be used in any ceramic socket that is rated to handle the wattage.

The PowerSun UV has nickel-plated threads to ensure that it will not corrode in humid reptile habitats. This new bulb also incorporates a short neck design, unique among mercury vapor lamps, that allows it to better fit into "clamp lamp" type fixtures.

PowerSun UV projects useable UVB radiation a far greater distance (up to 6 feet) than conventional fluorescent tubes. This makes it ideal for large enclosures and reptiles with high UV demands. PowerSun UV has all of the benefits of our award winning ReptiSun bulbs with the added benefit of increased intensity (50µW/cm2 UVB!!) and heat. UVB radiation has always been the safest, most effective way to ensure proper levels of vitamin D3 in captive reptiles and the PowerSun UV will continue to emit significant levels of UVB for all of its 10,000-hour average life (over 2 years with normal use.)

reptilesupply.com note:
We love this light. The differences this bulb has made on animals kept primarily indoors has been nothing short of amazing.
However, there are some things worth noting:
1.) These bulbs get EXTREMELY hot and can kill your reptiles if used on enclosures that are too small.
2.) We do not recommend the use of this bulb with 10 gallon aquariums.
3.) We strongly recommend the use of a high quality "high range" thermometer when using this light.

http://www.reptilesupply.com/product.php?products_id=74

Existe a Mega-Ray, que é bem superior a esta, mas não é fácil encontra-la à venda....
progressive
Membro Veterano

sexta fev 01, 2008 11:45 pm

Porque tenho material que chegue.... , pk essa lampada é carissima!!! e por ultimo...se prestares atenção as especificações dessa lampada, verás que não é adequada para um terrario da dimensao do meu!!
shanebeschen
Membro Veterano

sábado fev 02, 2008 9:33 am

A zoomed é excelente mas esses 3 em 1 é daqueles erros ..so serve para situaçoes mt especificas .
ruibd
Membro

sábado fev 02, 2008 10:26 am

shanebeschen Escreveu:A zoomed é excelente mas esses 3 em 1 é daqueles erros ..so serve para situaçoes mt especificas .
Porque dizes isso?
shanebeschen
Membro Veterano

sábado fev 02, 2008 2:45 pm

rui pensa por exemplo como se distribui o calor e como se distribui os uv's com essa lampada - da mesma forma .
ruibd
Membro

sábado fev 02, 2008 4:10 pm

shanebeschen Escreveu:rui pensa por exemplo como se distribui o calor e como se distribui os uv's com essa lampada - da mesma forma .
Então porque é que cada vez mais se usa essa lâmpada? Ando mesmo confuso...

E eu a pensar que construir o terrário seria fácil....
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”