Ajuda para comprar Iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AlienAngel
Membro Júnior
Registado: quinta fev 07, 2008 3:37 pm

quinta fev 07, 2008 3:52 pm

Boas pessoal ...
Recentemente resolvi começar a construir um terrario para iguanas, no âmbito de num curto período de tempo adquirir uma. Sempre tive uma enorme admiração pelo réptil. O que se sucede é que depois de vaguear por estes fóruns apercebi-me de uma realidade que me passava ao lado. A AGRESSIVIDADE de iguana. Vi algumas fotos de dentadas e fiquei bastante impressionado e apreensivo, de momento tenho mais medo de uma iguana do que do todos os animais que tenho em casa. Gostava imenso de ter uma iguana mas gostava que me aconselha-sem no que deveria fazer para que o que demonstrão as fotos das dentadas não acontecesse comigo. Tenho crianças em casa e como qualquer pessoa temo para que nunca lhe aconteça nada nem as crianças nem as pessoas que na minha eventual ausência cuidem da iguana.
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quinta fev 07, 2008 5:10 pm

Boas.

Por uma questão da praxe e também para podermos já corrigir certos erros e limar certas arestas, diz-nos quais são as características do terrário, tamanho, medidas, set up, lâmpadas e substracto que pretendes usar, etc... ect... e já agora, algumas fotografias. Assim, estarás melhor preparado para a receber.

Primeira questão: uma aspecto transversal a todos os répteis (mesmo os que são pets) é o facto dos répteis serem animais selvagens.
A iguana não é excepção, o que, aliado às suas dimensões (podem facilmente atingir os 2m) e ao facto de serem territoriais as torna por vezes perigosas.
Já várias vezes foi discutido este tópico na Arca e é do conhecimento geral que a maior parte das iguanas do Jardim Zoológico de Lisboa vieram de particulares que tiveram de as dar ora porque eram demasiado grande ora porque se tornaram agressivas e os donos deixaram de ter mão e conseguir controlar a situação. Como qualquer outro réptil, não se pode dizer que a iguana goste de ser pegada ou tenha prazer em contactar e interagir com os humanos, apenas que se habitua a este quotidiano, portanto é de esperar que, se tiver essa oportunidade, a iguana vai marcar o seu território, trabalhar a sua independência e lutar pela sua paz e sossego. E isso resulta muitas vezes da ausência de manuseamento durante um período de tempo mais extenso que o normal que incute na iguana a ideia do 'este é o meu terrário, o meu território e aqui ninguém entra' e por isso ela adopta uma posição mais agressiva sempre que o dono voltar a tentar pegar-lhe ou invadir o seu território. Para quem não tem muita experiência, este comportamento vai parecer intimidante e por isso o dono vai preferir deixá-la acalmar do que insistir no manuseamento e aqui é que começam os problemas. Rapidamente a iguana se apercebe que as mordidelas e as chicotadas resolvem o problema sempre qe alguém lhe tenta pegar e com o tempo torna-se mais e mais agressiva, bem como maior. O resultado? É certo e conhecido de todos, a iguana torna-se demasiado agressiva, o dono deixa de lhe pegar e acaba por perder o interesse ou despachá-la.
É no entanto possível contrariar este processo, basta que se mantenha sempre bem definido quem é o dono e quem é o animal de estimação. É preciso insistir no manuseamento mesmo quando a iguana dá chicotadas ou morde para que ela perceba que isso não leva a lado nenhum. É preciso habituar a iguana a ser manuseada e deixar-se ser manuseada.
<p>
</p>
mg18
Membro Veterano
Registado: terça jan 08, 2008 1:49 pm

quinta fev 07, 2008 7:33 pm

tambem deve ter em atençao ke nem so os repteis podem tornar-se perigosos e selvagem,nao esta livre de um cao ou um gato o atacar e deixar-lhe mas recordaçoes! nao so apenas iguanas sao agresivas pode pasar-se o mesmo kom outro reptil, a iguana apenas é mais perigosa devido ao seu grande porte fisico! abraços
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta fev 07, 2008 7:59 pm

jmangelico Escreveu:Boas.
(...)=
Meu amigo falaste com mais logica conhecimento e claresa do que muita gente que tem iguanas ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
jmangelico
Membro Veterano

quinta fev 07, 2008 9:42 pm

Native Escreveu:
jmangelico Escreveu:Boas.
(...)=
Meu amigo falaste com mais logica conhecimento e claresa do que muita gente que tem iguanas ;)
Obrigado.
Lembras-te da nossa conversa na PetShow 07? Também estive mesmo para comprar uma, projecto que por falta de condições e contigências da vida teve de ser adiado (mas não desisti da ideia).
<p>
</p>
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

sexta fev 08, 2008 2:39 am

e fazes muito bem em mantê-la.. é mesmo caso para dizer: excelente resposta.. ;)
AlienAngel
Membro Júnior

sexta fev 08, 2008 10:49 am

Antes de mais gostaria de comentar que realmente este fórum a 5* pois aqui o pessoal ajuda mesmo.
Continuando com a questão que coloquei, ainda não estou decidido em relação a compra da iguana, amigos que tem repteis aconselharam-me o dragão barbudo, e ja estive a ver e realmente tem uma personalidade diferente das iguanas.
De qualquer forma indico as características do terrario que estou a construir.
Medidas 80x50x50
Material: Contraplacado Marítimo
Frente: Vidro Temperado e Boleado
Verniz: Aquoso não Tóxico Sem Cheiro
Iluminação: UVA/B 8.0 25w lâmpada de 75cm ( em relação a iluminação vai depender do réptil que vou escolher).
Aquecimento: ou lâmpada de aquecimento cerâmico os placa de aquecimento ( ja agora podiam aconselhar neste ponto).
Tudo o resto incluindo o que colocar no chão gostaria que me ajuda-sem no que colocar tanto na iguana como no dragão.
obg.
jmangelico
Membro Veterano

sexta fev 08, 2008 1:31 pm

São bastante diferentes os animais que estás a pôr em opção.
Tamanho:
Iguana . 2m
Dragão Barbudo . 60cm
Alimentação:
Iguana . Vegetariana
Dragão Barbudo . Omnívoro
Ambiente:
Iguana . Tropical
Dragão . Desértico
Terrário:
Iguana . Tropical e arborícola
Dragão . Desértico com apenas um ou outro tronco ou uma plataforma

Entre inúmeras outras diferenças que se podem à partida numerar.

Agora quanto ao set up:
Dragão Barbudo
.Medidas do terrário: Estão óptimas para um dragão adulto.
.Material: Uma vez que é um animal desértico, não precisas de um material tão resistente a humidades, podes comprar algo mais barato e mais leve.
.Frente: Ok!
.Verniz: Ok! (Já agora, sobre o que é que vais aplicar o verniz?)
.Iluminação: Uma iluminação 8.0 ou 10.0 é a indicada para o dragão, portanto se é este o proposto, está mais que bem.
.Aquecimento: Para um dragão aconselho lâmpada de cerâmica até porque facilita depois o estabelecimento de um spot térmico.

Tudo o resto, incluindo a questão do substrato está respondido e bem aqui: Informativo: Dragões Barbudos

Iguana
.Medidas do terrário: Estão boas para um terrário temporário, embora, se puderes investir num terrário maior, melhor.
.Frente: Ok!
.Verniz: Ok!
.Iluminação: Sendo um ambiente tropical, para a iguana o ideal seria uma lâmpada de UV's 5.0.
.Aquecimento: Para a iguana não é tão importante haver um spot, é muito mais importante a temperatura ambiente, medida exactamente a meio do terrário, uma vez que passam grande parte do tempo nos troncos. Portanto aqui, a questão da placa de aquecimento na lateral do terrário ou a lâmpada de cerâmica no topo não tem tanta importância (pelo menos num terrário destas medidas), se bem que se utilizares a lâmpada de cerâmica e criares um spot, ela vai servir-se dele.

Quanto ao resto das questões relativas à iguana, deixo quem tem experiência falar.
<p>
</p>
AlienAngel
Membro Júnior

sexta fev 08, 2008 2:09 pm

Antes de + obrigado pelo resposta

Em relação ao verniz eu ja envernizei a caixa por fora, por dentro ainda não envernizei.
Será melhor envernizar por dentro ou esta bem assim???
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”