Guia de alimentação - Dragão Barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

quarta fev 13, 2008 11:38 pm

Ja' vi que andam por ai muitas duvidas acerca de um bom plano de alimentação para um Dragão Barbudo, duvidas essas, algumas ate' da minha parte confesso, por isso resolvi ir me informar melhor e conforme o faço, vou escrevendo este to'pico, adiante:

_____________ , , ________________ , , ___________________

O Dragão Barbudo e' omnívoro, significa que ele precisa de uma dieta balançada de carne e vegetais. Um Dragão Barbudo recentemente nascido vai principalmente comer pequenos insectos. Conforme o seu crescimento, ele vai começar a comer vegetais. A dieta de um dragão juvenile (2 - 4 meses de idade) consiste em aproximadamente 80% de insectos e 20% de verdes.
Dragões jovens devem ser alimentados 2-3 vezes ao dia. Se o dragão não for decentemente alimentado, este ira mordiscar as caudas e as unhas dos companheiros que se encontram no mesmo terrario (se for este o caso).

A fonte de "carne" que o teu dragão pode incluir pinkies (apenas para dragões adultos e insectos como:

* Grilos
* Tene'brios
* Larvas da cera - Ricas em gordura, por isso alimentar apenas casualmente
* Zophopas - De preferência sem cabeça
* Baratas

Os insectos são faceis na digestão para o Dragão Barbudo. Deves "cobrilos" com suplemento de calcio 3 - 5 vezes por semana em adultos, todos os dias em juvenis. Os insectos para alimentação devem ser "gut-loaded", significa que devem ser alimentados com nutrientes ricos em vitaminas antes de serem dados ao dragão. Alimenta os teus insectos para alimentação com alimentos do tipo: Legumes, milho, cenouras, batata doce, couve, bro'culos, espinafres, maçãs, laranjas, cereais e pevides. Tambe'm com alguns produtos comerciais ricos em calcio e vitaminas podem ser usados para "gut-load" nos insectos para alimentação. Os animais devem ser comprados ou capturados (sem qualquer uso de pe'sticidas).

Alimenta o dragão com insectos metendo eles numa pequena taça. Depois de alimentares, verefica que nenhum insecto escapou e foi para a taça de agua do terrario. Podes tambe'm usar uma pedra de alimentação, que permite alimentar o dragão com insectos mas não deixa nenhum escapar ate' tu estares pronto para o dar ao dragão. Para ser mais higienico, alguns donos preferem ter um "terrario" proprio para alimentaçao.

Certeficate que o tamanho do alimento e' proporcional ao tamanho do dragão barbudo. Se for desproporcional, ataques epiléticos e bloqueios intestinais podem ocorrer a dragões recem nascidos e juvenis.

20% da dieta do teu dragão deve consestir principalmente em vegetais verdes. Podes tambe'm incluir outros vegetais. Fruta deve fazer a menor parte da dieta. Ra'la ou corta vegetais e fruta em pequenos bocados e mistura tudo junta para encorajares o teu dragão a comelos todos. Não dês ao dragão apenas os seus favoritos. Segue a lista abaixo se possivel:

Verdes:

* Couve

* Caldo verde

* Salsa

* Trevos

* Sticks de alfafa

* Folhas de dente de leão

* Folhas de beterraba

* Nabiça

* Folhas de Beterraba - Apenas ocasionalmente

* Espinafres - Apenas ocasionalmente

* NUNCA alface

Vegetais:

* Bro'culos

* Okra

* Ervilhas

* Feijão verde

* Pepino

* Squash

* Cenorua ralada

* Batata doce

* Pimentão

* Mistura de vegetais congelados

Frutos:

* Figos

* Kiwi

* Papaia

* Melão

* Maçã

* Tâmaras

* Pêra

* Pessego

* Morangos (com as sementes removidas)

* Uvas

* Tomate

* Banana (com casca)

(Peço desculpas por alguns elementos da lista que estão em inglês, não me recordo da tradução certa, quem souber pode ajudar.)
Última edição por Sadyk em quinta fev 14, 2008 12:03 am, editado 3 vezes no total.
xFrozenx
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:31 pm

quarta fev 13, 2008 11:47 pm

Não percebo nada de dragões apesar de achar um animal muito bonito.
Mas tá grande post... Parabéns!

:wink:
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quarta fev 13, 2008 11:49 pm

Sadyk Escreveu:Verdes:

* Couve

* Caldo verde

* Salsa

* Trevos

* Alfalfa pellets

* Dandelion greens

* Turnip greens

* Mustard greens

* Beet greens - Apenas ocasionalmente

* Espinafres - Apenas ocasionalmente

* NUNCA alface
Alfalfa pellets - sticks de alfafa (alimento seco)
Imagem

Dandelion greens - folhas de dentes de leão (parece rúcula)
Imagem

Turnip greens - folhas de nabo
Imagem

Mustard greens - creio que seja nabiça (corrijam-me se estiver errado)
Imagem

Beet greens - folhas de beterraba (atenção que a beterraba possuí um grande nível de ácido oxalacético, que faz com que o cálcio não se "ligue aos ossos"). e como é de deduzir, as folhas também devem possuir.. é de evitar estas folhas..)
Imagem
Última edição por korbe em quinta fev 14, 2008 12:07 am, editado 3 vezes no total.
korbe
Membro Veterano

quarta fev 13, 2008 11:51 pm

e aproveito para dar separadamente do post anterior os parabéns ao autor do tópico.. muito bom..

gostei do promenor de te dirigires à segunda pessoa.. :P eheh

parabéns novamente..
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

quinta fev 14, 2008 12:04 am

Obrigado pessoal ;).

E obrigado por as traduções korbe ;).

Abraço
korbe
Membro Veterano

quinta fev 14, 2008 12:06 am

acredito que não tinhas paciência depois de juntares e escreves esta informação, mas só bastava ires às imagens do google e vias o resultado.. pelo menos eu faço assim quando me surgem este tipo de coisas..

fica aqui esta sugestão não só para esta, mas também para próximas situações.. ;)
Última edição por korbe em quinta fev 14, 2008 1:41 am, editado 1 vez no total.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta fev 14, 2008 12:30 am

Tas a trabalhar bem, puto! ;)

Tava a fazer falta um topico destes ca ;)
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quinta fev 14, 2008 12:52 am

Sadyk :D
De dia para dia vejo que tens uma capacidade enorme de aprendizagem e responsabilidade apesar da tua idade, sem duvida supreendeste-me pessoalmente e como dono de animais tao bonitos!
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
progressive
Membro Veterano
Registado: domingo jan 13, 2008 3:50 pm

quinta fev 14, 2008 2:52 am

:) a informação é tanta que por vezes é dificil assimilar tudo e surgem sempre duvidas!!... Essa questao de alimentar os dragoes jovens 3 vezes por dia é que é complicada...nem toda a gente tem disponibilidade ....!!! o meu tem que se contentar com uma...!!! hehe
Phuzer
Membro Veterano
Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm

quinta fev 14, 2008 8:12 am

Muito bom.

Os meus parabéns :wink:
<p>David Campos</p>
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta fev 14, 2008 10:00 am

Devem ser dados ocasionalmente(generico para repteis)
alimentos ricos em açucares
" com elevados niveis de proteina , mesmo q vegetal
" com niveis de acido oxalico acima da media
" com fraco racio calcio/fosforo .

Investiga ;)
Obrigado pela partilha de qq forma .
korbe
Membro Veterano

quinta fev 14, 2008 10:42 am

shanebeschen Escreveu:Devem ser dados ocasionalmente(generico para repteis)

Investiga ;)
quando a nível da proteína animal e do racio cálcio/fósforo ainda percebo.. mas até agora todos as food charts disseram para evitar dar alimentos com níveis de ácido oxalacético (não oxalico. isso não existe, amigo.. ;)) acima da média..
chegam mesmo a dizer que não se deve mesmo dar esses tipo de alimentos..
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta fev 14, 2008 1:21 pm

korbe Escreveu:
shanebeschen Escreveu:Devem ser dados ocasionalmente(generico para repteis)

Investiga ;)
quando a nível da proteína animal e do racio cálcio/fósforo ainda percebo.. mas até agora todos as food charts disseram para evitar dar alimentos com níveis de ácido oxalacético (não oxalico. isso não existe, amigo.. ;)) acima da média..
chegam mesmo a dizer que não se deve mesmo dar esses tipo de alimentos..
A minha exposiçao se n sabes interpretar , foi uma contestaçao ao q estava colocado como "habitual" devendo passar a ocasional .
Nao existe o acido oxalico ..desculpa la entao , se tu dizes quem sou eu para contestar .
Enfim ..estao-se a criar atritos desnecessarios e a competitividade pela bicicleta esta a atingir niveis hilariantes .
korbe
Membro Veterano

quinta fev 14, 2008 2:11 pm

oh amigo!!! fora isso.. :? criar atritos com base em que fundamento?! ainda por cima contigo.. calma lá.. lol

eu só expús aquilo que tenho vindo a ler, e fiz-te uma pequena correcção.. tem lá calma.. tenho mais que fazer do que começar a criar competitividade e prestígio pelos meus conhecimentos.. geez :? agora fiquei à toa com esta..
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta fev 14, 2008 2:18 pm

Vá, nao se zanguem, nao vale a pena! Por acaso estava a ser interessante a discussao...

Por um lado, compreendo a posiçao do Korbe, mas, tambem percebo a posiçao do Shane.

Ora vejamos, nos devemos evitar comer chocolate, porque engorda, cria borbulhas (:P) etc,
Mas esta tambem provado que possui caracteristicas anti-depressivas.

Com isto quero dizer, que o facto de dizerem que nao se deve dar determinados alimentos porque contem substancias que (em demasia) sao prejudiciais, nao quer dizer que, ocasionalmente, nao façam muita falta!

"O que é demais é como o que nao chega"
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”