Preciso de conselhos para o meu godzilla

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Zilla
Membro
Registado: quinta fev 21, 2008 10:30 pm
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

quinta fev 21, 2008 11:11 pm

Boas minha boa gente.. andei aqui a ler e vi que mts ate percebem mt disto .

Entao é assim , eu ja a muito tempo q tenho panca por iguanas.. e em janeiro comprei uma .. ele veiu muito pequene.. nao devia ter mais de 5 meses (digo eu, n intendo como se ve as idades delas.. so sei ver se é macho ou nao xD )

Portanto, fui comprando as coisas aos pouquinhos e agora tenho a num terrario com :

1 Metro de altura
1 Metro e 20 centimetros de comprimento
80 Cm de largura..

Portanto é muito grande para ele.. tem um bom tronco la dentro cheio de "subtroncos" lol

Uma pequena pedra de aquecimento (porque ouvi dizer que precisavam de uma para digerir os alimentos..mas tambem ja ouvi dizer q provoca cancro e queimaduras =/ )

Neste momento, o terrario tem terra natural.. dali do quintal, ate porque a terra mantem humidade dentro do terrario e assim mantem aquilo sempre humido, mas mesmo assim borrifo o terrario mais de duas vezes por dia..

Tem um recipiente com agua(supostamente para ela beber, caso ela beba agua, porque eu nunca vi , mas n custa nada la ter)
Um com comida, normalmente ponho mta alface porque é o que ela mais come.

E tem duas lampadas de 60 Wts daquelas da philips..

Elas na caixa nao diziam caracteristicas, mas tinha o desenho dum sol na caixa, e o gajo das lampadas do continente disse q eram de luz solar.. eu perguntei se tinham UVA e ele disse que deveria ter uma vez q era luz solar..
Agora n sei se é msm luz solar por ter Ultra violetas ou se é luz solar por ser luz branca. elas por fora tem uma pelicula azul .. eu tive uma msm com raios UVA so q o meu irmao lembrou se e borrifou para a lampada sem querer e todos sabem o que acontece.. agua em vidro fininho e a ferver.....

Outra coisa que me preocupa é o facto de eu ja o ter a 2 meses praticamente e ainda nao se ter habituado a mim.. tento lhe dar a comida a boca, para ver se ele ve que nao lhe faço mal, mas ele foge, levanta a terra toda por correr, e "enche o papo" e fica a olhar para mim de longe..lol

ou entao quando vou a pegar nele e ele ve que esta num canto.. começa a mandar me umas "solhas" com o rabo..lol, que mesmo ainda sendo novinha ja magoa pq o rabo é mt fininho..

As lampadas eu a noite desligo as (+/- 00:00h) porque como o terrario é em madeira, a madeira mantem o calor e eu acordo cedo sempre e ligo por volta das 8h da manha.

Comida dou lhe 1x apenas por dia... um penico de alface(que como ja disse é do que ele mais come .. aparentemente gosta mt.. ja lhe dei maça, kiwi, grelos, couve nao gostou pq n comeu , cenoura que passado uns tempos deixou de comer) nao lhe tenho dado mt mais q alface pq do tempo.. mas vou me dedicar mais a ele e ver se lhe começo tambem a dar tudo isso de novo e mais bananinha que ouvi q tb come..

Digam me o que estou a fazer mal pq provavelmente estou ..ajudem me a mante-lo vivinho porque acho o mesmo lindo e quero ver como ficara em adulto.. nao quero que os 140 € que gastei com ele tenham sido em vao tambem :(
Subretudo porque é de uma vida que falo :)

Digam dicas para o terrario, e como fazer para ele perceber que eu sou amigo dele.. ele ve que sou eu q lhe dou comida.. e ate pus o terrario ao lado do pc por passar algum tempo aqui .. e assim ele habitua-se supostamente..

Amanha coloco fotos pq so acabei o terrario hoje.. :wink:
SamMoreira
Membro Júnior
Registado: sexta ago 17, 2007 11:53 pm

quinta fev 21, 2008 11:19 pm

:o vais levar nas orelhas :twisted: :P
saravasco
Membro Veterano
Registado: sexta out 19, 2007 10:51 pm

quinta fev 21, 2008 11:24 pm

SamMoreira Escreveu::o vais levar nas orelhas :twisted: :P
acho que concordo :twisted: :twisted:

Zilla, coisas que tens mal são muitas, e no entanto eu não sei muito sobre iguanas! De qualquer maneira deixo te aqui um link útil, de uma conversa iniciada há apenas 2 dias, e que contêm muitas respostas as tuas perguntas.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 62&start=0

lê bem esse tópico que vai te esclarecer certas coisas, e no fim o que ainda tiveres duvida pergunta :wink:
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

quinta fev 21, 2008 11:31 pm

Olá,
Certamente virão os "experts" na matéria dar-t as dicas... Mas desde já te vou dizer erros que detectei...

Em relação á lampada, tens de adquirir uma lampada UVB... As que tens ai quase de certeza nao ajudam à sintese de calcio na iguana... Vais a uma loja de animais e com certeza arranjas lampadas UVB... Até tens váriaslojas de animais online onde podes encomendar...

Que aquecimento tens no terrário? Só a pedra? Tira a pedra imediatamente e vai comprar uma lampada de ceramica... Também tinha uma pedra na minha iguana mas após ter visto os topicos sobre isso foi logo fora!!!

Em relação á terra penso que também deve ir fora... Ainda mais se a iguana é mesmo novinha e a terra do jardim!! Existe risco de ela a ingerir o que lhe vai causar problemas!! O aconselhado nessa idade é a usares papel de cozinha, uma vez que é mais facil de limpar tornando-se mais higiénico...

Em relação á alimentação... Acaba com a alface... nao tem qualquer valor nutricional (ou praticamente nenhum), logo apenas lhe tas a encher a pança, porque nutrientes e vitaminas nada...
Quase de certeza que se lhe deres feijão verde e folhas de couve ela vai gostar... Tens de a habituar a comer aquilo que é bom para ela.

Isto foi o que achei... Corrijam-me se estou errado!!
Certamente receberás ajuda de quem percebe mesmo muito bem destes nossos amigos!!

Posta ai umas fotos do terrário e do animal para observar-mos como está!
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

quinta fev 21, 2008 11:34 pm

olha, faz-nos um favor e lê atentamente o tópico:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 62&start=0

mas tb te digo já que vais lear nas orelhas...
digo-te pelo menos duas coisas mt mal:
Essas lâmpadas de todo são suficientes. Lá UVA dão, mas o UVB que é estritamente necessário para a síntese de D3 e fixação de cálcio é que é realmente muito importante. Encontras nas lojas de animais, mas acima de tudo Informa-te .
Atira já essa rocha para a rua que não faz bem a ninguém mt menos à iguana.

Depois.. informa-te bem sobre a alimentação, mas não me parece que basear-lhe a alimentação em alface seja boa ideia, mas vou aguardar que alguém te fale melhor sobre o assunto.

quanto a ela ser agressiva, acho que tens mesmo de lhe pegar e deixares k ela te de tantas chicotadas quanto as que ela quiser até que perceba que quem manda és tu.

E ja agora... por não te teres informado rigorosamente nada sobre o animal, ainda para mais sem ser antes de o comprar, mereces as chicotadas.
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quinta fev 21, 2008 11:38 pm

desculpa que te diga, mas tens tudo mal.. lol (se bem que não tem piada nenhuma).

o terrário não é de todo mau, mas não nada apropriado para uma iguana com essa idade. estes animais tendem a stressar bastante quando se encontram em espaços muito abertos.

quanto ao substracto, aviso-te para o retirares imediato, pois pode haver um grande risco do animal ingeri-lo sem querer, fazendo com que ele tenha grandes probabilidades de ter uma impactação nos intestinos. deves substituí-lo por papel de cozinha e jornal (atenção que as tintas de alguns jornais podem libertar gases tóxicos).

a pedra de aquecimento, ao contrário do que te possam ter dito ou teres lido, não provoca cancro no animal nem o ajuda a digerir melhor as coisas. trás, sim, grandes probabilidades da resistência que se encontra no interior da pedra se avariar, o que pode provocar queimaduras graves e até mesmo a morte do animal. e também lembra-te que as iguanas são animais arborícolas, não terrestres. o calor que elas recebem vem do cima das árvores. deves retirá-la de imediato.

quando ao borrifar, o animal deve ter sempre uma percentagem de entre 70% a 80% de condensação no ar. deves adquirir um higrómetro para te ajudar a controlar a húmidade.

quanto a aquecimento, o que te aconselho é a dirigires-te a uma loja de animais e compras uma lampada de cerâmica de 100W, ligada a um termoestato. as temperaturas diárias devem variar entre os 30º e os 32º, e durante a noite entre os 26º/27º.

quanto à iluminação, deves comprar numa loja de animais uma lâmpada UVB de radiação 8.0, e deves montá-la perto da zona onde o animal costuma estar mais tempo, a uma distância máxima de 30 cm's do mesmo.

quanto à habituação a ti, passo a citar uma coisa que escrevi à uns tempos sobre a melhor forma de te apróximares duma iguana, e quanto à sua habituação à tua presença:
korbe Escreveu:outro conselho que te posso dar, após essa primeira semana, começa por tentar afeiçoar a tua figura com comida. ou seja, dá-lhe tu de comer à mão de vez em quando, de maneira a que ele não se habitue só a comer da tua mão, mas sempre com cuidado, pois ela/e pode sentir-se ameaçado com a tua presença. aconselho-te vivamente nesta altura a manusear-la/o com algum tipo de protecção, como luvas e uma camisola. tenta habitua-la ao manusemento e à tua presença.. apesar de ter a minha à 3 anos, e de estar habituado à presença humana, sempre que alguém aproxima a sua mão por cima da cabeça, o meu rapaz fica logo nervoso. o truque é "abordá-lo" sempre de maneira a que ele te veja. ou seja, nunca lhe estiques uma mão quando ele está de costas e encara-o sempre de frente. caso ele comece a sentir ameaçado, aproxima a mão devagar. o ponto frucal é ele habituar-se a ser mexido e tocado.
quanto à alimentação, está completamente errada. a alface não ajuda em nada o animal. muito pelo contrário, só o prejudica. consulta esta lista de alimentos: http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm . caso tenhas alguma dúvida relativamente à mesma, expõe-na aqui. lembra-te que quanto mais variadas forem as saladas, mais saudável será o teu animal.

boa sorte..
xFrozenx
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:31 pm

quinta fev 21, 2008 11:52 pm

Como já disseram, lê bem esse tópico...

Pedra de aquecimento, deita isso fora, lampadas, esquece, terra DO JARDIM????? esquece, parasitas e talvez doenças é o que te trará ao animal... Vou-te já adiantar o que erás de comprar:

1-Lampada de ceramica 100W min(fazer o aquecimento)
1-Termoestato (Para regular a temperatura e não aquecer de mais o terrario)
1-lampada UVB
1-Hydrometro
1-Termometro
1- regulador de ciclos de corrente para a lampada 12h|12h
1-rolo de papel de cozinha

E urgentemente de muita informação...
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

sexta fev 22, 2008 12:00 am

Acrescento só que o fotoperíodo está também incorrecto. Ajusta isso para 12 horas de dia e 12 de noite.
<p>
</p>
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

sexta fev 22, 2008 12:13 am

jmangelico Escreveu:Acrescento só que o fotoperíodo está também incorrecto. Ajusta isso para 12 horas de dia e 12 de noite.
12 horas de dia e 12 horas de noite na altura do Verão, e 14 horas de dia e 10 de noite no Inverno.. ;)
Zilla
Membro
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

sexta fev 22, 2008 12:38 pm

Portanto, vou ja hoje tirar a terra, e por os ditos papeis de cozinha...
Estava a pensar em folhas de papel... de impressora.. das brancas.. tambem da?

Quanto ao terrario , ela parece gostar dele pois esta sempre pendurada no ramo =D

A pedra, sim vou tira-la de imediato e vou troca-la por uma lampada UVB e a UVA vou ter de a comprar assim q poder..

Mas a UVB tem de estar ligada de dia ou de noite?

Quanto a alimentaçao, vou altera-la desde hoje, e começar a dar lhe couvinha e frutas etc =D vou ja começar hoje a tentar lhe dar comida da minha mao. .

Obrigado a todos pelas vossas ajudas... Fogo .. tanta coisa errada.. o q me tinham dito tava quase tudo mal.. Malditos vendedores de lojas de animais reles.. q nos enganam a farta.. :evil: :evil: :evil:

Aqui estao umas fotos dele.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Última edição por Zilla em sexta fev 22, 2008 1:22 pm, editado 1 vez no total.
Taelife
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 12:43 pm

A UVB compra uma que seja tubular, 8.0 e aquilo manda luz que se farta, por isso regula por ela o poríodo diurno de 12 horas. Tens 12 ligadas e 12 desligadas ;)
Zilla
Membro

sexta fev 22, 2008 1:24 pm

Ou seja nao tem mal q seja ligada de noite ou de dia.. as UVB nao sao as que dao luz escura? ou isso n tem nada a ver? xD

Ja estou a tirar a terra e a por folhas A3 no fundo.. eu pus terra porque pensei q ele se sentiria melhor com o seu canto mais "natural"..

Que toto.. lol

É verdade.. aquele site ta todo em ingles.. =| legums nao percebo os nomes.. percebi q tinha la pao de forma... elas comem isso ? tem q ser pedacinhos muito pequenos nao é?? de pao e de tudo .. tem q ser tudo mt pequenino ne?
Taelife
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 1:41 pm

eu da alimentação n percebo nada mm..

e não, as UVB não mandam luz escura, mandam uma luz até bastante clara e mt forte!

precisas de uma coisa assim: http://www.cowtownonline.com/3411873?PA ... temID=4574

tipo... tás a ver aquelas lampadas tubulares mt grandes k as escolas têm no tecto das salas? é desse estilo, so que têm um fabrico especial que lhes permitem ter um espectro lumisos comparável ao que o sol emana..
Não tentes comprar no continente :p vai a uma loja d animais d jeito k todas têm.

manda luz m n manda calor. Poe-na de forma a k teja no maximo a 30 cm da iguana, mas k no entanto esta n consiga trepar para cima dela ;)
Zilla
Membro

sexta fev 22, 2008 1:55 pm

O terrario que ela esta ja esta em cima nas fotos.. ela onde costuma estar , nos galhos, esta precisamente a 30 cm das lampadas.. =D

Sera que alguem sabe me dizer os preços dessas lampadas de ceramica? e dos termoestatos é q o meu pai ja gastou cerca de 60 euros com ela.. e nao lhe posso pedir mais nada.. vou ter de me desenrascar e comprar eu :roll:

Quanto a abordagem dele, que faço mexo lhe quando tiver nos galhos ? lentamente, sem movimentos bruscos e de forma a que ele veja o que estou a fazer nao é? hj ja lhe fiz umas festinhas nas patas da frente e na barriga ao de leve, e ele nao me fugiu .. ficou um bocado stressado a ver o q tava a fazer, mas nao me fugiu para baixo, acho q ja é bom nao ? =D

Essas lampadas eu ja as vi no norteshoping a venda.. é uma dessas so q de 100 W é? e ja trazem os casquilhos essas lampadas tubulares? vou ver se me mexo hoje e vou dar uma volta para ver se compro ja uma lampada UVA ou UVB.. qual me aconselham para comprar primeiro?
Taelife
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 2:04 pm

naaaaaao!

eh pa.. k grande confusão!
Olha, tu tens de ter pelo menos 2 lâmpadas, certo?
Uma é tubular com UVB
A outra é de aquecimento, esta tem de ter 100W e estar metida num casquilho de cerâmica ;)

A tubular UVB 8.0 deve rondar os 30 euros.
A de aquecimento 100W deve andar por volta dos 20

O termostato n sei pk tb tenho de comprar um e ainda ando a ver, mas conta a andar praí nos 40 euros..

por isso, mais uma vez te digo, foste bem enganada na loja :p e agora quem anda a sofrer é a iguana...

quanto à aproximação à bicha, n te sei dizer.. aguarda um bocadito
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”