Dúvida - Termostato

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

segunda mar 10, 2008 2:58 pm

Hey pessoal,

preciso de comprar um termostato, no entanto estou na dúvida entre dois, por tal venho aqui perguntar se algum de vós usa algum destes; caso não usem, gostaria de saber então qual o que consideram melhor.

http://www.saidacasca.com/paginatipo41. ... 219&idpai=

http://www.marinedepot.com/ps_AquariumP ... ature.html

merciii!
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

segunda mar 10, 2008 3:12 pm

Hydor Hydroset Electronic Thermostat (Temperature) Controller:
Quanto a este, já expressei a minha opinião. Sou um pouco céptico quanto a isto de 'funcionar em qualquer meio', acho que a precisão deve ser em algum ponto sacrificada. No entanto acredito que não seja nada de especial.

Termóstato Digital SaiDaCasca:
Parece-me um pouco caro visto que ainda é grandote, se calhar, por este preço consegues algo que mais facilmente enquadras e encaixas na construção do terrário.

Mas até os usar, não posso dar muito mais dicas, nem opiniões bem fundamentadas.
<p>
</p>
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

segunda mar 10, 2008 3:17 pm

jmangelico Escreveu:Hydor Hydroset Electronic Thermostat (Temperature) Controller:
Quanto a este, já expressei a minha opinião. Sou um pouco céptico quanto a isto de 'funcionar em qualquer meio', acho que a precisão deve ser em algum ponto sacrificada. No entanto acredito que não seja nada de especial.
por acaso tenho um destes, mas a versão sem visor, que futuramente irei utilizá-lo na minha próxima aquisição.. depois posso dar-te uma palavra relativamente a ele, Taelife.
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

segunda mar 10, 2008 3:26 pm

0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
antoliveira2
Membro
Registado: quarta mai 02, 2007 5:11 pm

segunda mar 10, 2008 5:38 pm

http://www.leiritronica.pt/electronica/ ... s_id=12155

http://www.leiritronica.pt/electronica/ ... s_id=12156[/quote]

Estes têm uma precisão aceitável ?

Alguém sabe onde encontrar um que aceite pelo menos dois programas em memória?
PedroM10
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 5:40 pm

eu utilizo um do genero, e sim, se forem utilizados correctamente, têm uma precisão muito bom, acho que pela qualidade e pelo preço são uma das melhores opções do mercado. Só tem o problema de serem manuais...
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
antoliveira2
Membro
Registado: quarta mai 02, 2007 5:11 pm

segunda mar 10, 2008 5:48 pm

http://www.saidacasca.com/paginatipo41. ... 219&idpai=

Mas este modelo pelo que percebi também é manual, ou seja apenas permite a escolha de uma temperatura. De qq modo onde vivo arranjo-o a 30€ e sendo assim já me parece uma boa opção pois são bastante sensíveis
PedroM10
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 5:56 pm

Esse não sei, mas penso que sim, será também ele manual, a unica diferença será o facto de ser digital e muito mais caro, pois precisão deve ser do mesmo genero.

O que falas-te de programas de memória penso que são os cronotermostatos, com esses regulas uma temperatura para uma hora do dia e outra temperatura por exemplo para a noite..
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

segunda mar 10, 2008 8:21 pm

Eu tenho um igual ao do SaiDaCasca com a diferença que custou menos 40€. É muito preciso na medição, o que nao tem necessariamente vantagem alguma em terrariofilia.

O da leiritronica é bastante funcional e práctico, preciso qb e fiável.

O primeiro, nao é grande tanto quando foi dito (tem menos de metade do tamanho dos da leiritronica) e é facilmente enquadrado na construção de um terrario, ficando mais bonito até que os restantes mostrados, pois esse é proprio para embutir em vitrines, arcas, etc e com algum engenho coloca-mos o termoestato de modo a ver-mos apenas o visor que indica constantemente a temperatura da sonda.

O da leiritronica é mecânico, o que quer dizer que para seleccionar-mos a temperatura é so rodar a rodita em cima, enquanto que o digital do SaiDaCasca é mais complicado de alterar a temp. porque tem tipo umas "mãnhas" para programar aquilo (tem de se meter um codigo, depois alterar a temp. superior, alterar a temp inferior e por fim memorizar o novo programa) o que dá MUITO mais trabalho que o primeiro.

Os termoestatos que tem um programa de temperaturas e fazem automaticamente a alteração da temperatura chamam-se cronotermoestatos, como já foi dito, sao mais praticos e mais caros (ou não, dependendo de onde compramos um e outro).
Acho que vi uma indicaçao de venda no topico de "ofertas interessantes" ou nao-sei-que criado pelo gezzmo.
Taelife
Membro Veterano

sexta abr 04, 2008 4:50 pm

ok, segui as vossas indicações e decidi-me a ficar por um termostato prodigy, da leiritronica.

Agora.. surgiu-me uma questão tão simples mas devido à minha falta de experiencia com circuitos cria-me uma dúvida, como é que o ponho a funcionar?

aqui estão as fotos para que me possam ajudar:

Imagem

Imagem

[P1] Common
[1] Open on temp. rise
[2] Close on temp. rise
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

sexta abr 04, 2008 5:02 pm

Eu tenho algumas sondas de cobre mas aquilo(cobre) manda um cheirinho no calor q n me parece mt aceitavel ,apesar de precisas .
P_R
Membro Veterano

sexta abr 04, 2008 7:51 pm

Ligas um fio no comum e outro no nº 1 (open on temp rise).

Tem MUITO cuidado ao desenrolar o fio da sonda (ja estou a ver isso tudo emaranhado). Se partes isso (muito facil) deitas o termoestato ao lixo! ;)
Taelife
Membro Veterano

sexta abr 04, 2008 8:16 pm

então.. no cabo que vai para as luzes ligo um fio ao comum e o outro ao comum, e depois no cabo de alimentação o termostato ligo um também ao comum e o outro ao 2?

então pela logica o termostato está estupido.. então se eu quero que ele me apague a lâmpada quando a temperatura atingir os 32 graus, deveria ligar o cabo a uma coisa que dissesse para desligar quando a temperatura subisse, logo, close on temperature rise, não?

por outro lado fico sem a minima ideia de onde ligar a alimentação do próprio termostato.

isto é assim um bocadinho para o parvo..
P_R
Membro Veterano

sexta abr 04, 2008 9:48 pm

Open quer dizer que "abre" o circuito, logo, deixa de passar corrente, percebes-te?

Um circuito esta fechado quando ha corrente. Quando está aberto deixa de haver corrente.

Um circuito aberto:
Imagem

Quanto ás ligaçoes. Saem dois fio da lampada certo?

Um deles, liga directamente na tomada da corrente electrica.
Outro cortas e mandas uma ponta da lampada ao termoestato e ligas no comum, por exemplo. A outra ponta, vai do ponto 1 do termoestato até á corrente electrica.

Entendes-te!

Este termoestato é mecanico, por isso nao percisa de alimentação propria de corrente! ;)

Isso nao esta estupido nada! O material tem sempre razão! ;) :P
Taelife
Membro Veterano

sábado abr 05, 2008 2:00 am

mas então.. tenho outra dúvida, eu pretendia ligar a esse termostato não uma lâmpada mas uma extensão com 2 entradas, e a extensão apenas tem 2 fios para a corrente.

isto porque eu queria ligar uma temporizador a cada tomada de forma a definir que durante o dia, seria uma a lampada que estava ligada (spot light) e durante a noite, essa não tinha corrente, e teria corrente uma de cerâmica de 60 watts, pk nao manda luz alguma.

assim.. não sei como fazer porque só tenho 1 fio. eu vi pelo post do velliki:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=45
o que é que ele fez, mas não tive a certeza.

mas.. fazendo as coisas nesta situação, corrijam-me se estiver incorrecto, corto o fio da extensão, em cada ponta descarno ate ter os 2 fios de cada lado.
na ponta que está ligada mesmo à extensão, ligo 1 fio ao [1] e o outro ligo-o com um fio do lado que vai ligar à corrente; o fio que resta, de ligar à corrente, ligo ao common, isolo tudo e fecho.

assim está correcto? porque mantenho sempre a alimentação, no entanto, o termostato ao 'abrir' a corrente num dos fios, não há corrente suficiente para alimentar a lampada, né?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”