ola!! Ajuda com ra bombina
Moderador: mcerqueira
Bom dia, gostaria de saber se me poderiam ajudar com a minha ra bombina. Todas as informaçoes que consegui arranjar sao muito poucas, ,e nao sei muito bem como é que ela come, quais as condiçoes do terrario etc.
Atenciosamente,
Alexandra Pinto
Atenciosamente,
Alexandra Pinto
boas
devias ter informado primeiro,só depois aduirir o animal...
nao pesco nada sobre rãs...mas sei que tens que ter um aquaterrario com agua aquecida...depois naosei se tens ue ter luz uv se nao...mas espera que venh o JPMF te explicar as coisas todas direitinhas
devias ter informado primeiro,só depois aduirir o animal...
nao pesco nada sobre rãs...mas sei que tens que ter um aquaterrario com agua aquecida...depois naosei se tens ue ter luz uv se nao...mas espera que venh o JPMF te explicar as coisas todas direitinhas

<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm
http://www.pollywog.co.uk/orientalfbtcaresheet.html
...para além deste link pesquisa no google por: bombina orientalis ou bombina orientalis care sheet.

...para além deste link pesquisa no google por: bombina orientalis ou bombina orientalis care sheet.
<p>David Campos</p>
eu tbm nao percebo muito de rãs mas posso-te dizer que só comem comida viva (ou que se mova de forma muito natural), agua aquecida??
nunca!!! deve estar entre os 0º e 15º....., deves proporcionar ilhas flutuantes para poderem descansar!!
deves manter um ph neutro (7.0) (quanto melhor mantiveres o estado da agua melhor a tua ra vive)..
de resto nao precisas de muito mais coisas, ahh e verdade tens de ter atencao a altura da agua, seria bom de pelo menus de 15 cm....se quiseres por plantas vivas no aquaterrario podes utlizar elódia, musgo de java.... nas terrestres podes utilizar trepadeira (cuidado crexe muito), orquidea....
deves proporcionar 1 esconderijo pelo menus....
na alimentacao ela comem grilos pequenissimos denominados micro-grilos, e tbm comem minhocas vermelhas...
quanto a luz uv, so precisas se tiveres plantas vivas no terrario das bombinas...
deves esperar pelas pessoas mais dentro do assunto..
nunca!!! deve estar entre os 0º e 15º....., deves proporcionar ilhas flutuantes para poderem descansar!!
deves manter um ph neutro (7.0) (quanto melhor mantiveres o estado da agua melhor a tua ra vive)..
de resto nao precisas de muito mais coisas, ahh e verdade tens de ter atencao a altura da agua, seria bom de pelo menus de 15 cm....se quiseres por plantas vivas no aquaterrario podes utlizar elódia, musgo de java.... nas terrestres podes utilizar trepadeira (cuidado crexe muito), orquidea....
deves proporcionar 1 esconderijo pelo menus....
na alimentacao ela comem grilos pequenissimos denominados micro-grilos, e tbm comem minhocas vermelhas...
quanto a luz uv, so precisas se tiveres plantas vivas no terrario das bombinas...
deves esperar pelas pessoas mais dentro do assunto..
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Olá Xana20
de facto as Bombinas só comem comida viva, mas ao contrario do que já foi dito comem perfeitamente animais maiores e inclusivamente grilos adultos.
Grilos, tenebrios, baratas, larvas do mel, etc, mas deves oferecer uma alimentação o mais variado possível, pois uma alimentação baseada em tenebrio engorda os animais absurdamente.
Quanto à temperatura é conveniente que a mesma não suba acima dos 25º, pois as rãs não toleram temperaturas muito altas.
Deves mantê-las num aquaterrario que tenha uma boa parte de água, tipo 1/3 de parte seca e 2/3 de água, pois as bombinas gostam muito de nadar e andarem dentro de água, vindo à parte seca quase só para se alimentarem.
Quanto à iluminação, vais necessitar de uma lâmpada com emissão de UV's para que as rãs possam absorver o calcio e deves dar suplemento de calcio aí umas 2 vezes por semana.
As bombinas são animais de colonia, pelo que devem estar sempre 2 ou 3 no mínimo.
São animais extraordinários, uma excelente escolha para quem se quer iniciar no mundo dos anfíbios.
Só mais uma coisa. Rãs/sapos e outros anfíbios, não são répteis. estes poste deverão ser colocados na parte dos exóticos.
P.S. - Existe um fórum em português só sobre anfíbios. Basta perguntar ou pesquisar no google. Para quê dar caresheets em inglês se as há em português????
de facto as Bombinas só comem comida viva, mas ao contrario do que já foi dito comem perfeitamente animais maiores e inclusivamente grilos adultos.
Grilos, tenebrios, baratas, larvas do mel, etc, mas deves oferecer uma alimentação o mais variado possível, pois uma alimentação baseada em tenebrio engorda os animais absurdamente.
Quanto à temperatura é conveniente que a mesma não suba acima dos 25º, pois as rãs não toleram temperaturas muito altas.
Deves mantê-las num aquaterrario que tenha uma boa parte de água, tipo 1/3 de parte seca e 2/3 de água, pois as bombinas gostam muito de nadar e andarem dentro de água, vindo à parte seca quase só para se alimentarem.
Quanto à iluminação, vais necessitar de uma lâmpada com emissão de UV's para que as rãs possam absorver o calcio e deves dar suplemento de calcio aí umas 2 vezes por semana.
As bombinas são animais de colonia, pelo que devem estar sempre 2 ou 3 no mínimo.
São animais extraordinários, uma excelente escolha para quem se quer iniciar no mundo dos anfíbios.
Só mais uma coisa. Rãs/sapos e outros anfíbios, não são répteis. estes poste deverão ser colocados na parte dos exóticos.
P.S. - Existe um fórum em português só sobre anfíbios. Basta perguntar ou pesquisar no google. Para quê dar caresheets em inglês se as há em português????
-
- Membro Veterano
- Contacto:
É na boa...Silente Escreveu:quanto a alimentacao enganei.-me peco desculpa como sempre as vi pequeninas pensei que so comessem coisas pequeninas....
thanks jpmf pela correcao.
Devias era ver as rãs a comer larvas quase tão grandes como elas.
É um engano pensar que as rãs lá por serem pequenas só comem coisas pequenas...
Há algumas que sim, caso das Dendrobates, mas rãscomo as bombinas não. Podem e conseguem comer tenebrios quase do tamanho delas.
pois, tou a ver que sim, e que estava mesmo convencido..por isso e que nao disse tenebrios, pois tenebrios sao bem grandes quase do tamanho delas (se forem bons tenebrios) e elas a comerem aquilo, nem um grilo adulto, mas pelos vistos enganei.me...tem e que um grande estomago essa e que essa...!!
Ja fui a varias lojas de animais aqui no porto e muitas delas nem sabiam o que era uma ra bombina, pensavam que eu a tinha apanhado emqualquer lado.
Na loja onde a comprei deram-me muitas informaçoes, montaram-me la o terrario e tudo mas nao disseram que era preciso luz nem muitos menos que era melhor viverem mais que uma.
Tou-lhe a dar larvas e grilos mas ela nao tem comido.
E de noite deixei-lhe o terrario um bocadinho aberto porque tava ressoado e ela escapou por la ainda andou a passear um tempinho.
Na loja onde a comprei deram-me muitas informaçoes, montaram-me la o terrario e tudo mas nao disseram que era preciso luz nem muitos menos que era melhor viverem mais que uma.
E de noite deixei-lhe o terrario um bocadinho aberto porque tava ressoado e ela escapou por la ainda andou a passear um tempinho.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Pois. Qualquer anfíbio, é mestre em escapadelas e as bombinas não são excepção.xana20 Escreveu:Ja fui a varias lojas de animais aqui no porto e muitas delas nem sabiam o que era uma ra bombina, pensavam que eu a tinha apanhado emqualquer lado.
Continuo sem saber como tens o aquaterrario montado. podes por umas fotos ou fazeres uma descrição?
Há quanto tempo tens a rã em casa? É normal nos primeiros dias não comerem logo, pois entram em stress, devido à mudança de ambiente.
Dá-lhe tempo e arranja-lhe companhia.
A que temperatura tens a água? Ela está dentro ou fora de água e tás a dar-lhe de comer onde? Na parte seca ou na água?
Desculpa lá o inquérito, mas só assim poderei tentar ajudar-te.
o meu terrario tem metade com pedrinhas e tem uma arvora artificial onde ela gosta muito de estar e onde acabou por ter a ajuda dessa arvore para escapar. e depois tem o resto com para ai 5cm de agua.
em relaçao á comida ela tenta ferrar e nao consegue, acabam por escapar.
ainda é um terrario muito primitivo é a primeira vez que tenho algo do genero.
ja tive ratinhos e passaros e agora tenh peixinhos mas nd q s parece cm isto.
em relaçao á comida ela tenta ferrar e nao consegue, acabam por escapar.
ainda é um terrario muito primitivo é a primeira vez que tenho algo do genero.
ja tive ratinhos e passaros e agora tenh peixinhos mas nd q s parece cm isto.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Se só a tens desde ontem é normal que ela ainda não coma, agora o "tentar ferrar" é que eu acho estranho.
Normalmente acertam sempre, mas para teres a certeza que come, podes sempre dar-lhe de comer à pinça (eu dou aos meus tritões).
Essa descrição do setup é um pouco "estranha"...
Consegues por umas fotos?
Normalmente acertam sempre, mas para teres a certeza que come, podes sempre dar-lhe de comer à pinça (eu dou aos meus tritões).
Essa descrição do setup é um pouco "estranha"...
Consegues por umas fotos?