A minha iguana trabalha po bronze..

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Zilla
Membro
Registado: quinta fev 21, 2008 10:30 pm
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

terça mar 18, 2008 10:46 pm

Bem ca estou eu mais uma vez a tentar perceber comportamentos coporais da minha iguana.
Hoje ao olhar para a iguana ao final da tarde, vi que a minha iguana , de estar a receber os UVB da lampada , estava com as escamas super escuras e brilhantes..
E na barriga com umas riscas verdes clarinhas.. suponho que seja os efeitos dos UVB e que seja natural isto acontecer, no entanto gostava que me dissessem se estou certo.
Ja desliguei a lampada de um lado e deixei a de UVA para manter a temp..
Esta nao afecta pq tem uma luz fraca e ela ate se escondeu atras das folhas de plastico.. onde ela se colocou é completamente escuro. É tipo luz da lua(mas se acham que devo desligar, digam )

Mas o que interessa agora é o bronze :P
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

terça mar 18, 2008 10:49 pm

boas

zilla,elas curtem,até lhe podes dar mesmo é banhos de sol... :wink:
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Zilla
Membro
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

terça mar 18, 2008 10:53 pm

johnnyodc Escreveu:boas

zilla,elas curtem,até lhe podes dar mesmo é banhos de sol... :wink:
Sim eu tambem ja tive uns dias com ela ao sol e é tal e qual.. ganha o msm bronze.. ultimamente nao da pq ca para o porto tem estado mau tempo =\ e ta mais quentinho no terrario =P vou tirar uma foto ao terrario para verem onde esta ela agora a nanar e a luz q a lampada transmite.. a ver se devo desligar ou nao

Editado: Imagem

Esta primeira é da claridade exacta que esta no terrario com a lampada.
(mal desliguei a de Uvb ela procurou logo cama pa dormir)

Imagem

Esta é de onde ela esta.. Tive de por a camara a aproveitar toda a luz para ajudar a ver.. Va la .. Procurem o Holly :twisted:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta mar 19, 2008 4:39 am

Luz durante a noite stressa, não as deixa descansar ;) a não ser a night glo, mas se é para manter temperatura durante a noite deverias pensar em comprar um lampada de ceramica protegida por uma aramçao em rede para ela nao se queimar.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Zilla
Membro

quarta mar 19, 2008 7:48 am

Native Escreveu:Luz durante a noite stressa, não as deixa descansar ;) a não ser a night glo, mas se é para manter temperatura durante a noite deverias pensar em comprar um lampada de ceramica protegida por uma aramçao em rede para ela nao se queimar.
Tipo.. ela fica sempre desligada porque tenho um aquecedor com termoestato a mandar calor e a tempratura nunca baixa dos 25º á noite.. Ficou ontem so mesmo a experiencia, mas se o dizes nao fica mais. 8)

Ah e aquio q me tinhas dito, q ela provavelmente iria para perto da lampada UVA porque transmite mais calor e tal do q a UVB , fiz a experiencia agora mesmo, liguei as duas.. ela estava no meio mesmo e foi direitinha para frente da UVB =)

Obrigadinho
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quarta mar 19, 2008 9:09 am

Já te disse num outro tópico, uma das lampadas que tens, senão até as duas, emitem ambas UVA e UVB. Se leres as embalagens das lampadas consegues ver isso mesmo..

:wink:
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
Zilla
Membro

quarta mar 19, 2008 5:36 pm

PedroM10 Escreveu:Já te disse num outro tópico, uma das lampadas que tens, senão até as duas, emitem ambas UVA e UVB. Se leres as embalagens das lampadas consegues ver isso mesmo..

:wink:
Sim eu sei que uma delas emite UVB e UVA e a outra so emite UVA..
Eu li a embalagem, e como resposta ao que um dos membros me disse que se calhar nao sabia q uma iguana precisava tambem de UVA, eu disse que a minha lampada de UVB tambem transmitia UVA(e nao so a minha como a grande parte de lampadas UVB ...)..
comprei a de UVA porque deve emitir mais UVA que a de UVB, e ao mesmo tempo manda calor po terrario tambem .. Mesmo que nao emita mais UVA que a de UVB, ajuda a manter temperatura juntamente com o aquecedor q tenho encostado ao terrario..
PedroM10
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 5:41 pm

Hás-de me mandar uma pm com essa tal lampada só de UVA que eu desconheço...
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
Zilla
Membro

quarta mar 19, 2008 6:08 pm

PedroM10 Escreveu:Hás-de me mandar uma pm com essa tal lampada só de UVA que eu desconheço...
Imagem

Imagem

Nao sei se é lampada de UVA , mas como na caixa diz que emite UVA, deduzo que seja uma lampada UVA..
PedroM10
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 6:35 pm

De facto parece que só emite UVA, desconhecia.

No entanto continuo com duvidas, pois acho estranho a lampada só emitir UVA. Na embalagem tem o gráfico de emissões?

Ps:

Directamente tirado do catálogo da Exoterra
Imagem

De facto essa lampada só emite UVA, mas as quantidades são muito poucas. O melhomesmo é utiliza-la juntamente com uma lampada de maior emissão (neste caso uma como a que usas)..

Sempre a aprender :D
Zilla
Membro

quarta mar 19, 2008 8:35 pm

A caixa realmente nao tem grafico de emissao de raios UVA.

Mas se bem me lembro a primeira de UVA que comprei, antes de construir este terrario, (que o meu irmao ao burrifar, partiu me a lampada por a ter borrifado) tinha o grafico na caixa.

Agora esta nao tem, calculo eu , por falta de espaço na caixa porque dois lados sao para detalhes em varios idiomas, e os outros dois sao a "capa" da embalagem.

Mas a lampada de UVB emite mais UVA que esta?
Eu julguei que por esta ser expecifica de UVA que logicamente teria maior emissao de UVA. :?
E como pensei que a de UVB teria uma emissao muito reduzida de UVA ( emissao minima ) optei por add a dita lampada ja que supostamente seria a sua expecialidade.

Tou a ver que nao :roll:

Mais uma vez "sempre a aprender" :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”