Dragão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

LenaLeal
Membro
Registado: sexta out 20, 2006 1:20 pm
Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi

terça abr 01, 2008 7:57 am

Olá, tenho um amigo que tem um dragão recentemente e também algumas duvidas e pediu-me que tentasse obter respostas aqui vão:
ele tem cerca de 7 meses, come grilos, tenebrios, legumes, fruta e também granhulado proprio
o problema é que só dejecta para aí de 4 em 4 dias, é enorme, é certo mas não faz mais.
e no sábado passado (já com 3 dias sem fazer) de manhã começou a soprar e um pouco agressivo. Serão dores?
vai ao banho com alguma frequencia e tem estado a mudar a pele nesta altura, serão esses os factores que o fazem ter reagido assim?
Obrigado
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

terça abr 01, 2008 8:17 am

Existe uma imensidão de razões possíveis para o dragão estar agressivo, a maior parte delas passageiras, se os habituares.
Quanto à parte das fezes, pode estar ligado tanto à selecção de legumes como aos tenébrios. Uma hipótese é reduzir a quantidade de tenébrios e aumentar a quantidade de grilos e legumes (não só de legumes pois ele ainda é muito jovem e precisa de proteína com fartura). Que legumes é que o dragão tem comido?
A parte do banho é discutível, é certo que eles não precisam de banhos frequentes, os meus só vão ao banho quando se sujam ou quando estão com problemas de defecar.
<p>
</p>
LenaLeal
Membro
Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi

terça abr 01, 2008 8:27 am

ele come couve, feijão verde, nabo, cenoura, acelgas, etc.
ele normalmente não é agressivo, até é muito meigos, foi só naquele dia
jmangelico
Membro Veterano

terça abr 01, 2008 8:37 am

Então deve ter sido passageiro, se já não está agressivo, é bom sinal.

Quanto à comida, se calhar o dragão não come muito, às vezes é mesmo do metabolismo do dragão. Se calhar, se lhe aumentares a quantidade de alimento gradualmente ele começa a normalizar. Ou então, se ele comer muito, o que podes fazer é, uma vez por semana dar-lhe um pouco de alface, é muito pobre em termos de nutrientes, mas ajuda o processo de defecar (atenção, a quantidade tem de ser mesmo moderada, senão, podes induzir uma diarreia).
<p>
</p>
LenaLeal
Membro

terça abr 01, 2008 8:52 am

ele por acaso, come bem, por isso é que nós estranhamos
mas vou fazer isso, vou dar-me (pouca) alface para ver se o ajuda.
e o facto de ele soprar tem algum significado?
jmangelico
Membro Veterano

terça abr 01, 2008 9:14 am

Depende do contexto. Se por exemplo ele tiver de barba preta e boca aberta, é um sinal de agressividade.
<p>
</p>
LenaLeal
Membro

terça abr 01, 2008 9:23 am

barba preta?
engraçado ele nunca me falou nisso.
e se for desconforto ou dores sabes como é que ele reage?
jmangelico
Membro Veterano

terça abr 01, 2008 9:34 am

jmangelico Escreveu:Temperamento e comportamento social:
Como já foi aqui batido e debatido e é sabido por todos, os dragões barbudos são seres muito interactivos, são sociais e reagem a praticamente qualquer estímulo. São também conhecidos pelo seu enorme apetite e curiosidade (e daí frequentemente ingerirem substrato solto). São activos e energéticos e é frequente começarem a correr de um lado para o outro sem destino aparente (são também trapalhões ). É ainda de referir que são animais territoriais, portanto é de evitar juntar dois machos porque é certo e sabido que vai haver caudas e dedos amputados, mesmo quando nascem e são habituados a estar juntos é normal que à medida que vão crescendo se tornem mais agressivos uns com os outros. Entre os comportamentos sociais mais típicos desta espécie temos:
. Sinais de agressividade: com humanos e outros seres que não da espécie é frequente abrir a barba que automaticamente ficará preta, abrir a boca e emitir um barulho semelhante a um 'bufar' e alargar o corpo (eventualmente pode escurecer ou clarear toda a tonalidade do corpo, aumentando o com contraste com a barba preta). Entre dragões o mais frequente é abrirem a barba, dilatarem o corpo e abanarem freneticamente a cabeça (ex.: http://www.youtube.com/watch?v=6qIGBH20hMM).
. Sinais de respeito e submissão: arm waving é um comportamento que demonstra submissão e respeito, é um comportamento que passa por levantar um dos membros dianteiros (os braços) e descrever círculos no ar, dependendo da posição fazem com um ou com os dois braços alternadas (ex.: http://www.youtube.com/watch?v=8RBORYVOySk).
(Retirado do tópico Informativo: Dragões Barbudos http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51580)

Imagem
Legenda: Barba negra e 'alguns' sinais de agressividade.
<p>
</p>
LenaLeal
Membro

terça abr 01, 2008 9:46 am

:oops:
Desculpa a ignorancia e obrigado pelas informações
jmangelico
Membro Veterano

terça abr 01, 2008 1:37 pm

Não é ignorância. Não é uma coisa que toda a gente conheça, não integra a cultura geral da maior parte da população, é uma coisa específica de quem tem e gosta destes animais e estamos sempre a aprender.

Para conhecer mais um pouco, lê os tópicos:
Informativo: Dragões Barbudos - http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51580
Guia de Alimentação - Dragão Barbudo - http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52683
[Care sheet] Pogona vitticeps - Dragão Barbudo - http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52798
<p>
</p>
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça abr 01, 2008 3:19 pm

Se fosse a ti cortava nas acelgas(mt acido oxalico e mau racio calcio/fosforo) e na raçao "propria" para db's , passava a bicharada por calcio+d3 e dava-lhe banho de agua tepida 2x por mes .
Se está a comer bem e so defeca de 4 em 4 dias n sei pq mas ja me cheira a impactaçao . Qt ao assobio se n for o comportamento descrito pelo jma(jma soa bem? ;) ) verifica se tem as narinas molhadas e a cor interna da boca(qd come por exemplo) pois pode estar a desidratar .
boa sorte
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

terça abr 01, 2008 3:58 pm

Shanebeschen desculpa uma coisas e nao leves a mal! Como é que podes dizer que o bicho sofre de impactacao? Sendo que que só se verifica que existe impactaçao através de radiografia! Pode ser mil e uma coisa e nao ser impactaçao! Desculpa shanebeschen nao me leves a mal por este reparo.
LenaLeal
Membro

terça abr 01, 2008 4:03 pm

eu agradeço as informações e informo que ele sempre tem feito espaçadamente desde que veio para casa do meu amigo.
quanto ao comportamento foi mesmo só naquele dia e como depois do banho acalmou e tendo em conta que também estava a fazer a muda, pensei que esses factores o tivessem influenciado.
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça abr 01, 2008 4:12 pm

pacifco Escreveu:Shanebeschen desculpa uma coisas e nao leves a mal! Como é que podes dizer que o bicho sofre de impactacao? Sendo que que só se verifica que existe impactaçao através de radiografia! Pode ser mil e uma coisa e nao ser impactaçao! Desculpa shanebeschen nao me leves a mal por este reparo.
Claro q nao levo a mal ..sao opinioes ;)
Mas repara q eu n disse q sofria de impactaçao , eu apenas insinuei , como q poderia eventualmente ser um sinal de impactaçao , nao sendo normal o animal comer bem em termos de quantidades e apenas defecar de 4 em 4 dias .
jmangelico
Membro Veterano

terça abr 01, 2008 4:16 pm

A questão da ração não é muito preocupante, desde que seja encarada como outro vegetal qualquer. Tem muitas vezes, e dependendo da marca, bons suplementos (que não substituem os outros suplementos de D3, cálcio e electrólitos). Mas, ao contrário do que as embalagens dizem, não deve ser encarada como base da alimentação, muito pelo contrário devem apenas suplementá-la. As acelgas, sim, podem e devem ser reduzidas ou substituídas, embora, no animal tão jovem e cuja alimentação é essencialmente insectos, não tem um impacto de maior. Na minha opinião, se o dragão continua com bastante apetite e com a actividade normal duvido que seja impactação, muito menos quando isto é um hábito antigo (mas há que considerar todos os pontos de vista).

Se espirrou após o banho e durante a muda, pode ter sido para expelir algum bocado de escamas que entrou em contacto com alguma das mucosas, quer nariz, quer boca.

Quanto à verificação das narinas e da cor interna da boca, é uma coisa que podes fazer, mas que não tendo muita experiência nem outros dragões para comparar, será difícil comparar.
<p>
</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”