iluminaçao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta abr 02, 2008 1:32 pm

Boas
Eu tenho um terrario bem grande todo de vidro c/os respiradores claro!!
Mas o topo do terrario tb é de vidro,sera que é melhor tapar o topo do terrario com folha de aluminio por causa da iluminçao/ fazer de reflector?
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta abr 02, 2008 1:36 pm

psylizart Escreveu:Boas
Eu tenho um terrario bem grande todo de vidro c/os respiradores claro!!
Mas o topo do terrario tb é de vidro,sera que é melhor tapar o topo do terrario com folha de aluminio por causa da iluminçao/ fazer de reflector?
Terrario de que tipo?
Húmido, desertico?
Que animal?
Como estão dispostas as luzes? Por fora ou dentro do terrario?
psylizart
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 1:47 pm

É um terrario humido / tropical para uma iguana macho adulta, a lampada de uva / uvb esta por dentro do terrario. esta pendurada no topo do terrario.
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quarta abr 02, 2008 1:58 pm

Para que tapar a parte de cima?
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
psylizart
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 2:16 pm

Para ter mais iluminaçao para baixo... porque assim como tenho, a lampada nao tem a parte de cima, esta a reflectir para todos os lados.
E eu penso k é melhor "mandar" a iluminaçao para baixo. axo eu !! ou estou enganado ?Fazer tipo de um reflector...
gangstar
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 2:22 pm

Se forrar por fora do terrario, não faz qualquer tipo de mudança, visto que o vidro absorve todos os raios uv\b, agora no caso de forrar por dentro tambem nao vai mudar nada visto que os raios uv\b so vão ate 30cm desde a lampada!

Abraços
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 02, 2008 2:26 pm

gangstar Escreveu:o vidro absorve todos os raios uv\b
Wrong!!!!
Não generalizemos, ok?
O vidro de facto absorve uma das variedades de UV (não sei ao certo se os A ou B).
Há duas "variedades" de raios UV: UVA e UVB. Um deles é imprecindível aos répteis/anfíbios para a produção de vitamina D3 que ajudam a fixar o calcium nos ossos.
Mas o vidro apenas absorve uma dessas "variedades"...
psylizart
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 2:36 pm

Mas entao aconselham me o que? Como tenho um terrario com 2 metros de altura axam que é necessario iluminar tb a parte de baixo do terrario? Porque tb tenho uma arvore artificial que nao diexa passar tm luz para baixo. Ou isso nao é mt importante? pk se ela quizer vai ate la a cima apanhar "banhos de sol"

Abraço
gangstar
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 2:36 pm

jpmf Escreveu:
Wrong!!!!
Não generalizemos, ok?
O vidro de facto absorve uma das variedades de UV (não sei ao certo se os A ou B).
Há duas "variedades" de raios UV: UVA e UVB. Um deles é imprecindível aos répteis/anfíbios para a produção de vitamina D3 que ajudam a fixar o calcium nos ossos.
Caro jpmf o que acabou de dizer sim e verdade , mas já sabe como a muita gente que pensa, " como não absorve todos os raios, a partida não deve de faze mal", por isso as vezes e melhor dizer uma pequena mentirinha para o bem dos animais, qualquer dia começam a meter as lampadas UV por cima do terraio (fora do terrario) a pensar que sem uns raios não faz mal, o que não e verdade

Se induzi alguem em erro peço desculpa mas e para o bem dos animais

Abraços
<p></p>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 02, 2008 2:40 pm

gangstar Escreveu:
jpmf Escreveu:
Wrong!!!!
Não generalizemos, ok?
Caro jpmf o que acabou de dizer sim e verdade , mas já sabe como a muita gente que pensa, " como não absorve todos os raios, a partida não deve de faze mal", por isso as vezes e melhor dizer uma pequena mentirinha para o bem dos animais, qualquer dia começam a meter as lampadas UV por cima do terraio (fora do terrario) a pensar que sem uns raios não faz mal, o que não e verdade

Se induzi alguem em erro peço desculpa mas e para o bem dos animais

Abraços
Gangstar, creio que a postura das mentirinhas já lá vai.
O que cada um faz com a informação que tem é lá com eles. Por isso é que por vezes vemos animais por aí mal tratados, por causa das mentirinhas e das "falsas" verdades...

A meu ver e por isso vale o que vale, prefiro que as pessoas saibam a verdade. Saibam que a absorção dos UV é parcial. é uma informação que muitos desconhecem, mas como já afirmei anteriormente não posso precisar qual dos UV's são absorvidos pelo vidro...
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quarta abr 02, 2008 3:08 pm

e já agora ha os UVc mas estes(diz quem sabe) sao completamente absorvidos pela camada de ozono - mas como esta camada cada x está mais fina uma pequena percentagem chega à terra , mais comum junto da linha do equador e nas zonas onde existem literalmente buracos nessa camada .

Raios UVa (Ultravioleta)
Representam a maioria do espectro dos raios emanados pelo sol.Tem a mesma intensidade todo o ano.
Raios UVb
Sao menos longos e mais intensos que os UVa tendo maior incidência no verão, em montanhas e junto à linha do Equador.
Raios UVc
Sao os mais potentes mas consta q a camada de ozono absorve praticamente todo o espectro .

Deixo 2 links interessantes sobre UV e os repteis
Link 1-uvguide uk Link2-rept uv info
psylizart
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 4:00 pm

mas mesmo assim...
axam k eu devia colocar outra lampada de uv´s na parte de baixo do meu terrario?
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 02, 2008 4:02 pm

psylizart Escreveu:mas mesmo assim...
axam k eu devia colocar outra lampada de uv´s na parte de baixo do meu terrario?
Lês o link do Shane e tiras as tuas conclusões, boa?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”