camaleão folha

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

domingo abr 13, 2008 12:56 pm

gostaria de adquirir uns exemplares desta especie,mas gostava que os que tivessem ou não, esta especie dessem umas ideias dos terrarios e umas dicas, tais como plantas decoraçao, etc
fikem bem :lol:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo abr 13, 2008 1:04 pm

deadman Escreveu:gostaria de adquirir uns exemplares desta especie,mas gostava que os que tivessem ou não, esta especie dessem umas ideias dos terrarios e umas dicas, tais como plantas decoraçao, etc
boas 8) eu não tenho, mas acho que o terrario deve ser de madeira ou vidro, as plantas acho que devem ser verdes, a decoração deve ser gira etc.
fica bem :lol:
...agora queria eu se possivel que me satisfizesses a minha curiosidade...que comem? Que temperaturas precisam ? Que tipos de luz precisam e porquê? E quais as temperaturas ideais. Obrigado :lol:
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
deadman
Membro Veterano

domingo abr 13, 2008 2:19 pm

como deves imaginar nao sou expert nisto mas os folha nao precisam de muita luz acho eu por serem mais terrestres e viverem no solo das florestas onde a luz raramente chega, alimentaçao o mesmo que os camaleoes em geral mas em mini tipo microgrilos baratas pequenas moscas da fruta de tudo um pouco mas mini lol
acerca das temperaturas costuma ser o mesmo que por ex as corn perto dos 26 27 diurnas mas como disse nao sou expert
as humidades e que tem de ser elevadas por serem de clima tropical
por isso pus este topico para conhecer estes magnificos animais
fika bem :lol:
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo abr 13, 2008 2:38 pm

As perguntas que o Native te fez não são para experts... são perguntas de bolso, que vais à net e tens a resposta :D
Native
Membro Veterano

domingo abr 13, 2008 2:38 pm

deadman Escreveu:como deves imaginar nao sou expert nisto mas os folha nao precisam de muita luz acho eu por serem mais terrestres e viverem no solo das florestas onde a luz raramente chega, alimentaçao o mesmo que os camaleoes em geral mas em mini tipo microgrilos baratas pequenas moscas da fruta de tudo um pouco mas mini lol
acerca das temperaturas costuma ser o mesmo que por ex as corn perto dos 26 27 diurnas mas como disse nao sou expert
as humidades e que tem de ser elevadas por serem de clima tropical
por isso pus este topico para conhecer estes magnificos animais
fika bem :lol:
Obrigado, foi mau juizo meu, pelo teu primeiro post aqui....é que muitas vezes vemos quem se interessa pela decoração, terrario e criação sem pensar no resto dos cuidados a ter...;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

deadman
Membro Veterano

domingo abr 13, 2008 4:37 pm

yap, na boa, eu pus o post mesmo para o peopple dar a conhecer a sua "experiencia" neste caso de cdamaleao folha
tipo na net encontramois bue cenas mas eu queria saber os que tem camaleoes e as suas experiencias, nada como a experiensia para ensinar
pois se e para ter um animal e depois nao ter condiçoes nao vale a pena telo
eu primeiro tenho a mania de (recriar o habitat) e o terrario tar ums meses em testes so quando tiver a 99% e que avanço, neste caso em repteis
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

domingo abr 13, 2008 9:50 pm

boa

os camaleos precisam de lamapda de uvs...e também já ouvi dizer que bebem agua das folhas... :lol:
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

segunda abr 14, 2008 1:59 am

camaleão folha.. são uns quantos bichinhos engraçados! hehe

olha, penso que em termos de necessidades as deves saber, temperatura, humidades, medidas do terrário..

em termos de temperamento não sei, mas pela experiencia que teho com a minha camaleoa, ela é bem disposta e mas desinibida do que seria de esperar num réptil; apesar da sua lntidão é muito activa, está praticamente sempre a andar de m lado para o outro de forma muito descontraída.
Posso-te dizer que não são de tod animais para andar a manusear; não gostam mesmo. e quando digo que não gostam é porque de facto odeiam, ficam um pouco agressivos e bastante stressados!
de resto.. são um belo animal para conemplar!

quanto ao terrário.. não sei como se comportam esses meninos, mas como camaleões que são. penso que andarão a maior parte do eu tempo em ramos das arvores ou plantas, mas neste caso baixas; logo peso que deves ter de simular um terrário sombrio, ainda assim com uma série de plantas e ramos em altura, e quando dig altura refiro-me no mínimo a 1 metro.
uma coisa muito importante que provavelmente não sabes, apesar das humidades que requerem (cuidado com esse termo "tropical", os calyptratos são "tropicais" e a humidade ideal é de 60%.. o que não e assim ta alto), requerem muito mais ventilação do ar, isto é, ar estagnado significa camaleão com problemas respiratórios!

de resto.. não sei bem assim nada geral que te diga! apenas que de facto eles andaram sempre em troncos e raminhos, por muito mais terrena que essa espécie seja..

queres ver o terrário do meu calyptratus?
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=54309

penso que na base deste terrário terias uma boa ideia de um ambiente de um dessa espécie ;) é bastante sombria, ainda assim quentinha e húmida (na ordem dos 70%).
ah! aconselho vivamente a pors no terrário duas fontes de calor: uma vinda de cima (principal) e um tapete de aquecimento relativamente fraco (em relação a altura do teu terrário) por baixo do substacto. aumenta-te bem a humidade e mantém-te as temperaturas a noite quase nunca abaixo dos 20ºC ;)

ah! n sei se podes por mais qe um junto, já que falas no plural, mas peno que não. Quando andei a investigar mais de forma geral os camaleões, li sempre qe estes praticamente nunca se toleram, nem macho a fêmea. São extremamente territoriais/ agressivos/stressáveis!

alimento.. sempre vivo e em movimento! suplementos necessários, mas com conta peso e medida; todo o tipo de insectos que arranjares, mas baseia-o em grilos ou baratas ;)

águinha sempre em gotas e principalmente em movimento! nunca estagnada, eles simplesmente nõ beberão de jarrinhos e banheiras ;)

cascatas é para esquecer com tanta bacteria também ;)

n sei.. posso discutir ideias para terrários e assim, mas tens de me descrever o mbiente ue eles precisam mesmo ;)

já agora... estamos a falar de Brookesia spectrum né?
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
deadman
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 1:32 pm

acercxa do camaleao penso sr um Rhampholeon brevicaudatus, luz uvb acho que nao seja das potentes sendo eles viverem na (sombra) alimento e na boa eu tenho de tudo que mexa lol
isso dsa agua ja conhecia eles so bebem das gotas das plantas ou vidro
se souberes mais coisas sao bem vindas e obrigado
fika bem :D
Taelife
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 1:42 pm

mas.. sabes quais são as temperaturas indicadas e as percentagens de humidade no ar?

as luzes uv não t~em propramente a ver com a potencia como luz, mas sim potência como radiação. Por exemplo, uma com baixo espectro como uma 2.0 manda muuuuita mais luz do que uma 5.0 que qase não manda luz.

sinceramente, penso que deves precisar de uma 5.0, nunca a mais de 30 cm dos bichos... lê caresheets na net, não me parece que estejas muito ciente das cenas..

além disso, plantas vivas, sempre não toxicas, não resinosas e qe tolerem muita hmidade quer nas raizes quer no ar!

repito, camaleões são mesmo para não se mecher neles.
deadman
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 6:48 pm

boas, acerca do terrario sei que tem de ser mais largo do que alto, sendo eles quase terrestres ( o nome costuma ser camaleao pigmeu), acerca da lampada e que tenho de ver porque so e presiso para as plantas porque para os pigmeus nao e preciso, as temperaturas e que ainda tou a pesquisar, dai eu ter posto est post, nao, decoração e substrato normalmente e o que se usa nas dendros, tipo humus e folhas secas de onde eles se mimetizam,de resto normalmente quase todos os repteis e anfibios sao so de contemplaçao( tirandos as belas corns e afins)
espero mais respostas do peopple
fika bem tielife :D
Native
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 7:31 pm

Pode não ser imprescindivel nalguns casos, mas todos os repteis diurnos beneficiam dos raios UBV, a nivel de cor,aumento do apetite, menos stress mudas mais faceis e melhor saude ;)
( Denis Diderot )

deadman
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 7:55 pm

tens toda a razão native eu so depois de por o post e que vi que nao devia ter escrito, claro que todos os diurnos nessecitam de luz mas o que eu queria dizer e que sendo eles terrestres nao nessecitavam da quantidade que por exemplo os que vivem nas copas das arvores entendes me
exprimi me mal
fika bem

PS os folha podem estar com outros da mesma especie nao se deve e manter dois machos no mesmo terrario :D
Taelife
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 11:38 pm

deadman.. mas é estranho porque nunca em lado algum li que um pigmeu é mansinho com outros da espécie. Podem não se atacar, mas não te esqueças que os camaleões são dos répteis mais susceptiveis a stress, e por ter outro no mesmo terrário de metro e meio é mais que motivo para eles não estarem à vontade.

quanto à uv, até pode não ser necessária, mas dado que tens que simular o fotoperíodo, nada perdes em faze-lo com uma lampada UV, assim sabes que nunca te falta nada, incluindo a sintese da D3 para evitar a comum MDB dos camaleões..

põe uma 5.0, manda pouca luz e a incidencia é tropical, não forte de mais, é a que uso no meu calyptratus. Por outro lado, se quiseres mesmo menos, poe uma 4.0 ou assim ;)

quando ao ambiente.. fico ansioso por ver esse terrário! adoro chãos húmidos! hehe
deadman
Membro Veterano

terça abr 15, 2008 1:31 pm

ainda tou a reunir informaçao mas quando tiver o terrario a bombar mostro ao peopple.
fikem bem :D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”