camaleão folha.. são uns quantos bichinhos engraçados! hehe
olha, penso que em termos de necessidades as deves saber, temperatura, humidades, medidas do terrário..
em termos de temperamento não sei, mas pela experiencia que teho com a minha camaleoa, ela é bem disposta e mas desinibida do que seria de esperar num réptil; apesar da sua lntidão é muito activa, está praticamente sempre a andar de m lado para o outro de forma muito descontraída.
Posso-te dizer que não são de tod animais para andar a manusear; não gostam mesmo. e quando digo que não gostam é porque de facto odeiam, ficam um pouco agressivos e bastante stressados!
de resto.. são um belo animal para conemplar!
quanto ao terrário.. não sei como se comportam esses meninos, mas como camaleões que são. penso que andarão a maior parte do eu tempo em ramos das arvores ou plantas, mas neste caso baixas; logo peso que deves ter de simular um terrário sombrio, ainda assim com uma série de plantas e ramos em altura, e quando dig altura refiro-me no mínimo a 1 metro.
uma coisa muito importante que provavelmente não sabes, apesar das humidades que requerem (cuidado com esse termo "tropical", os calyptratos são "tropicais" e a humidade ideal é de 60%.. o que não e assim ta alto), requerem muito mais ventilação do ar, isto é, ar estagnado significa camaleão com problemas respiratórios!
de resto.. não sei bem assim nada geral que te diga! apenas que de facto eles andaram sempre em troncos e raminhos, por muito mais terrena que essa espécie seja..
queres ver o terrário do meu calyptratus?
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=54309
penso que na base deste terrário terias uma boa ideia de um ambiente de um dessa espécie

é bastante sombria, ainda assim quentinha e húmida (na ordem dos 70%).
ah! aconselho vivamente a pors no terrário duas fontes de calor: uma vinda de cima (principal) e um tapete de aquecimento relativamente fraco (em relação a altura do teu terrário) por baixo do substacto. aumenta-te bem a humidade e mantém-te as temperaturas a noite quase nunca abaixo dos 20ºC
ah! n sei se podes por mais qe um junto, já que falas no plural, mas peno que não. Quando andei a investigar mais de forma geral os camaleões, li sempre qe estes praticamente nunca se toleram, nem macho a fêmea. São extremamente territoriais/ agressivos/stressáveis!
alimento.. sempre vivo e em movimento! suplementos necessários, mas com conta peso e medida; todo o tipo de insectos que arranjares, mas baseia-o em grilos ou baratas
águinha sempre em gotas e principalmente em movimento! nunca estagnada, eles simplesmente nõ beberão de jarrinhos e banheiras
cascatas é para esquecer com tanta bacteria também
n sei.. posso discutir ideias para terrários e assim, mas tens de me descrever o mbiente ue eles precisam mesmo
já agora... estamos a falar de Brookesia spectrum né?