tritão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

gabrielis
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: terça abr 15, 2008 8:01 pm
Localização: 1 tartaruga corcunda do mississipi

sábado abr 19, 2008 10:31 pm

Eu gostava de comprar um tritão ventre de fogo (ou ibérico), alguém me pode explicar os cuidados a ter com eles, o que é preciso para os manter, e se sabem de algum sitio onde se vendam, de preferência em Leiria, ou perto, ou então na figueira da foz, assim como se eles aguentavam a viagem da figueira até Leiria.
johnnyodc
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

sábado abr 19, 2008 10:35 pm

boas

a unica coisa que sei é que a agura deles tem de estar sempre abaixo dos 2 e poucis graus...e sei tambem quE SE ALIMENTAM DE INSECTOS

CUMPS
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
gabrielis
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: terça abr 15, 2008 8:01 pm
Localização: 1 tartaruga corcunda do mississipi

sábado abr 19, 2008 10:38 pm

os insectos não são um problema, no meu jardim que não falta são bichos de conta (espero que sirvam), e de qualquer forma posso sempre fazer criação :D . E quanto à temperatura, como já li num tópico ''muito cubinho de gelo, mas mesmo muito cubinho de gelo''
johnnyodc
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

sábado abr 19, 2008 10:41 pm

nao sei se deves lhe dar insectos do teu jardim....e de tambem nao arrefeças demasiado a agua(isto de tiveres com intençoes de adquirir um)
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
gabrielis
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: terça abr 15, 2008 8:01 pm
Localização: 1 tartaruga corcunda do mississipi

sábado abr 19, 2008 11:04 pm

pois, os insectos e melhor tirar uma colónia do jardim e depois fazer criação por causa das doenças, e a agua, é para isso que servem os termómetro, sabes onde posso comprar trit~oes?
deadman
Membro Veterano
Mensagens: 1488
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
Localização: pouca coisa, cento e poucos.

sábado abr 19, 2008 11:06 pm

sao bem giros esses bicho eu ja tive 4 a cerca de 7 anos davalhes tubifex congelado , bixos de contas sao muito grandes pra eles so se forem as crias , a agua desde que nao suba muito estar a temperatura normal
mas e questao de pesquisares mais uma beka
fika bem :D
gabrielis
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: terça abr 15, 2008 8:01 pm
Localização: 1 tartaruga corcunda do mississipi

sábado abr 19, 2008 11:10 pm

Tifubex? o que é isso nunca tinha ouvido falar :oops: temperatura normal= temperatura ambiente, podias dizer mais ou menos quantos graus?
albine
Membro
Mensagens: 165
Registado: domingo fev 03, 2008 12:34 am

sábado abr 19, 2008 11:34 pm

tubifex sao minhocas congeladas.
albine
Membro
Mensagens: 165
Registado: domingo fev 03, 2008 12:34 am

sábado abr 19, 2008 11:42 pm

Podes dar comida congelada de peixes, tipo, larvas de mosquito, artémia, tubifex, lesmas, minhocas, há quem dê guppies, mas se não queres que o tritão apanhe parasitas, excluia essa parte.
rcrlf
Membro
Mensagens: 129
Registado: sexta fev 29, 2008 9:31 pm

sábado abr 19, 2008 11:49 pm

desculpa lá gabrielis, mas tu por acaso sabes que se vende alimento vivo? ( criados de proposito para dar aos animais, vendem-se em portugal.)

não é para andares a dar aniamis do jardim aos teus animais de interior. podem passar viroses. o mais seguro é comprares os insectos [Editado pela moderação (tlopes)]

no teu caso como é tritão, aconselho-te a comprares tenébrio molitor. eles gostam

quanto À temperatura da agua, penso que nao precisas de ter muitos cuidados. especiais. e isso dos 2 graus, onde viste isso johny?

cumps e boa sorte.
johnnyodc
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

domingo abr 20, 2008 6:38 am

perdao,nao sao 2 graus,sao 20 e poucos graus
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Diesel_Car
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

domingo abr 20, 2008 10:35 am

Percebes inglês, não percebes?

http://www.livingunderworld.org/caudata ... ae/cynops/

A espécie mais comum são os Cynops orientalis, não precisas de ler a página toda - vale a pena, está bastante bem escrita -, apenas a informação referente a esta espécie.

Não percebes inglês ou não tens paciência para ler:

Aquário - o maior que conseguires, geralmente 30cm chegam para 2 tritões adultos. Convém que tenhas uma plataforma seca e ser bem tapado (MUITO bem tapado...são especialistas em fugir e a esconderem-se debaixo de tapetes até serem pisados ou morrerem secos) :?

Água - 10cm de altura mínimo, quanto mais água...mais facilmente a mantens fria -> muito limpa e muito fria (menos de 19ºC sempre)

Decoração - plantas flutuantes...alguns esconderijos debaixo de água

Alimentação - o mais fácil é dares comida congelada para peixes, geralmente á base de larvas-vermelhas ou outros insectos (dáfnias, larvas brancas, larvas pretas...). Se preferires, podes fazer criação de alimento vivo (dáfnias, vermes de grindal, equitreias, tenébrios do amendoim...ou tenebrio molitor pequenos).

Simples, não?
jpmf
Membro Veterano
Mensagens: 3364
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Localização: Muntos mesmo
Contacto:

domingo abr 20, 2008 11:21 am

Vocês complicam como o caraças...

Para manteres um pequeno grupo de Cynops orientalis basta uma pequena transportadora que leve cerca de 10L de água.
Poes uma plataforma em cortiça, ou outro material, para que eles possam sair de dentro de água se quiserem e poes também muita Elodea (planta aquatica que não precisa ser plantada).

Depois para alimentação podes dar larva de mosquito congelada (que eles aceitam muito facilmente) e pequeninas minhocas da terra.
Não deves dar tenebrios nem outro tipo de larvas, pois são muito grandes para eles e duros. Podes dar também microgrilos. Deves alimentar os bichinhos dia sim dia não ou 2 vezes por semana abundantemente (não me perguntes nºs. Dá uma determinada quantidade e vê se eles comem tudo). A comida que sobrar de um dia para outro deverá ser retirada para não estragar a qualidade da água

Tem o cuidado de as temperaturas não ultrapassarem os 25º e faz mudanças de água cerca de 1 vez por semana, ou quando vires que a água começa a ficar suja ( o que acontecerá a cada 3 dias, mais coisa menos coisa).

Não precisam de filtragem nem de luz XPTO.

Para mais informações fidedignas e em Português (não brasileiro, português mesmo, podes sempre ver aqui:

http://www.amphibio.org/discussao/viewt ... f=34&t=750

Alguma dúvida apita.

Ah! Tritões e salamandras não são répteis. Neste fórum enquadram-se nos exóticos. Os tritões e as salamandras são caudatas. Anfíbios... :wink:
jpmf
Membro Veterano
Mensagens: 3364
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Localização: Muntos mesmo
Contacto:

domingo abr 20, 2008 11:27 am

atenção que nas lojas costuma aparecer outro tritão com o nome de Tritão ventre de fogo, mas trata-se de uma espécie completamente diferente do Cynops orientalis.

Deixo-te aqui 2 caresheets acerca deles.

Cynops orientalis
http://www.amphibio.org/discussao/viewt ... f=34&t=750


Pachytriton labiatus
http://www.amphibio.org/discussao/viewt ... f=34&t=396

Embora os denominem da mesma forma, os pachytriton são bem maiores que os cynops e muito mais agressivos entre si.

Mas creio que todas as informações que precisas estão aí nessas duas caresheets.

Alguma dúvida é só perguntar...
deadman
Membro Veterano
Mensagens: 1488
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
Localização: pouca coisa, cento e poucos.

domingo abr 20, 2008 12:07 pm

como ja foi dito acima cuidado com as fugas os que tive conseguiramm escapar dois quando tem a pele nem seca nem muito molhada tipo latex conseguem trepar po vidro muito facilmente
acerca dos guppies podes tentar criar guppies e dar os recem nascidos
mas cuidado com as doenças
fika bem
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”