Arrefecimento

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

domingo abr 20, 2008 11:46 am

Tenho lido bastantes tópicos sobre aquecimento de terrários, mas poucos sobre "cooling"...

A minha casa chega aos 35ºC no verão e acredito que um terrário fechado vá aos 45ºC :o :o

Nos aquários chego aos 35ºC e tento solucionar com ventoinhas - todos os meus aquários são abertos e a evaporação evita que passem dos 30.

Descubri alguns termostatos onde é possível regular a temperatura para modo "arrefecimento", ligando por exemplo ventoinhas á entrada onde estariam os cabos de aquecimento, lampadas ou tapetes.
Podem usar-se ventoinhas de pc nos terrários? Onde devem ser colocadas, nas entradas de ar ou dentro do terrário? A circulação pode ser "de fora para dentro" do terrário - ar externo a entrar - ou o oposto?

A corrente de ar criada, tem efeitos negativos nos animais? :oops:

Outras soluções???
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

domingo abr 20, 2008 11:53 am

Diesel as técnicas de arrefecer terrarios são muitas assim como as de aquecer. E há para todos os bolsos.

No referente ás ventoinhas elas devem ser postas sempre por fora, para não causar danos nos animais.

Eu ando a testar e a planear o arrefecimento através de um "cooler" de aquario. Fazendo passar tubo com água fria pelo substrato.

Mas a minha experiência e necessidade é mais que a de muita gente, tendo em conta que os meus terrarios deveriam manter a temperatura sempre perto dos 22º.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo abr 20, 2008 11:58 am

Por acaso nao tenho essa necessidade, mas por 200 euritos ou um pouco mais (ok, é um bocado puxado) compra-se um ar condiconado portatil, que nao funcionam ás mil maravilhas, mas sempre chega para as emergencias..

De resto, as ventoinhas sao boa solução, mas nao baixam até aos 22º no dias de mais calor, nem pensar, porque nao arrefecem, apenas fazem dissipar o calor mais facilmente (ou seja, nao acumula tanto calor dentro dos terrarios), mas o limite é baixar até á temperatura ambiente, nunca abaixo disso...

Eu cá nao tenho grande necessidade disso 8)
gabrielis
Membro Júnior
Registado: terça abr 15, 2008 8:01 pm

domingo abr 20, 2008 1:14 pm

bem, eu se calher estou a dizer uma asneira, mas não se pode usar cubos de gelo ou água arrefecida no frigorifico?
P_R
Membro Veterano

domingo abr 20, 2008 1:18 pm

gabrielis Escreveu:bem, eu se calher estou a dizer uma asneira, mas não se pode usar cubos de gelo ou água arrefecida no frigorifico?
Poder pode, mas isso é um pouco arcaico...

Penso que o objectivo é encontrar automatismos para arrefecer.
Isso dos cubos de gelo e azulejos e nao sei que, compara-se a se usassemos bolsas de agua quente para aquecer, por exemplo...
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

domingo abr 20, 2008 1:24 pm

eu se calher estou a dizer uma asneira, mas não se pode usar cubos de gelo ou água arrefecida no frigorifico?
Em aquaterrários, sim. Mas em terrários secos (cobras, lagartos, anfibios terrestres, etc), o objectivo será arrefecer o ar e não uma determinada zona do terrário.
Em terrários humidos, talvez seja boa ideia borrifar com água gelada os vidros (NUNCA o animal :o ).
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 20, 2008 1:42 pm

P_R Escreveu:
gabrielis Escreveu:bem, eu se calher estou a dizer uma asneira, mas não se pode usar cubos de gelo ou água arrefecida no frigorifico?
Poder pode, mas isso é um pouco arcaico...

Isso dos cubos de gelo e azulejos e nao sei que, compara-se a se usassemos bolsas de agua quente para aquecer, por exemplo...
Pedro, não é assim tão incomum, mas já viste bem que quem tenha aquarios com alguns litros a quantidade de gelo que não gasta?
É que a água de um aquario de trits arrefece até derreter o gelo, mas depois a temperatura volta a subir e não é isso que se quer. Quer-se uma temperatura minimamente constante...
P_R
Membro Veterano

domingo abr 20, 2008 4:27 pm

jpmf Escreveu:Pedro, não é assim tão incomum, mas já viste bem que quem tenha aquarios com alguns litros a quantidade de gelo que não gasta?
É que a água de um aquario de trits arrefece até derreter o gelo, mas depois a temperatura volta a subir e não é isso que se quer. Quer-se uma temperatura minimamente constante...
No meu caso resolvia isso fácil...

O mau pai trabalha em electrodomesticos, facilmente projectava um circuito frigogénio, basicamente como um frigorifico, tenho facilidade em fazer as ligaçoes e arranjar material e punha a bombar...

Antes de se falar em AC, já eu tinha em casa uma treta que fazia barulho como o catano de noite, mas nos dias mais quentes, incomodava mais o calor que o barulho e metia-mos aquela cena a bombar no quarto. Nao funcionava muito bem mas sempre era melhor que uma ventoinha :twisted:
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 20, 2008 4:33 pm

Ainta te vou "encomendar" uns sistemas para os meus bichinhos... :wink:
P_R
Membro Veterano

domingo abr 20, 2008 4:43 pm

Já pensas-te em arranjar um frigorífico assim meio velhote, usado que alguem já nao queira mais, tirares as portas da frente, colocares um acrilico com a respectiva borracha a fazer de porta para conseguires ver para dentro, e mandares alterar o termoestato numa casa de reparaçoes de eletrodomesticos?

Colocas um termoestato daqueles digitais que tem protecção de arranque para o compressor do frigorifico e ficas com um "movel" para fazer frio á temperatura que tu quiseres.

De seguida, regulas lá para os tais 22º que necessitas, colocas lá dentro os terrarios e voilá.

E ventilação, tens de a ter no frigorifico... E é normal que por ali perca o frio que o frigorifico produz, mas, para 22º qualquer frigorifico faz isso na boa, mesmo com as perdas de frio devido á ventilação!

;)

Só engenhocas... LOOL
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

domingo abr 20, 2008 7:37 pm

@P_R
era bom q isso fosse assim tao facil .. :) (falo por mim claro)

Tenho uma especie de tartaruga q requer temperaturas diurnas no pico dos 42-45º e nocturnas entre os 12-15º .Consigo alcançar ~ isso com um tecto amovivel e 2 ventoinhas grandes de PC - uma para inserir ar frio e outra para extrair o quente , ambas elevadas(uma deveria estar rasa mas depois dava cabo dos bichos) . O q n consigo e dada a enorme amplitude termica é manter niveis de humidade na ordem dos 20-30% da passagem do periodo diurno para nocturno .
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo abr 20, 2008 7:43 pm

Qual é a espécie em questão? já agora... :roll:
P_R
Membro Veterano

domingo abr 20, 2008 7:57 pm

shanebeschen Escreveu:@P_R
era bom q isso fosse assim tao facil .. :) (falo por mim claro)

Tenho uma especie de tartaruga q requer temperaturas diurnas no pico dos 42-45º e nocturnas entre os 12-15º .Consigo alcançar ~ isso com um tecto amovivel e 2 ventoinhas grandes de PC - uma para inserir ar frio e outra para extrair o quente , ambas elevadas(uma deveria estar rasa mas depois dava cabo dos bichos) . O q n consigo e dada a enorme amplitude termica é manter niveis de humidade na ordem dos 20-30% da passagem do periodo diurno para nocturno .
Opa, lá está, mas quanto falei no frigorifico seria no uso para especies que requerem temps baixas mas em ambito geral, nao com gradientes diarios de mais de 20º :twisted:

Nem imagino como isso deve ser, deve dar cá um trabalhao... Mas quem corre por gosto nao cansa! :P
gabrielis
Membro Júnior
Registado: terça abr 15, 2008 8:01 pm

domingo abr 20, 2008 8:32 pm

jpmf Escreveu: Poder pode, mas isso é um pouco arcaico...

Pedro, não é assim tão incomum, mas já viste bem que quem tenha aquarios com alguns litros a quantidade de gelo que não gasta?
É que a água de um aquario de trits arrefece até derreter o gelo, mas depois a temperatura volta a subir e não é isso que se quer. Quer-se uma temperatura minimamente constante...[/quote]

Pois, então os cubos de gelo era má ideia, não sabia, então para tritões usa-se o quê? O frigorifioc até era bem pensado, mas não dá para arranjar um mecnismo do mesmo genero, em que se utilise um mangueia com água fria no aquario, e em que esta seja arrefeçida por um mecanismo externo?
P_R
Membro Veterano

domingo abr 20, 2008 8:36 pm

gabrielis Escreveu: Pois, então os cubos de gelo era má ideia, não sabia, então para tritões usa-se o quê? O frigorifioc até era bem pensado, mas não dá para arranjar um mecnismo do mesmo genero, em que se utilise um mangueia com água fria no aquario, e em que esta seja arrefeçida por um mecanismo externo?
Maquinas de tirar finos é esse principio que usa, e nao deve ser nada dificil transplantar a ideia para um terrario ou aquario. Foi exactamente esse o primeiro mecanismo que pensei, antes da alteraçao do frigorifico... ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”