desparasitar iguana
Moderador: mcerqueira
boas
a minha iguana nao tem parasitas, uma forma de os evitar é manter sempre o terrario limpo certo?
pois isso ta sempre, mas para alem disso o que posso fazer para evitar que ela apanhe?
tipo ha algum spray ou algo do genero que se possa comprar?
é que para alem de ter o terrario sempre limpo tenho medo...
agradeço ajuda
cumps
a minha iguana nao tem parasitas, uma forma de os evitar é manter sempre o terrario limpo certo?
pois isso ta sempre, mas para alem disso o que posso fazer para evitar que ela apanhe?
tipo ha algum spray ou algo do genero que se possa comprar?
é que para alem de ter o terrario sempre limpo tenho medo...
agradeço ajuda
cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm
É assim, para desparasitar a iguana vais ao vet e ele trata disso... Todos os animais (incluindo nós animais "racionais") devem ser desparasitados... E deves sempre manter o terrário limpo e desinfectado. Para desinfectar o terrário existem produtos proprios para o efeito
Fika bem

Fika bem

<p><strong>Está a pensar comprar um cão/gato? Vá a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..são estúpidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles dão as respostas todas erradas.</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..são estúpidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles dão as respostas todas erradas.</strong></p>
Blood_TAster,
Estás a fazer um pouco confusão...
Entre os parasitas existem vários tipos, Exoparasitas , Microparasitas e Macroparasitas, cada um tratado da sua forma, não se vai tratar endoparasitas num vet. Não há necessidade.
Exoparasitas: Para eliminar parasitas externos só necessitam de um recipiente com água com um pouco de betadine diluida, nivel da água onde o animal possa respirar e tapar a caixa, mantendo a água tépida (este processo não mata os parasitas na cabeça), durante 20min.
Prevenção dos mesmos... Manter o terrário limpo, nada mais.
Microparasitas e Macroparasitas: são tratados num veterinário (não recomendo desparasitarem vocês mesmo), pois duvido que saibam diferenciar o tipo de parasita que tem, cada qual tratado com a sua dosagem e desparasitante. A desparasitação é recomendada ser feita a cada 6meses.
Estás a fazer um pouco confusão...
Entre os parasitas existem vários tipos, Exoparasitas , Microparasitas e Macroparasitas, cada um tratado da sua forma, não se vai tratar endoparasitas num vet. Não há necessidade.
Exoparasitas: Para eliminar parasitas externos só necessitam de um recipiente com água com um pouco de betadine diluida, nivel da água onde o animal possa respirar e tapar a caixa, mantendo a água tépida (este processo não mata os parasitas na cabeça), durante 20min.
Microparasitas e Macroparasitas: são tratados num veterinário (não recomendo desparasitarem vocês mesmo), pois duvido que saibam diferenciar o tipo de parasita que tem, cada qual tratado com a sua dosagem e desparasitante. A desparasitação é recomendada ser feita a cada 6meses.
Última edição por TMSurfer em terça mai 13, 2008 10:51 am, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
- Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...
É mesmo necessario tapar a caixa? É que nao tou a ver a minha iguana encaixotadaTMSurfer Escreveu: Endoparasitas: Para eliminar parasitas externos só necessitam de um recipiente com água com um pouco de betadine diluida, nivel da água onde o animal possa respirar e tapar a caixa, mantendo a água tépida (este processo não mata os parasitas na cabeça), durante 20min.

Duas duvidas... Posso utilizar a betadine que tenho em casa(para huamanos

Acho que não é dificil perceber porque se fecha a caixa ou é ?
O animal em questão não vai gostar propriamente estar com água até ao pescoço, e garanto-te que vai tentar sair da caixa.
Só existe o betadine para humanos... e pode-se usar em outros animais. Quanto ás quantidades usadas, cada copo de água uma gota é o suficiente, é apenas para matar os endoparasitas, há quem não use nada e a deixe dentro de água, afogando assim os parasitas, mas os ovos não, por isso uma solução com betadine é o melhor, caso seja bebido, como a solução é minima não representa perigo algum para o animal.
O animal em questão não vai gostar propriamente estar com água até ao pescoço, e garanto-te que vai tentar sair da caixa.
Só existe o betadine para humanos... e pode-se usar em outros animais. Quanto ás quantidades usadas, cada copo de água uma gota é o suficiente, é apenas para matar os endoparasitas, há quem não use nada e a deixe dentro de água, afogando assim os parasitas, mas os ovos não, por isso uma solução com betadine é o melhor, caso seja bebido, como a solução é minima não representa perigo algum para o animal.
-
- Membro Veterano
Basicamente eu disse isso TMSurfer...
Apenas não usei esse palavreado caro que usas-te pois não sabia que cada um tipo de parasitas tinha o seu nome...
Mas eu disse para ele ir ao vet para desparasitar (tipo lombrigas e afins) e para desinfectar o terrário e mante-lo sempre limpo (acaros e afins). Basicamente sem palavras caras de "endos" e "exos" dissemos a mesma coisa...
Acho portanto, que não fiz assim tanta confusão

Mas eu disse para ele ir ao vet para desparasitar (tipo lombrigas e afins) e para desinfectar o terrário e mante-lo sempre limpo (acaros e afins). Basicamente sem palavras caras de "endos" e "exos" dissemos a mesma coisa...
Acho portanto, que não fiz assim tanta confusão

<p><strong>Está a pensar comprar um cão/gato? Vá a um canil e adopte um...</strong></p>
-
- Membro Veterano
Só um uma coisa, desparasitar não serve apenas para limpar do interior do bicho os parasitas já existentes... Desparasitar é também um metodo para prevenir que o animal apanhe ou se contamine com novos parasitas.telmofdf Escreveu:Para desinfectar o terrário existem produtos proprios para o efeito
e para desparasitar a iguana existe algum produto proprio?
eu nao a quero desparasitar, so quero que ela evite de apanhar parasitas...
Desparasitando de 6 em 6 meses prevines que o teu animal apanha endoparasitas. Para os exoparasitas mantem o terrário sempre limpo e desinfectado!

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
- Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...
E os produtos pa desinfectar o terrario e matar o germes, microbios,... O que posso utilizar? O que há no mercado?
Mas falaste em ir ao vet por causa de parasitas, o que um veterinário faz com parasitas externos é o que tu também podes fazer, existem várias formas de retirá-los. Uma delas acima descrita e outras:
Uma forma simples de remove-los é usar uma substância gordurosa, como vaselina, manteiga (não recomendo este) ou óleo (existe oleo de cactus para remover peles de repteis, muito bom produto para este caso, nunca usar na cabeça do animal em qualquer uma das soluções)
Quanto ao desinfectar terrários é simples,cada litro e meio de água junta uma colher de sobremesa de lixivia, após limpares o terrário deixa-o 1dia sem ser habitado e num sitio arejado, depois podes voltar a por tudo no lugar
Uma forma simples de remove-los é usar uma substância gordurosa, como vaselina, manteiga (não recomendo este) ou óleo (existe oleo de cactus para remover peles de repteis, muito bom produto para este caso, nunca usar na cabeça do animal em qualquer uma das soluções)
Quanto ao desinfectar terrários é simples,cada litro e meio de água junta uma colher de sobremesa de lixivia, após limpares o terrário deixa-o 1dia sem ser habitado e num sitio arejado, depois podes voltar a por tudo no lugar

-
- Membro Veterano
Ora bolas TMSurfer... E não foi isso que disse??? Eu disse que o desparasitante deve ser administrado pelo vet, tal como depois meteste no teu post, e que podes e deves desinfectar o terrário para evitar os acaros e afins. É que eu não falei em parasitas externos nem internos... quem falou nisso foste tu, para no fim dizeres o mesmo que eu, mas com palavras mais floreadas.
Mas de qualquer forma deves levar sempre a iguana ao vet para desparasitar, ou não????
A solução do TMSurfer é uma das soluções, mas para quê ter o animal de passar um dia fora do terrário se existe produtos próprios para a desinfecção dos terrários que não são toxicos, sendo feitos à base de limão e afins?
Fica aqui a imagem do desinfectante que eu uso:

Mas de qualquer forma deves levar sempre a iguana ao vet para desparasitar, ou não????
A solução do TMSurfer é uma das soluções, mas para quê ter o animal de passar um dia fora do terrário se existe produtos próprios para a desinfecção dos terrários que não são toxicos, sendo feitos à base de limão e afins?
Fica aqui a imagem do desinfectante que eu uso:

-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
Isso de prevenir so fica bem em palavras , é praticamente impossivel ,so num ambiente esteril, alias um desparasitante n é nenhuma vacina e serve , tal como o nome indica , para desparasitar , sendo de pressupor q o animal tem parasitas .Se n tiver, desparasitar para que ? Para o literalmente rebentar todo por dentro é isso ?
Parasitas externos(ou exogenos) podem ser usadas mtas coisas , mtas das quais ja descritas anteriormente(agua+sal,agua+lixivia,agua+betadine,comerciais etc) , mas internos(ou endogenos) so mesmo pelo uso(e correcto) de substancias medicamentosas .
Parasitas externos(ou exogenos) podem ser usadas mtas coisas , mtas das quais ja descritas anteriormente(agua+sal,agua+lixivia,agua+betadine,comerciais etc) , mas internos(ou endogenos) so mesmo pelo uso(e correcto) de substancias medicamentosas .
-
- Membro Veterano
Enganas-te Shane... Desparasitar serve também como metodo de prevenção... e não apenas em palavras... Não sei como funciona na tua casa, mas na minha TODOS nos desparasitamos ao mesmo tempo de 6 em 6 meses (cães, pessoas e iguana)... e assim deveria ser feito em todo lado (como podes confirmar em qualquer entidade médica e sanitária).
O desparasitante não rebenta ninguem por dentro
não sei onde viste isso... se assim fosse os meus cães a esta hora ja tinham ido desta para melhor!!!
É verdade que não é nenhuma vacina, mas não são apenas e unicamente as vacinas que servem para prevenção de doenças...
Daí, para que haja o correcto uso da substancia medicamentosa (desparasitante) se deva recorrer ao vet para que seja ele a efectua-la!
Não quero de todo impingir as minhas ideias a ninguém, mas não me parece que desparasitar animais e pessoas seja mau nem inutil na prevenção (muitos menos vá rebentar o que quer que seja)... isto na minha maneira de ver... Muito pelo contrário...
Mas de qualquer forma vou informar-me sobre este assunto com alguns dos meus professores para ver o que eles têm a dizer...
Fikem bem e um abraço
O desparasitante não rebenta ninguem por dentro

É verdade que não é nenhuma vacina, mas não são apenas e unicamente as vacinas que servem para prevenção de doenças...

Daí, para que haja o correcto uso da substancia medicamentosa (desparasitante) se deva recorrer ao vet para que seja ele a efectua-la!
Não quero de todo impingir as minhas ideias a ninguém, mas não me parece que desparasitar animais e pessoas seja mau nem inutil na prevenção (muitos menos vá rebentar o que quer que seja)... isto na minha maneira de ver... Muito pelo contrário...
Mas de qualquer forma vou informar-me sobre este assunto com alguns dos meus professores para ver o que eles têm a dizer...
Fikem bem e um abraço