"

Apesar de existirem varias espécies de Iguanas a mais vulgar como animal de estimação é a Iguana Verde uma vez que esta é dos dos repteis mais comercializados, e que dos quais cada 100 iguanas que saem das quintas de criação, ás lojas chegam vivos 60, desses 60, 20 morrem antes de serem comprados dos 40 que sobram, 30 morrem nos primeiros 3 meses na casa de quem os compra e dos 10 que sobram possivelmente só 3 chegam ao estado adulto devido á falta de condições e aos maus conselhos, dados por algumas lojas e falta de conhecimento ou interesse por parte dos donos. Quem tem um reptil deve estar preparado para o facto da falta de Veterinários especializados em repteis no nosso pais, como tal é muito importante que os mantenhamos fortes e saudáveis. Por isso quem tem uma Iguana em casa ou está a pensar em partilhar a vida com uma, olhe para ela com muito respeito pois está na presença de um grande sobrevivente e que merece toda a atenção e condições, pois para ele ali estar morreram 97 do seu grupo de 100...

Iguana Verde (Iguana iguana)
A Iguana é um animal considerado agressivo principalmente durante o cio e de natureza muito territorial, devendo ser alojado sempre individualmente e só juntar casais para fins reprodutivos, devendo cada um retornar ao seu terrario individual após o acasalamento. Um terrario com mais de uma Iguana leva ao stress das duas e ao enfraquecimento da menos dominante, podendo mesmo esta deixar de comer e morrer…. O macho pode atingir os dois metros do nariz á ponta da cauda, embora as fêmeas sejam geralmente de menor dimensão, como tal o espaço para alojar uma Iguana deverá ter no mínimo 2 metros de altura por 2 de largo e 1,5 de profundidade, esse espaço deverá ser fácil de manter limpo, ter ramos ou troncos que suportem o peso do animal, terá de ter fontes adicionais de aquecimento ligadas a um termostato, para que a temperatura diurna se mantenha constante entre 30º e 37º pois sendo ectotérmico (de sangue frio), só conseguem fazer a digestão dos alimentos a esta temperatura, a temperatura nocturna deve ser 26º , deve ter também lâmpadas especiais para repteis que emitam raios UVA/B, indispensáveis á boa condição física da Iguana, pois para poder assimilar o cálcio dos alimentos necessita da vitamina D fornecida pelos raios UVA/B , como são originárias de climas quentes e húmidos, é necessário também uma humidade relativa superior a 60% e inferior a 80% importante na muda da pele, como tal se não se tem condições para dar estes requisitos a uma Iguana, não deve pensar em adquirir uma, pois sem estas condições não irá ser saudável nem irá ter uma vida longa, para além de ser um reptil de 2 metros e com longevidade média em cativeiro se saudável de cerca de 17 anos.

Sobre alimentação ou a dieta da Iguana , deve ser alimentada só com, frutas, legumes e vegetais, deve ser muito variada e rica em cálcio, se possível dada em duas refeições diárias para evitar que a comida se deteriore devido á temperatura e humidade do terrario, devem ser também adicionados suplementos vitaminicos e cálcio pelo menos uma vez por semana. A Iguana quando bem tratada e respeitada, pode ser dócil , tolera bem quem conhece e a alimenta, podendo ser treinada a fazer as necessidades numa caixa colocada no terrario para o efeito, embora as iguanas sejam consideradas inteligentes para um reptil o processo de treino de uma iguana pode demorar mais de nove meses até conseguir os primeiros resultados, mas quem gosta de um animal dedica-se e ter paciência faz parte... "
Escrito por Arcanjo
04-Jan-2008
In: http://www.oficinadosanimais.com
Não sei que acham do artigo, mas eu achei interessante, dai partilhar convosco, principalmente pelas estatisticas que ai são apresentadas (que penso serem verdadeiras uma vez que o individuo expressa conhecimento na matéria) e porque tem ai de forma resumida os cuidados a ter com uma iguana, bem como alguns avisos...
Vi ainda um outro artigo, o qual meto apenas aqui o excerto da parte importante e que infelizmente retrata ainda algumas mentalidades de quem adquire iguanas e de como funcionam algumas lojas de animais:
"Em 15 dias, Angelina viu os grilos acasalar. Um mês depois, com a ajuda de uma lupa, verificou que havia descendência. "Os grilitos eram tão pequenos que pareciam formigas", recorda. As gerações foram-se multiplicando. Os recipientes também.
"A fêmea (pútega, como se chama) deu mais de 2000 grilos. Começamos a ficar aflitos. Decidi falar com o dono de uma casa de animais que ficou admirado com a nossa criação. Disse-nos que não havia ninguém, em Portugal, que se dedicasse à criação e que se importam grilos para alimentar, sobretudo, iguanas. O nosso primeiro cliente foi uma loja na Maia e ficou-nos logo com 1500", afirmou Fernando Simões, ex-piloto de automóveis, hoje administrador de condomínios."
IN: Jornal de Noticias
http://jn.sapo.pt/2005/10/23/pais/criac ... _asas.html
O que me deixa triste é ver que as lojas os vendem SOBRETUDO para alimentar iguanas


Gostava de ver os vossos comentário referentes a estes artigos


Fikem bem
