Gekko Gecko (Tokay)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

sexta jun 13, 2008 10:25 pm

Gekko Gecko (Tokay)

Desde que me iniciei em exóticos (mais concretamente em repteis), os Tokay foram sempre um animal que eu adorei e que continuo a gostar muito, sei que não satisfaz os gostos de muita gente, mas deixo aqui um 'care sheet' elaborado por mim, espero vir a ser útil para alguém, nem que seja para aprender.

Informação geral

Os Tokay podem ser encontrados na India, Bagladesh, China e no Sudoeste da Ásia. Eles foram introduzidos Hawai e na Florida, para importação como animais domésticos, chegaram a ser considerados uma espécie invasiva nesses sítios.

Os Tokay são animais bastante bonitos e "elegantes", contudo eles são uma escolha muito fraca para quem quer um gecko que consiga manusear. Os Tokay são conhecidos como o "Pitt bull" dos lagartos.
São bastante territoriais e não tolerem que ninguém entre no seu território.

Terrário

As criais até por volta dos 6 meses, podem ficar perfeitamente em um terrário 25x30x25, os Tokay são aboricolas, logo o que interessa mais é a altura e não o comprimento, um exemplar adulto deverá ser mantido num terrário 40x50x40. Esta espécie não precisa de ser mantida individualmente, embora um terrário nunca deverá ter mais que dois machos.

Substrato

Para crias (ou até mesmo adulto por questões de preço e facilidade em limpar) aconselho papel de cozinha ou jornal, em exemplares adultos poderá ser usado forest bark ou fibras de coco.

Decoração e esconderijos

Os Tokay precisam de vários locais para se esconderem durante o dia. Bocados largos de bamboo, canas ou troncos na vertical são peças de "mobília" ideias para eles subirem e se esconderem. Eles normalmente não gostam de descer ao chão, apenas para beber agua e procurar comida.

Temperatura e humidade

A temperatura ideal durante o dia deverá ser 29 - 32 graus, durante a noite deverá descer para os 23 - 28 graus.
Os Tokay são nocturnos, logo não precisam de nenhum tipo de lâmpada UV. O terrário deverá ser borrifado uma ou duas vezes ao dia para ajudar a manter a humidade por volta dos 70% - 85%, também será nessa altura que eles iram beber agua. Um terrário com verdadeira plantação ira também ajudar a manter a humidade. Jornal e papel de cozinha são más escolhas para manter a humidade.

Alimentação

Grilos são uma boa escolha para a alimentação principal. Pinkies, tenébrios, zophobas e baratas também são boas escolhas para comida segundaria ou ocasional. Suplemente de calcio deverá ser usado na comida todos os dias para um Tokay jovem, devido à grande necessidade de nutrientes para crescer.
Duas ou três vezes por semana deve ser sufeciente para um Tokay adulto e saudável.

Fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Video:

Imagem

__________ ,, _______________________ ,, ______________________

Mais uma vez espero que este "care sheet" venha a ser útil e que gostem, se tiverem opiniões diferentes ou alguma correcção, não hesitem em discuti-la!

Cumprimentos
TiagoC
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

sexta jun 13, 2008 10:30 pm

NICE.

'Curto e grosso'. Simples, sem muita leitura e com a informação básica.
<p>
</p>
XskullX
Membro Veterano
Registado: terça mai 20, 2008 10:42 pm
Localização: iguana; tritão; peixe; caturra; canários; pintassílgo; irmã

sexta jun 13, 2008 10:37 pm

Bom :wink:

tem a informaçao basica mas podia estar mais aprofundado :P

mas esta muito bom simples e de boa leitura
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sexta jun 13, 2008 10:39 pm

tá muito porreiro, irá de certo ser o meu proximo reptil.lol
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sexta jun 13, 2008 10:41 pm

Tambem os acho giros, mas optei pelos leopardo por causa do temperamento..
no entanto ontem uma pessoa disse-me que se o tivermos desde cria e se o habituarmos a ser manuseado já não é tao agressivo é verdade?
deadman
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 10:44 pm

sim e verdade, vi no youtube um gajo que pegava nele na boa, fazia "tudo" com ele, parecia um gatinho, lol
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

sexta jun 13, 2008 10:47 pm

mas também pode não aocntecer. ele pode ser sempre agressivo. além disso. em Portugal é difícil encontrar um gecko tokay jovem. mesmo nas loajs de animais. Já para não falar no preço.

gecko tokay é um animal mais de contemplação dentro de um terrario fixe.

cumps
foker
Membro Veterano
Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am

sexta jun 13, 2008 11:08 pm

tokay tokay... :wink:

classificados
&nbsp;&nbsp;
Sadyk
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 11:18 pm

NiArCtAa Escreveu:Tambem os acho giros, mas optei pelos leopardo por causa do temperamento..
no entanto ontem uma pessoa disse-me que se o tivermos desde cria e se o habituarmos a ser manuseado já não é tao agressivo é verdade?
deadman Escreveu:sim e verdade, vi no youtube um gajo que pegava nele na boa, fazia "tudo" com ele, parecia um gatinho, lol

Não, não é verdade, nem que lhe pegues de 5 em 5 minutos desde bébé a adulta, um Tokay não pode ser amansado, não é animal que acalme ou se "domestique" com o tempo. Esse que tu viste (provavelmente também eu já vi), são animais que já nasceram assim, há uns menos agressivos que outros (foge muito à regra, acredita, 1 em 100), "bad to the bone" :twisted:

Cumprimentos
deadman
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 11:34 pm

entao eu tava enganado, mas de qualquer forma o mais perto que podes ir e só pegar nele, pegas nao podes e por dedos a frente,tipo com as corn, nao digo que sejam todos mas alguns.
Sadyk
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 11:41 pm

deadman Escreveu:entao eu tava enganado, mas de qualquer forma o mais perto que podes ir e só pegar nele, pegas nao podes e por dedos a frente,tipo com as corn, nao digo que sejam todos mas alguns.
Pegas por o pescoço :P
deadman
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 11:53 pm

sim, ou entao fazes como os scorps, deixas ele tentar trepar
Sadyk
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 11:56 pm

Se meteres lá a mão, duvido muito que ele suba... :twisted:

Cumprimentos :wink:
deadman
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 12:04 am

se for dos mais "mansos" :D
Sadyk
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 12:22 am

deadman Escreveu:se for dos mais "mansos" :D
Há, sim, sim, nesses provavelmente vão, mas também julgo que dê para lhes pegar à "balda", por o menos esta um filme no 'youtube' de um rapaz que chega a dar um beijo num e tudo, lol...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”