Preciso de opiniao sobre a minha iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sexta jun 13, 2008 10:28 pm

Bem, há algum tempo postei um topico sobre a minha iguana, pois ela nao andava a comer nada de jeito e havia a hipótese de ela estar a ovular.
Fui com ela ao vet e chegamos a conclusão que seria bom desparasita-la e a partir dai ela ja começou a comer um pouco mais mas de longe o que comia..
Como estava preocupada lembrei-me que ela podia estar farta da ração (visto que como sou estudande a possibilidade de dar muitos vegetais baixou) e entao agora dou-lhe uma mistura de exoterra com a t-rex , umas folhas secas que se vendem e ainda, de vez em quando vegetais.

A questão é que a minha iguana tem uns 4 anos e ela desde ha um tempo para ca aconteceu isso da comida e quando defeca cheira muito mal.. ela já come melhor mas nao a quantidade parva que dantes comia.. e ja esta a engordar (pois tinha emagrecido muito nos meses de "crise").
Eu continuo a achar que ainda passa-se algo de errado pois acho estranho as fezes dela terem um cheiro tao activo..
Já fiz novo exame e ela parasitas agora ja não tem.. alguém tem alguma opiniao?

Eu agora ainda não a posso levar a um veterinário de exóticos pois para isso tenho que a trazer para lisboa, o que só posso faze-lo quando tiver mais tempo livre e sitio onde a por..

Quem tem iguanas já para o grandes acontece-vos o mesmo?

Já me ia esquecendo.. fez-se já 2 raios x e no segundo também não se viu ovos nenhuns..e ela também não esta com barriga de ter lá ovos..

Deixo aqui umas fotografias que tirei a ela no fim de semana passado
Imagem

Imagem

Imagem
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jun 13, 2008 10:35 pm

M***a é M***a, se cheirasse bem é que era de admirar ;)

O meu rapaz, mais ou menos da idade do teu, tambem quando o faz, é em grande e com muito cheiro...mas não sei se cheirará pior ou melhor que o teu...o meu nunca comeu raçao, só hortaliças, legumes e fruta a vidinha toda, não sei se haverá diferença de cheiros das fezes derivadas da raçao e da comida natural...
Última edição por Native em sexta jun 13, 2008 10:37 pm, editado 1 vez no total.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
NiArCtAa
Membro Veterano
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sexta jun 13, 2008 10:36 pm

É que eu notei uma grande diferença de antes e desde que ela começou a comer pior..
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

sexta jun 13, 2008 10:37 pm

à quanto tempo é que ela anda com essa falta de apetite?! por acaso notas mais alguma mudança a nível de comportamento?!

quanto ao cheiro das fezes, podes dizer-me quais são os ingredientes usados nas duas rações?!
Native
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 10:39 pm

so noto mais cheiro, quando ele não faz diariamente, aí no segundo dia está inchadissimo e quando solta, é tipo explosão de ruido, força volume e cheiro...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sexta jun 13, 2008 10:41 pm

Native Escreveu:so noto mais cheiro, quando ele não faz diariamente, aí no segundo dia está inchadissimo e quando solta, é tipo explosão de ruido, força volume e cheiro...
é a desbunda total!
:lol:
korbe
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 10:42 pm

Native Escreveu:so noto mais cheiro, quando ele não faz diariamente, aí no segundo dia está inchadissimo e quando solta, é tipo explosão de ruido, força volume e cheiro...
no meu rapaz por acaso não noto cheiro. como lhe dou o banho de chuveiro, vai logo tudo pelo cano abaixo. só tenho tempo de ver como é que foi a digestão dos alimentos, a coloração da "dita cuja" e a sua quantidade (que são coisas que convém ser controladas, pois dizem bastante relativamente à saúde das iguanas).
Native
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 10:46 pm

korbe Escreveu:
no meu rapaz por acaso não noto cheiro. como lhe dou o banho de chuveiro, vai logo tudo pelo cano abaixo. só tenho tempo de ver como é que foi a digestão dos alimentos, a coloração da "dita cuja" e a sua quantidade (que são coisas que convém ser controladas, pois dizem bastante relativamente à saúde das iguanas).
As torcidas do meu chegam a ser muito durinhas, é preciso meter o dedinho no ralo e desfazer, ou pegar e atirar para a sanita...isto é aquelas conversas que não se costumam ter...mas nem tudo é um mar de rosas :twisted:
( Denis Diderot )

korbe
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 10:49 pm

Native Escreveu:As torcidas do meu chegam a ser muito durinhas, é preciso meter o dedinho no ralo e desfazer, ou pegar e atirar para a sanita...
nada que um jacto forte do chuveiro com água muito quente não trate.. 8) um dia destes tenho que te mostrar um vídeo dos banhos dele.. já consegui ensinar-lhe uns truques e tudo! :twisted:

-

acabando com o off-topic "de baixo nível", NiArCtAa fico a aguardar uma resposta tua..
Última edição por korbe em sexta jun 13, 2008 10:52 pm, editado 1 vez no total.
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

sexta jun 13, 2008 10:52 pm

O meu gajo, rgeita completamente a ração.
só come couve, dentede leão, malvas. uva. maçã, um bocado de abnana se lhe der, e outras verduras. Podias mostrar era o terrario onde tens a iguana. se faz favor.
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

sexta jun 13, 2008 10:52 pm

estou com o mesmo problema :oops: ate estava a falar disso noutro topico agora mesmo... :? queria mudar de substrato
korbe
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 10:55 pm

furanita Escreveu:estou com o mesmo problema :oops: ate estava a falar disso noutro topico agora mesmo... :? queria mudar de substrato
hã?! malta, já chega de misturar assuntos. aqui está a tratar-se do problema da NiArCtAa. se têm um problema relacionado, tudo bem. agora se é outro assunto, criem um tópico novo e aguardem uma resposta. :?
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

sexta jun 13, 2008 10:58 pm

korbe Escreveu:
furanita Escreveu:estou com o mesmo problema :oops: ate estava a falar disso noutro topico agora mesmo... :? queria mudar de substrato
hã?! malta, já chega de misturar assuntos. aqui está a tratar-se do problema da NiArCtAa. se têm um problema relacionado, tudo bem. agora se é outro assunto, criem um tópico novo e aguardem uma resposta. :?
não!!o problema é o mesmo...o cheiro das fezes...com respeito ao apetite ela come bem e esta tudo bem mas cheira muito mal como a da NiArCtAa :oops:
NiArCtAa
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 11:11 pm

Em relaçao aos ingredientes sao:

exoterra:
sereais de origem vegetal, leveduras, DL-metionina, algas, contem conservantes aprovados pela CE, 25mg/kg como sulfato de cobre, vitamina: vit A 8 00/E-Hg.vit D 3 800/E-Hd.vit E 220 I.E./Hd.

t-rex
corn, oats, bet tult, coconuts oil, soybin oil, calclun carbonate, bicalclum phosphat, l-lysine, dried hibiscus flour, choline chioride, natural and artificial flavors, dl-methionine, vitame E supplement, ascorbic acid (viatmina C), ferrous sulfat, biotin, yussa schibigera extract, oxid the zinc, manganésio, niacinanide, viatmina B12 suplement, BHT (as a preservative), cupper sulfate, calcum iudate, vitamine A acetate, calcum pantothenate, solic acid, riboflavin, pyridoxine hydrochioride, thiamine mononicrat, natural ans artificial colors, menadione sodlum, bisulfat complex (vitamine K3), vitamin D3 suplement, cobalt sulfate.
proteia bruta 18%
gurdura bruta/olio 5%
fibra bruta 8%
moisture 10%
ASH 8%
Acho que sao estes :roll: tive que pedir que mos dissessem por telefone por isso nao sei se estao bem escritos e acho que pelo menos na T-rex ainda falta alguns porque as letras estavam esborratadas e nao dava bem para ler.

Pois a minha iguana nao faz fezes todos os dias.. por exemplo fez no fim de semana e durante esta semana ainda so fez uma fez.. neste momento ela fica a vontade uma semana sem fazer, na altura em que nao comia quase nada era mesmo muito raro defecar..
korbe
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 2:21 am

pedi-te os ingredientes, para poder saber minimamente o que é que ela anda comer. e se nenhuma das rações possuí algum ingrediente que lhe possa fazer mal, ou que cause esse "novo" (mau) cheiro nas fezes. mesmo assim depois confirmo-te, pois necessito de fazer umas investigaçõezitas relativo a esse assunto. dar-te-ei uma resposta mais completa referente a isso..

quanto à quantidade e frequência da defecagem, é normal que seja menor se ela não come.. mesmo assim, não há mais nenhum comportamento diferente?!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”