alimentaçao de iguana
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
penso que para uma dieta saudável, 2 por dia chega perfeitamente. a àgua deve ser mudada todos os dias.
uma refeição à base de couve, feijao verde, outras verduras e cenoura fina ou ralada. também podes dar malva que cresce selvagem mas cuidado com a que apanhas.
completa com frutas do tipo maçã às rodelas, uva cordata ao meio etc.
para reforçar podes dar cereal (NATURAL).
é o que tem alimentado a minha iguana em 2 anos e está como se vê.

a minha iguana tmbm gosta de banana, pêra, uva. `todas as frutas de grande ou médio porte devem ser cortadas às fatias
Espero ter sido útil
uma refeição à base de couve, feijao verde, outras verduras e cenoura fina ou ralada. também podes dar malva que cresce selvagem mas cuidado com a que apanhas.
completa com frutas do tipo maçã às rodelas, uva cordata ao meio etc.
para reforçar podes dar cereal (NATURAL).
é o que tem alimentado a minha iguana em 2 anos e está como se vê.

a minha iguana tmbm gosta de banana, pêra, uva. `todas as frutas de grande ou médio porte devem ser cortadas às fatias
Espero ter sido útil
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
nova porque?
não se pode dar fruta a uma iguana? olha a minha adora. e cereal, já vi em alguns sites que se pode dar por causa da proteína .
por exemplo
Grain/Fiber :optional, up to 20% of the diet
nautral bran cereals
não se pode dar fruta a uma iguana? olha a minha adora. e cereal, já vi em alguns sites que se pode dar por causa da proteína .
por exemplo
Grain/Fiber :optional, up to 20% of the diet
nautral bran cereals
se tu o dizes, quem sou eu para o questionar..
mas indo ao que interessa, cris17 ficas aqui com uma lista de alimentos que podes encontrar em qualquer mini-mercado de esquina:
- feijão verde;
- manga;
- papaia;
- folhagem de dente de leão;
- ervilhas de quebrar (com vagem);
- quiabos;
- folhas de couve;
- nabiças;
- agriões;
- abóbora.
Ocasionalmente pode dar:
- cenoura;
- banana:
- courgettes;
- melancia;
- maçã;
- espargos;
- rabanetes;
- couve chinesa;
- bróculos;
- couves de bruxelas;
- couve flor;
- aipo;
- escarola;
- folhas e flores de hibisco e da dália;
- kiwi;
- salsa;
- pêssego;
- pêra;
- franboesas;
- batata doce;
- morangos;
- massa sem ovo cozida;
- arroz cozido;
- batata doce;
- coentros;
- pepino;
- uvas
à que ter em conta que caroços, sementes ou graínhas devem ser todos removidos dos alimentos. depois também tens alimentos como massa, arroz ou feijão, que necessitam de ser cozidos. deves cozê-los sempre em água sem sal.
o ideal é que cada refeição seja constituída por 60% de verdura variada, 20% ou 30% de legumes, e o restante com fruta. esta mesma fruta deve ser evitada, pois as iguanas tendem para ter uma certa dificuldade em digerir a sacarose existente na fruta.

mas indo ao que interessa, cris17 ficas aqui com uma lista de alimentos que podes encontrar em qualquer mini-mercado de esquina:
- feijão verde;
- manga;
- papaia;
- folhagem de dente de leão;
- ervilhas de quebrar (com vagem);
- quiabos;
- folhas de couve;
- nabiças;
- agriões;
- abóbora.
Ocasionalmente pode dar:
- cenoura;
- banana:
- courgettes;
- melancia;
- maçã;
- espargos;
- rabanetes;
- couve chinesa;
- bróculos;
- couves de bruxelas;
- couve flor;
- aipo;
- escarola;
- folhas e flores de hibisco e da dália;
- kiwi;
- salsa;
- pêssego;
- pêra;
- franboesas;
- batata doce;
- morangos;
- massa sem ovo cozida;
- arroz cozido;
- batata doce;
- coentros;
- pepino;
- uvas
à que ter em conta que caroços, sementes ou graínhas devem ser todos removidos dos alimentos. depois também tens alimentos como massa, arroz ou feijão, que necessitam de ser cozidos. deves cozê-los sempre em água sem sal.
o ideal é que cada refeição seja constituída por 60% de verdura variada, 20% ou 30% de legumes, e o restante com fruta. esta mesma fruta deve ser evitada, pois as iguanas tendem para ter uma certa dificuldade em digerir a sacarose existente na fruta.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
sim Korbe ja uma vez me tinhas dado essa lista e agradeço te novamente pois é muito completa e vou tentar seguila a risca. mas o que queria saber era quantas vezes por dia devia alimentar a minha iguana e ja obtive a minha resposta.
Abraço
Abraço

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
trustz pelo que percebi o Korbe estava a referir se ao cereal (natural) pois as iguanas nao precisam dessa proteina toda pelo que sei!
No entanto conheço uma pessoa que mantem uma iguana de metro e meio com raçao de gatos ... depluravel..
No entanto conheço uma pessoa que mantem uma iguana de metro e meio com raçao de gatos ... depluravel..
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am
tinhas de meter uma mensagem exactamente ao mesmo tempo que eu ?
quanto a isso... como é que ela consegue comer e digerri a raçao de gato? que estranho... não sabia que eram capazes disso... sempre a surpreender

quanto a isso... como é que ela consegue comer e digerri a raçao de gato? que estranho... não sabia que eram capazes disso... sempre a surpreender

não é uma questão de não saber. o que eu não sei é que (supostos) sites é que andam por aí a ver que digam essa informação..
e cereais para iguana?!?!?? esta definitivamente é nova......
cris17 o número de refeições está dependente da quantidade de comida que o animal come. mas na generalidade o mínimo de duas refeições diárias bem aviadas são o suficiente..

cris17 o número de refeições está dependente da quantidade de comida que o animal come. mas na generalidade o mínimo de duas refeições diárias bem aviadas são o suficiente..