DÚVIDAS SOBRE TARTARUGAS

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
12365485
Membro Júnior
Registado: quinta jun 19, 2008 8:52 am

sexta jun 20, 2008 1:59 pm

olá tenho 3 dúvidas se me puderem ajudar agradeço. Quanto sol directo devem apanhar as tartarugas diáriamente?? As minhas estão num alguidar grande e como não tenho varanda ponho-as ao pé de uma janela de manhã e noutra de tarde,mas não será sol a mais tenho o cuidado de ver se a água não aquece,mas e elas? Sabem me dizer como se vê se é macho ou fêmea? já me disseram que o macho se forem dois da mesma espécie e tamanho que tem a cauda maior, tambem já me disseram que é pela carapaça que se vê, dizem que a das fêmeas é mais lisinha na parte debaixo que a do macho e agora???? sabem me dizer se na parte seca do habitat se posso usar areia da praia? Não fará mal aos olhinhos? muito obrigada
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

sexta jun 20, 2008 3:40 pm

num alguidar?
de que tamanho são elas? se forem muito pequenas pode nao dar para sexar. o sol, elas sabem muito bem quando devem ir para o sol. a temperatura da agua. nao me parece que aqueca demasiado ao sol.

podea explicar melhor a parte do alguidar?
ovelhassassi
Membro
Registado: terça fev 06, 2007 1:14 am

sexta jun 20, 2008 3:44 pm

use cortiça em vez de areia ou entao algo que nao seja possivel elas engolirem.de que tamanho e o alguidar?
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

sexta jun 20, 2008 8:21 pm

olá tenho 3 dúvidas se me puderem ajudar agradeço
Quanto sol directo devem apanhar as tartarugas diáriamente??
O que elas quiserem.... se lhes podes fornecer um local com luz directa ( atenção luz directa é mesmo luz directa sem nenhum obstáculo como um vidro da janela por exemplo) podes deixa-las lá o tempo que quiseres que elas irão para o sol quando quiserem (isto se tiverem sitio para) claro que deves ter tambem uma local com sombra e mais fresco para que possam regular a sua temperatutra consoante as suas necessidades.

Deves ter atenção também a temperatura da agua, pois não é só deixar a tartaruga ao sol!!! se o espaço for pequeno e tiver pouca agua aquecera muito depressa o que poderá matar os animais!

mas não será sol a mais tenho o cuidado de ver se a água não aquece,mas e elas?
As tartarugas não sao burras elas sabem controlar a sua temperatura se tiverm sitio para se refrescar a uma temperatura agradavel elas vão faze-lo... Em estado selvagem as senhoras tartarugas não andam a controlar as suas filhotas para sairem do sol ou para porem protector solar :lol:

Sabem me dizer como se vê se é macho ou fêmea?
Tamos a falar de que espécie? têm que tamanho? isto não é tudo igual... há dezenas e dezenas de tartarugas

tambem já me disseram que é pela carapaça que se vê, dizem que a das fêmeas é mais lisinha na parte debaixo que a do macho e agora????
Sim de facto esses são os aspectos que evidenciam o sexo em certas especies mas isso não é regra

me dizer se na parte seca do habitat se posso usar areia da praia?
Não fará mal aos olhinhos?
Eu não sei como é a tua "zona seca" mas areia não é a melhor opção especialmente se forem pequenas... cortiça é uma boa opção como ja disseram deixas os troncos a boiar pelo aquario ou la o que tens e elas sobem quando quiserem podes uasr plantas eu uso umas plantas aquaticas que agora esquece-me o nome mas custumo ver as mais pequenas a descansar em cima delas por isso tambem é uma boa opção nao só dinamiza o aquario como ajuda a limpeza do mesmo

Bem acho que já ta qualquer coisa chuta :wink:

P.S.
olá tenho 3 dúvidas se me puderem ajudar agradeço
Afinal foram 5 mas tudo bem :wink:
12365485
Membro Júnior

sábado jun 21, 2008 9:35 am

Olá o alguidar é uma caixa de plástico de 50 por 30 mais ou menos e tenho dividido uma parte com água e outra com pedrinhas redondas. As tartarugas são as que se vendem muito na lojas de animais e que vêmos por aí nos parques dentro dos lagos chamam-lhes tartarugas de faces vermelhas. São pequenas uma tem para aí 3 cm e a outra uns 6 cm ( tamanho da carapaça). Eu sei que as tartarugas não são estupidas mas quando as ponho ao sol na janela não tenho hipotese de pôr uma parte á sombra, logo ficam sujeitas ao sol quer estejam na água ou não. Mas estou a pensar comprar uma caixa maior. Portanto as minhas dúvidas em relação a serem macho ou fêmea mantem-se e em relação ao sol tambem por ex: se elas estão meia hora a levar sol direto e for o suficiente excusam de estar 2 ou 3 horas na quela janela posso pô-las noutra que bata sombra. Obrigada.
Mais uma coisa tive um cágado que já não veio para mim novo e viveu 10 anos comigo. Nessa altura vivia numa casa que tinha 2 varandas enormes. Ele andava solto ( tambem o tamanho permitia não é como o das tartarugas que eu tenho) corria a casa toda dormia sempre num canto do meu quarto e tinha um estilo de cobertor de bonecas que uma vez tapei-o por graça e desde aí deixei sempre o cobertorzinho no canto pois ele metia-se sempre por baixo dele. Ia para a água quando queria e quando tinha fome ia para a cozinha ou seja andava dentro e fora completamente á vontade o que por enquanto não se passa com as minhas tartarugas.
12365485
Membro Júnior

sábado jun 21, 2008 9:40 am

Olá. Onde arranjo bocados de cortiça? Tem na loja de animais??? Devo ter que ir ás lojas que vendem madeira...
ovelhassassi
Membro
Registado: terça fev 06, 2007 1:14 am

sábado jun 21, 2008 10:10 am

qualquer loja de animais deve ter cortiça.e assim fica com uma plantaforma e as tartarugas ficam com mais espaço pra nadar
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

sábado jun 21, 2008 12:09 pm

Hum...
Olha os cagados sao proibidos de mater em cativeiro. Tratam-se de especies da fauna portuguesa e por isso nao se devem ter como animais de estimaçao... Mas o passado é passado...

Uma coisa, as tartarugas de faces vermelhas são as mesmas que as tartarugas de faces rosadas? Se sim essas tambem sao proibidas de comercializar... As lojas nao as devem vender, mas se ja tens um pronto...

Eu custumo deixar a minha tartaruga hieroglifica todos os dias, agora que é verao, numa caixa de arrumaçoes bastante grande em que metade da caixa esta ao sol e a outra metade está a sombra. Em cada metade, tem uma zona para ela estar na agua e uma zona sem agua, uma pedra para onde ela pode subir...
Meto a caixa ca fora de manha e so tiro a noite...
Agua na parte da sombra ta fresquinha, enquanto que na parte ao sol ta morna, devido a tar parada e aquecer...
E assim ela consegue fazer a sua termorregulaçao e tal...

Cumps...
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

sábado jun 21, 2008 12:16 pm

C3DR1C Escreveu:Hum...
Olha os cagados sao proibidos de mater em cativeiro. Tratam-se de especies da fauna portuguesa e por isso nao se devem ter como animais de estimaçao... Mas o passado é passado...

Uma coisa, as tartarugas de faces vermelhas são as mesmas que as tartarugas de faces rosadas? Se sim essas tambem sao proibidas de comercializar... As lojas nao as devem vender, mas se ja tens um pronto...

---

Cumps...
Eu comprei as minhas 2face rosada ou face vermelha, creio que é igual ha mais ou menos 18anos...na altura, nao eram proibidas :wink: agora sao...mas nao estou a cometer crime, visto que a altura da compra ainda permaneciam legais=)
C3DR1C
Membro Veterano
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

sábado jun 21, 2008 1:09 pm

Boas...

Penso que nao haja problema... Tenho um colega na mesma situaçao que tu e nunca se ralou com isso...
Tipo desde que nao as abandones por ai tudo bem. Pelo que sei elas foram proibidas devido ao pessoal as comprar pequenas e depois passados uns anos ao verem que elas ficaram muito grandes abandonam-as por ai... Como sao muito resistentes vao sobreviver sozinhas muito bem acabando por se tornar uma especie invasora da nossa fauna...
Não é por acaso que há muita gente a dizer que encontrou uma tartaruga de faces rosadas enorme ao pe de sua casa.

Cumps...
12365485
Membro Júnior

sábado jun 21, 2008 8:27 pm

Vocês estão a falar a sério??? as tartarugas não podem ser proibidas pois todas as lojas que me dirijo se não têm estão á espera que chegue. De qualquer maneira interessava-me era que me tirassem as duvidas quanto ao resto não se preocupem.
12365485
Membro Júnior

sábado jun 21, 2008 8:35 pm

Alguem que tenha a gentileza de me tirar as dúvidas se puder e souber ao invés de opinar tanto se são ou não legais não sei só sei que as lojas a que me dirijo tem montes todos os anos e eu comprei uma no ano passado e outra á dois meses e secalhar se houver á venda vou comprar uma todos os anos e daí??? Não deve ser assim tão ilegal se as têm á venda... o meu problema é o bem estar delas. Por favor se souberem ajudem ao inves de atrapalhar. Obrigada.
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sábado jun 21, 2008 9:31 pm

12365485 Escreveu:Vocês estão a falar a sério??? as tartarugas não podem ser proibidas pois todas as lojas que me dirijo se não têm estão á espera que chegue. De qualquer maneira interessava-me era que me tirassem as duvidas quanto ao resto não se preocupem.
as de faces rosadas, SÒ
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sábado jun 21, 2008 9:33 pm

as mais comuns, e as que se calhar ves sao as castanhas ( do mississipi) e as verde parecidas com as faces rosadas mas sen faces,lol ( que sao as hieroglificas)
C3DR1C
Membro Veterano

sábado jun 21, 2008 9:50 pm

Entao nao sao as faces rosadas que tas a falar... Bem mas isso nao interessa como dizes...
Acho que a melhor atitude que podes ter quando as metes ao sol é fazer como eu ja disse. Pelo menos uma zona de sombra é bastante importante, mesmo que sejam so 30 minutos ao sol... Acho que não é trinta minutos de sol directo que vao compensar 2 horas a sombra... Penso que o organismo nao funciona assim... Na minha opiniao elas devem tar umas boas horas nas condiçoes que referi para poderem absorver os raios uvb, nao em 30 minutos, mas sim ao longo do dia em curtos intervalos que elas escolham...

Quanto a historia do cagado nao percebi o que queris dizer... Se era so pa contar ou se tas preocupada porque as tartarugas nao têm a mesma atitude que ele...

Ja agora que idade têm elas?
Cumps...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”