Boa tarde,
Estou neste momento a ponderar a hipótese de comprar uma tartaruga terrestre. Estou a pensar optar por uma destas espécies: Geochelone Pardalis ou Testudo Horsfieldii, penso que são as mais comuns para animais de estimação, no que se refere a tartarugas terrestres.
Segundo o que me parece, para um iniciante nestas lides, a Testudo Horsfieldii será mais indicada, por ser mais resistente, correcto? Sendo estas ultimas também um pouco mais activas. O que me aconselham?
Já agora, penso que não seja muito indicado ter duas tartarugas de espécies diferentes juntas? Por causa de possíveis bactérias que uma espécie possa ter e possa transmitir a outra. Mas, mais uma vez, corrijam-me se estiver errado. É que tenho visto à venda tartarugas terrestres de espécies diferentes juntas no mesmo compartimento…
Na hora da compra convêm estar atento, para além de ter em atenção aos olhos, que devem estar bem abertos e ao nariz que não deve estar húmido, a que outros sintomas de doenças devo estar atento?
Falavam ali noutro tópico que as tartarugas devem vir acompanhadas de um certificado, podem explicar-me isso melhor sff?
Relativamente à hibernação, se as tartarugas tiverem uma temperatura adequada todo o ano não necessitam de hibernar, mas isso não poderá trazer complicações de saúde aos animais?
Desde já agradeço a vossa ajuda.
cumps
Escolher tartaruga terrestre - dicas
Moderador: mcerqueira
ola nuno, realmente as testudo horsfieldi sao mais indicadas para iniciantes pois nao ficam tao grandes e tem menos exigencias em relaçao as geochelone pardalis. As pardalis necessitam de uma humidade mais baixa o que por vezes e dificil de conseguir.
Exactamente nunca ter tartarugas terrestres de diferentes especies juntas, porque para uma, uma bacteria pode nao ser prejudicial, ja para a outra pode ser fatal.
Deves estar atento na hora da compra, inclusive pede para ver a tartaruga a comer e ter atençao aos olhos e nariz.
Nos primeiros anos de vida as testudo horsfieldi nao devrao hibernar, pois podem nao aguentar, isto ate atingirem mais ou menos dois, tres anos de idade. a partir da idade que referi e a tartaruga deve hibernar.( a nao ser que nao se encontre bem de saude).
Eu comecei por ter geochelone pardalis e nao tive problemas e a meu ver sao mais bonitas, tens e que pensar no futuro se teras condicoes para ter um exemplar com umas dimensoes que podem chegar aos 50/ 60 cm.
Realmente sera melhor iniciares com as horsifeldi, embora isso ja seja do teu criterio.
Espero ter ajudado, e se tiveres mais duvidas ja sabes e so perguntar. nuno sousa
Exactamente nunca ter tartarugas terrestres de diferentes especies juntas, porque para uma, uma bacteria pode nao ser prejudicial, ja para a outra pode ser fatal.
Deves estar atento na hora da compra, inclusive pede para ver a tartaruga a comer e ter atençao aos olhos e nariz.
Nos primeiros anos de vida as testudo horsfieldi nao devrao hibernar, pois podem nao aguentar, isto ate atingirem mais ou menos dois, tres anos de idade. a partir da idade que referi e a tartaruga deve hibernar.( a nao ser que nao se encontre bem de saude).
Eu comecei por ter geochelone pardalis e nao tive problemas e a meu ver sao mais bonitas, tens e que pensar no futuro se teras condicoes para ter um exemplar com umas dimensoes que podem chegar aos 50/ 60 cm.
Realmente sera melhor iniciares com as horsifeldi, embora isso ja seja do teu criterio.
Espero ter ajudado, e se tiveres mais duvidas ja sabes e so perguntar. nuno sousa