Escolher tartaruga terrestre - dicas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
nunomiguel1
Membro
Registado: domingo jun 22, 2008 8:48 pm

domingo jun 22, 2008 8:56 pm

Boa tarde,

Estou neste momento a ponderar a hipótese de comprar uma tartaruga terrestre. Estou a pensar optar por uma destas espécies: Geochelone Pardalis ou Testudo Horsfieldii, penso que são as mais comuns para animais de estimação, no que se refere a tartarugas terrestres.

Segundo o que me parece, para um iniciante nestas lides, a Testudo Horsfieldii será mais indicada, por ser mais resistente, correcto? Sendo estas ultimas também um pouco mais activas. O que me aconselham?

Já agora, penso que não seja muito indicado ter duas tartarugas de espécies diferentes juntas? Por causa de possíveis bactérias que uma espécie possa ter e possa transmitir a outra. Mas, mais uma vez, corrijam-me se estiver errado. É que tenho visto à venda tartarugas terrestres de espécies diferentes juntas no mesmo compartimento…

Na hora da compra convêm estar atento, para além de ter em atenção aos olhos, que devem estar bem abertos e ao nariz que não deve estar húmido, a que outros sintomas de doenças devo estar atento?

Falavam ali noutro tópico que as tartarugas devem vir acompanhadas de um certificado, podem explicar-me isso melhor sff?

Relativamente à hibernação, se as tartarugas tiverem uma temperatura adequada todo o ano não necessitam de hibernar, mas isso não poderá trazer complicações de saúde aos animais?

Desde já agradeço a vossa ajuda.
cumps
Nuno555
Membro Júnior
Registado: quarta out 18, 2006 5:23 pm

domingo jun 22, 2008 10:20 pm

ola nuno, realmente as testudo horsfieldi sao mais indicadas para iniciantes pois nao ficam tao grandes e tem menos exigencias em relaçao as geochelone pardalis. As pardalis necessitam de uma humidade mais baixa o que por vezes e dificil de conseguir.
Exactamente nunca ter tartarugas terrestres de diferentes especies juntas, porque para uma, uma bacteria pode nao ser prejudicial, ja para a outra pode ser fatal.
Deves estar atento na hora da compra, inclusive pede para ver a tartaruga a comer e ter atençao aos olhos e nariz.
Nos primeiros anos de vida as testudo horsfieldi nao devrao hibernar, pois podem nao aguentar, isto ate atingirem mais ou menos dois, tres anos de idade. a partir da idade que referi e a tartaruga deve hibernar.( a nao ser que nao se encontre bem de saude).
Eu comecei por ter geochelone pardalis e nao tive problemas e a meu ver sao mais bonitas, tens e que pensar no futuro se teras condicoes para ter um exemplar com umas dimensoes que podem chegar aos 50/ 60 cm.
Realmente sera melhor iniciares com as horsifeldi, embora isso ja seja do teu criterio.
Espero ter ajudado, e se tiveres mais duvidas ja sabes e so perguntar. nuno sousa
Nuno555
Membro Júnior
Registado: quarta out 18, 2006 5:23 pm

domingo jun 22, 2008 10:24 pm

ola novamente, esqueci.me re referir que as geochelone pardalis nao podem hibernar.
Todas as tartarugas devem vir acompanhas de CITES( apendice numero 2, para as que referiste).
Nuno Sousa
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”