espécie?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Attila_portugues
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm

sexta jun 27, 2008 8:37 pm

Qual é o nome cientifico e comum desta cobra?

Imagem
Imagem

Bonita, não é?
cump :)
<p><strong></strong></p>
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

sexta jun 27, 2008 8:43 pm

isso não é uma cobra de casa africana??(parece)nome cintifico não sei mas que é mt bonita...é... :wink:
espera que já passa ai alguem k perceba mais...
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jun 27, 2008 9:06 pm

è uma especie da nossa fauna e é um especime adulto é uma Elaphe scalaris ou cobra de escada, as crias têm degraus no padrão dái o nome comum, com a idade os degraus vao desaparecendo ficando só as linhas longitudinais bem marcadas e escuras, é muito agressiva e destemida ;) e muito lindas
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
furanita
Membro Veterano

sexta jun 27, 2008 10:12 pm

Native Escreveu:è uma especie da nossa fauna e é um especime adulto é uma Elaphe scalaris ou cobra de escada, as crias têm degraus no padrão dái o nome comum, com a idade os degraus vao desaparecendo ficando só as linhas longitudinais bem marcadas e escuras, é muito agressiva e destemida ;) e muito lindas
quando for grande quero ser como tu :oops: :oops:
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sexta jun 27, 2008 10:33 pm

Native Escreveu:è uma especie da nossa fauna e é um especime adulto é uma Elaphe scalaris ou cobra de escada, as crias têm degraus no padrão dái o nome comum, com a idade os degraus vao desaparecendo ficando só as linhas longitudinais bem marcadas e escuras, é muito agressiva e destemida ;) e muito lindas
Mais actualizado, agora chamam-se Rhinechis scalaris ;)

São donas de um mau feitio do caraças! (dizem voces que as lamp. têm mau feitio LOOL!!) hehehe
furanita
Membro Veterano

sexta jun 27, 2008 10:38 pm

P_R Escreveu:

São donas de um mau feitio do caraças! (dizem voces que as lamp. têm mau feitio LOOL!!) hehehe
e teem...se calhar não fazem é estragos tão grandes :S lol
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jun 27, 2008 10:45 pm

Segundo li, a cobra de escada é a cobra mais agressiva da nossa fauna.
P_R
Membro Veterano

sexta jun 27, 2008 11:29 pm

furanita Escreveu:
P_R Escreveu:

e teem...se calhar não fazem é estragos tão grandes :S lol
Lol, nem sequer queiras comparar o feitio de uma lamp com uma lindona destas.. Estas sao aquele tipo que a topas a 3 metros de ti e em vez de fugir, enfrenta-te! LOL

Estes ultimos dias tem-me trazido varias cobras, pois sabem que eu gosto e trazem com a intensão de ficar com elas.
Trouxeram-me já uma Malpolon monspessulanus com 25cm's e bastante mau feitio, uma Natrix natrix com 10cm's muito calminha, só mandava uns perfumesitos e uma R. Scalaris com prai 30cm...
Normalmente coloco-as num faunario com água e esconderijo a descançar e liberto no dia seguinte.
A scalaris, bastava aproximar-me do faunario e ela me topar, parecia um pneu de um camiao a esvaziar "pffffffffffffffffffffffffffffffff" LOOL e até contra o faunario atacava! LOOL
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sexta jun 27, 2008 11:34 pm

ja agora esta nao variam de cor
e que eu no principio deste mes vi uma quase esverdeada mas are igual tinha quase um metro
Attila_portugues
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm

sexta jun 27, 2008 11:42 pm

Obrigado, pela informção! :)
eu gostei bastante, muito giras!
já agora, como anda a populaçao destas meninas ca em Portugal?! (desta e de outras da nossa fauna) Lembro-me de que quando era mais novo via-as em maior numero... :?

cump

EDIT: este é um exemplar já adulto?
<p><strong></strong></p>
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sexta jun 27, 2008 11:48 pm

essa deve crescer mais um bocado acho eu, ou pelo menos alargar
P_R
Membro Veterano

sábado jun 28, 2008 12:26 am

Esse exemplar é já adulto sim, e bem grande!

A cor varia, como seria de esperar, e principalmente o padrão, mas não para esverdeado. Andam mais em tons castanho claro, castanho escuro e acizentado. Esverdeado nunca vi nenhuma... Viste provavelmente outra especie!

Quanto á população de cobras, eu por acaso nao me posso queixar, na minha zona ainda vou vendo alguma coisa. Maioritariamente Malpolon's...

Houve uma altura em que as pessoas se dedicavam á agricultura e buscar lenha ao monte etc etc e sempre que viam uma cobra, matavam. Agora acho que, com o declinio destas actividades, nao sejam tantas mortas.
Por outro lado, a cada passo vejo uma morta ao atravessar a estrada :S

Nao conheço nenhum estudo sobre a populaçao, e ainda no vivi tempo suficiente para comparar se aumentou ou decresceu o nº de exemplares...
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado jun 28, 2008 1:13 am

Attila_portugues Escreveu:(...)

EDIT: este é um exemplar já adulto?
Esta andava á 2 anos por volta das 3 da manhã a passear á minha porta, era granjos mais de 1m na boa, e não me enfrentou nem se incomodou afastou-se enquanto eu tirei a foto mas ninguem interferiu no caminho de ninguem :lol:
Imagem

estas são fotos da net..
Uma cria com os degraus do padrão bem marcados
Imagem
Imagem

Um juvenil
Imagem
Imagem

um adulto
Imagem

o que acho curioso é no outro lado do Atlantico, terem em cor de laranja exactamente o mesmo...e com melhor feitio...
Imagem
Imagem
ha aqui usuarios que têm exemplares melhores que esta foto, mas foi a unica que encontrei de uma cria na net 8)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
xFrozenx
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:31 pm

sábado jun 28, 2008 1:45 pm

Já agora, há alguma cobra da nossa fauna que seja venenosa?

Acho que li algures que há uma especie qualquer de vibora na nossa Fauna.. Confirma-se?
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

sábado jun 28, 2008 1:48 pm

Vibura ***, se não me engano, encontra-se em cadeias montanhosas do norte do país, penso que é essa a que te referes

Até que são bonitas:

Imagem
Imagem
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”