tartarugas corcundas do mississipi - ignorante pede ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

OtraTaruga
Membro Júnior
Registado: terça jul 15, 2008 1:21 am

terça jul 15, 2008 1:35 am

Olá a todos.

Sou um absoluto ignorante no que toca a tratar de tartarugas. :roll: Hoje ofereceram-me uma tartaruga corcunda do mississipi (não sei se é grande nem pequena nem nova nem velha. Sei que a carapaça da dita cuja tem 5 cm de comprimento. Isso ajuda?) e é óbvio que não a quero assassinar. E pus-me a ler os fóruns e reparei que há imensa informação contraditória sobre a alimentação destas tartarugas, por isso vou a perguntas mais ou menos directas:

1 - Não há forma de lhes dar de comer apenas utilizando alimentos "acessíveis"? Aquelas rações compradas nas lojas de animais são mesmo essenciais para uma alimentação saudável para a bicha?

2 - Quando ao aquário tenho um daqueles mais que clássicos, com a palmeira de plástico e a ilha no meio, mas gostaria de saber se posso dar largas à imaginação e arranjar um aquário maior, quiçá uma coisa com areia e pedras ou outras diversões para a tartaruga que bem merece.

A todos os amantes de tartarugas, um muito obrigado pela atenção. Respondam se puderem e se vos apetecer.

E vivam as carapaças.
Silente
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2008 12:48 pm

terça jul 15, 2008 1:40 am

eu nao percebo muito de tartas do mississipi, mas presumo que sim popdes dar largas a imaginacao e construir conforme o habitat delas....só nao uses é predinhas e areias no fundo porque ela pode "engolipar" algo e depois é o fim da história...
quanto a alimentação ja te volto com mais informação (yoooo) :lol:
<strong>Bruno Cardoso</strong>
Silente
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2008 12:48 pm

terça jul 15, 2008 1:44 am

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/tartaruga ... issipi/330

ora lê isto que já é um começo :wink:

Mas pessoalmente acho que não é uma alimentação pouco acessivel...
<strong>Bruno Cardoso</strong>
OtraTaruga
Membro Júnior

terça jul 15, 2008 1:50 am

Epa, vocês são rápidos :D

Obrigado pela ajuda. Realmente há muita coisa para dar à pequena... No entanto o meu "acessível" não foi se calhar interpretado da forma correcta.

Outra vez:

É possível dar uma alimentação saudável e equilibrada a uma tartaruga destas sem ter, orbigatoriamente, de recorrer a essas rações especiais para elas? Óbvio que lhe arranjo rações (não sei se os típicos camarões pequeninos entram nessa categoria) mas gostaria de saber se há alguma forma de as alimentar exclusivamente à base de outros produtos como frutas, vegetais e peixe.
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

terça jul 15, 2008 1:51 am

Bem vindo.

1- A ração vendida nas lojas (e estamos a falar em sticks não gamarus!) não é essencial, mas ajuda muito porque já tem grande parte dos elementos necessários nas proporções correctas para uma alimentação saudável. Não te sei dizer agora percentagens, mas a tartaruga tem de comer vegetais, carne branca (especialmente enquanto novas), suplementos vitamínicos, cálcio,... Eu se fosse a ti apostava nessas rações. Facilita muito.

2- Quanto ao aquário, podes pôr pedras no fundo desde que sejas grandes prá tartaruga não as engolir, de resto não ponhas mais coisas pq tudo se vai sujar num instante... ela ainda é novinha mas as tartarugas são muito porcas e vais-te ver aflito para limpar todos os bibelots que puseres dentro de água, e muito sinceramente elas não brincam com isso.

Já sabes de UVB, temperaturas, filtros, e todas as outras coisas, certo...?

Boa sorte.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
OtraTaruga
Membro Júnior

quinta jul 17, 2008 9:48 pm

Olá a todos.

Sim, já sei das temperaturas e até já arranjei um termómetro para a controlar melhor. :) Investi também naqueles biscoitos que diz que tem montes de vitaminas e ela até gosta, e a seguir são os vegetais.

Mas tenho outra dúvida, se me pudessem esclarecer era um espectáculo até porque já porcurei pelo fórum e não encontrei resposta:

As tartarugas têem de apanhar sol, certo? Mas com que regularida? Todos os dias? Devo "disponibilizar-lhe" um sítio com sol e outro com sompra todos o dia ou basta "levá-la" a passear ao terraço com sol uma horita por dia?

Outra coisa: o aquário tem de ser de vidro? (pergunta estupida?)

Boa noite e viva as tartarugas.
Armindo77
Membro Veterano

quinta jul 17, 2008 10:05 pm

OtraTaruga Escreveu:Olá a todos.

Sim, já sei das temperaturas e até já arranjei um termómetro para a controlar melhor. :) Investi também naqueles biscoitos que diz que tem montes de vitaminas e ela até gosta, e a seguir são os vegetais.

Mas tenho outra dúvida, se me pudessem esclarecer era um espectáculo até porque já porcurei pelo fórum e não encontrei resposta:

As tartarugas têem de apanhar sol, certo? Mas com que regularida? Todos os dias? Devo "disponibilizar-lhe" um sítio com sol e outro com sompra todos o dia ou basta "levá-la" a passear ao terraço com sol uma horita por dia?

Outra coisa: o aquário tem de ser de vidro? (pergunta estupida?)

Boa noite e viva as tartarugas.
Faculta-lhe um sitio seco com sol (sol directo) e deixa um bocado do aquário à sombra, assim ela pode regular a temperatura. As minhas passam horas ao sol todos os dias...

O aquário não precisa ser de vidro, o vidro normalmente é utilizado pq não risca e deixa ver para dentro de água, mas à quem use acrílico, plástico,...
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
OtraTaruga
Membro Júnior

quinta jul 17, 2008 10:20 pm

Obrigado pela ajuda. Estava com medo de a estar a matar dentro de um aquário de plástico, mas pelos vistos... :)

Só mais uma coisa que agora me preocupou: a minha tartaruga parece andar a espirrar. Ela esta muito bem com a cabeça fora de água e de repente entra dentro de água e saem-lhe bolhinhas de ar pela boca. Se calhar é uma coisa perfeitamente normal, mas pelo sim pelo nao... :( :? Alguém sabe do que se trata?
Armindo77
Membro Veterano

quinta jul 17, 2008 10:59 pm

Cuidado... verifica se ela deita bolhas de água pelo nariz quando vem à superfície, se nada de lado (estilo parte do corpo a querer boiar e o resto não...) ou respira com dificuldade. Se vires que ela faz isso leva-a a um veterinário que pode ter uma infecção respiratória.

Se só solta bolhas pela boca quando mergulha, isso é normal pq às vezes elas abrem um bocado a boca e sai ar...
OtraTaruga
Membro Júnior

quinta jul 17, 2008 11:07 pm

Essas coisas ela nao faz... A única coisa estranha é ela parecer mm espirrar. Enche a boca de ar tipo sapo e depois cospe-o todo, e impulsiona-se para trás como aqueles canhões antigos fazem quando disparam as balas.

Mas nada de lado ou deitar bolhas pelo nariz acho que nao... :?

E como é que eu vejo se ela esta a respirar bem?
Armindo77
Membro Veterano

quinta jul 17, 2008 11:14 pm

às vezes consegues escutar uma espécie de assobio quando elas respiram mal e saem bolhas de agua pelas narinas. Mas não deve ser nada. Se fosse IR ela começava a perder apetite, com dificuldade em mergulhar, a nadar de lado e a ficar letárgica.
OtraTaruga
Membro Júnior

quinta jul 17, 2008 11:28 pm

Ah entao n é nada. Ela respira em silêncio, nao deita bolhas pelo nariz (so a mergulhar é que deita umas bolhinhas ms suponho k seja normal, até eu a mergulhar deito bolhas) e letargia nao é problema pk ela nao pára quieta :D

muito obrigado pela ajuda!
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

quinta jul 17, 2008 11:36 pm

Não sou grande entendido nas tugas, mas posso dar-te alguns conselhos...

1º Se o "aquário" que tens é aquele em plástico com a palmeirinha no meio, joga-o fora... isso é comumente apelidado de cemitério de tartarugas... Arranja mas é um aquario grandinho ou faz um aquaterrário com boa profundidade e com zona seca...

Imagem
Se é destes, manda fora!!!

Aqui tens como construir um aquaterrário simples, barato e funcional ---> http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... terr%E1rio

2º Tens de arranjar uma lampada UVB... facilita-te o trabalho... podes sempre coloca-la a apanhar sol directo, mas a lampada de UVB ajuda-te muito pois assim acaba por apanhar a "radiação" necessária...

3º Arranja uma pedra de cálcio para colocar na água... acho que faz falta.

4º Um aquecedor para a água ligado a um termostato para regular a temperatura.

Como te disse, não sou perito em tartarugas, mas já vi muitos topicos e já li muito sobre como mante-las... E se fizeres isto, ela já fica bem alojada... mas depois podes melhorar claro!! Podes por exemplo meter uma bomba com um filtro para a água circular... deste modo acaba por a agua nao ficar suja tão depressa :wink:
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
OtraTaruga
Membro Júnior

quinta jul 17, 2008 11:59 pm

O que me disseram é que as lâmpadas podem fazer mal à carapaça e que nada substitui o bom do sol directo... :D
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

sexta jul 18, 2008 12:05 am

OtraTaruga Escreveu:O que me disseram é que as lâmpadas podem fazer mal à carapaça e que nada substitui o bom do sol directo... :D
:o Mal à carapaça?? Nunca ouvi tal coisa... Claro que nada melhor que sol directo... mas nem sempre é possivel ter o animal sempre ao sol, e por isso a lampada é bom para complementar... a lampada emite as mesmas radiações do sol, por isso não vejo em que pode fazer mal... muito pelo contrário... pois se não estou em erro, sem UVB não vai haver assimiliação do cálcio e ai sim, vai haver problemas com a carapaça...

Mas de qualquer forma nada melhor que esperar pelos entendidos para esclarecerem!!
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”