[DIY] Wall para terrário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta ago 27, 2008 9:23 pm

Depois de pensar durante algum tempo o que seria melhor para o fundo do terrario da minha guttatus, finalmente apanhei um dia de folga e que tinha pachorra e decidi fazer algo.

Ja tinha pensado em:
> Fundo com meias-canas de bambu, todas alinhadas. Cheguei á conslusão que ficava demasiado artificial.
> Fundo em poliuretano. Nunca gostei de trabalhar com este material, pois para alem de ficar sempre com as mãos num cristo, requere muito trabalho, pintura (nao tenho jeitinho nenhum) e o aspecto final, para quem nao tem muito jeito, nao é na minha opinião satisfatório/compensatorio.
> Papel decorativo... Hummm, tem alguma piada?? :roll:
> Cartolina por tras, como se custuma fazer nos aquas... Humm, nao achei que fica-se minimamente engraçado.
> Fundo todo em cortiça natural. Aspecto acredito que fantastico mas... Arranjar cortiça natural é um bocado dificil na minha zona e normalmente vem infestada de bicharia naquelas tocas todas, sendo muito dificil de tratar. Esqueci por uns tempos.

Estes dias veio-me entao á ideia fazer um muro de pedras de xisto alaranjado. Nao sei como ainda nao me tinha passado isso pela cabeça, mas parecia-me bastante fácil. Arranjei material e pus mãos á obra.

Material:
> Um suporte rígido para colar as pedras de forma segura, e posteriormente colar esse suporte no terrario;
> Spray preto;
> Silicone;
> Vários calhaus que apanhei na serra aqui perto;

Como suporte rígido achei interessante um plastico azul que tinha cá por casa, que é grosso, rigido e é tipo papelão de caixote. Tem uma folha de plastico de cada lado e no interior é canelado.
Corteio á medida do fundo do terrario com uma tesoura de chapa:
Imagem

De seguida pintei o plastico azul de preto, para nos intersticios das pedras não se ver a cor azul. Assim disfarça muito mais!!
Imagem

Os calhaus já lavados:
Imagem

Início de colagem. Todos os calhaus foram colados ao material base e uns aos outros.
Imagem

Criei tambem umas plataformas...
Imagem

Já quase pronto. So falta preencher os espacitos no meio das pedras maiores com pedritas mais pequenas:
Imagem

Produto final:
Imagem

Imagem

Vai ficar alguns dias (secalhar semanas, ate porque nao tenho pressa de meter aquilo no terrario) a curar o silicone e a tinta preta, que apesar de seca ainda liberta alguns vapores durante alguns dias.

Tirem ideias para fazerem melhor ;)

Cumps.
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quarta ago 27, 2008 9:30 pm

Excelente ideia, mas isso é Xisto?
Abraço
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
Nazgul90
Membro
Registado: sábado ago 23, 2008 11:43 am

quarta ago 27, 2008 9:31 pm

Esta brutal,super natural,acho e que em vez de spray preto,podias ter forrado com papel decorativo todo castanho,assim notavam se menos as falhas dos espaços entre as pedras, :D,mas esta butal,tou a pensar fazer isso!nao sei e onde arranjar xisto :S

peace
P_R
Membro Veterano

quarta ago 27, 2008 9:34 pm

Epá, se pesquisares no google por xisto, aparecem imagens de casas e muros feitos com estas pedras e diz que é xisto, mas eu nao acredito muito que seja... LOL

Na volta tem outro nome qualquer, mas sao na mesma laminadas como o xisto, e alias, se se fizer isto com xisto do preto deve ficar ainda mais fixe.

O zé ou o alunobiogeo, que tem formaçao nesta área, sao capazes de saber responder. Se entretanto alguem souber como se chama de verdade esta rocha..
Romba
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2008 10:07 pm

quarta ago 27, 2008 9:34 pm

xisto ou arranjas em lojas de animais e esquece pois cada placa é prai 9 euros/mais ainda talvez nao sei , ou vais a uma localidade onde haja xisto. Mas aquilo nao me parece xisto... mete la no google a ver se te parece. penso que nao. mas o P_R dirá
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta ago 27, 2008 9:36 pm

Melhor? Está optimo.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Nazgul90
Membro
Registado: sábado ago 23, 2008 11:43 am

quarta ago 27, 2008 9:37 pm

ok,vou pesquisar na net,se encontrar um sitio barato,meto aqui um post no forum para vcs tbm :D
ZordLyon
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 8:44 am
Super Hypo Tangerine Carrot Tail (Paradox?!)

quarta ago 27, 2008 9:41 pm

P_R mais um voto para ti... :lol: :lol:

5*..eu já pensei nisso uma vez, mas depois "nah, da muito trabalho colar pedrinha a pedrinha" e nao fiz nada, alem de que nao tenho terrários muito grandes e cortava me muito o espaço e para geckos também nao era o melhor, depois os grilos metia-se nas fendas e tal...

Mas está fenomenal...Parabéns...

:wink: 8)
<p>&nbsp;Andr&eacute; Carvalho</p>
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quarta ago 27, 2008 9:42 pm

O xisto tem vários graus de "pureza" e composição e vai desde o tipo que se vê nos quadros negros das escolas a algo assim mais claro.
Comprar xisto nas lojas não vale a pena. É perguntar qual é o monte mais perto e levar o carro =)

P_R, quanto é que isso pesa?

Ricardo
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta ago 27, 2008 9:43 pm

Pelo que sei o xisto é preto, mas o xisto compra-se nas lojas de construção, uma caixa é barato e dá muito terrário
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Romba
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2008 10:07 pm

quarta ago 27, 2008 9:45 pm

pois é preto, mas pelo que vi no google e como ja disseram há varios graus, logo podem tomar outras cores. As do P_R parecem-me xisto ao ver imagens iguais às pedras dele. Quem tiver massas compra quem nao tem vai ali ao monte do tio joaquim e tira umas quantas :lol:
P_R
Membro Veterano

quarta ago 27, 2008 9:46 pm

Obrigado pelos coments. Nao da tabalho nenhum... Colei tudo em menos de 1 hora.

Boas Ricardo, tudo em cima?
Opa, nao sei, mas acredito que ainda pese um bocadote, embora as pedras sao quase todas fininhas para nao ocupar muito espaço em profundidade no terrario.

Eu diria que, uns 5 - 7kg's. Se exceder isso, nao sera por muito! ;)

É uma massa adicional que o pessoal que tem terrarios empilhados tem de ponderar antes de fazer algo semelhante!
ZordLyon
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 8:44 am
Super Hypo Tangerine Carrot Tail (Paradox?!)

quarta ago 27, 2008 9:47 pm

rbl Escreveu:O xisto tem vários graus de "pureza" e composição e vai desde o tipo que se vê nos quadros negros das escolas a algo assim mais claro.
Rbl estás a confundir com Lousa e Lousinha secalhar, porque nos quadros das escolas tens lousa, e a lousinha e mais quebradiça do que a lousa, porque não e 100% composta da mesma pedra do que a lousa.

Eu aprendi assim, mas posso estar enganado.

Cumps.
<p>&nbsp;Andr&eacute; Carvalho</p>
P_R
Membro Veterano

quarta ago 27, 2008 9:50 pm

Bem, como tambem nao é segredo para ninguem, apanhei estas pedras na serra da Maia, entre Santo Tirso e a Maia, mesmo junto ao aeródromo.

Quem for do Porto pode lá dar uma saltada. É pedras destas por todo o lado!
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quarta ago 27, 2008 9:57 pm

ZordLyon Escreveu:
rbl Escreveu:O xisto tem vários graus de "pureza" e composição e vai desde o tipo que se vê nos quadros negros das escolas a algo assim mais claro.
Rbl estás a confundir com Lousa e Lousinha secalhar, porque nos quadros das escolas tens lousa, e a lousinha e mais quebradiça do que a lousa, porque não e 100% composta da mesma pedra do que a lousa.

Eu aprendi assim, mas posso estar enganado.

Cumps.
Pois... eu também porque geologia não é a minha área =) mas tanto quanto sei lousa é outro nome para xisto.
Dependendo do sítio, em muitos locais usava-se ardósia para os quadros das escolas por ser mais barata.

A wikipedia não tem grande coisa, talvez alguém aqui nos possa informar melhor.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xisto
O EN está mais completo http://en.wikipedia.org/wiki/Schist

Ricardo
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”