Chamaeleo Calyptratus:::Projeto para quando ele for maior!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
k901
Membro
Registado: sexta jul 18, 2008 10:33 pm

sexta ago 29, 2008 11:55 pm

Boas
Como muitos utilizadores sabem eu tenho um Chamaeleo Calyptratus juvenil. Entao eu tava a pensar que ele um dia vai crescer ate aos 60cm e que vai precisar de uma casa maior. entao deixo aqui esta ideia que eu tive para uma nova casa para ele.

1-Flexarium 76 x 42 x 122 cm
1-Repti Glo 5.0 Compact 26W (fora do flexarium)
1-Night Glo Moonlight Lamp 25W (dentro do flexarium)
1-Sun Glo Neodymium Daylight Lamp 25W (dentro do flexarium)
2-Thermometer - Digital Precision Instrument (1 para tirar a temperatura do topo e outro para tira a temperatura ao pe do solo)
2-Hygrometer - Digital Precision Instrument (1 para tirar o nivel de umidade no topo e outro para tira a umidade ao pe do solo)
1-Jungle Earth (para servir de solo)
1-Halogen Glow Light (para a repti Glo 5.0 compact 26W)
2- casquilho de ceramica (para a Night Glo Moonlight Lamp 25W e para a Sun Glo Neodymium Daylight Lamp 25W)
1-Waterfall - small

Eu sei que as plantas etc... nao tao ai na lista, mas ja agora gostava de saber a vossa optniao!!!! :D :D :D :D :D :D

Cump´s
trinity1987
Membro Júnior
Registado: terça ago 26, 2008 7:11 pm

domingo ago 31, 2008 1:52 pm

Olha eu não tenho assim muita experiência, mas com o flexarium não fica mais difícil manter a humidade e a temperatura adequadas? principalmente no inverno?? Eu também ando a pensar adquirir uma casa maior para o meu camaleão, se isso não for problema também compro um flexárium...
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

segunda set 01, 2008 10:48 pm

desde que consigam assegurar a temperatura.. esta quase tudo tratado, porque para em portugal com ou sem uma borrifadelas aquilo mantem-se 8e passa) na boa nos 60%.. então aqui no norte as borrifadelas sao so mesmo para ele beber, que d resto..
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
KevinP
Membro
Registado: quarta ago 20, 2008 11:07 pm

segunda set 01, 2008 10:52 pm

Sobre a tempreatura... em franca usam "spots"... de 150W... mas e claro um pais mais frio... pensam que ca... Neste caso... Margem sul... seja necessario? Se calhar de inverno?
<strong>Cumps, Kevin Pereira</strong>
k901
Membro
Registado: sexta jul 18, 2008 10:33 pm

terça set 02, 2008 2:31 am

pois e isso que eu tenho tado a ver!! mas obrgado!!!
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

terça set 02, 2008 10:41 am

cá ate podem usar de 600W, o que interessa é ter uma lampada que consiga chegar ao maximo da temperatura desejada, o mais iportante é te-la ligada a um termostato PERFEITAMENTE regulado.
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
Bizz
Membro Júnior
Registado: domingo set 28, 2008 6:36 pm

domingo set 28, 2008 7:01 pm

Boas,
Sou novo aqui, tenho um Camaleão do Yemen.
Como gosto de camaleões decidi responder a este topico.

Acho o flexario um pouco fraco especialmente se for um camaleão grande tem ar de que pode cair e é capaz de ser complicado meter plantas lá dentro.
Podes sempre por mão á obra e fazer o teu prorio terrário á tua medida, com rede de aluminio de malha pequena e uma estrutura de aluminio ou plastico.

Eu uso um screen terrario da exo terra para o meu bichinho o modelo maior (60,45,60) estou contente, até porque para camaleões não comvem usar terraios de vidro.

Quanto a lampadas de UVA E UVB se usas as compact aconselho-te a usar duas, a Repti Glo 2.0 26W e a Repti Glo 5.0 26W com estas lampadas fazes todo o espectro de luz ideal para um camaleão. (UVA e mais importante ainda UVB)
Se tiveres oportunidade umas horinhas ou alguns minutos na rua ao sol natural faz muito bem ao teu bichinho e ele agradeçe, vais ver que a cor fica bem mais bonita de contente que ele fica.

Lampada de aquecimento qualquer incandescente (vulgo lampada de casa) serve, o importante é que consigas ter uma temperatura constante no local onde o teu camaleão se vai aquecer 30 graus mais coisa menos coisa sendo que a mais baixa no terrário durante o dia seja por volta dos 23graus.
Eu estou a usar uma Sun glo tigth bean 100w. Estas 3 lampadas fazem um ciclo de 11 horas. desligam durante a noite.

Durante a noite não precisas de qualquer fonte de calor a não ser que a temperatura do teu terrário desça abaixo dos 10graus.
Se a temperatura durante a noite for muito alta o teu camaleão não faz um bom sono e pode stressar.

Trata bem do teu bichinho que ele merece.
Abraxxxx
Nuno
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda set 29, 2008 1:26 pm

Bizz Escreveu:Boas,

Eu uso um screen terrario da exo terra para o meu bichinho o modelo maior (60,45,60) estou contente, até porque para camaleões não comvem usar terraios de vidro.
O teu Calyptratus é já adulto? Se sim esse terrario não será pequeno para ele?
Bizz
Membro Júnior
Registado: domingo set 28, 2008 6:36 pm

segunda set 29, 2008 3:21 pm

Tem cerca de 15cm o meu bichinho.

Este terrario só é pena não ser mais alto porque de largura os 60cm chegam.
Por enquanto serve mas mais uns meses e vou construir um com o dobro ou o triplo da altura.

Mas tambem se for um terrário muito grande torna-se complicado para eles darem com os insectos a não ser que se use um recipiente para os colocar.
Trata bem do teu bichinho que ele merece.
Abraxxxx
Nuno
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

segunda set 29, 2008 4:17 pm

nao é muito baixo (uma vez que sao arboricolas)??
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”