[Dúvidas Terrário] Iguana Verde

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Jubilu
Membro Júnior
Registado: segunda set 01, 2008 10:29 pm

terça set 02, 2008 12:13 am

COmunidade, eu estou em fase de progresso qanto a ter uma iguana . Considero dos animais mais bonitos de sempre e gostava de possuir um, só qe tenho um unico contra :/

A situação financeira a qe isso se dispõem .
[Já li muito, mesmo daqi e isso, mas .. :)] , gostava qe me dessem os melhores utensilios para a temperatura e humidade do espaço . Qais os melhores programas e técnicas ? Pleazee ..
Se realmente, aconselham pedras aqecidas, tapetes, termostatos e isso .

A principal DÚVIDA e a qe gostava qe me dissessem .
É se esse material dispoem de muitos euros :x
Não estou a falar o material, porqe isso arranja.se mas sim ao longo do tempo , ou seja a manutenção desse terracio, custa muito ? Luz ?
É qe o qe está a dar na cabeça dos meus pais é isso, infelizmente -.-
E qanto a terrácios, imaginação não falta felizmente, é so mesmo a tal situação financeira qe estraga tudo .

Qanto dinheiro gastam em media devido a isso ? Luz ultravioeta e isso ?

É mesmo um animal, em qe tenho prazer em ter :'(
Por favor, digam aí :'(
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

terça set 02, 2008 12:39 am

Boas,

Em primeiro lugar bem vindo á arca, e em segundo, concordo contigo quando dizes que a iguanaé o animal mais bonito de sempre :wink:

Vou falar na minha experiencia pessoal. É assim, na minha opinião, a manutenção duma iguana não sai cara... o que sai caro é o inicio, pois tens de adquirir tudo o necessário, desde terrário a lampadas e decoração.
Inicialmente tens de adquirir ou construir um terrário, comprar a lampada de UVB, a lampada de ceramica, o termostato, uma lampada Spot (caso queiras), comedouros, vitaminas, termometro, higrometro etc... e finalmente o animal :wink:
Depois do inicial, as despesas vão vindo às mijinhas... :lol: Tipo, uma UVB de 6 em 6 meses, a alimentação, umas visitas ao vet de vez em quando (rotina) e sempre que necessário e caso alguma coisa se estrague (lampada de Spot e ceramica estragarem)...

Ou seja, podes aos poucos ir preparando o terrário para não custar tanto (em termos financeiros), e depois de tudo pronto podes adquirir o animal. Depois os gastos ao longo do ano, se não tiver problemas de saude, não são muito... falo por mim, que nem sinto o que gasto ao longo do ano... só custou mesmo a preparação para a sua chegada.

MAS atenção que tens de ter em conta que são animais que vivem muitos anos (MUITOS MESMO) e que atingem grandes dimensões (GRANDES MESMO), e por isso deves estar preparado para lhe proporcionar o espaço necessário, ou seja muda-la para um terrário maior conforma esta vai cerscendo.
Aconselho-te a ler muito sobre a iguana e todas as suas necessidades para veres se consegues realmente dar-lhe o melhor.

Quanto ao teres mencionado PEDRA AQUECIDA no teu post, digo-te que estas são PROIBIDISSIMAS. E quanto ao tapete é desnecessário, uma vez que a iguana é um animal harboricola o calor deve vir de cima :wink:

Qualquer duvida apita, e mais uma vez digo, que quanto a este assunto do custos, ESTA È APENAS A MINHA OPINIÃO, e não quer dizer que seja igual a toda a gente :wink:
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
Sapos
Membro Veterano
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

terça set 02, 2008 12:44 am

Boas, óptima informação...
Mas acima de tudo e antes de pensares em custos!!! Lembra-te que é um animal que mais à frente na sua vida requer um terrrario BASTANTE grande para se mexer a vontade...será que tens tais condiçoes? Pensa muito porque apesar de ser um animal "banal" hoje em dia, requer um atençao redobrada no que toca ao tamanho e terrarios que isso requer.
Boa sorte
Jubilu
Membro Júnior

terça set 02, 2008 12:51 am

Sinceramente, Blood_TAster as tuas informações foram óptimas :)

E qanto a espaços, não se preocupem, tenho tudo mesmo preparado e devidamente previsto .
Eu sei qe a fase inicial , é a mais cara, mas eu estava a falar de Luz por mês , percebes ?
Devido a termostato, lampadas e tudo mais, não ficara caro no final do mês ?
Aí , a minha maior duvida . Qanto ao resto, é "indiferente" .
É comprado á tabela :wink:

Acho qe é um animal, qe dá prazer criar . Necessita de atenção e sempre podes dar o teu afecto e andar com o animal .
O animal nem é muito caro, peqeno vai em 22€ , como podem vir não é muito .
Para o projecto inicial, tenho tipo 1,50 de largura por 50/40cm . Acho qe é bastante bom , fica no meu qarto e o demais :wink:
é mesmo a manutenção da Luz qe preocupa . Ou melhor , aos meus pais -.-
Última edição por Jubilu em terça set 02, 2008 12:58 am, editado 1 vez no total.
Blood_TAster
Membro Veterano

terça set 02, 2008 12:57 am

Em relação à conta da luz devo dizer que cá em casa não se notaram diferenças desde a chegada do meu rapaz. Já que as lampadas de UVB são de baixo consumo e a ceramica que era aquela que à partida poderia gastar mais, liga e desliga conforme necessário (LIGADA AO TERMOSTATO) não alterando em praticamente nada a conta da luz :wink:

Pelo menos cá para os meus lados não notamos 8)
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
Jubilu
Membro Júnior

terça set 02, 2008 1:05 am

Hmm, sendo assim, acho qe vou mostrar.lhes xD
Se tiver a tal confirmação, é maus á obra :wink:
Vontade não falta :D

tenho uma duvida , sou novo nesta área .
A temperatura tem qe estar mais ou menos em qanto ? Como meto a humidade eqilibrada ?
Com as de baixo consumo fica na temperatura ideal para o bem estar deles ?

Achas qe é possivel construir um peqeno lago ? Funciona par a humidade ?
Blood_TAster
Membro Veterano

terça set 02, 2008 1:16 am

Jubilu Escreveu: A temperatura tem qe estar mais ou menos em qanto ?
A temperatura diurna deve rondar os 32º e a temperatura nocturna deve rondar os 26º/27º.

Jubilu Escreveu: Como meto a humidade eqilibrada ?
(...)
Achas qe é possivel construir um peqeno lago ? Funciona par a humidade ?
Com a ultima pergunta acabas-te por responder á tua primeira :lol: Um pequeno lago ajuda, podes borrifar ao longo do dia o terrário, podes comprar um sistema de chuva (ou lá o que é), etc...
A humidade deve rondar os 70% a 80%.

Jubilu Escreveu: Com as de baixo consumo fica na temperatura ideal para o bem estar deles ?
É assim, a lampada de baixo consumo é a UVB, que deve estar ligada no verão por um periodo de 13h/14h, e no inverno por um periodo de 12h. Podes controlar os horarios através de um temporizador ao qual ligas a lampada UVB. MAS esta lampada não serve para aquecimento. Para o aquecimento tens de utilizar uma lampada de ceramica que não é de baixo consumo (eu pessoalmente utilizo uma de 100W), e esta tem de estar ligada a um termostato programado para os 32º para que não exceda a temperatura ideal para o animal.

Espero ter ajudado. :wink:
Sapos
Membro Veterano
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

terça set 02, 2008 1:21 am

Só uma opinião...eu acho que o teu terrario inicialdeveria ser mais alto...porque as iguanas sao animais que vivem nas arvores, logo o 1.50 cm deveria ser em altura...estou enganada?
E que tal arranjares uns livrinhos de iguanas primeiro e ires lendo? acredita que mal nao faz=)
Cumps
Jubilu
Membro Júnior

terça set 02, 2008 1:31 am

Com a ultima pergunta acabas-te por responder á tua primeira :lol: Um pequeno lago ajuda, podes borrifar ao longo do dia o terrário, podes comprar um sistema de chuva (ou lá o que é), etc...
A humidade deve rondar os 70% a 80%.

Borrifar ? Como assim ? Tipo uma canalização ? O tal objecto vai buscar ao lago e deita agua pelo terrario todo ?

Jubilu Escreveu: Com as de baixo consumo fica na temperatura ideal para o bem estar deles ?
É assim, a lampada de baixo consumo é a UVB, que deve estar ligada no verão por um periodo de 13h/14h, e no inverno por um periodo de 12h. Podes controlar os horarios através de um temporizador ao qual ligas a lampada UVB. MAS esta lampada não serve para aquecimento. Para o aquecimento tens de utilizar uma lampada de ceramica que não é de baixo consumo (eu pessoalmente utilizo uma de 100W), e esta tem de estar ligada a um termostato programado para os 32º para que não exceda a temperatura ideal para o animal.

Espero ter ajudado. :wink:[/quote]

Lampada de UVB, serve para a dita Luz, né ?
Entendi, também a lampada de UVB :wink:

Ah, essa parte das lampadas de cerâmica, já entendi :wink:
Uma de 100cw, tem de estar ligada ao termostato para puder deixar a temperatura nos 32º, para deixar o animal confortável, entendi :wink:

O qe detecta a humidade é o ? Ta.me a faltar o nome : x
Blood_TAster
Membro Veterano

terça set 02, 2008 1:34 am

Não Sapos, estás correctissima. Também vi agora o EDIT e digo-te que deveria sim ter 150cm de altura e 50cm ou 60cm de largura e profundidade.

Mas lê isto que aqui tem tudo :wink:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... uana+verde

:wink:
Jubilu
Membro Júnior

terça set 02, 2008 1:35 am

Sapos Escreveu:Só uma opinião...eu acho que o teu terrario inicialdeveria ser mais alto...porque as iguanas sao animais que vivem nas arvores, logo o 1.50 cm deveria ser em altura...estou enganada?
E que tal arranjares uns livrinhos de iguanas primeiro e ires lendo? acredita que mal nao faz=)
Cumps
Eu sei, eu sei . Só achei interessante .. Mas não tinha pensado nisso -.-
Estava bom era para cobras -.-

TALVEZ, corte a enstante . mude as coisas para outro sitio, as desnecessárias .
Corto a coiza qe separa as parcelas da enstante e fico com praí 1,60 de altura .
Creio qe siim, é bastante melhor :)

Ficava com 1,60 por 1,50cm .
E acho qe assim dá perfeitamente , para ela viver durante uns bons anos, não achas ?
Atingir a idade adulta ainda é uns anitos . E imaginando isto ali na minha enstante , é perfeito xD
Blood_TAster
Membro Veterano

terça set 02, 2008 1:41 am

Quando digo borrifar, refiro-me a utilizar um borrifador, tipo aquele das plantas, e borrifares manualmente...

A lampada de UVB apenas serve para emitir raios Ultra Violeta A e raios Ultra Violeta B. Ou seja ilumina e com os raios Ultra Violeta B estimulam o apetite da iguana e a fixação do calcio nos seus ossos. Nada tem a ver com temperaturas...

O "aparelhometro" para medir a humidade é o higrometro.

Mas lê o link que te dei na ultima mensagem e depois se ainda tiveres duvidas apita :wink:
Nazgul92
Membro
Registado: sexta ago 29, 2008 8:03 pm

terça set 02, 2008 1:42 am

acho uma boa opçao!tens e que ver se a madeira aguenta a humidade e a temperatura, e nao se começa a desfazer ou a criar fungos e bolhas,mas ja te vais dar para safar uns bons anos ;D

a proposito,guarda este link,vai te dar jeito
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
Jubilu
Membro Júnior

terça set 02, 2008 1:57 am

Bastante uteis, muitissimo obrigado :wink:
Jubilu
Membro Júnior

terça set 02, 2008 2:00 am

Ou secalhar, seja melhor daqeles de chão, não sei .. Mas acho qe é bastante bom , nao acham ?

É bem grande , uma adulta é qe nao dava : x
Mas subadulta cabia perfeitamente .
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”