Há 2 semanas a minha esposa decidiu presentear-me com uma iguana e respectivo terrário.
Trata-se de uma iguana juvenil num terrário com 100x50x80 (larguraxfundoxaltura) equipado com lâmpadas de UV, diurna e nocturna, substrato comedouro, bebedouro, background impresso, termo e higro.

Adoro bichos mas não domino o universo dos répteis por isso tratei de pesquisar e pedir ajuda a quem percebe decerto mais do que eu, a furanita ajudou-me bastante no processo e neste momento o meu "eddie" vive feliz no seu espaço.
Neste momento tenho dois desafios pela frente, um a curto prazo e outro a largo prazo, para os quais precisava da ajuda dos experts aqui do forum:
Adaptação do actual terrário para o inverno
Aqui estava a pensar comprar uma lâmpada de cerâmica com um termostato, gostava que me ajudassem na potência da mesma uma vez que a quero aproveitar para o terrário que vou construir durante o inverno.
Queria ainda perguntar-vos se é necessário um tapete de aquecimento, uma vez que as iguanas são arborícolas, eu já reparei que o meu rapaz gosta de dorimr encostadinho ao chão, o que pode significar que está a tentar absorver temperatura da terra e assim provavelmente impõe-se a utilização do tapete.
Projecto de Terrário Maior
Deixo-vos aqui aquilo que tenho idealizado e as decisões que preciso de tomar, agradeço muito comentários e sugestões:
- Dimensões 150x50x220 (larguraxfundoxaltura)
- Material - Fundo, Paredes, Chão e Tecto Madeira (Resistente à humidade), Contraplacado marítimo...
- Interior das Paredes - Paredes forradas a poliuretano pintado (tintas não tóxicas), para o fundo em alternativa pensei num background por trás de uma uma placa de acrilico.
- Aquecimento - Duas Lamp cerâmica nos cantos Superiores do terrário controladas por termostato e eventual tapete de aquecimento
- Circulação de Ar - 2 ou 4 entradas de ar tapadas com tampas plásticas, malha metálica de furo pequeno no tecto
- Acessórios Alimentação - Comedouro, bebedouro, tina de água para refrescar e comedouro para suspender folhas verdes, o rapaz adora arrancar as folhas que deixo penduradas
- Iluminação - Lâmpada UV - ExoTerra 5.0 Tropical Terrarium de 75 cm, dois spots fluorescentes (não se no tecto se nas laterais) e eventual lâmpada nocturna, gosto do efeito daquelas pequenas azuis que parecem a luz do luar
- Decoração - Troncos de Videira secos, desinfectados, e "aquecidos no forno" a construir uma malha densa para ele poder trepar, plantas artificiais, para dar um aspecto bem tropical
E é tudo!
Gostava de comentários e ajudas, com particular urgência na primeira parte.
Quero apenas deixar uma dúvida esquisita, li num forum que as iguanas comem trevos... Estamos a falar dos nossos vulgares trevos do campo?
Quero agradecer a todos em antecipação e prometer-vos que farei tudo para que o meu "Eddie" se sinta feliz na sua nova casa.
Cumprimentos