Cuidado Extra com Geckos..

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

ZordLyon
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 8:44 am
Super Hypo Tangerine Carrot Tail (Paradox?!)

quarta set 03, 2008 1:25 pm

Eu tive uns problemas com o meu Mack Snow, ele ingeriu papel da toca húmida e começou a deixar de comer, até que fez as fezes normalmente e largou o papel só que não comia na mesma e esteve assim 3 semanas sem comer...Entao aconselhei me com algumas pessoas experientes no assunto e levei o ao Vet ontem...
Cheguei lá e a Dra. perguntou me as cenas do gecko e tal depois resolveu lhe fazer uma radiografia...e nisto quanto lhe foi fazer a radiografia ele por incrivel que pareça já a 1 semana e meia que nao fazia fezes lá fez fezes então ela decidiu analisar as fezes que tinham acabado de ser feitas e o que se via ao microscópio era isto:

Imagem

Imagem

Estas bolinhas que se vê são ovos de parasitas no intestino do gecko, logo o gecko teve que ser desparasitado.
A Dra. esteve me a explicar e os répteis devido a se alimentarem de outros animais vivos tem muita tendencia a ganhar estes parasitas e ela aconselha aos geckos e outros animais que sejam desparasitados pelo menos 2 vezes ao ano, mas o ideal e de 3 em 3 meses...

E aqui está a radiografia feita ao animal:

Imagem
(Vá lá pelo menos pelo que indica a radiografia ele nao tem problemas nenhuns e está saudavel)

Cumps..
<p>&nbsp;Andr&eacute; Carvalho</p>
Nazgul91
Membro Júnior
Registado: terça set 02, 2008 4:54 pm

quarta set 03, 2008 1:27 pm

hum...nao sabia :D,quanto fica cada desparatizaçao?
ZordLyon
Membro

quarta set 03, 2008 1:33 pm

Depende de vet para vet. Neste onde fui a consulta, radiografia e desparazitação 55 €. So desparazitação e consulta deve ficar pelos 30€
Silente
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2008 12:48 pm

quarta set 03, 2008 1:34 pm

Parece que ja se descobriu o motivo de muitos animais deixarem de comer do nada...

Agora o pessoal so vai queerer liofilizados :lol:

p.s: fico contente por o teu gecko já estar bem :D
<strong>Bruno Cardoso</strong>
Nazgul91
Membro Júnior
Registado: terça set 02, 2008 4:54 pm

hum...okok a que vet foste?
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

ZordLyon Escreveu:esteve assim 3 semanas sem comer...Entao aconselhei me com algumas pessoas experientes no assunto e levei o ao Vet ontem...
:!: :!: :!: :!:
Tens o animal 3 semanas sem comer e ainda precisas que "pessoas experientes" te digam para ir ao veterinário?!?!

Ricardo
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
ZordLyon
Membro

quarta set 03, 2008 1:53 pm

rbl Escreveu:
ZordLyon Escreveu:esteve assim 3 semanas sem comer...Entao aconselhei me com algumas pessoas experientes no assunto e levei o ao Vet ontem...
:!: :!: :!: :!:
Tens o animal 3 semanas sem comer e ainda precisas que "pessoas experientes" te digam para ir ao veterinário?!?!

Ricardo
Caso não saibas, há alturas em que os geckos deixam de comer, por variadissimos motivos, entre os quais as epócas de reprodução, etc.. O gezzmo, que tem muita mais experiencia que eu, assim me disse que nos leopardos existem alturas em que podem deixar de comer, que ele prórpio teve geckos que não comeram durante 2 meses, e não foi por estarem doentes..
foker
Membro Veterano
Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am

quinta set 04, 2008 9:56 am

neste momento tenho aqui em casa um fêmea de gecko leopardo que esteve pelo menos desde o dia 5 de maio até ao dia 12 de agosto sem comer, a razão pela qual isso aconteceu foi o antigo dono a ter juntado com um macho com o dobro do tamanho dela, e penso que ela se sentia ameaçada ao tentar comer. é a única explicação que encontro para isto. portanto, como vês, 3 semanas ao pé disto não me parece muito tempo.

mas de qualquer maneira... acho que o devias ter levado mais cedo sem saberes a causa :wink:
&nbsp;&nbsp;
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quinta set 04, 2008 10:59 am

foker Escreveu:neste momento tenho aqui em casa um fêmea de gecko leopardo que esteve pelo menos desde o dia 5 de maio até ao dia 12 de agosto sem comer, a razão pela qual isso aconteceu foi o antigo dono a ter juntado com um macho com o dobro do tamanho dela, e penso que ela se sentia ameaçada ao tentar comer. é a única explicação que encontro para isto. portanto, como vês, 3 semanas ao pé disto não me parece muito tempo.

mas de qualquer maneira... acho que o devias ter levado mais cedo sem saberes a causa :wink:
Foker, tu próprio não sabias a causa e deixas-te andar, apenas suponhas a causa, mas não a sabias.. Tal como tu, eu e o meu primo também não sabiamos, apenas suspeitavamos e foi por isso que o levamos ao vet.
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quinta set 04, 2008 1:26 pm

ZordLyon Escreveu:Caso não saibas, há alturas em que os geckos deixam de comer, por variadissimos motivos, entre os quais as epócas de reprodução, etc.. O gezzmo, que tem muita mais experiencia que eu, assim me disse que nos leopardos existem alturas em que podem deixar de comer, que ele prórpio teve geckos que não comeram durante 2 meses, e não foi por estarem doentes..
?!?!?!? Que é que isto tem a ver com o teu caso? O teu animal comeu papel!!!
Se isto não bastasse para o levares ao vet, devias ter ido ao 1º sinal de problemas e não 3 semanas depois!

Foker, é esse o tipo de exemplos que mata os animais do pessoal aqui da arca. Seria bom que não o voltasses a dar.

Quanto ao caso do Gezzmo, antes que a maioria das pessoas aqui comece a pensar que isto é normal, convém explicar que: 1 - dois meses sem comer é um caso totalmente anormal; 2 - alguém com a experiência dele pesa um conjunto de circunstâncias que certamente passam ao lado da maioria das pessoas e mesmo assim, 3 - ele levou-o ao vet para que fossem feitos exames para um diagnótico seguro.

É verdade que os animais de vez em quando ficam algum tempo sem comer mas isso não quer dizer que se deve encarar este comportamento como normal e não fazer nada.
Em 1º lugar, a maioria dos factores que provocam esse comportamento são externos ou ambientais, logo são coisas fáceis de resolver (nos factores externos) ou um comportamento natural e esperado (nos factores ambientais). Mais ainda assim, por muita certeza que possamos pensar ter nas causas do jejum, não podemos dar o caso como resolvido e deixar andar até que o animal decida comer.
E em 2º lugar, há uma gigantesca diferença entre deixar de comer e passar a comer muito menos.
Nunca nenhum dos meus leopardos ficou mais de uma semana sem ingerir alimento nenhum. Todos eles passam regularmente por fases em que comem menos e de vez em quando não comem quase nada por semanas a fio mas não deixam totalmente de comer e *nunca* perdem peso.

Ou seja, mesmo que sejam vcs a provocar a situação (introduzindo um novo animal, mudando de terrário, etc) ou esteja na altura certa do ano, é preciso ter cuidados extra com o animal (vigiar atentamente o peso, mudanças de comportamento, contar a comida que se dá, etc) e tentar quebrar o jejum. A primeira coisa a tentar são extras na alimentação ou até mesmo algumas "goluseimas".
Quanto mais tempo passam em jejum, maior é a possibilidade de desenvolverem problemas.

Ricardo
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta set 04, 2008 1:35 pm

Fizeste alguma coisa para tentar que ele conseguisse voltar a defecar/expurgar o papel ingerido?

E neste ponto não posso deixar de referir que imagino o que não seria se em vez de papel fosse areia, afinal de contas o papel é seguro!!!
PedroM10
Membro Veterano

quinta set 04, 2008 1:49 pm

O papel saiu normalmente, e como era papel da toca húmida, não houve qualquer problema. Um dos meus geckos de vez em quando também mordisca o papel, não é por isso que ele fica 3 semanas sem comer nem é por isso que me preocupo muito..
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
foker
Membro Veterano

quinta set 04, 2008 2:14 pm

eu não deixei nada andar, mas quando o dono do gecko me disse o que se passava, fui de imeditato buscalo para minha casa, e quando ca chegou, passado meia hora estava a comer. apenas um grilo, mas comeu.

hoje ja está bem e come normalmente
&nbsp;&nbsp;
PedroM10
Membro Veterano

quinta set 04, 2008 2:20 pm

foker Escreveu:eu não deixei nada andar, mas quando o dono do gecko me disse o que se passava, fui de imeditato buscalo para minha casa, e quando ca chegou, passado meia hora estava a comer. apenas um grilo, mas comeu.

hoje ja está bem e come normalmente
pensei que tinha estado esse tempo em tua casa sem comer, mesmo depois de estar separada do macho, peço desculpa :wink:
foker
Membro Veterano

quinta set 04, 2008 2:30 pm

:wink: tas desculpado... lol

OFF TOPIC - ja viste ca ver a casa ou vens depois comigo?
&nbsp;&nbsp;
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”