Terraio de iguana - duvida sobre a lampada de ceramica

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sábado set 06, 2008 9:56 pm

Bem por fim ando a construir o terrario novo para a minha iguana. Ele tem 1 metro por 60 cm de largura e 2 metros de altura. A questao agora é que comprei uma lampada de ceramica de 250w, a questao é que a minha mae entrou em panico :roll: e diz que vou pegar fogo a casa com ela..
Assim que acabar o terrario posto fotos, mas entretanto gostava que me dessem opiniao em relaçao a lampada. è que eu no topo do terrario fechei com rede metalica para a iguana nao ter contacto com as lampadas, e comprei um casquilho adequado para a lampada de ceramica. O medo da minha mae é que, visto o terrario ser feito de madeira (a estrutura base é do ikea) e, de certeza que quando ligar a lampada vai aquecer. Acham que ha perigo?
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

domingo set 07, 2008 1:01 am

foi por teres visto aquela exposiçao em NY , n foi. Como eu te compreendo :D
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

domingo set 07, 2008 1:24 am

nem por isso.. a lâmpada irá posteriormente aquecer-te o ar do terrário. agora como fonte de calor para o animal, aconselho-te a arranjares uma lâmpada spot de pouca potência (de 50w ou 75w é suficiente) e montas-a num ponto específico no terrário (o chamado baskin' spot), de preferência numa zona de topo. para tal aconselho-te a colocares primeiro os ramos, e de preferência arranja um com alguma grossura e comprimento para o animal se poder esticar à vontade a aquecer-se. aconselho-te também a arranjares maneira de colocares as UVB's perto dessa zona.

as lâmpadas spot serão como esta:
Imagem

testa primeiro tudo antes de meteres lá o animal. sendo o gradiente térmico de cima para baixo, as temperaturas na zona superior devem ser mais elevadas que as da zona inferior. o ideal seria que a lâmpada de 250w desse uma temperatura de 30º, na zona spot tivesse os 32º e na parte inferior teria uns agradáveis 28º durante o dia. já à noite uma temperatura geral de 28º/26º era excelente. escusado será dizer deverás usar vários termoestatos para te auxiliar a atingir estas temperaturas.
NiArCtAa
Membro Veterano
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

domingo set 07, 2008 10:28 am

A questão Korbe é que o terrário tem 2 metros de altura não acho que uma lâmpada de 75w ou de 50w sirva. no terrario onde ela esta agora é muito mais baixo e tem lá uma de 100w.. foi por essa razão que comprei logo a de 250w. Pois se meto uma de potencia mais baixa vai estar praticamente sempre ligada e corro o risco de em baixo nao ter calor quase nenhum
korbe
Membro Veterano

domingo set 07, 2008 1:31 pm

re-lê lá bem o que eu escrevi..
BlueDragon78
Membro Júnior
Registado: sexta set 19, 2008 7:34 pm

sábado set 20, 2008 10:28 pm

Korbe, estou a pensar construir um terrario com 2 X 1 x 2,1 achas que se puser 2 lampadas uva e 2 uvb e 1 de ceramica de 75w sera suficiente
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sábado set 20, 2008 10:35 pm

BlueDragon78 Escreveu:Korbe, estou a pensar construir um terrario com 2 X 1 x 2,1 achas que se puser 2 lampadas uva e 2 uvb e 1 de ceramica de 75w sera suficiente

essa potencia é muita pequena, não dá para nada, lê os posts que estao cima, neste caso o terrario era mais pequeno que o teu e recomendou-se uma potencia maior.
Brake
korbe
Membro Veterano

domingo set 21, 2008 3:28 am

que idade é que tem o teu animal, BlueDragon78?!
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

domingo set 21, 2008 8:33 am

Tenho uma lâmpada de 75w que falou o Korbe e além de ser uma boa fonte de calor não seca tanto o ar como as de ceramica, o que é importante. Agora, aquecer terrários com 2m, já fizeram as contas? A 0,11eur/Kw, a EDP agradece. :o
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

domingo set 21, 2008 11:12 am

Apalone Escreveu:Tenho uma lâmpada de 75w que falou o Korbe e além de ser uma boa fonte de calor não seca tanto o ar como as de ceramica, o que é importante. Agora, aquecer terrários com 2m, já fizeram as contas? A 0,11eur/Kw, a EDP agradece. :o
se estiver ligado ao termostato, a lâmpada vai ligando e desligando, portanto para atingir uma temperatura ideal, qualquer lâmpada com diferente potencia, gasta o aproximadamente o mesmo(em termo de energia da EDP), logo não compensa comprar potencias baixas e correr o risco de ter que trocar a lâmpada.
Brake
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

domingo set 21, 2008 6:00 pm

BlueDragon78 Escreveu:Korbe, estou a pensar construir um terrario com 2 X 1 x 2,1 achas que se puser 2 lampadas uva e 2 uvb e 1 de ceramica de 75w sera suficiente
Duas lampadas de uva para que ? So para teres mais iluminaçao ?? as de uvb tb dao iluminaçao. para esse tamanho de terrario em relacao ao aquecimento era melhor 1 de 250 wt
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
rasteiro85
Membro
Registado: sábado mar 08, 2008 10:42 pm

domingo set 21, 2008 7:59 pm

entao assim quer dizer que eu no meu terrario k ira ter 1.90cm de altura por 1m de largura e comprimento aconselhao-me a colocar uma lampada de ceramica de 250w e mais uma para o spot(de 50 ou 75w)???? e como e natural uma uvb!!
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

domingo set 21, 2008 8:11 pm

psylizart Escreveu:Duas lampadas de uva para que ? So para teres mais iluminaçao ?? as de uvb tb dao iluminaçao. para esse tamanho de terrario em relacao ao aquecimento era melhor 1 de 250 wt
É essa a ideia que tenho tenho até porque acho que as UVB 5.0 só dão até 30cm.
NiArCtAa
Membro Veterano

domingo set 21, 2008 9:48 pm

enfim, achei melhor trocar a lampada de 250 por uma de 150 e comprar o casquilho da exoterra tambem.. assim fico mais descançada.. agora falta por vidros e comprar um termostato.
A minha iguana vai fazer 5 anos em Dezembro
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda set 22, 2008 9:36 am

Pessoal a resposta do Korbe não poderia ser mais simples.

Uma lâmpada de cerâmica como fonte principal de aquecimento do terrário, ligada a um termostato com sonda de forma a poder criar uma gradiante térmico, e óbviamente com um casquilho de cerâminca, adequado à potência e calor gerado pela lâmpada.

Como fonte secundária de calor, para criar um basking spot coloca-se uma lâmpada tipo Sun Glo tight beam, de 75w ou o modelo acima. Aqui tudo depende da distância do basking spot para a lâmpada.

Em relação à lâmpada de UVBs aqui depende do tipo utilizado. Se optarem por uma tubular. em principio uma basta, até porque existem modelos disponiveis de 120cm, de 40w. Se optarem por compactas eu utilizaria pelo menos 2. Pessoalmente para além de uma lâmpada pada UVB eu colocaria também uma lâmpada "full spectrum", para obter uma luz normal, e logo cores, normais.
Última edição por Thorgarth em segunda set 22, 2008 10:26 am, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”