como saber qual o sexo do(a) cágado?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
manau
Registado: terça mar 19, 2002 11:43 am

quarta mar 27, 2002 4:01 pm

olá! Gostaria que algum de vós me ajudasse em descobrir qual o sexo de um cágado que me foi dado. Ele (ou ela ) é originário de marrocos e é parecido com o que está na fotografia do artigo de como cirar um habitat aos repteis...
Antes de mais um muito obrigado. :D
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta mar 27, 2002 8:53 pm

Oi!

Existem umas quantas particularidades comuns em todas as raças que permitem distinguir o sexo. Não sei qual a raça da sua tartaruga, pois para isso era necessário pelo menos poder ver a foto dela, mas normalmente, as unhas de um macho são muito grandes (a partir de uma certa idade). O "nariz" do macho também costuma ser maior. E depois, o macho tem uma maior distância da cloaca para o resto da carapaça... ou seja... aquele buraquinho que serve para fazer as fezes está mais afastado nos machos que nas tartarugas.
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta ago 01, 2002 2:04 pm

o que o kroz disse é bem verdade, e ñ acredite no que os vendedores de tartarugas dizem. eu uma vez comprei uma tartaruga numa lojinha e disseram-me que era uma fêmea e na verdade era um macho. Mtos vendedores dizem que o sexo das tartarugas se distigue pelos desenhos na carapaça, outros falam nos olhos...eu já ouvi tantas versões...e nenhuma delas é verdade. A verdade só se pode saber qd elas atigem uma certa idade e começam a crescer (tal como o kroz disse).

Ana Lousada ;)
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

sábado ago 31, 2002 9:30 pm

Pois é... Ainda melembro à 6 anos atraz quando comprei as minhas tartarugas numa loja de animais. Eu pedi um macho e uma fêmea e a rapariguinha olhou para baixo da carapaça e não sei porquê acertou à primeira! Eu ainda dúvidei e perguntei se ela tinha a certeza e ela disse-me que era pelos desenhos que estão de baixo da carapaça que se vê... Tudo tretas... :evil:
Agora vou tentar ver qual é o sexo delas...
Realmente isso não tem grande importância para mim, mas gostáva de saber por curiosidade...

Cumprimentos
;)

Sara
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”