dragão barbudo
Moderador: mcerqueira
boas outra vez pessoal! lol
Etáva a penssar em comprar um db, estáva a penssar fazer um terrário de contra placado de 1mx60cmx45cm e queria saber se xegaria e o que seria preciso mais ou menos para aquecer um terrário deste tamanho.
agradecia imensso a vossa ajuda!
Etáva a penssar em comprar um db, estáva a penssar fazer um terrário de contra placado de 1mx60cmx45cm e queria saber se xegaria e o que seria preciso mais ou menos para aquecer um terrário deste tamanho.
é um pouco grande pa um db pequeno (se vais comprar pequeno),se é para um adulto,é pequeno!aconselho te a 1,20x60x60 (eu pessoalmente prefiro 1,80x70x70).para aquecimento podes usar uma lampada de ceramica de 150W ligada a um termostato com sonda,"acho" que podes usar cabo de aquecimento para uma parte do tarrario (como vi numas fotos aqui da arca),nao precisas de uma lampada spot,uma vez que a de ceramica servira para tal efeito (foi o que me aconselharam),e uma Lampada de UVB 10.0 (nao sei o tamanho),espera por mais ajudasLeopelda Escreveu:boas outra vez pessoal! lol

Peace and Cumps ;D
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
O terrario para um DB com 100x60x45 é um terrario de dimensões adequadas para um adulto. Como vais ser tu a fazer o terrario se o conseguires fazer um pouco maior será sempre melhor, para aí com uns 120x60x60 mas essas dimensões como te disse já são boas.
Da experiência que tive com o meu DB eles não parecem stressar muito com um terrario grande quando são pequenos. Basta implementares um bom esquema de esconderijos, mas lembra-te que eles precisam de uma quantidade diária de UVB´s, especialmente durante a fase de crescimento, por isso tem cuidado com o tempo que ele poderá passar escondido.
Em relação ao aquecimento eu pessoalmente tenho um tapete de aquecimento na parte quente, controlado por termóstato, com uma temperatura de 32º, 33º e depois uma luz de spot de 75w para o basking spot. Podes, e na maioria dos casos aconselham para os sáurios, a utilização de uma fonte primária superior (em vez do tapete de aquecimento), pelo que o podes utilizar uma lâmpada de cerâmica E uma lâmpada para o basking spot. 75w devem chegar para atingires +- 38º no basking spot.
Da experiência que tive com o meu DB eles não parecem stressar muito com um terrario grande quando são pequenos. Basta implementares um bom esquema de esconderijos, mas lembra-te que eles precisam de uma quantidade diária de UVB´s, especialmente durante a fase de crescimento, por isso tem cuidado com o tempo que ele poderá passar escondido.
Em relação ao aquecimento eu pessoalmente tenho um tapete de aquecimento na parte quente, controlado por termóstato, com uma temperatura de 32º, 33º e depois uma luz de spot de 75w para o basking spot. Podes, e na maioria dos casos aconselham para os sáurios, a utilização de uma fonte primária superior (em vez do tapete de aquecimento), pelo que o podes utilizar uma lâmpada de cerâmica E uma lâmpada para o basking spot. 75w devem chegar para atingires +- 38º no basking spot.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
pela minha experiência também me parece que não stressam com o espaço, o meu tá desde pequeno num terrario com 130x70x70 cm com dois esconderijos, e..encantado da vida. quando se sentia mais tímido lá entrava num esconderijo. mas nada de mais a relatar. O stress com o espaço é mais tipico nas cobras.
Brake
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii
1.80x70x70?isso e para um trio nao?Nazgul93 Escreveu:é um pouco grande pa um db pequeno (se vais comprar pequeno),se é para um adulto,é pequeno!aconselho te a 1,20x60x60 (eu pessoalmente prefiro 1,80x70x70).para aquecimento podes usar uma lampada de ceramica de 150W ligada a um termostato com sonda,"acho" que podes usar cabo de aquecimento para uma parte do tarrario (como vi numas fotos aqui da arca),nao precisas de uma lampada spot,uma vez que a de ceramica servira para tal efeito (foi o que me aconselharam),e uma Lampada de UVB 10.0 (nao sei o tamanho),espera por mais ajudas, e espero ter ajudado ;D
Peace and Cumps ;D
E a lâmpada de cerâmica não substitui a lâmpada de spot, quando muito podes dizer o contrario!
Leopelda
O tamanho da lâmpada uvb terá de ser adequada ao tamanho do terrário!Se o teu terrário ficar com as dimensões que falas-te uma de 75cm serve perfeitamente!
Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
Olha na minha opinião eu fazia um terrário de 1.20m X 0.6m X 0.6m. Mas neste eu metia duas lâmpadas de cerâmica e metia uma de 60w no centro do terrário ligada 24h e metia a outra a uma ponta mas de 150w mas ligada a uma sonda e a funcionar só 14h. Só nisto já popas luz … mete também um tapete de aquecimento ou um cabo de aquecimento na mesma zona do que a lâmpada de 150w. . . esto para que o DB tenha uma zona mais quente e outra mais fria … Para luz visível mete então tubos de 1.20m de 40w de 10.0 e no mínimo 2. . . se tiveres mais alguma duvida que eu possa ajudar manda m por MP seja marcas ou seja outra questão. . .
cump´s
cump´s
-
- Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii
2 lâmpadas de cerâmica mais um tapete??e poupa luz?k901 Escreveu:Olha na minha opinião eu fazia um terrário de 1.20m X 0.6m X 0.6m. Mas neste eu metia duas lâmpadas de cerâmica e metia uma de 60w no centro do terrário ligada 24h e metia a outra a uma ponta mas de 150w mas ligada a uma sonda e a funcionar só 14h. Só nisto já popas luz … mete também um tapete de aquecimento ou um cabo de aquecimento na mesma zona do que a lâmpada de 150w. . . esto para que o DB tenha uma zona mais quente e outra mais fria … Para luz visível mete então tubos de 1.20m de 40w de 10.0 e no mínimo 2. . . se tiveres mais alguma duvida que eu possa ajudar manda m por MP seja marcas ou seja outra questão. . .
cump´s
Para fazer o gradiente térmico basta deslocar a lâmpada mais para o lado direito ou esqerdo que automaticamente uma zona fica mais quente que a outra!
Ah,se o terrário tem 1.20m vais la meter uma lâmapda de 120cm?
E nao percebi essa do "e no minimo 2.."
Tanta complicação nao sei para quê!
Cumps
Já vi que não sabes ler. Mas tens jeito para política… e só reclamar e dizer que tem razão em todo… abre os olhos porque o mundo não gira a tua volta!!! Eu só dei a minha opinião. Eu não sou como tu que anda de tópico em tópico a dizer que tem que ser assim que eu e que sei. Limita-te a dar a tua opinião e em caso de ser muito grave então fala. Porque tares a mandar bocas por ar a dizer que a tua táctica de montar as coisas e que e a melhor!? Vai lá vai!!! Deve de pensar que és José Morinho…PeaceandLove Escreveu:2 lâmpadas de cerâmica mais um tapete??e poupa luz?k901 Escreveu:Olha na minha opinião eu fazia um terrário de 1.20m X 0.6m X 0.6m. Mas neste eu metia duas lâmpadas de cerâmica e metia uma de 60w no centro do terrário ligada 24h e metia a outra a uma ponta mas de 150w mas ligada a uma sonda e a funcionar só 14h. Só nisto já popas luz … mete também um tapete de aquecimento ou um cabo de aquecimento na mesma zona do que a lâmpada de 150w. . . esto para que o DB tenha uma zona mais quente e outra mais fria … Para luz visível mete então tubos de 1.20m de 40w de 10.0 e no mínimo 2. . . se tiveres mais alguma duvida que eu possa ajudar manda m por MP seja marcas ou seja outra questão. . .
cump´s
Para fazer o gradiente térmico basta deslocar a lâmpada mais para o lado direito ou esqerdo que automaticamente uma zona fica mais quente que a outra!
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Se tu deste a tua opniao, o peace tb deu a dele. Eu sinceramente tb axo que estas a complicar um pouco, bastava uma lampada de uvb.k901 Escreveu:Já vi que não sabes ler. Mas tens jeito para política… e só reclamar e dizer que tem razão em todo… abre os olhos porque o mundo não gira a tua volta!!! Eu só dei a minha opinião. Eu não sou como tu que anda de tópico em tópico a dizer que tem que ser assim que eu e que sei. Limita-te a dar a tua opinião e em caso de ser muito grave então fala. Porque tares a mandar bocas por ar a dizer que a tua táctica de montar as coisas e que e a melhor!? Vai lá vai!!! Deve de pensar que és José Morinho…PeaceandLove Escreveu:2 lâmpadas de cerâmica mais um tapete??e poupa luz?k901 Escreveu:Olha na minha opinião eu fazia um terrário de 1.20m X 0.6m X 0.6m. Mas neste eu metia duas lâmpadas de cerâmica e metia uma de 60w no centro do terrário ligada 24h e metia a outra a uma ponta mas de 150w mas ligada a uma sonda e a funcionar só 14h. Só nisto já popas luz … mete também um tapete de aquecimento ou um cabo de aquecimento na mesma zona do que a lâmpada de 150w. . . esto para que o DB tenha uma zona mais quente e outra mais fria … Para luz visível mete então tubos de 1.20m de 40w de 10.0 e no mínimo 2. . . se tiveres mais alguma duvida que eu possa ajudar manda m por MP seja marcas ou seja outra questão. . .
cump´s
Cumps
Mas se nao gostas que as outras pessoas te contradigam,nao respondas ao topico.
cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
PeaceandLove Escreveu:1.80x70x70?isso e para um trio nao?Nazgul93 Escreveu:é um pouco grande pa um db pequeno (se vais comprar pequeno),se é para um adulto,é pequeno!aconselho te a 1,20x60x60 (eu pessoalmente prefiro 1,80x70x70).para aquecimento podes usar uma lampada de ceramica de 150W ligada a um termostato com sonda,"acho" que podes usar cabo de aquecimento para uma parte do tarrario (como vi numas fotos aqui da arca),nao precisas de uma lampada spot,uma vez que a de ceramica servira para tal efeito (foi o que me aconselharam),e uma Lampada de UVB 10.0 (nao sei o tamanho),espera por mais ajudas, e espero ter ajudado ;D
Peace and Cumps ;D
E a lâmpada de cerâmica não substitui a lâmpada de spot, quando muito podes dizer o contrario!
Leopelda
O tamanho da lâmpada uvb terá de ser adequada ao tamanho do terrário!Se o teu terrário ficar com as dimensões que falas-te uma de 75cm serve perfeitamente!
Cumps
1,80x70x70 para 1 ou 2,o que me tinham dito e que a de ceramica podia substituir a de basking,bastava por uns troncos ou pedras,e serviria de basking.
cumps ;D
-
- Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii
Nazgul não serve de spot porque a lâmpada de cerâmica emite o calor para todos os lados, enquanto que a de spot (como o nome indica) apenas a direciona para um ponto!
Felizmente posso dizer que sei muito mais que tu, e nos tópicos em que intervenho (que são poucos), não digo coisas absurdas como tu acabas-te de dizer! Da próxima vez lembra-te que ha muita gente que passa por aqui e ao dizeres essas coisas estupidas nunca se sabe se as pessoas o vão fazer ou não...Se NAO sabes, NAO fales!
Se não aceitas uma opinião diferente e reages dessa maneira vais ter muitos problemas durante a tua vida inteira!
Ah, e é José Mourinho...é que tive dificuldade a ler esse nome assim escrito!
E agora, para te redimires até vou pedir para me explicares o que escreves-te e o que eu interpretei mal...Força aí...
Cumps
Tens razão, nao sei mesmo ler, porque esse português é mesmo de emigrante...Mas enfim!k901 Escreveu:Já vi que não sabes ler. Mas tens jeito para política… e só reclamar e dizer que tem razão em todo… abre os olhos porque o mundo não gira a tua volta!!! Eu só dei a minha opinião. Eu não sou como tu que anda de tópico em tópico a dizer que tem que ser assim que eu e que sei. Limita-te a dar a tua opinião e em caso de ser muito grave então fala. Porque tares a mandar bocas por ar a dizer que a tua táctica de montar as coisas e que e a melhor!? Vai lá vai!!! Deve de pensar que és José Morinho…PeaceandLove Escreveu:2 lâmpadas de cerâmica mais um tapete??e poupa luz?k901 Escreveu:Olha na minha opinião eu fazia um terrário de 1.20m X 0.6m X 0.6m. Mas neste eu metia duas lâmpadas de cerâmica e metia uma de 60w no centro do terrário ligada 24h e metia a outra a uma ponta mas de 150w mas ligada a uma sonda e a funcionar só 14h. Só nisto já popas luz … mete também um tapete de aquecimento ou um cabo de aquecimento na mesma zona do que a lâmpada de 150w. . . esto para que o DB tenha uma zona mais quente e outra mais fria … Para luz visível mete então tubos de 1.20m de 40w de 10.0 e no mínimo 2. . . se tiveres mais alguma duvida que eu possa ajudar manda m por MP seja marcas ou seja outra questão. . .
cump´s
Cumps
Felizmente posso dizer que sei muito mais que tu, e nos tópicos em que intervenho (que são poucos), não digo coisas absurdas como tu acabas-te de dizer! Da próxima vez lembra-te que ha muita gente que passa por aqui e ao dizeres essas coisas estupidas nunca se sabe se as pessoas o vão fazer ou não...Se NAO sabes, NAO fales!
Se não aceitas uma opinião diferente e reages dessa maneira vais ter muitos problemas durante a tua vida inteira!
Ah, e é José Mourinho...é que tive dificuldade a ler esse nome assim escrito!
E agora, para te redimires até vou pedir para me explicares o que escreves-te e o que eu interpretei mal...Força aí...
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
nao, basta uma lampada normal de spot,tens que ter é um casquilho de ceramica pa nao derreter com o calor emitido pela lampada. a lampada nao é preciso ser daquelas de marca de repteis,basta uma que se compra no leroy merlin,por exemplo !
cumps
cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
realmente não vale a pena estar para aqui a complicar, em termos de luz seja uma ou duas ou três lâmpadas estejam elas ligadas ao termostato gasta sempre a mesma potencia. por isso é melhor comprar só um dispositivo, desde que este consiga as temperaturas exigidas.
em termos de lâmpadas como disse o peace sao necessario duas:
Lampada uvb reptiglo 10.0
Lâmpada de cerâmica
pessoalmente acho que se houver uma plataforma que permita ao dragão estar próximo da lâmpada de cerâmica, nesse caso acho o spot desnecessário, mas isso é a minha opinião.
em termos de lâmpadas como disse o peace sao necessario duas:
Lampada uvb reptiglo 10.0
Lâmpada de cerâmica
pessoalmente acho que se houver uma plataforma que permita ao dragão estar próximo da lâmpada de cerâmica, nesse caso acho o spot desnecessário, mas isso é a minha opinião.
Brake