Feirantes a vender Tartarugas De Faces Rosada

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

turtleboy007
Membro Veterano
Mensagens: 337
Registado: quarta set 26, 2007 7:56 pm
Localização: Rafeira 0.1.0 - Nina / Tartarugas Graptemys Kohnii

domingo out 05, 2008 6:23 pm

Boas! Um amigo meu foi a uma feira de animais e viu tartarugas de faces rosadas à venda. Como é proibido tê-las, acho que é proibido vendê-las...O que dizem sobre isto pessoal? Será caso de polícia..? :?
<strong>Cumprimentos de:<u> Turtleboy007 </u></strong>0.0.2 Graptemys Kohnii
gaacr
Membro
Mensagens: 154
Registado: quarta jun 27, 2007 2:05 pm

domingo out 05, 2008 6:40 pm

Conheço um feirante que arranjou um aligator a um cliente especial, vindo de espanha.

Como tal, já nada me surpreende vindo de feiras :)
NhamNham
Membro Veterano
Mensagens: 1362
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm
Localização: Aquele, o outro, e mais uns tantos...

domingo out 05, 2008 9:07 pm

Já vi mauremys leprosa à venda num feira em Valença por isso... nada me espanta
Apalone
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

domingo out 05, 2008 10:31 pm

NhamNham Escreveu:Já vi mauremys leprosa à venda num feira em Valença por isso... nada me espanta
Como fazer? Chamar a GNR ou outra autoridade? Será que eles actuam?
foker
Membro Veterano
Mensagens: 311
Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am
Localização: Super Hypo Tangerine Carrot Tail

segunda out 06, 2008 5:36 am

mas isso é o tipico caso dos feirantes que vão abastecer a espanha, e como la as de faces rosadas sao permitidas, eles compram-nas e vendem nas em portugal... acho q se falarem com esses feirantes e lhes explicarem a situação, eles começam a comprar outras especies e livram-se de algumas complicações....

sejam amigos de quem precisa :wink:
&nbsp;&nbsp;
trustz
Membro Veterano
Mensagens: 1564
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

segunda out 06, 2008 5:37 am

turtleboy007
penso que sabes o que tens de fazer :!:
Ricardo Leitão
Calsonic
angelaM27
Membro
Mensagens: 63
Registado: quarta abr 30, 2008 11:11 am

segunda out 06, 2008 8:19 am

Não é proibido te-las !!!

É proibido vende-las!!!

Eu comprei as minhas quando ainda era permitido e ainda as tenho e terei durante muitos anos!! Não as posso é vender!!!

A lei não tem efeitos retroactivos, caso contrário eu teria de abandonar as minhas tartarugas.

O que realmente é proibido é a captura e venda, porque a população de tartarugas de orelhas vermelhas estava a ser dizimada, então agora vendem tartarugas hieroglifas e corcundas do mississipi, até à exaustão e quando a população estiver em risco voltam às de orelhas vermelhas, é só uma questão de esperar e já podemos voltar a comprar tartarugas de orelhas vermelhas :(

É triste mas é assim.

Apesar que qualquer dia apanhamos tartarugas perto de nossa casa, porque os meninos não acham piada a um animal que dorme alguns meses por ano e deitam na ribeira que passa lá perto.
jpmf
Membro Veterano
Mensagens: 3364
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Localização: Muntos mesmo
Contacto:

segunda out 06, 2008 8:34 am

angelaM27 Escreveu:Não é proibido te-las !!!

É proibido vende-las!!!

Eu comprei as minhas quando ainda era permitido e ainda as tenho e terei durante muitos anos!! Não as posso é vender!!!

A lei não tem efeitos retroactivos, caso contrário eu teria de abandonar as minhas tartarugas.

O que realmente é proibido é a captura e venda, porque a população de tartarugas de orelhas vermelhas estava a ser dizimada, então agora vendem tartarugas hieroglifas e corcundas do mississipi, até à exaustão e quando a população estiver em risco voltam às de orelhas vermelhas, é só uma questão de esperar e já podemos voltar a comprar tartarugas de orelhas vermelhas :(

É triste mas é assim.

Apesar que qualquer dia apanhamos tartarugas perto de nossa casa, porque os meninos não acham piada a um animal que dorme alguns meses por ano e deitam na ribeira que passa lá perto.
a principal razão da proibição de comercialização das Red-ear sliders, foi mesmo o facto das pessoas as abandonarem nas ribeiras e lagos, onde se tornaram predadores da Fauna nacional.
Por isso foram proibidas...
Apalone
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

segunda out 06, 2008 10:28 am

jpmf Escreveu:a principal razão da proibição de comercialização das Red-ear sliders, foi mesmo o facto das pessoas as abandonarem nas ribeiras e lagos, onde se tornaram predadores da Fauna nacional.
Por isso foram proibidas...
Tal como a Chelydra serpentina.
turtleboy007
Membro Veterano
Mensagens: 337
Registado: quarta set 26, 2007 7:56 pm
Localização: Rafeira 0.1.0 - Nina / Tartarugas Graptemys Kohnii

segunda out 06, 2008 11:37 am

É claro que é permitido te-las porque a lei saiu aí há +\- 3 anos(digam se estiver errado) e há pessoas que as têm há 20 anos!!Passado 20 anos, não as iam abandonar...Como é óbvio.. :wink:
<strong>Cumprimentos de:<u> Turtleboy007 </u></strong>0.0.2 Graptemys Kohnii
jpmf
Membro Veterano
Mensagens: 3364
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Localização: Muntos mesmo
Contacto:

segunda out 06, 2008 11:40 am

turtleboy007 Escreveu:É claro que é permitido te-las porque a lei saiu aí há +\- 3 anos(digam se estiver errado) e há pessoas que as têm há 20 anos!!Passado 20 anos, não as iam abandonar...Como é óbvio.. :wink:
Não...
Só a partir de há 3 anos para cá é que foi proibida a sua manutenção, mas como já foi dito, a lei não tem efeitos rectroactivos.
Desde que provem que as tartarugas foram adquiridas antes da lei, não há problema...
Primitive
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm
Localização: Turltes & tortoises

segunda out 06, 2008 1:15 pm

foker Escreveu:mas isso é o tipico caso dos feirantes que vão abastecer a espanha, e como la as de faces rosadas sao permitidas, eles compram-nas e vendem nas em portugal... acho q se falarem com esses feirantes e lhes explicarem a situação, eles começam a comprar outras especies e livram-se de algumas complicações....

sejam amigos de quem precisa :wink:
Legislación: Todas las subespecies de Trachemys scripta se pueden vender sin problemas, a excepción de las Trachemys scripta elegans. Esta subespecie, debido a la introducción de ejemplares en nuestro entorno, se prohibió en 2001. Según la legislación vigente (Reglamento CE 2087/2001) está prohibida la importación de animales de esta subespecie. Los ejemplares adquiridos con anterioridad no están sujetos a la prohibición, ya que no está prohibida su tenencia.


Como ves as faces rosadas tambem sao proibidas em Espanha e acho que nao é preciso ir a espanha busca-las quando nao falta ca dessa especie sejam em rios, lagos e mesmo particulares!!!

Caso de policia?! Eu acho que se for venda de mauremys leprosa ou emys orbicularis ( este ultimo devido as inumeras subespecies nao sei se estarao todas proibidas ou se serao so as que se encontram na europa ) sim deve participar a ocorrencia agora faces rosadas nao me parece!!!

Quanto á recolha destes animais dos nossos sou completamente a favor e nao é crime se virem animais destes ( scripta elegans ou outros que nao pertencam á nossa fauna ) em lagos ou rios e os recolherem apenas estao a colaborar com a "lei" :twisted:
Última edição por Primitive em segunda out 06, 2008 1:26 pm, editado 2 vezes no total.
<p>"Racism is the number one enemy of earth. There's only one race, the human race" B.C.</p>
AlexRD
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda mar 17, 2008 10:29 am

segunda out 06, 2008 1:19 pm

angelaM27 Escreveu:O que realmente é proibido é a captura e venda, porque a população de tartarugas de orelhas vermelhas estava a ser dizimada,
Não me parece...
angelaM27 Escreveu:então agora vendem tartarugas hieroglifas e corcundas do mississipi, até à exaustão e quando a população estiver em risco voltam às de orelhas vermelhas, é só uma questão de esperar e já podemos voltar a comprar tartarugas de orelhas vermelhas :(
:o
angelaM27 Escreveu:É triste mas é assim.
Não é não.

A tartaruga de faces rosadas é proibida devido a alterar os ecossistemas das espécies autóctones de Portugal, o que faz reduzir o número de tartarugas de cá, e não o contrário.

Fica bem.
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda out 06, 2008 4:13 pm

Só é permitido te-las se tiverem documentos que provem a sua aquisição antes da saida da lei...doutro modo elas são ilegais e o dono sugeito a multa em caso de denuncia ao SPNA .
angelaM27 Escreveu:O que realmente é proibido é a captura e venda, porque a população de tartarugas de orelhas vermelhas estava a ser dizimada,
Exactamente o contrario, são uma especie invasora e que põe em perigo as nossas especies de tartarugas...as faces vermelhas naõ estão a ser dizimadas, estão a ser um praga que é bem diferente.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
TMGutter
Membro
Mensagens: 147
Registado: quarta set 10, 2008 1:00 pm
Localização: Conure de Peito Cinzento

segunda out 06, 2008 8:15 pm

Porqe é qe foi proibido ?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”