AREIA EXO TERRA
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii
Sim é verdade! Muda para papel de cozinha..
Cumps
Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
Oi, já deves conhecer os probemas que a areia pode trazer né? Eu também uso areia, pq acho que o terrario fica espectacular, mas tenho algns cuidados, que se tiveres em pricipio ficará tudo bem. São: nunca alimento os meus geckos no terrário, ponho-os noutro recipiente sem substrato (um faunário ou uma caixa); como a areia do exoterra é enriquecida com cálcio os animais podem ter tendência de a comer, o que não é bom, por isso deixa um pequeno recipiente com cálcio para que eles o usem em vez da areia. Se fizeres isto, em principio não terás problemas, eu faço isto e unca tive e como eu conheço outras pessoas, mas se quiseres jogar pelo seguro usa papel de cozinha ou jornal.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
A minha posição em relação ao uso de substratos é subejamente conhecida pelo que não me vou alargar aqui.
No meu DB eu utilizo areia da Exo sem qualquer tipo de problema, SALVO uma "pequena" questão que me merece uma nota de atenção.
Utilizei por uma vez a areia da exo de cor laranja, para ver o impacto visual que tinha, e reparei que as suas propriedades são bastante distintas da areia amarela, nomeadamente no que diz respeito à sua reacção com a água e dejectos (criava uma "crosta bem mais rija na areia em volta). Reparei que quando o meu Zé dava uma passagem pelo recipiente da água as suas patas a areia "colava-se" por mais tempo à sua pele, e não saia com tanta facilidade. Não só tingiu um pouco as patas dele mas tenho uma grande desconfiança que foi a causa da dificuldade de muda de pele em determinadas zonas, nomeadamente as patas, que com banhos quase diários estou a resolver.
A areia amarela não apresenta qualquer tipo de problema a este nível.
Já agora uma correcção. A areia da exo não tem qualquer tipo de aditivos. Aqui fica a info da página da exo sobre a areia:
"Exo Terra's Desert Terrarium Sand is natural real desert sand with no added dyes or chemicals. The sand has been sifted to remove impurities and to obtain a homogenous sand grain size.
Natural desert sand, no added dyes or chemicals
Creates a natural and attractive desert environment
Excellent heat conductor
Stimulates natural digging and burrowing behavior
Suitable as egg-laying substrate"
No meu DB eu utilizo areia da Exo sem qualquer tipo de problema, SALVO uma "pequena" questão que me merece uma nota de atenção.
Utilizei por uma vez a areia da exo de cor laranja, para ver o impacto visual que tinha, e reparei que as suas propriedades são bastante distintas da areia amarela, nomeadamente no que diz respeito à sua reacção com a água e dejectos (criava uma "crosta bem mais rija na areia em volta). Reparei que quando o meu Zé dava uma passagem pelo recipiente da água as suas patas a areia "colava-se" por mais tempo à sua pele, e não saia com tanta facilidade. Não só tingiu um pouco as patas dele mas tenho uma grande desconfiança que foi a causa da dificuldade de muda de pele em determinadas zonas, nomeadamente as patas, que com banhos quase diários estou a resolver.
A areia amarela não apresenta qualquer tipo de problema a este nível.
Já agora uma correcção. A areia da exo não tem qualquer tipo de aditivos. Aqui fica a info da página da exo sobre a areia:
"Exo Terra's Desert Terrarium Sand is natural real desert sand with no added dyes or chemicals. The sand has been sifted to remove impurities and to obtain a homogenous sand grain size.
Natural desert sand, no added dyes or chemicals
Creates a natural and attractive desert environment
Excellent heat conductor
Stimulates natural digging and burrowing behavior
Suitable as egg-laying substrate"
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
pois... sempre me disseram que era uma areia enriquecida com cálcio, e que esse era um dos motivos por se ver alguns répteis a "come-la"... acho isso da areia laranja muito estranho, será que com a amarela não acontecia o mesmo mas por ser duma cor semelhante à do DB nunca reparaste? Já usei os dois tipos e nunca notei diferenças. De qualquer maneira, se se tiver todos os cuidados para que a areia nunca seja ingerida, não haverá problemas
-
- Membro Veterano
A areia parece mesmo reagir de forma diferente...JaimeSousa Escreveu:pois... sempre me disseram que era uma areia enriquecida com cálcio, e que esse era um dos motivos por se ver alguns répteis a "come-la"... acho isso da areia laranja muito estranho, será que com a amarela não acontecia o mesmo mas por ser duma cor semelhante à do DB nunca reparaste? Já usei os dois tipos e nunca notei diferenças. De qualquer maneira, se se tiver todos os cuidados para que a areia nunca seja ingerida, não haverá problemas
Em relação a nunca ingerir areia isso é uma impossibilidade fáctica. Eles irão sempre, aqui ou ali, provar um pouco. A ingestão ocasional de areia não é problemática já que é excretada pelo animal. Esta observação não é uma ideia minha mas uma afirmação que já me foi feita por veterinários com experiência em repteis. A não ser que o exemplar tenha problemas de saude que dificultem ou impossibilitem este mecanismo não haverá qualquer risco de impactação. O problema coloca-se quando o exemplar GOSTA ou adquire o hábito de ingerir areia, não ocasionalmente, mas com alguma frequência.
Mesmo no que toca à alimentação no terrario, na minha experiência pessoal posso dizer, porque tenho muita atenção a este nível e algum cuidado, que o meu DB muito raramente ingere areia, e quando acontece são em quantidades irrelevantes. Ou ele é muito preciso nos seus ataques ou é um traço geral. Já com as minhas cobras, devido à forma como ingerem o seu alimento, são alimentadas numa caixa própia sem substrato ou com papel.
Lembro me de um ataque que fez sobre um gafanhoto, com um salto de uma altura de 25cm para o abocanhar e areia nem tocar-lhe (também era um gafanhoto grande

<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
Pois, os meus geckos não são bem assim, ao início, quando os alimentava no terrário, comiam a mesma quantidade de areia e de grilos. Depressa passei a alimenta-los noutro sítio. É, de facto, impossivel que não ingiram areia, mas pode limitar-se ao máximo. A explicaçao que me foi dada (não por um veterenário) para alguns répteis comerem a areia foi a tal do cálcio (obrigado pelo esclarecimento), de qualquer forma, a única coisa a fazer quando isto acontece é mudar o substrato. Mas se se tiver atento, o uso da areia não deverá dar problemas, e dá um look fantástico ao terrário (ao contrário do papel de cozinha...)
-
- Membro Veterano
Jaime cuidado que de facto existem areias com suplemento de cálcio... e essas sim não posso deixar de considerar extremamente perigosas. A utilização de substratos soltos implica uma grande atenção para os hábitos do animal em causa, verificar se tem comportamentos de risco, e tomar algumas precauções.JaimeSousa Escreveu:Pois, os meus geckos não são bem assim, ao início, quando os alimentava no terrário, comiam a mesma quantidade de areia e de grilos. Depressa passei a alimenta-los noutro sítio. É, de facto, impossivel que não ingiram areia, mas pode limitar-se ao máximo. A explicaçao que me foi dada (não por um veterenário) para alguns répteis comerem a areia foi a tal do cálcio (obrigado pelo esclarecimento), de qualquer forma, a única coisa a fazer quando isto acontece é mudar o substrato. Mas se se tiver atento, o uso da areia não deverá dar problemas, e dá um look fantástico ao terrário (ao contrário do papel de cozinha...)
-
- Membro Veterano
ok obrigado pela preocupação e pelos esclarecimentos. Penso ter todos os cuidados, e vou continuar atentoThorgarth Escreveu:Jaime cuidado que de facto existem areias com suplemento de cálcio... e essas sim não posso deixar de considerar extremamente perigosas. A utilização de substratos soltos implica uma grande atenção para os hábitos do animal em causa, verificar se tem comportamentos de risco, e tomar algumas precauções.JaimeSousa Escreveu:Pois, os meus geckos não são bem assim, ao início, quando os alimentava no terrário, comiam a mesma quantidade de areia e de grilos. Depressa passei a alimenta-los noutro sítio. É, de facto, impossivel que não ingiram areia, mas pode limitar-se ao máximo. A explicaçao que me foi dada (não por um veterenário) para alguns répteis comerem a areia foi a tal do cálcio (obrigado pelo esclarecimento), de qualquer forma, a única coisa a fazer quando isto acontece é mudar o substrato. Mas se se tiver atento, o uso da areia não deverá dar problemas, e dá um look fantástico ao terrário (ao contrário do papel de cozinha...)

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm
Algumas coisas a acrescentar ao Thorgarth:
Atenção à idade e ao tamanho do dragão, facilmente perceberás que um dragão pequeno desenvolve uma obstrução com muito menos areia que um dragão adulto, portanto, aquele bocadinho que o dragão adulto come/prova de quando em vez e que facilmente expele nas fezes, ao dragão jovem pode muito mais facilmente ser motivo de problemas graves. Portanto, o meu conselho é substratos soltos só para indivíduos adultos.
Outra questão é problema das repti-sand e outras que tais. Há que ter atenção que estes substratos são os mais susceptíveis de agradar o dragão, mas há também outros que podem ser apelativos e portanto, tens de ter muita atenção nos primeiros tempos para perceber se o dragão tem ou não o vício de comer areia. Se o tiver não esperes que seja novidade e que passe, intervém logo, mudando o substrato. Se esperares que lhe passe, pode ser que passe, mas também pode ser que por essa altura o problema já esteja instalado. Controla também a regularidade das fezes e o apetite do dragão, alguma alteração pode ser indício de problema.
Posto isto vem a questão pessoal do: será que vale a pena correr este risco? É uma decisão que cabe a cada um. Por um lado, se tiveres tudo controlado e a máxima atenção, minimizas o risco. Por outro, o risco não deixa de existir e, no fundo, estás sempre a expor o teu animal de estimação a potenciais consequências nefastas, sem que, por isso, lhe tragas qualquer mais valia.
Atenção à idade e ao tamanho do dragão, facilmente perceberás que um dragão pequeno desenvolve uma obstrução com muito menos areia que um dragão adulto, portanto, aquele bocadinho que o dragão adulto come/prova de quando em vez e que facilmente expele nas fezes, ao dragão jovem pode muito mais facilmente ser motivo de problemas graves. Portanto, o meu conselho é substratos soltos só para indivíduos adultos.
Outra questão é problema das repti-sand e outras que tais. Há que ter atenção que estes substratos são os mais susceptíveis de agradar o dragão, mas há também outros que podem ser apelativos e portanto, tens de ter muita atenção nos primeiros tempos para perceber se o dragão tem ou não o vício de comer areia. Se o tiver não esperes que seja novidade e que passe, intervém logo, mudando o substrato. Se esperares que lhe passe, pode ser que passe, mas também pode ser que por essa altura o problema já esteja instalado. Controla também a regularidade das fezes e o apetite do dragão, alguma alteração pode ser indício de problema.
Posto isto vem a questão pessoal do: será que vale a pena correr este risco? É uma decisão que cabe a cada um. Por um lado, se tiveres tudo controlado e a máxima atenção, minimizas o risco. Por outro, o risco não deixa de existir e, no fundo, estás sempre a expor o teu animal de estimação a potenciais consequências nefastas, sem que, por isso, lhe tragas qualquer mais valia.
<p>
</p>
</p>
-
- Membro Veterano
Sim, de facto os riscos de impactação no caso de exemplares juvenis ou bébés são um pouco mais relevante e exigem maiores atenções.
Em relação ao controlo das fezes e apetite é verdade que pode ficar a dever-se a algum problema derivado do substrato mas, de todo, se ficam por aí. Aliás, mais fácilmente se devem a outros factores, com particular incidência para variações de temperatura.
Em relação ao risco, penso que ninguém pode negar que ele existe. Agora o que me parece que é, na esmagadora maioria dos casos é irrelevante se houver determinados cuidados. Quanto à mais valia é algo muito discutível, e pode ser mais ou menos relevante tendo em conta a espécie particular. Uma comparação fácil com este paradigma. Qualquer um de nós era capaz de estar perante menores riscos para a sua saúde se estivesse num ambiente estéril, reduzido a 2 ou 3 quartos estanques, sem contacto directo com o mundo exterior, alimentando-se de alimentos biológicos e água pura.... Será que isto seria uma mais valia para qualquer um de nós apesar de nos oferecer maiores garantias de saude?!?!
É tudo uma questão de moderação e análise do risco a meu ver. Como fiz referência, tendo eu possibilidade, até porque o número de cobras que tenho mo permite fazer fácilmente, alimento-as sempre em faunário ou caixa à parte SEM substrato solto. Por outro lado é fácil notar em alguns exemplares a sua predilecção, o seu gosto por escavarem e usufruirem de substratos soltos. A minha holbrooki é um caso claríssimo disso. Adora escavar no forest bark...
Em relação ao controlo das fezes e apetite é verdade que pode ficar a dever-se a algum problema derivado do substrato mas, de todo, se ficam por aí. Aliás, mais fácilmente se devem a outros factores, com particular incidência para variações de temperatura.
Em relação ao risco, penso que ninguém pode negar que ele existe. Agora o que me parece que é, na esmagadora maioria dos casos é irrelevante se houver determinados cuidados. Quanto à mais valia é algo muito discutível, e pode ser mais ou menos relevante tendo em conta a espécie particular. Uma comparação fácil com este paradigma. Qualquer um de nós era capaz de estar perante menores riscos para a sua saúde se estivesse num ambiente estéril, reduzido a 2 ou 3 quartos estanques, sem contacto directo com o mundo exterior, alimentando-se de alimentos biológicos e água pura.... Será que isto seria uma mais valia para qualquer um de nós apesar de nos oferecer maiores garantias de saude?!?!
É tudo uma questão de moderação e análise do risco a meu ver. Como fiz referência, tendo eu possibilidade, até porque o número de cobras que tenho mo permite fazer fácilmente, alimento-as sempre em faunário ou caixa à parte SEM substrato solto. Por outro lado é fácil notar em alguns exemplares a sua predilecção, o seu gosto por escavarem e usufruirem de substratos soltos. A minha holbrooki é um caso claríssimo disso. Adora escavar no forest bark...
ppl, o db vive no deserto e la tem muita areia mesmo quando nascem estao rodeados dela, e nao morrem por isso, esta e a minha opniao, mas este e o meu primeiro reptil e so o tenho a 2 semanas, voces ja sao batidos e sabem mais que eu. mas tambem tenho cuidados e de 2 em 2 dias troco a areia e limpo o terrario
ppl, o db vive no deserto e la tem muita areia mesmo quando nascem estao rodeados dela, e nao morrem por isso, esta e a minha opniao, mas este e o meu primeiro reptil e so o tenho a 2 semanas, voces ja sao batidos e sabem mais que eu. mas tambem tenho cuidados e de 2 em 2 dias troco a areia e limpo o terrario