tenebrios refeição diaria?
Moderador: mcerqueira
A base da alimentação do dragao barbudo sao baratas e grilos, so que o meu não liga nada aos grilos e por isso vou deixar de comprar, posso dar baratas e tenebrios todos os dias? Algum problema? so para ele não comer so baratas.. que me dizem?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
Deves pulvorizar o alimento com aqueles pós de vitaminas e cálcio, se o fizeres acho que não haverá problema.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Esta questão já foi sobejamente discutida aqui. Tanto os grilos como as baratas podem constituir a base de alimentação dos DB´s. Posto isto, e como também já se disse N vezes, a alimentação deverá ser variada, ou seja, para além das baratas deve ser fornecido outro alimento vivo de forma proporcional, e como um complemento.
Em relação à tua questão, bem, se ele não aceita grilos então dás-lhe baratas. Para além disso podes-lhe dar de vez em quando, ou diáriamente mas em quantidades pequenas, outros insectos.
Eu por exemplo de 3 em 3 dias dou uma refeição de zophoba ao meu, e de vez em quando dou-lhe, para além dos grilos uns quantos tenébrios a titulo de guloseima. De vez em quando lá apanha uns gafanhotos dos grandes, que ele adora.
Ele pode não comer grilos agora mas se fosse a ti tinha sempre uns quantos, que deverias tentar introduzir na sua dieta de forma progressiva.
Em relação à tua questão, bem, se ele não aceita grilos então dás-lhe baratas. Para além disso podes-lhe dar de vez em quando, ou diáriamente mas em quantidades pequenas, outros insectos.
Eu por exemplo de 3 em 3 dias dou uma refeição de zophoba ao meu, e de vez em quando dou-lhe, para além dos grilos uns quantos tenébrios a titulo de guloseima. De vez em quando lá apanha uns gafanhotos dos grandes, que ele adora.
Ele pode não comer grilos agora mas se fosse a ti tinha sempre uns quantos, que deverias tentar introduzir na sua dieta de forma progressiva.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
Obrigada. Ja agora ha uns tempos atras disseram aqui no forum que não havia quantidade certa de insectos que se deveria dar por dia era dar-lhes ate não quererem mais. Isso é verdade? Ou deve se dar apenas uns quantos? Quantas baratas das por dia ao teu? e tenebrios quantos das?
-
- Membro Veterano
Tristemente o meu DB não tem acesso a baratas (a minha mulher tinha um ataque se eu levasse baratas lá para casa), por isso o alimento vivo base dele são os grilos. Como ele já é adulto (e até está bem encorpado), e devia comer mais materia vegetal (do que come), regra geral não lhe dou mais de 10 grilos grandes por dia, ou umas 5 ou 6 zophobas. De vez em quando, para aí umas 2 ou 3 vezes por semana dou-lhe também uns quantos tenébrios, como guloseima, e não mais do que uns 8 ou 10 dos granditos.
Para um DB bébé convém dar-lhe cerca de 3 refeições diárias, dando-lhe tanto quanto ele consegue comer no momento, em termos de grilos ou baratas. Se quiseres podes deixar também um recipiente com tenébrio sempre disponivel para ele comer. O meu enquanto jovem tinha sempre tenébrio disponivel.
Contar contar nunca contei. É uma factor que vais tomando consciencia com a prática, mas lembra-te que eles são bem mais devoradores quando pequenos.
Para um DB bébé convém dar-lhe cerca de 3 refeições diárias, dando-lhe tanto quanto ele consegue comer no momento, em termos de grilos ou baratas. Se quiseres podes deixar também um recipiente com tenébrio sempre disponivel para ele comer. O meu enquanto jovem tinha sempre tenébrio disponivel.
Contar contar nunca contei. É uma factor que vais tomando consciencia com a prática, mas lembra-te que eles são bem mais devoradores quando pequenos.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
Bom, antes demais, poderás variar intercaladamente e também de forma a ofereceres uma maior diversidade de alimento, Zophoba, Tenébrio e os tais grilos que deverás ir dando diariamente...ele chegará ao ponto de os atacar, acredita.Shiz Escreveu:A base da alimentação do dragao barbudo sao baratas e grilos, so que o meu não liga nada aos grilos e por isso vou deixar de comprar, posso dar baratas e tenebrios todos os dias? Algum problema? so para ele não comer so baratas.. que me dizem?
Não te esqueças (e isto é importante) que cerca de 15% da alimentação de um DB deverá ser constituida por vegetais...sim, eles comem vegetais (os meus comem á mão)
Agrião e couve cortada tipo caldo verde são opções viáveis, das mais aceites por eles e fazem parte de uma dieta para um DB diversificada.

-
- Membro
- Registado: quinta set 11, 2008 4:14 pm
Shiz ja te foram dadas muitas ajudas sobre o mesmo assunto (incluindo eu,esta nao e a conta normal,pm se nao souberes quem sou lol),e ja te aconselharam a deixar o Db á "fome" ate aceitar grilos (nao ate morrer claro).mas obriga-lo e insistir com ele.pois variedade é saudeShiz Escreveu:A base da alimentação do dragao barbudo sao baratas e grilos, so que o meu não liga nada aos grilos e por isso vou deixar de comprar, posso dar baratas e tenebrios todos os dias? Algum problema? so para ele não comer so baratas.. que me dizem?

Peace and Cumps

-
- Membro
Juvenil - 80% proteina animal - 20% proteina vegetalMoxito Escreveu: Não te esqueças (e isto é importante) que cerca de 15% da alimentação de um DB deverá ser constituida por vegetais...sim, eles comem vegetais (os meus comem á mão)
Adulto - 20% proteina animal - 80% proteina vegetal
se nao estou em erro

Sim, é bem possível, tenho dois DB com diferença de 2 anos e a forma como os alimento é a mesma; de manhã obrigo-os a comerem vegetais antes de partirem para a matança com os grilos que vou alternando com tenébrio ou zophoba.GoldDragon Escreveu:Juvenil - 80% proteina animal - 20% proteina vegetalMoxito Escreveu: Não te esqueças (e isto é importante) que cerca de 15% da alimentação de um DB deverá ser constituida por vegetais...sim, eles comem vegetais (os meus comem á mão)
se nao estou em erro
Vou reconsiderar a forma como os alimento variando o menu dando maior nº de vegetais ao maior.
thanks

-
- Membro
De nada 
Fazes bem,
variedade = saude

Fazes bem,
variedade = saude

-
- Membro Veterano
O problema aqui é que tendo ele os alimentos à disposição pode optar por não comer na percentagem supostamente correcta para ele. O meu por exemplo varia muito a percentagem de matéria vegetal e animal que come. Se numa semana come muita matéria "verde" e lhe corto um pouco no alimento vivo a verdade é que na semana seguinte mal toca no prato dos verdes...Moxito Escreveu:Sim, é bem possível, tenho dois DB com diferença de 2 anos e a forma como os alimento é a mesma; de manhã obrigo-os a comerem vegetais antes de partirem para a matança com os grilos que vou alternando com tenébrio ou zophoba.GoldDragon Escreveu:Juvenil - 80% proteina animal - 20% proteina vegetalMoxito Escreveu: Não te esqueças (e isto é importante) que cerca de 15% da alimentação de um DB deverá ser constituida por vegetais...sim, eles comem vegetais (os meus comem á mão)
se nao estou em erro
Vou reconsiderar a forma como os alimento variando o menu dando maior nº de vegetais ao maior.
thanks
Se eles se tornam mais vegetarianos quando adultos a verdade é que eles farão a escolha do alimento desde que o tenham disponivel.
Em relação à alimentação com ratos, o meu agora que lhe apanhou o gosto, até que de vez em quando faz o gosto aos "dentes", e com 1º pelo. É o que dá ter algumas meninas que se estão a tornar mais esquisitas na hora da alimentação

A refeição do meu é bastante variada, dou-lhe de manha os vegetais e a fruta, normalmente tento variar, agriao, couve galega, brocolos, nabiça, depois maça, ou banana, pera, manga conforme e mais a tarde é que lhe dou o alimento vivo. Ele por acaso come muito bem os legumes e verdura..de alimento vivo agora adora as red runners, as dubias e depois dou-lhe tenebrio ele come as vezes uns 10 seguidos se eu não parar esta sempre a comer. De momento acabou-me as baratas e segunda ja vou encomendar mais e desta vez fazer criação, ja comprei as caixas de plastico de arrumos que se vendem em chineses..por isso so lhe tenho dado tenebrios uns 6/7 por dia as vezes mais. Talvez encomende zophoba é do genero do tenebrio certo? Aconselham-me nos tenebrios a separar as pupas das larvas? Aquela fase que ja nem é larva e vai passar a besouro..