o q fazer se o DB n comer vegetais?
Moderador: mcerqueira
o meu db nao toca praticamente nos vegetais... th q pegar nele abrir a boca e por os vegetais para la ele assim ate vai comendo...
alguem me pode dar 1´s dicas? como o posso habituar a comer por ele... sem ter q ser obrigado a comer... o abrir a boca n é a força... obg pela atenção e bom dia

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm
Corta nos insectos.
Experimenta dar vegetais todos os dias, mas só dar insectos, por exemplo de três em três dias. Ou mesmo não lhe dês insectos até começar a comer vegetais (nota: aqui entra o bom senso a dosear o que é saudável e o que já começa a ser exagerado, não deixes o pobre animal morrer à fome). Sendo animais de grandes "comezainas", facilmente consegues que a fome fale mais alto.
Experimenta dar vegetais todos os dias, mas só dar insectos, por exemplo de três em três dias. Ou mesmo não lhe dês insectos até começar a comer vegetais (nota: aqui entra o bom senso a dosear o que é saudável e o que já começa a ser exagerado, não deixes o pobre animal morrer à fome). Sendo animais de grandes "comezainas", facilmente consegues que a fome fale mais alto.

<p>
</p>
</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Sim claramente. O meu, mesmo sendo já adulto, a verdade é que continua a preferir muito mais alimento vivo. Os vegetais, verdes e fruta tem ciclos. Ora tanto come bem, como é capaz de passar uma semana ou duas quase sem lhes tocar.
Pessoalmente vou começar a cortar um pouco no alimento vivo, para obriga-lo a focar mais nos "greens".
Pessoalmente vou começar a cortar um pouco no alimento vivo, para obriga-lo a focar mais nos "greens".
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
Tenta incluir na mistura de vegetais um que ele goste bastante. Por exemplo, o meu dragão adora agrião, banana com casca e também simpatiza com espinafre. O meu truque seria, no primeiro dia uma salada em que houvesse agrião, no segundo uma em que houvesse banana e no terceiro uma em que houvesse espinafre. Assim, vais incitando o apetite.
<p>
</p>
</p>
pois mas ele mm cm fome n come os vegetais... tive 1 semana sem alimento vivo pq n havia na loja e ele n tocava na mm...
th o obrigado a comer pa ver se começa habituar a ideia d comer... agr n me conve curtar nos alimentos vivos q ja me disseram q tava mt magro.. e cm teve esses dias sem comer praticamente... mas ja ta mais gordinho
lol...
a raçao pa eles é cm se fosse o substituto dos vegetais ne ?

-
- Membro Veterano
Uma semana inteira sem alimento vivo?!?! Isso é que não convem nada numDB que já de si está magro....Se não tinha nessa loja procuravas noutra. Em qualquer caso se é dificil encontrar alimento vivo na tua zona não podes deixar que acabe antes de tentares arranjar mais.MBocke Escreveu:pois mas ele mm cm fome n come os vegetais... tive 1 semana sem alimento vivo pq n havia na loja e ele n tocava na mm...th o obrigado a comer pa ver se começa habituar a ideia d comer... agr n me conve curtar nos alimentos vivos q ja me disseram q tava mt magro.. e cm teve esses dias sem comer praticamente... mas ja ta mais gordinho
lol...
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
que idade tem o bicho ? eles começam naturalmente como insectivoros e evoluem para omnivoros com a idade.
se for mto jovem e n comer o force feeding é necessario mas se for um jovem adulto/adulto deixa-o sem comer(mas monitoriza o seu estado geral) q ele logo muda de ideias.
ha q salientar tb q as verduras na alimentaçao dum db é um componente sazonal , n tem necessariamente de as comer em grs proporçoes durante todo o ano .
Mais acrescento q , oportunistas q sao, podem ter periodos mais virados para os insectos e mesmo pequenos animais e ,noutras mais inclinados para leguminosas.
@Jmangelico
Nada q n saibas mas atençao à frequencia de alimentos com baixo racio calcio:fosforo como os espinafres, p. ex.
se for mto jovem e n comer o force feeding é necessario mas se for um jovem adulto/adulto deixa-o sem comer(mas monitoriza o seu estado geral) q ele logo muda de ideias.
ha q salientar tb q as verduras na alimentaçao dum db é um componente sazonal , n tem necessariamente de as comer em grs proporçoes durante todo o ano .
Mais acrescento q , oportunistas q sao, podem ter periodos mais virados para os insectos e mesmo pequenos animais e ,noutras mais inclinados para leguminosas.
@Jmangelico
Nada q n saibas mas atençao à frequencia de alimentos com baixo racio calcio:fosforo como os espinafres, p. ex.
-
- Membro Veterano
Pois também me chamou a atenção a referência aos espinafres. Segunto muitos sites e care-sheets este é um dos alimentos que não se deve dar, ou dar muito pouco... o meu nunca lhe pôs os olhos em cima!!!shanebeschen Escreveu:@Jmangelico
ele ta cm cerca d 7 meses 8... pois aqui na minha zona é mm mt dificil arranjar alimento vivo a loja ond arranjo tao sem alimento vivo e eu pa ir a lojas mais longe so d carro e n tenho essa possiblidade smp q quizer mas agr ja estou a tentar fazr criação de grilos e d tenebrio pa ver se n th mais problemas cm isso... ent n faz mt mal se ele n me tocar ns vegetais 1 dia ou outro? obrigado pela ajuda boa tarde
Olha eu tambem não arranjava na minha zona com facilidade, por isso comecei a encomendar no alimento vivo, o unico problema sao os portes so de portes pagas 11 euros, mas se encomendares em quantidades maiores da-te para muito tempo e entao se pensares em fazer criação, talvez não precises de gastar mais dinheiro, mas isso depende muito..Eu por exemplo desta vez encomendei mais e paguei 43 euros, mas ha aqui pessoal que gasta 70 euros em alimento vivo, agora claro, se fores controlado e esperaresate que façam criação, podes ter sorte e não precisares mais..eu comecei ontem a fazer..vamos la ver..em relação aos verdes, o meu adora agriao, nabiça, brocolos ele todos os dias come..deixa sempre a disposição e da-lhe sempre primeiro os verdes e so depois o alimento vivo, eu acho que ele acabara por comer..e o calcio sempre, nao te esqueças, pelo menos enquanto for jovem.
-
- Membro Veterano
Yup, eu sei, Shane. Nem dou por sistema. Se tivesse de dar um palpite para a frequência com que ele come espinafres seria algo próximo do uma vez de cinco em cinco meses ou coisa parecida e é porque de facto experimentei e ele gostou. Não é nada preocupante e dado neste sistema, são mais os benefícios que traz pelo aumento da variedade do que os malefícios, uma vez que nem é a base da salada nem é dado com regularidade. Só o mencionei porque, numa situação como esta, é mais importante primeiro estimular/incitar o gosto pelos vegetais e só depois ir-se criando um hábito correcto (claro está que é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo).Thorgarth Escreveu:Pois também me chamou a atenção a referência aos espinafres. Segunto muitos sites e care-sheets este é um dos alimentos que não se deve dar, ou dar muito pouco... o meu nunca lhe pôs os olhos em cima!!!shanebeschen Escreveu:@Jmangelico
Isso dos care-sheets deve também ser visto com um pouco de bom senso, à excepção dos alimentos ditos "proibidos", todos os outros podem ser dados, só não devem é ser dados com regularidade nem constituir a base da refeição, como complemento esporádico não representam qualquer risco.
<p>
</p>
</p>
-
- Membro Veterano
Podes também experimentar ração. É raro o caso em que se verifica isto, mas, por exemplo eu tenho alguns dragões que adoram ração. (Atenção: ração não substitui nada, deve ser encarada como um vegetal, pode misturar-se em salada, servir como prato para um dia, mas nunca deve ser encarada como substituto da componente herbívora da dieta.)MBocke Escreveu:a raçao pa eles é cm se fosse o substituto dos vegetais ne ?
<p>
</p>
</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
@mbocke
n quero exagerar mas agriao é daquelas coisas q deve estar sempre presente na dieta de quase todos os repteis herbivoros/omnivoros.
encontrei este artigo , menciono-o por causa da salsa(parsley),essencialmente.
boa sorte com os teus bichos.
n quero exagerar mas agriao é daquelas coisas q deve estar sempre presente na dieta de quase todos os repteis herbivoros/omnivoros.
encontrei este artigo , menciono-o por causa da salsa(parsley),essencialmente.
como o angelico disse,o "segredo" da alimentaçao é diversificar, ha plantas q sao venenosas q serao excluidas mas de resto apenas tem de se ter o cuidado em relaçao às quantidades e assiduidade.
boa sorte com os teus bichos.