Lampada de Ceramica num terrario de 2 metros de altura

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

quinta nov 13, 2008 8:47 pm

Bem como já cá tinha postado um topico andamos a construir o terrario da iguana. E a questao mais polemica até agora foi o aquecimento.. Assim no inicio tinha comprado uma lampada de ceramica de 250 w e toda a gente me disse que nao devia te-lo feito e a minha mae deu-me na cabeça a dizer que ia pegar fogo a casa.. Entao fui trocar por uma de 150w.. a questao é que montei tudo e ando a ver a que temperatura fica.. o problema é que a lampada tem estado sempre ligada e nao passa dos 26ºC.. o que é um problema.. para nao falar que assim ao fim do mes sao 12 euros e qualquer coisa so da lampada de ceramica.. que acham que faça? ficam aqui umas fotos para verem mais ou menos como está.. (falta só por os ultimos troncos e o substracto que deixei isso para o fim)

uma vista geral:
Imagem

Imagem

Afastamos a lampada do tecto para nao haver perigo de incendio
Imagem
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta nov 13, 2008 8:59 pm

Junta-lhe uma spot para durante o dia, dá-lhe acesso a chegar mais perto da temperatura e da lampada ubv...essa rede tb não sei até que ponto não filtra grande parte dos UBV.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
NiArCtAa
Membro Veterano
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

quinta nov 13, 2008 9:44 pm

E para as spot é preciso algum casquilho especial? ou um de uma lampada normal dá?
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quinta nov 13, 2008 9:46 pm

Convem,embora nao aqueça tanto como as e ceramica,ha de metal e ceramica.

aconselho ceramica.

Cumps :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
NiArCtAa
Membro Veterano

quinta nov 13, 2008 11:02 pm

e onde acham melhor colocar? mais ou menos perto da de ceramica?
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sexta nov 14, 2008 9:08 am

Boas

Eu se fosse a ti,ia trocar novamente a lampada por a de 250 w
Eu tb tenho um terrario de 2 mts de altura,mas que é de vidro logo nao mantem tanto as temperaturas como um de madeira e so com uma lampada de 250 atingo temps de 32º. e podes estar descansado que nao pega fogo assim. Se nao kiseres trocar a lampada faz como o native dize,coloca um spot num sitio confortavel para ela visto que vai ser ai que ela vai passar mais tempoe claro com um casquilho de ceramica.

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta nov 14, 2008 9:16 am

Em primeiro lugar tens que clarificar o ponto da temperatura base, maxima e mínima. Em que ponto e a que distância estás a medir esses 26º, que se presume ser o ponto com temperatura mais mais alto? Qual a temperatura média, e qual a temperatura mínima?

Com 2m de altura e se estiver numa divisão fria é muito normal que não chegue para manter as temperaturas dentro dos parâmetros necessários. Se uma de 150w não chega, então ou passas para uma de 250w ou duas de 150w.

Por outro lada a lampada de cerâmica neste caso não substitui a necessidade de teres uma lâmpada de Basking Spot, para criares uma área onde as temperaturas serão bem mais altas, e onde a tua iguana se possa "banhar"... esta é uma questão que já foi explicada à exaustão. Tendo em conta que é um terrário grande a meu ver o mais indicado é uma tight beam para evitar dispersar demasiado o calor.

Deixo também uma sugestão em relação ao interior do terrário. Tu não estás a aproveitar cerca de 40% da área útil do teu terrário. Como está até podia ter menos quase uns 50cm ou mais. Cria mais uns niveis de apoio na parte superior utilizando a parede de fundo.
Última edição por Thorgarth em sexta nov 14, 2008 10:36 am, editado 1 vez no total.
NiArCtAa
Membro Veterano

sexta nov 14, 2008 9:28 am

A temperatura que referi é onde está o termometro na imagem.. Nao vou trocar de novo a lampada pois ja a utilizei e para nao falar que já tinha que trocar tambem o suporte pois nao dá para a de 250w supostamente.

A minha ideia inicial era que a Lempada de ceramica iria estar no Basking Spot.. dai a estar naquele local e onde ia passar por baixo um tronco e depois ela ter acesso a prateleira para poder apanhar UV e nao estar tao em baixo do calor.. assim cendo onde acham que coloque entao a tight beam? perto da ceramica ou mais para cima da prateleira?

e em relaçao a nao estar a aproveitar cerca de 50cm ou mais como dizes, se leres no incio está lá que ainda nao coloquei os troncos todos e na imagem até tenho lá mais uns quantos dentro do terrario e ainda falta mais um genero de escada. Na parede de fundo nao vou colocar quase nada pois, quem conhece os moveis do Ikea sabe que é muito fina e reforcei com barrotes do lado de fora mas mesmo assim nao arrisco em pendurar la nada pesado.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta nov 14, 2008 10:49 am

Bem então de facto tens um problema sério com temperatura. É que pelo que se pode ver nas imagens a sonda do termómetro está relativamente perto da lâmpada, e se aí só tens 26º esntão de facto tens uma temperatura muito desajustada. Se a essa altura esse é o valor máximo então o gradiente térmico que terás é de todo desajustado, e na parte inferior pode estar bem abaixo dos mínimos recomendados, se a temperatura exterior for baixa. Mas então se não consegues as temperaturas adequadas e não queres trocar de lâmpada como vais fazer para manter o animal nas condições necessárias?

Em relação ao basking spot penso que já muito foi dito. Se é verdade que em alguns casos uma lâmpada de cerâmica bem bem conjugada com elementos de interior, para criar uma plataforma à distância adquada às temperaturas no basking spot, é possivel em muitos outros casos não é aconselhado, e em especial num terrário com estas dimensões. Coloca uma tightbeam sobre um tronco elevado.

Em relação ao ponto levantado pelo Native, relativo aos UVBs, de facto as redes cortam um pouco a emissão de UVB´s, e como a lâmpada não está montada com um reflector os niveis poderão ser um pouco baixos. Por outro lado parece-me estar bem acima das distâncias minimas, mas como o terrário ainda não está completado essa situação pode ser corrigida com a criação de uma plataforma superior.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta nov 14, 2008 12:53 pm

Eu consigo 28º/30º debaixo de uma lâmpada de IV de 150w em espaço aberto, desde que haja um ponto com as temperaturas adequadas o resto ela procura, eu adicionaria uma lâmpada normal de spot perto da de cerâmica a incidir num ramo ou uma prateleira onde ela pudesse descansar, o ramo também convém que esteja mais na horizontal para ela não precisar de se estar a agarrar com força enquanto descansa.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

sexta nov 14, 2008 1:42 pm

n quero ser mauzinho mas
quem n tem $ n tem vicios ..aqui sao 300€ de luz ;)
agora de uma forma mais construtiva
isola bem o terrario e usa materiais q "captem" e retenham calor.
coloca o terrario tb numa area mais "abrigada" para n ter grande perdas.
fica a sugestao de paredes duplas revestidas de malha termica ou esferovite(roofmate) ou cortiça .
outro pto q n sei se foi focado é q o ar quente,mais "leve" q o frio,e emanado de cima para baixo num terrario vertical, vai gerar o calor necessario apenas na zona mais alta do terrario - a base estará "gelada".
boa sorte com isso.
zwara
Membro
Registado: segunda jul 14, 2008 6:50 pm

sexta nov 14, 2008 11:40 pm

tal como ja foi focado o ar quente sobe o frio desce o que aconselho ( atencao nao sou nenhum expert em iguanas por isso é apenas uma ideia) é que uses um tapete termico em 3/4 do terrario na parte inferior e uma spot normalissima junto á de ceramica caso nao queiras estar a comprar uma spot poe entao um ramo mais na horizontal ai a uns 30 ou 40cm de distancia da ceramica (claro antes de meter o animal la dentro testa a temperatura que consegues quer neste ramo a 30cm da ceramica quer na parte inferior com o tapete ) acho que assim conseguiras subir a temperatura ai a uns 30º pelo menos ...
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

sábado nov 15, 2008 6:08 am

zwara Escreveu:...o que aconselho ( atencao nao sou nenhum expert em iguanas por isso é apenas uma ideia) é que uses um tapete termico em 3/4 do terrario na parte inferior...
Olha q tapetes termicos e ambientes humidos n combina, se me entendes .. :lol:
zwara
Membro
Registado: segunda jul 14, 2008 6:50 pm

sábado nov 15, 2008 3:18 pm

la esta nao sou nenhum expert esr apenas uma ideia pode nao estar nem ser a mais correcta :D

mas por outro lado pode ser um optimo factor para manter a humida estavel la dentro !! como eu disse era uma ideia!
NiArCtAa
Membro Veterano

sábado nov 15, 2008 8:52 pm

shanebeschen onde lês-te que não queria gastar dinheiro?? se não quisesse não andava a perguntar :wink: nem andava preocupada em ter um terrario maior para a minha iguana :roll:

Já tenho a iguana a 5 anos.. sei perfeitamente a que distancia têm que estar as lâmpadas e que temperaturas precisa (por alguma razão digo que a temperatura está baixa e estar a pedir sugestões).. dai a ter colocado aquela prateleira a cerca de 30 cm da lâmpada de uv, assim ela esta a uma distancia boa da lâmpada.. coloquei a lâmpada de cerâmica do outro lado para que o calor descesse um pouco, pois se colocasse em cima da prateleira iria ficar mais condicionado.. Colocar tapete de aquecimento não acho bem.. pois como são repteis que gostam de trepar e estar no alto não lhe vou por o calor em baixo, obrigando-a a estar mais tempo no chão enquanto podia estar no alto..

O terrario está no único local onde pode estar, no meu quarto, não o considero muito frio tendo em conta que sou de uma cidade bem mais fria no inverno que Lisboa.. Já coloquei os outros troncos no terrario e assim que tirar fotos coloco aqui.

A questão é coloco a spot a apontar mais ou menos para onde a de cerâmica esta a apontar ou para outro sitio? (tipo para a prateleira ou assim)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”