Apresentação da Cereja - Geochelone Carbonaria CherryHead

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

sexta nov 14, 2008 10:53 am

Olá pessoal. Tenho o prazer de vos apresentar a minha última aquisição: a Cereja. :lol:

É uma Geochelone Carbonaria, que me parece pertencer à variante CherryHead, uma espécie tropical. Optei por colocar algumas plantas naturais no terrário, que borrifo diariamente, a ver se crio a humidade necessária à Red Foot. Mantenho temperaturas entre 27 e 22 graus (zona quente/zona fria) de dia baixando para 15 graus de noite. Seguem as imagens...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Obviamente aceito sugestões para o terrário e opiniões sobre a espécie e sobre a sua care sheet. :wink:
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta nov 14, 2008 11:02 am

Antes de mais parabéns pela aquisição, é muito bonita.

O terrário também me parece interessante embora tenha algumas dúvidas sobre o desenvolvimento das plantas. Tens algum substrato para além desse bark para as manter?

Já agora a título de curiosidade (tenho que começar a ler sobre tartarugas que mais tarde ou mais cedo vou ter que comprar uma.... o meu filho ADORA. Na expoterrraria o terrorista de 2 anos e meio sabia de cor o caminho para a zona das tartarugas hehehe), elas não gostam de tocas ou locais onde se possam esconder ou descansar?
Hakuma
Membro Veterano

sexta nov 14, 2008 11:13 am

Thorgarth, sim, gostam de esconderijo... ela chegou ontem e eu ainda não arranjei um vaso de barro que goste e que caiba no terrário. :| Hoje depois de sair do emprego irei procurar mais uma vez. O esconderijo, esse vaso, ficará na zona fria e possivelmente retirarei uma das plantas.

Sobre se as plantas se aguentarão... não sei... espero que sim, ja que têm a lampada de uv's e vou borrifando. As plantas estão no proprio vaso, não estão directamente no substrato. :wink:
Thorgarth
Membro Veterano

sexta nov 14, 2008 12:17 pm

Bem então tens aí uma camada enorme de substrato...hehehe!!

Borrifar, na maioria das plantas, não é suficiente. É bom para criar e aumentar a humidade no terrário mas deves colocares água directamente no substrato da planta, de forma proporcional à necessidade de cada espécie de plantas.

Mas mais uma vez quero dizer que ela é mesmo muito gira. Tem umas cores muito vivas e bonitas.

Vamos lá ver é para quanto tempo esse terário te vai dar...lololol
Hakuma
Membro Veterano

sexta nov 14, 2008 12:31 pm

Obrigado pela sugestão sobre as plantas. Não tenho mesmo muitas luzes sobre isso.

O que se quer é que o terrário fique curto e que me obrigue a "alargá-lo"! :wink:

A bicha tem um apetite excelente e é bem comportada... já comeu tudo o que coloquei no prato hoje. Escarola, rucola selvagem, alface rocha e um pouco de maçã. :lol:

O meu maior receio actualmente é relativamente à humidade... vamos ver se consigo criar a humidade certa para a Red Foot... tenho que ver se arranjo um medidor.
Thorgarth
Membro Veterano

sexta nov 14, 2008 12:45 pm

Hakuma Escreveu:Obrigado pela sugestão sobre as plantas. Não tenho mesmo muitas luzes sobre isso.

O que se quer é que o terrário fique curto e que me obrigue a "alargá-lo"! :wink:

A bicha tem um apetite excelente e é bem comportada... já comeu tudo o que coloquei no prato hoje. Escarola, rucola selvagem, alface rocha e um pouco de maçã. :lol:

O meu maior receio actualmente é relativamente à humidade... vamos ver se consigo criar a humidade certa para a Red Foot... tenho que ver se arranjo um medidor.
Estamos a falar de que que % de humidade relativa?

É que se estiver-mos a falar de humidades relativamente altas tenho muitas dúvidas que o substrato que tens na parte quente seja o mais adequado (se for, como parece, corn cobs). Aliás pelo que me disseram, será um substrato que com alguma facilidade poderá ganhar bulores na presença de humidade. Mais, e isso posso eu dizer-te pessoalmente, facilmente ganha um cheiro a mofo na presença de alguma humidade, e não é preciso muita. Por outro lado com essa lâmpada de cerâmica, que se encontra relativamente perto do chão, para manteres niveis altos de humidade ou vais ter que borrifar muitas vezes por dia, ou então vais ter que carregar nas borrifadelas, o que vai acabar por ensopar um pouco o corn. Isso se estiver-mos a falar de humidade superiores a 70 ou 75%. Em qualquer caso como as temperaturas máximas que tens são relativamente baixas sempre é uma ajuda muito importante, e facilita as coisas. Mas definitivamente precisas mesmo de arranjar uma higrometro e rápido, porque ao contrario da temperatura a humida no ar engana muito...
Hakuma
Membro Veterano

sexta nov 14, 2008 1:02 pm

Pelo que pesquisei, elas aguentam-se com 50% de humidade... e como ja tinha referido, apenas borrifo na zona das plantas, onde não tenho os corn cobs. Já me apercebi dos defeitos que apontaste ao referido substrato nas minhas tartarugas russas, mas de qualquer forma, é o que mais gosto para zona de alimentação (que no meu caso é a zona mais seca, já que tem a lampada de cerâmica e não tem plantas).

Possivelmente terão que haver ajustes quando vier o higrometro... a ver vamos. Pelo sim, pelo não, as plantas levam mais uma borrifadela antes de sair de casa.
Thorgarth
Membro Veterano

sexta nov 14, 2008 1:35 pm

Hakuma Escreveu:Pelo que pesquisei, elas aguentam-se com 50% de humidade... e como ja tinha referido, apenas borrifo na zona das plantas, onde não tenho os corn cobs. Já me apercebi dos defeitos que apontaste ao referido substrato nas minhas tartarugas russas, mas de qualquer forma, é o que mais gosto para zona de alimentação (que no meu caso é a zona mais seca, já que tem a lampada de cerâmica e não tem plantas).

Possivelmente terão que haver ajustes quando vier o higrometro... a ver vamos. Pelo sim, pelo não, as plantas levam mais uma borrifadela antes de sair de casa.
50% de humidade não é nada dificil de manter, bem pelo contrario. Borrifando uma vez por dia será mais do que suficiente, mesmo na zona quente, embora aí te aconselhe a borrifar principalmente as paredes do terrário, e evitar a humidade nos cobs. O recipiente da água também ajuda. Manter um ciclo entre os 85/90% e os 65/70%, com temperaturas de 30/31º na zona quente é bem mais dificil sem ajuda automática...
Hakuma
Membro Veterano

sexta nov 14, 2008 2:50 pm

Isto das care sheets é como as ameixas... há as verdes, as amarelas e as vermelhas.

Sobre as Red Foots já li care sheets onde dizem que a humidade deve estar entre 50 e 60% e outro onde dizem que deve estar entre 70 e 90%!!!... já li que como substrato pode usar-se corncobs e não se deve usar areia alguma... e já li precisamente o contrário... enfim... o normal.

Acho que o melhor é saber-se que é uma espécie tropical, logo precisa de humidade... acima de 50%, por isso preciso do higrómetro para ter essa certeza. A partir daqui é ir observando o animal. Para já, come bem o que é bom sinal...

Falta o higrómetro e o esconderijo na zona fria/húmida.
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

sexta nov 14, 2008 3:41 pm

se fosse a ti aumentava um pouco a temperatura nocturna os tais 15º.... eu uso como substracto 100% casca de pinheiro e nunca tive stress e a humidade mantem-se sempre acima dos 65% borrifando apenas 2 x por semana!!! Ve se esse recipiente de agua é bem acessivel para ele pois gostam dos seus banhitos!!!
boa sorte com essa "jóia"!
<p>"Racism is the number one enemy of earth. There's only one race, the human race" B.C.</p>
Thorgarth
Membro Veterano

sexta nov 14, 2008 4:04 pm

De facto para uma espécie tropical com essas caracteristicas os 50% deverão ser sempre o limite minimo que não deve ser ultrapassado e não a norma. Pessoalmente em manteria uns +-60% durante o dia e um pouco superior durante a noite, perto dos 75%. [EDIT] tive a ler um pouco mais e de facto, tendo em conta a região de onde são oriundas, os valores em termos de humidade deveriam ser ainda um pouco mais altos, com um ciclo entre os 80% para 70% e nocturno de 85 e por vezes 90% para 75%[/EDIT]

Primitive só por curiosidade como consegues manter 65% de humidade com apenas 2 borrifadelas por semana? Esse valor é o valor médio ou um valor constante (com pequenas flutuações está claro)? quais as temperaturas e fonte de calor?
Hakuma
Membro Veterano

sexta nov 14, 2008 4:26 pm

Primitive, concordo contigo e quando chegar a casa vou ver se aumento as temperaturas em um ou dois graus.

Thorgarth quanto à humidade, só quando vier o higrómetro, que ainda vou ter que procurar... mas se conseguir vou tentar colocar o terrario entre 60 e 70%.
Hakuma
Membro Veterano

sexta nov 14, 2008 4:29 pm

Thorgarth só vi o edit agora... mas é como disse... as carsheets são como as ameixas... :lol:
Thorgarth
Membro Veterano

sexta nov 14, 2008 4:52 pm

Hakuma Escreveu:Thorgarth só vi o edit agora... mas é como disse... as carsheets são como as ameixas... :lol:
Sim isso é verdade mas tens que enquadrar aquilo que se pode encontrar nas várias sheets com o que de facto se pode verificar in loco no seu habitat selvagem.

Por exemplo achas que no Pantanal 50% de humidade ou mesmo 60% serão a norma?!?!É claro que que a humidade, tal como a temperatura e pressão atmosférica, é um factor variável, e existem periodos mais secos, e inclusive de seca, mas a média anual deve ser BEM acima dos 50% ou 60%. Aliás pode haver variações de 10% ou mais em termos de humidade de um dia para outro. Por isso também não deves encarar um valor como um valor fixo. Mas pessoalmente eu apontaria para dois ciclos diários de humidade, com incidência para um valor maior durante o ciclo nocturno.
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sexta nov 14, 2008 6:49 pm

<p>1.0.0&nbsp; carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”