Laços de afectividade

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Shiz
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2008 1:43 pm

terça nov 18, 2008 12:37 pm

Bem, pode parecer uma pergunta estupida, mas gostaria de saber se um reptil pode criar laços de afectividade com o dono, a ponto de passado uns meses, anos o conhecer. Isto é possivel? Porque sempre soube e sempre incutiram a ideia que um reptil não é um cão, nem um gato, por isso a sua indiferença perante o ser humano.
zwara
Membro
Registado: segunda jul 14, 2008 6:50 pm

terça nov 18, 2008 1:08 pm

um reptil pode reconhecer o teu cheiro e associar esse cheiro/presenca a uma nao ameaca e por isso ficar desinibido na tua presenca passado algum tempo , mas reconhecer-te esquece!!

alguns repteis podem ser mais ou menos desinibidos mas reconhecer-te e ser teu "amigo" nepia esquece :D
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

terça nov 18, 2008 1:37 pm

Eu só posso falar no caso dos meus, que são tartarugas e elas reconhecem-me, principalmente a maior de todas! Apesar de ter sido a ultima a chegar cá a casa vem sempre ter comigo, seja para comida ou não, pois mesmo estando mais pessoas á volta dela ela vem é ter comigo! Deve de me associar a comida, não sei... :lol:
Depois quando as outras pessoas a pegam faz um género de "sopro" e comigo não faz isso! Se me considera amiga não sei, mas a verdade é que foi ganhando confiança... :wink:

Cumprimentos
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça nov 18, 2008 2:32 pm

Os repteis se estiverem umas semanas sem interagir com um humano voltam ao estado selvagem, é a memoria genética que fala mais alta...por isso não há aquela do cagado que não se vai soltar ao fim de anos em cativeiro porque poderia nãos e adaptar...os repteis são extremamente adaptaveis, desde que tenham ,temperatura, e alimento safam-se quando escapam ou são libertados, mesmo depois de anos de cativeiro.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
VanesIsa
Membro Veterano

terça nov 18, 2008 2:45 pm

Eles até se adaptam bem demais… :lol: Destruindo a fauna à sua volta!
Shiz
Membro Veterano

terça nov 18, 2008 3:06 pm

Pois era o que eu pensava, por isso é que se deve interagir com eles todos os dias para não perderem o habito! mas é pena, não nos reconhecerem depois de tudo que fazemos por eles :wink:
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça nov 18, 2008 3:18 pm

Shiz Escreveu:Pois era o que eu pensava, por isso é que se deve interagir com eles todos os dias para não perderem o habito! mas é pena, não nos reconhecerem depois de tudo que fazemos por eles :wink:
Lol, mas como já foi dito aqui muitas vezes, os repteis sao animais, sobretudo, de contemplação, e a maior parte deles nem toleram bem ser manuseados, mas os DBs penso que sao dos que tolerao melhor. Nao nos podemos esquecer que a grande maioria dos repteis nao têm sequer preocupaçoes com as suas crias, que sao deixadas á sua sorte, por ai podemos ver que sao animais que nao foram feitos para criar grandes laços afectivos. Se quisermos animais que sejam nossos amigos sugiro caes, gatos ou aves, que nos vao associar a figuras maternas
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

terça nov 18, 2008 3:44 pm

O meu gecko não me reconhece, mas um dos meus tritões vem sempre ter comigo... Não percebo porque... Deve pensar que lhe vou dar de comer :D
Shiz
Membro Veterano

terça nov 18, 2008 6:31 pm

O certo é que ja vi um senhor na praia com uma iguana enorme ao ombro e ninguem se podia aproximar pois ele dizia que ela quem nao reconhecia tornava-se agressiva mas que com ele e em casa aos familiares como conhecia era meiga..por isso..
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta nov 19, 2008 10:46 am

É tudo uma questão dos termos utilizados... Laços de afectividade, pressupõe que eles criem com os seus donos sentimentos para os quais não parecem ter a minima capacidade. Se estiver-mos a falar de tolerância, acalmia, facilidade ou possibilidade de manuseamento então sim parece-me que é bem possivel, especialmente em espécies com maior capacidade cognitiva, mas lembra-te que na esmagadora maioria dos casos a evolução nos répteis deu-lhes armas que não a inteligência como vemos noutros animais.
Em alguns repteis essa questão é bem mais visivel, veja-se o exemplo dos DB´s. mas não quer dizer que eles atribuam ao dono uma particular importÂncia, apenas não o reconhecem como uma ameaça para si, e por vezes o associam a determinadas condutas ou gestos de que gostam.
Esta característica parece-me mais presente nos sáurios do que nos ofídios, embora não seja dificil, ainda que de forma um pouco ambígua, perceber porque em muitas culturas as boas/pitons são considerados símbolo de sabedoria ou mesmo do mal, do calculismo frio e ponderoso...
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quarta nov 19, 2008 12:13 pm

Eu conheço um caso de possível "afectividade" de um cágado. O animal é da avó de um amigo meu e foi-lhe dado à muitos anos, nem ela sabe à quantos.
A verdade é que o bicho anda à solta no pequeno mas solarengo pátio da senhora e vai atrás de qualquer humano que veja. Cheira os pés e sobe para cima dos mesmos. E mais... a velhota chama-o e ele vai ter com ela!!! :lol:

Fora esse caso, para mim excepcional, acho que é normal as tartarugas aquáticas seguirem quem lhes dá comida, no seu aquaterrário. As minhas, quando estavam em aquaterrário faziam-no, às vezes até de forma algo abrutalhada, já que até respingavam água para fora do mesmo na ânsia de me seguirem para ver se eu lhes ia dar comida. No entanto, fora do aquaterrário, a "inteligência" desaparecia. :lol: Agora que estão num lago exterior à 3 ou 4 anos, no Verão também andam atrás de quem passa a ver se lhes cai qualquer coisa. No Inverno não há quem as veja...
VanesIsa
Membro Veterano

quarta nov 19, 2008 12:40 pm

Hakuma, conheço um caso de uma tartaruga de faces rosadas que fazia exactamente a mesma coisa que o cágado que mencionou! :lol: Seguia as pessoas e acabava por se colocar sobre os pés delas... Sabe o que isso significa? Que era um macho e que precisava de uma fêmea... lol
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quarta nov 19, 2008 12:43 pm

VanesIsa Escreveu:Hakuma, conheço um caso de uma tartaruga de faces rosadas que fazia exactamente a mesma coisa que o cágado que mencionou! :lol: Seguia as pessoas e acabava por se colocar sobre os pés delas... Sabe o que isso significa? Que era um macho e que precisava de uma fêmea... lol
LOL... realmente o cágado da senhora também é macho! Mas deve ter um "atraso" valente, já que ele faz isso em qualquer altura do ano e com qualquer pessoa! :lol:
Tanytany
Membro
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

quarta nov 19, 2008 1:03 pm

Tive um cágado durante dez anos, quando mo deram tinha doze anos e eu tratava-o como a um filho ele andava solto pela casa e quando queria sol e água ia para a´janela que era enorme e tinha lá o seu tanque .eu sempre que podia andava com ele ao colo e coçava a cabeça dele e tudo até ele se fartar e me fazer algumas vezes xixi em cima que é sinal que já chega., mas quando chegava da escola ia logo ver onde ele andava e chamava por ele, ele vinha (claro que não de uma devisão para outra, mas na mesma e até esticava o pescoço e levantava a pata, nessa altura dava-lhe montes de beijinhos no pescoço que ele esticava e ao mesmo tempo ele dava festinhas na minha cara com a pata mas so com a parte da palma, as garras nem me tocavam. Uma vez fui a um acampamento e quando cheguei fui vê-lo á janela e assim que me viu deu um salto da água e veio ter comigo. Sim os animais independente de raças e espécies têm sentimentos que claro podem facilmente se adaptar a outras condições e esquecerem-se de nós, mas que são gratos e..que saudades do Raul :cry:
BrunoeJoana
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am

sexta nov 21, 2008 9:23 pm

Shiz Escreveu:O certo é que ja vi um senhor na praia com uma iguana enorme ao ombro e ninguem se podia aproximar pois ele dizia que ela quem nao reconhecia tornava-se agressiva mas que com ele e em casa aos familiares como conhecia era meiga..por isso..
O pai do meu filho tinha uma iguana que não suportava a presença dele. O que eu me ria quando via um homem daquele tamanho a "fugir" da bicha :twisted:
Como isso só acontecia quando ele estava presente tenho de que aceitar de que ela o reconhecia.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”