Camaleão (Dilepis Vs. Yemen)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
MarioReis
Membro Júnior
Registado: terça dez 02, 2008 6:34 pm
1 Petauro da Cana do Açucar
1 Papagaio
1 Gato Persa
1 Ararita da Patagonia

terça dez 02, 2008 8:39 pm

Boas noites a todos vos.. é a primeira vez que posto aqui não tenho por norma pedir este tipo de ajduas ate porque pesquiso muito antes de pedir ajuda por isso peço vos desde ja frases como "google it" ou "google é o teu melhor amigo" despenso :wink:...

Agora vêm as duvidas...

Ando entressado em adquirir um camaleão mas nao sei por qual obtar se o "Dilepis" ou o "Yemen", ja tive desde cães, gatos, tartarugas, papagaios, araras, araritas, catatuas, chinchilas, hamster's, a lista é demasiado extensa tenho tantos animais porque simplesmente gosto de animais nada mais..e agora ja desde a uns 6 meses tenho andado para adquirir um camaleão gostaria se podessem aos entendidos em repteis se me podessem ajudar ( se necessario forneço o meu mail por PM para melhor esclarecer as duvidas):

Gostaria de saber qual das duas expecies me aconcelham como tambem em termos de acessorios onde os adquirir e o necessario pois nao quero ser roubado em preços ou comprar material desnecessario :cry: que medidas aconcelham em termos de alimentaçao onde a adquirir como é administrada no animal ( sim eu ja li isto tudo mas queria opniao de quem ja tenha um ou lide com repteis no dia a dia) porque o "Sr." da loja aconcelhou me uma pedra de aquecimento e ja li aqui que faz mal porque queimam a pele aos bichinhos sei que nao bebem agua parada mas tambem nao aconselham uma cascata e em termos de vegetaçao o que aconçelham e com que regularidade trocar a vegetaçao ou que tipo de vegetaçao.

Gostaria tambem de saber como calculo humidades e como melhor ventilar o terrario porque ja precebi que sao animais extremamente delicados e quero o melhor para o meu camaleão pedia entao a vossa ajuda ;)

Se me recordar de mais duvidas coloco aqui, eu sei sou chato e tenho muitas duvidas mas nao quero que me escape nada nem lhe falte nada ;)

Desde ja obrigado

CUMPZ, Reis
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

terça dez 02, 2008 8:55 pm

[Editado pela moderação (zitapets) - recomendação de lojas deve ser feita por mensagem privada]
rasteiro85
Membro
Registado: sábado mar 08, 2008 10:42 pm

terça dez 02, 2008 9:19 pm

boas!! ve la no separador repteis da home page da arca!! tens la informação muito util sobre os dois exempelares!!
Moxito
Membro
Registado: terça out 14, 2008 8:54 pm

terça dez 02, 2008 9:30 pm

Olá,
Bom, aconselho-te um camaleão do Yemen, visto serem dos mais fáceis de manter.
Relativamente ao terrário, deverá ser de vidro, um metro de altura seria o ideal, no entanto um de 80cm de altura poderá ser satisfatório, relativamente a comprimento, creio que 60X60 será bom.
Deverá ser de vidro e ter a parte de cima em rede, bem como uns respiradouros na parte da frente em baixo.
Relativamente ao aquecimento e luzes, aconselho-te um cabo de aquecimento, bem como uma lâmpada UVA+lampada de aquecimento.
Existe no mercado um genero de lampada que fornece aquecimento e ao mesmo tempo emite raios ultravioleta, mas é um pouco cara.
A temperatura deverá situar-se entre os 21º e 27º de dia, e entre 16 a 26º á noite.
A humidade deverá rondar os 60%. Para conseguires isto, sugiro que adquiras um substracto indicado para ambientes humidos, tipo o jungle earth da exoterra, e adquiras um "borrifador" que te permite matar dois coelhos duma so cajadada, criar humidade no terrário e ao mesmo tempo permitir ao teu camaleão beber as gotas de água que vão escorrendo no terrário.
Relativamente á decoração, sugiro que adquiras plantas que não têm que ser necessáriamente naturais, mas tem cuidado ao adquiri-las, lembra-te que o camaleão vai permanecer a maior parte do tempo junto á fonte de calor mais acima, procura encontrar plantas altas.
No que diz respeito ao alimento, existe á venda uma série de insectos vivos, eles não são muito esquisitos relativamente ao tipo de insecto.
Tens grilos, gafanhotos, tenébrio (estes dos mais fáceis de adquirir), podes no entanto mandar vir pela net a preços mais baratos outro tipo de insectos.
Ah, já me esquecia, as dimensões que referi para o terrário dizem respeito a um camaleão femea, os machos ficam bastante maiores, não deves por isso, caso optes por um macho adquirir um terrário com menos de 1,20 metros de altura.
Camaleões do Yemen em Portugal a mais de 70 euros é caro.
Se optares por mandar vir de Espanha fica muito mais barato, mas tens sempre a questão das condições do animal quando chegar.
É tudo uma questão de arriscar.
Boa sorte com a escolha ;)
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça dez 02, 2008 9:36 pm

Não uses pedra de aqucimento, provoca queimaduras, e um camaleao é arboricola, logo não se vai por numa pedra a apanhar calor. O calor deve vir de cima. Precisas também de lampada uvb. A agua pode ser dada através da cascata ou borrifando o terrário e ele lamberá as gotas que vir a escorrer das folhas e do vidro. O borrifar é essencial para manter a humidade do terrario elevada. Para controlares a humidade compra um higrometro e compra também um termómetro para tares de olho na temperatura. Quanto á vegetaçao, não precisas de plantas verdadeiras, apesar de ficar melhor esteticamente e ajudarem a manter a humidade. Para uma boa ventilação, se fores comprar um terrário, compra um cujo topo seja em rede metálica, que é suficiente para manter o terrario arejado, mas normalmente os terrários (não os aquarios) têm o problema da ventilaçao em consideração e vêm preparados para isso.

Uma nota, nunca tive um camaleão, mas o do Yemen é um dos animais que eu quero muito vir a ter por isso já pesquisei bastante e estou a par dos cuidados basicos. O Dilepis não estou bem informado mas calculo que os cuidados nao devam variar muito.
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça dez 02, 2008 9:43 pm

Em relação ao ser macho ou fêmea, apesar de a femea ser mais pequena, aconselharam-me o macho, porque é muito comum problemas nas femeas relacionados com posturas de ovos, se elas não tiverem preparadas, muitas vezes morrem ao não conseguirem expelir os ovos e isto julgo ser bastante comum acontecer, por isso o meu conselho é: macho!
MarioReis
Membro Júnior
1 Papagaio
1 Gato Persa
1 Ararita da Patagonia

terça dez 02, 2008 9:45 pm

obrigado a malta que me esta a judar vinha pedir um favor se me poderiam mandar uma mp com o vosso mail assim comunicavamos pelo msn e ajudavam melhor com certos promenore seria muito mais facil do que andar a colocar aqui duvida a duvida....obrigado desde ja
Moxito
Membro
Registado: terça out 14, 2008 8:54 pm

terça dez 02, 2008 9:55 pm

JaimeSousa Escreveu:Em relação ao ser macho ou fêmea, apesar de a femea ser mais pequena, aconselharam-me o macho, porque é muito comum problemas nas femeas relacionados com posturas de ovos, se elas não tiverem preparadas, muitas vezes morrem ao não conseguirem expelir os ovos e isto julgo ser bastante comum acontecer, por isso o meu conselho é: macho!
yep..."és verdad" ;)
MarioReis
Membro Júnior
1 Papagaio
1 Gato Persa
1 Ararita da Patagonia

terça dez 02, 2008 9:58 pm

Novamente volto a pedir se for possivel falar com voces os dois pelo msn agradeceria imenso ;)
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

quarta dez 03, 2008 12:03 am

Tal como foi dito, o do Yemen é mais acessivel, poderá dar menos problemas, mas antes do camaleão pensa bem no tipo de terrário, cumpre bem o que foi dito em relação à iluminação, aquecimento e principalmente na ventilação, eles ganham facilmente problemas respiratórios. O mais barato é mesmo o bicho, se é para poupar no resto mais vale não ter.
Nas plantas além de uma artificial tenho um ficus e ele adora morder a trepadeira do tipo pothos que já está uma desgraça, por isso cuidado ao colocar outras plantas naturais.
Vitaminas em pó para borrifar os grilos, o alimento é diário e quanto ao beber tenho um bebedor de roedores que vai lá morder mas tb borrifo os vidros. Boa higiene que eles são um bocado cagões e quanto ao resto é uma delicia estar a observar. :D
RicardoLance
Membro
Registado: domingo ago 03, 2008 9:24 pm

quarta dez 03, 2008 2:31 pm

é verdade, eles são muito sensíveis por isso tens que ter as condições todas antes de o ter, o meu concelho também vai para o macho, que é como tenho também, ninguém referiu antes mas podes não saber também, é de todo desaconselhado teres 2 camaleão no mesmo terrario mesmo sendo macho e outro fêmea, pois estes vão entrar em stress constante acabando por enfraquecer e por morrer 1 deles...

boa sorte se decidires mesmo ter um, e vais ver que são animais fascinantes ;)
MarioReis
Membro Júnior
1 Papagaio
1 Gato Persa
1 Ararita da Patagonia

quarta dez 03, 2008 3:46 pm

RicardoLance Escreveu:é verdade, eles são muito sensíveis por isso tens que ter as condições todas antes de o ter, o meu concelho também vai para o macho, que é como tenho também, ninguém referiu antes mas podes não saber também, é de todo desaconselhado teres 2 camaleão no mesmo terrario mesmo sendo macho e outro fêmea, pois estes vão entrar em stress constante acabando por enfraquecer e por morrer 1 deles...

boa sorte se decidires mesmo ter um, e vais ver que são animais fascinantes ;)

sim irei apenas obtar por 1 so e sera um macho em relaçao a expecie ta em pensamento ainda ando a ler ar 80 paginas do forum e ver tudo bem pensado tenhas varias ideias de terrario mas cada topico que leio a sempre alguem a desmentir o user que disse uma coisa noutro topico eu estou e pensar num terario em madeira com porta em vidro tecto em rede ventilaçao frontal em baixo e se necesserio nas laterias medidas anda por volta dos 70x70x120 (largura x comprimento x altura) que me dizes?
RicardoLance
Membro
Registado: domingo ago 03, 2008 9:24 pm

quarta dez 03, 2008 3:59 pm

Acho que madeira na te vai durar muito tempo, devido a humidade a madeira acabará por apodrecer, logo não te aconselho muito a ser de madeira, eu vou-te dizer como tenho o meu, o meu é todo em vidro com rede em cima depois tenho humos de coco no substrato um planta verdadeira que não sei o nome XD , depois tenho daquelas plantas artificias que há a venda nas lojas dos animais nas paredes como se fossem trepadeiras...tenho uma cascata num dos cantos do terrario e tenho uma leana que atravessa o terrario.
A decoração fica ao cargo de cada um o meu esta assim, agora cada um tem como gosta mais, há quem forre as paredes do terrario com painéis de coco, que facilita o camaleão a subir.
Ha ai um tópico qualquer que as pessoas mostram os seus terrarios, tenta encontrar e vê para tirar ideias.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”