Terrário versus "tortoise table" para tartarugas terrestres

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quarta dez 17, 2008 12:15 pm

Caros foristas, venho lançar uma discussão que me tem feito pensar.

O que será melhor para tartarugas terrestres: um terrário fechado de madeira com vidro na frente, ou uma tortoise table (caixa de madeira aberta por cima)?

Parece-me óbvio que um terrário fechado mantém melhor as condições de temperatura e humidade...

No entanto, existem muitos defensores das tortoise table por essa net fora. Defendem que as tartarugas se têm paredes transparentes como o vidro stressam. Para além disso é mais fácil ter uma tortoise table com uma boa área de chão para os animais andarem de um lado para o outro do que um terrário com estas características.

Que dizem sobre isto?

Já agora ficam imagens dos dois:

"Tortoise table"

Imagem
Imagem

Terrário

Imagem
<p></p>
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quarta dez 17, 2008 12:32 pm

So ha defensores de turtle tables ou terrario fechado relativamente a uma especie especifica-nao ha como defender uma opçao ou outra em termos gerais.Mais uma vez,varia de especie para especie.
E n é preciso pensar muito, prende-se sobretudo com as necessidades de temperatura e humidade.
Basicamente
animais tropicais em terrarios fechados.
animais deserticos em terrarios fechados(ou abertos desde q o ambiente seja quente e a humidade baixa).
animais de clima misto e/ou q hibernem terrarios abertos.
Depois tambem depende da relaçao de equilibrio entre a dimensao do animal e a da turtle table.
Hakuma
Membro Veterano

quarta dez 17, 2008 1:00 pm

shanebeschen Escreveu:So ha defensores de turtle tables ou terrario fechado relativamente a uma especie especifica-nao ha como defender uma opçao ou outra em termos gerais.Mais uma vez,varia de especie para especie.
E n é preciso pensar muito, prende-se sobretudo com as necessidades de temperatura e humidade.
Basicamente
animais tropicais em terrarios fechados.
animais deserticos em terrarios fechados(ou abertos desde q o ambiente seja quente e a humidade baixa).
animais de clima misto e/ou q hibernem terrarios abertos.
Depois tambem depende da relaçao de equilibrio entre a dimensao do animal e a da turtle table.
Sim... como eu ja tinha dito, é obvio que num terrário fechado há mais controlo de humidade e temperatura. E concordo contigo no ponto em que há espécies cujas necessidades obrigam a um controlo mais apertado destes factores.

Mas como vês nas imagens que eu coloquei, há ali uma espécie tropical (que nem sequer é adulta, altura em que necessitam de menos humidade) numa tortoise table... o que me leva a crer que das duas uma... ou o ambiente exterior é muito humido, estilo caraíbas ou brasil... ou o substrato juntamente com os esconderijos garantem humidade suficiente.

O que eu acho é que talvez a utilização de um ou outro, dependa do país em que nos encontramos... porém, e dadas as opiniões pesquisadas, parece-me que se o ambiente exterior permitir, é preferível manter as tartarugas em tortoise tables.

E se fosse uma tortoise table com um vidro por cima para aí em 3/4 da mesma? Não será a solução ideal?
<p></p>
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quarta dez 17, 2008 1:27 pm

E se eu pusesse aqui uma foto duma carbonaria dentro dum aquario , acreditavas em mim ? :lol:
Ha bom e mau acondicionamento ..
No entanto por vezes n podemos/devemos seguir a "carta".P. ex. ha especies deserticas q precisam de mta agua para n desidratarem, e mante-las num terrario fechado vai geral elevados niveis de humidade.
O importante mesmo é q consigamos simular o seu ambiente natural(ciclo dia/noite amplitude termica ao longo do dia/noite,nº de horas de dia/noite , condicionantes sazonais como alimentaçao e temp/hum. etc) , n interessa se é aberto ou fechado.
RicardoLance
Membro
Registado: domingo ago 03, 2008 9:24 pm

quarta dez 17, 2008 6:20 pm

eu acho que com substrato plantas naturais um recipiente com agua por baixo da luz de aquecimento é o suficiente para manter a humidade mas também temos que ter o cuidado de ir vendo tanto num como noutro...eu sou adepto duma tabel pois acho que teem uma maior área para as tartarugas andarem que elas percisao muito disso.
e acho que uma área mais arejada é melhor para elas.
a muito tempo que procuro tabels mas nunca encontrei, já agora sabem onde se vendem?
luisgecko
Membro Veterano
Registado: domingo ago 31, 2008 8:09 pm

quarta dez 17, 2008 6:34 pm

ricardo porque não fazes uma?
não é preciso ser mestre da bricolage, eu na minha tenho uma provisoria que conciste em chapas de madeira que servem para fazer o chão flutuante
ou mesmo uma gaveta de um roupeiro por exemplo
<strong>Dead4ever</strong>
Hakuma
Membro Veterano

quarta dez 17, 2008 10:00 pm

Ou vais ao Ikea...
<p></p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado dez 20, 2008 2:20 pm

Esta foi a que fiz para passarem este Inverno no interior visto que esta especie não deve hibernar. dentro do "reflector" (alguidar invertido e furado) tem uma lampada de spot e tem uma compacta ubv que fica a uma distancia de 2 ou 3 cm das tartas quando estão debaixo a aquecer-se no hot spot.
Imagem
Última edição por Native em quinta dez 25, 2008 4:23 pm, editado 1 vez no total.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Hakuma
Membro Veterano

sábado dez 20, 2008 4:19 pm

Obrigado pela partilha Native.

Eu tenho duas Testudo Horsfieldii e duas Geochelone Carbonaria's.

As Horsfieldii passaram o ano num terraço coberto que tenho, porém mudei-as para dentro quando as temperaturas nocturnas começaram a baixar abaixo de 5º.
Podem ver o seu terrário actual aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/milu/34384
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sebastiao/34385

O terrário é muito precário em tamanho... e isso me obriga a pensar numa solução.

As Carbonarias chegaram à mais ou menos 1 mês e parece-me que estão a crescer a grande velocidade. Por isso, o tamanho do terrário também já é diminuto. Podem vê-lo aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/cereja/34373
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/jinja/34621

As limitações citadas, levam-me a pensar em soluções, e daí levantar a discussão deste tópico para ver se as partilhas me abrem mais a mente.

Para já, e por eu não gostar de ter "caixas e caixinhas", a minha ideia é alterar um roupeiro de bom tamanho para fazer uns terrários... penso em algo como 1m20 por 50cm "de chão" para as bixas andarem. Mas ainda estou em fase de "análise de requisitos" por isso estas medidas não passam de especulação. :wink:

Agradeço a quem quiser partilhar as suas soluções.
<p></p>
luisgecko
Membro Veterano
Registado: domingo ago 31, 2008 8:09 pm

sábado dez 20, 2008 4:33 pm

se fosse eu fazia Tortoise table para as russas, e o terrario pas carbonarias
<strong>Dead4ever</strong>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”