Algumas coisas sobre IGUANAS

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Cat_Gold
Membro
Mensagens: 183
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

quarta jun 04, 2003 5:47 pm

A procura por animais de estimação exóticos torna-se cada vez maior, mas, infelizmente, muitos equívocos são cometidos ao tratar uma iguana de forma idêntica a um mamífero, desencadeando um dos maiores problemas em sua criação: o manejo inadequado. Apesar das iguanas serem populares, o acesso a certas informações sobre criação e cuidados médicos pode ser trabalhosa.

A iguana é um animal vertebrado, cujo esqueleto ósseo, apresenta algumas estruturas cartilaginosas. Sua temperatura corpórea depende do meio ambiente, sendo que são conhecidas como animais "pecilotérmicos ou ectotérmicos". Ela possui o corpo revestido por escamas ou placas dérmicas, com sistema especial de excreção de líquidos para evitar a desidratação.

A criação ideal consiste dos seguintes fatores: temperatura + umidade + luz + alimentação + espaço físico. Em terrários climatizados que utilizam termostato para manter a temperatura constante é necessário que haja, à noite, uma queda da temperatura de cerca de 5 a 8º C em pelo menos um local do terrário.

A umidade relativa do ar não é a mesma para todas as espécies e o criador deverá ter em mente, que regar um terrário e tampá-lo faz com que, evidentemente, a umidade aumente significativamente, reduzindo a circulação de ar, que pode ser pior do que a falta de água no terrário. O excesso de umidade prejudica a respiração e a regulação térmica e pode acarretar fungos no ambiente, letais para alguns animais.

Normalmente, as lâmpadas especiais para répteis que emitem radiação UV-B (fluorescentes) não produzem UV-A (incandescentes) e vice-versa. A administração de vitaminas e suplementos é praticamente diária para algumas espécies .A manutenção da água dentro do organismo dos répteis é extremamente importante e eficaz . As fezes e a urina são eliminadas com o mínimo de água , havendo grande quantidade de ácido úrico.



ALIMENTAÇÃO - De hábitos diurnos, a iguana se alimenta preferencialmente de insetos quando jovem e na fase adulta, torna-se praticamente vegetariana consumindo brotos, queijo branco, alface, escarola, laranja, banana, cenouras raladas, flores de hibisco, ipê, pétalas de rosa, entre outras. No inverno, devido à baixa do metabolismo, deve-se diminuir a quantidade de alimento ou até deixá-la passar algum tempo sem comer nada.



RAÇÃO - Existem várias rações importadas próprias para as iguanas. Varie a alimentação com frutas, legumes e verduras cruas, principalmente as de tonalidade mais escura e flores, como hibiscos, rosas e mel, complementando com proteína animal (pequenos insetos, principalmente grilos e baratas, ração para gatos à base de proteína animal e ração para peixes à base de vegetais) na proporção de 30% para Iguanas filhotes (até 2 anos, em média) e subadultas (de 2 a 4 anos) e menos de 5% para as adultas (acima de 4 anos). Dar comida duas vezes por dia.



DOENÇAS - A alimentação inadequada pode ocasionar um ‘’subcrescimento’’ do animal ou perda de peso. Concomitante com a perda de peso, temos a desidratação, perda de massa muscular chegando a caquexia. A obesidade é outro problema importante, pois os répteis em cativeiro têm uma tendência ao sedentarismo. A redução de peso é obtida com exercícios diários (necessita de um terrário com tamanho adequado), divisão da alimentação em períodos e quantidades adequadas e aumento na quantidade de fibra no alimento.



TERRÁRIO - Como é um animal de grandes dimensões, o terrário deve ser amplo, alto e com excesso de troncos e galhos. Este réptil precisa se exercitar para não ficar obeso. Necessita também tomar banho de raios ultravioleta. Um terrário para uma Iguana deve ter galhos para que o animal se esquente e descanse. Os galhos dever ser dispostos abaixo das luzes incandescentes para que o animal possa se esquentar. Algumas plantas também devem fazer parte da decoração, pois além de embelezarem o terrário, providenciam locais para abrigo e sombra, caso o terrário fique quente demais.



DECORAÇÃO - No interior do terrário uma estrutura vegetal (galhos e troncos), e um pouco de terra e pedrinhas no chão, que podem ser substituídas por litter (cacto ou casca de árvore moída, à venda nas pet shops) e carpetes atóxicos, mais absorventes.



ILUMINAÇÃO - Se o terrário tem menos de 50cm de largura, usar uma só lâmpada, a de tipo UV-B específica para répteis, que ajuda a sintetizar o cálcio e a vitamina D3 nas reações metabólicas, indispensáveis para a sobrevivência. Com mais de 50cm, o ideal é ter também a de tipo UV-A, que ajuda a manter a pele em boas condições. Para 1m de largura, colocar três lâmpadas: duas UV-B e uma UV-A.



TEMPERATURA - O ideal é que o terrário tenha ao redor de 29ºC durante o dia e 22ºC à noite, para reproduzir o ambiente típico do Iguana. O controle da temperatura é feito com um termômetro no terrário. É influenciado pelo aquecimento das lâmpadas, a rocha aquecida, o aquecedor com termostato e a temperatura externa.



AQUECIMENTO - O Iguana precisa de uma fonte de calor, obtida através de aquecedores de cerâmica, rochas ou placas aquecidas, ligadas ininterruptamente.



UMIDADE - Controla-se com um hidrômetro, em geral acoplado ao termômetro. Deve ficar entre 70 e 80%. Para aumentá-la oferece-se água em uma vasilha que serve para o Iguana resfriar-se quando a temperatura corporal ficar muito alta e para manter a umidade relativa do ar. Outra forma de umedecer o ambiente é borrifando água no terrário duas vezes ao dia ou conforme necessário.

Imagem

FONTE: NOSSOS BICHOS
skwitz
Membro
Mensagens: 140
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 Grand Danois, 2 yorkshire, 1 papagaio, 1 arara, iguana, periquitos, mandarins, canarios, caturras

quarta jun 04, 2003 8:46 pm

Oh por amor de Deus... eu nunca vi ninguem dizer tanta barbaridade junta!!!

"mas, infelizmente, muitos equívocos são cometidos ao tratar uma iguana de forma idêntica a um mamífero"
Gostei desta frase e este post é um dos exemplos em que as pessoas pensam que estão a fazer bem à sua iguana e estão a matá-la aos poucos....


"ALIMENTAÇÃO - De hábitos diurnos, a iguana se alimenta preferencialmente de insetos quando jovem e na fase adulta, torna-se praticamente vegetariana ..."

Insectos quando jovem??? Este tabú já foi desfeito há muito tempo. Pensava-se que as iguanas comiam insectos quando jovem porque eram encontradas no seu organismo proteína animal. Agora sabe-se que tal acontece porque as iguanas jovens comem insectos sem querer, quando estes estão pousados nas folhas que estas comem no seu habitat natural.

Na fase adulta PRATICAMENTE vegetariana??!! As iguanas desde que nascem até que morrem no seu habitat natural são EXTRICTAMENTE [b]HERBÍVORAS[/b]!!! Proteína animal fará crescer a iguana mas ao mesmo tempo irá provocar em pouco tempo uma insuficiência renal que as levará à morte precocemente. Proteína vegetal sim, fará crescer as iguanas tanto como a proteína animal e é saudável.

Iguanas a comer queijo branco??! mais uma vez reforço a ideia de não dar proteín animal às iguanas!!

No que diz respeito à ração que se vende para iguanas, esta não deverá ser a base da sua dieta, devendo servir para a complementar!!

Deixo aqui alguns bons sites para iguanas e com informação CORRECTA!!!

www.sauria.net
www.anci.cjb.net
www.greenigsociety.org
www.anapsid.org
www.iguanaland.com
www.kingsnake.com

Aconselho principalmente o/a Cat_Gold a dar uma vista de olhos por este site e para não publicar informações erradas...

Obrigado
Cat_Gold
Membro
Mensagens: 183
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

quinta jun 05, 2003 11:51 am

Obrigada pela informação. O problema, é que eu não sei nada sobre Iguanas, estou a 0 sobre Iguanas :(... Da próxima vez fasso link ou confirmo o texto... :|
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”