Dragão Barbudo...iniciação!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Hajaje
Membro Júnior
Registado: terça jan 20, 2009 9:58 pm

terça jan 20, 2009 11:25 pm

Boas!!!
Sou novo neste fórum, inscrevime porque axo k este é um bom fórum para me ajudar na minha iniciação no mundo dos Répteis, e para me ajudar com os meus outros Pet´s.

Estou a pensar em comprar um Dragão Barbudo, e gostava k me dessem a vossa ajuda antes de o comprar. Eu nao quero este pet por uma questao de moda, mas sim por axar k vai ser uma optima companhia para mim (nao como brincedo claro). Tinha pensado nas cobras (cobra do milho) mas nao cero um animal que cresca muito. O que eu procurava mesmo era um animal que tivesse um tamanho razoavel, que fosse meigo mas activo, o irmao k eu nunca tive xD!

1º- Quais as expecies dos Dragões Barbudos existentes( ja usei o search mas nao encontrei nada)?

2º-Como se destingue o macho da femea?

3º-Qual o preço deles?

Esta ultima pergunta pode parecer um bocado parva pois nao é muito importante.
Obrigado e ate breve!!!
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

terça jan 20, 2009 11:31 pm

Hajaje Escreveu:Boas!!!
Sou novo neste fórum, inscrevime porque axo k este é um bom fórum para me ajudar na minha iniciação no mundo dos Répteis, e para me ajudar com os meus outros Pet´s.

Estou a pensar em comprar um Dragão Barbudo, e gostava k me dessem a vossa ajuda antes de o comprar. Eu nao quero este pet por uma questao de moda, mas sim por axar k vai ser uma optima companhia para mim (nao como brincedo claro). Tinha pensado nas cobras (cobra do milho) mas nao cero um animal que cresca muito. O que eu procurava mesmo era um animal que tivesse um tamanho razoavel, que fosse meigo mas activo, o irmao k eu nunca tive xD!

1º- Quais as expecies dos Dragões Barbudos existentes( ja usei o search mas nao encontrei nada)?

2º-Como se destingue o macho da femea?

3º-Qual o preço deles?

Esta ultima pergunta pode parecer um bocado parva pois nao é muito importante.
Obrigado e ate breve!!!
Bem vindo desde ja
1ºDragao barbudo acho que só há um, depois tens é varias mutações vulgarmente chamadas de "fases"
2ºpenso que não é muito difícil a sua distinção mas se pesquisares bem encontras de certeza algo aqui no forum
3ºpode-te parecer uma pergunta parva mas não é, se queremos comprar um reptil devemos faze-lo consoante a nossa carteira pois ha uns que requerem mais investimento económico do que outros...tenho visto desde 60 a 90€...
abraço
Souzza
Membro
Registado: terça abr 26, 2005 6:05 pm

terça jan 20, 2009 11:32 pm

Não esperes que um reptil seja o irmão que nunca tives-te :lol:

Quanto ao tamanho, vais precisar de mais espaço para o db do que para uma corn adulta.

Quanto a preços como agora não estamos nos tempos dos db's não arranjas grandes negócios, mas eu vi numa loja um baby por 45€.

Relativamente as espécies, penso que o mais vulgar e fácil de manter seja o pogona vitticeps.

Cumprimentos

[EDIT]

Fiz o edit para não criar novo post, para responder ao cris17.

Existem outras subespécies de pogona, como por exemplo o Pogona mitchelli.
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

quarta jan 21, 2009 1:55 am

Sim existem outras especies de Pogonas, mas no mercado portugues apenas existem os vitticeps!

Antes de mais acho que deves ler com atenção estes links e depois se tiveres dúvidas coloca-as aqui;)

Informativo: Dragões Barbudos
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51580

Guia de Alimentação - Dragão Barbudo
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52683

[Care sheet] Pogona vitticeps - Dragão Barbudo
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52798

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
Hajaje
Membro Júnior

quarta jan 21, 2009 2:35 am

Muito obrigado a todos pela vossa ajuda!!!
Adorei os links, tinham la muitas respostas a algumas duividas que eu ainda tinha!!! obrigado.

Como tou a pensar em comprar um DB ainda bebe gostava k e dissesem se este faunarium e breeding box servem para os 1º tempos ou se devo optar por outro tipo:

1- http://www.exo-terra.com/media_exchange ... narium.jpg

2- http://www.exo-terra.com/media_exchange ... ox_Use.jpg

Obrigado e ate breve xD!
PeaceandLove
Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii

quarta jan 21, 2009 3:24 am

Aconselhava-te algo maior, mas sem ser o terrário definitivo! Optaria por um terrário 60cm x 40 cm de base e quando o bicho for maior muda-lo para o terrário definitivo!

Cumps
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quarta jan 21, 2009 9:06 am

Com algum esforço também encontras por aqui (a nível Ibérico) um Pogona henrylawsoni, que são mais pequenos, mas que em termos de necessidades, pouco diferem.
<p>
</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 21, 2009 9:56 am

Olá.
Eu nao quero este pet por uma questao de moda, mas sim por axar k vai ser uma optima companhia para mim (nao como brincedo claro).
Se é um animal de companhia que pretende, talvez seja melhor optar por um cão ou um gato. Os répteis não dão bons animais de companhia, são animais cuja maioria não aprecia por aí além o manuseamento pelos donos e que não desenvolvem connosco relações de afecto como os mamíferos.
No entanto como hobby e como animais de contemplação são maravilhosos. Eu acho que os DB devem ser os répteis mais agradáveis de manter e desde que se esteja bem informado no que concerne à alimentação, às condições ambientais e tudo o que seja relevante para manter o animal bem como o que deve esperar dele em termos de interacção com o dono é uma boa escolha.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jaderribeiro
Membro
Registado: segunda mai 12, 2008 9:23 am

quarta jan 21, 2009 10:36 am

boas. de especies, tens o Pogona barbata, Pogona henrylawsoni ,Pogona microlepidota,Pogona minima,Pogona minor,Pogona mitchelli,Pogona nullabor,Pogona vitticeps...ve esse site sobre as especies
http://users.erols.com/ziring/dragon-species.html

para saberes se é macho ou femea, esta aqui um bom topico....
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?p=628474

ja vi de 60 euros e 90 euros

antes de comprares um dragao lê isto...vai-te ajudar muito
http://pogonabrasil.blogspot.com/

cump jader ribeiro
Hajaje
Membro Júnior

quinta jan 22, 2009 1:05 am

Desde ja obrigado a tds k me dram kk tipo de informaco sobre os DB´s ja estou mais esclarecido agora.

Vou começar por fazer uma lista de td o k penso k vou precisar para o meu DB e agradecia k me corigisem se alguma coisa tiver mal ou mesmo para acrescentar.

-Terrarium (80x50x40)
-2x reptil cave
-tronco de arvore
-plantas
-fedding rock
-worm dish
-water dish
-calcium e electrolyte (3D axo k tambem s xama assim)
-comida (grilos, minhocas e verduras)
-termómetro e hidrómetro
-heat pad
-lampada de ondas de calor
-heat rock
-iluminacao seei k tem de ser uma glo 10.0
izey
Membro
Registado: sexta nov 14, 2008 6:42 pm

quinta jan 22, 2009 1:33 am

Hajaje Escreveu:Desde ja obrigado a tds k me dram kk tipo de informaco sobre os DB´s ja estou mais esclarecido agora.

Vou começar por fazer uma lista de td o k penso k vou precisar para o meu DB e agradecia k me corigisem se alguma coisa tiver mal ou mesmo para acrescentar.

-Terrarium (80x50x40) - Porque que nao fazes/compras logo um para quando for adulto?

-2x reptil cave
-tronco de arvore
-plantas
-fedding rock
-worm dish
-water dish
-calcium e electrolyte (3D axo k tambem s xama assim)
-comida (grilos, minhocas e verduras) - Le bem o que podes e nao dar ao bicho ele nao pode comer todos os tipos de insectos/vegetais.
-termómetro e hidrómetro
-heat pad - podes utilizar para estabilizar a temperatura do terrario, mas se tiveres uma lamapada de ceramica ligada a um termostato nao sera preciso.
-lampada de ondas de calor- aka lampada de ceramica.
-heat rock - Pode causar queimaduras, Nao utilizes.
-iluminacao seei k tem de ser uma glo 10.0
PeaceandLove
Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii

quinta jan 22, 2009 2:04 am

"Porque que nao fazes/compras logo um para quando for adulto?
" Porque o animal pode stressar com um espaço tão grande, pelo menos eu prefiro fazer uma mudança gradual a medida que o naimal vai crescendo!

Esconderijos podes faze-los em casa com material que tenhas por ai, sempre poupas alguns euros. Também podes substiruir a feeding rock por uma taça pequena que tenhas por casa!Higrometro podes usar, se bem que com as temperaturas que vais ter no terrário a humidade nao seja alta. Não uses pedras de aquecimento, são péssimas e nao te vão trazer vantagens nenhumas!

Depois necessitas de uma lampada spot (uma tight beam por exemplo), e uma lâmpada UVB 10.0! A lâmpada de cerâmica também a podes instalar. Eu apenas uso lampadas de cerâmica a noite no inverno, para as temperaturas nao baixarem tanto!

Cumps
Hajaje
Membro Júnior

quinta jan 22, 2009 4:37 pm

Quais sao +/- as medidas de um terrario para um DB adulto?
Se optar por fazer 1 kuais os aspectos k devo ter em conta?
Qualquer madeira serve?

Para ja po baby tou a pensar num 80x40x40 (para os primeiros 3 meses)!!!
Assim compro o material essencial primeiro!
E como trabalho a part-time juntava dinheiro pa um bom terrario pa quando for maior.

Encontrei este tipo de areia serve pa base?
http://www.molinagramas.com/fotos/pedri ... anco-3.jpg
http://www.comboioselectricos.com/html/ ... 170747.jpg

Sugestoes e criticas sao bem vindas!!!
Obrigado.
:D
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quinta jan 22, 2009 5:50 pm

Não uses areia..Não sei se já foi referido neste post, mas existem milhares de tópicos com o mesmo.. Pelo menos enquanto for uma cria, não uses areia, e mesmo quando for maior é um risco..
Hajaje
Membro Júnior

quinta jan 22, 2009 6:03 pm

Isto nao e bem areia...e bem mais grossa dai a ter sugerido!!!
Mas se mm assim for arriscado ai ja escolho o tapete(so keria uma coisa parcida com a do ambiente natural dele).

Tem aki a comparacao de tamanhos:
http://i133.photobucket.com/albums/q74/ ... areia2.jpg

Obrigado!!!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”